PplWare Mobile

XCP-ng: A alternativa open source ao XenServer sem restrições


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Flavius says:

    Lolol …. Memória dinâmica somente na versão paga ? Pfffff….já perdeu interesse..
    Hyper V 2016 permite tudo.
    Até o Windows 10 não tem limites e fica bem mais barato….
    Ganda Open source…..

    • Adao S, says:

      ò Flavius… devemos ler tudinho para não dizer asneiras.

      “Baseado no XenServer, o XCP-ng é o resultado de uma cooperação entre uma comunidade de utilizadores e empresas, para conceber uma plataforma de virtualização sem limites e sem qualquer tipo de restrições.”

      • Flavius says:

        Ok desculpe li essa parte e depois percebi que diz respeito somente ao XenServer e não ao XCP-ng

        Apesar de ser um produto open source, em 2017, a Citrix impôs algumas restrições na utilização do produto. Especialmente ao nível do número de máquinas suportadas pela versão gratuita e retirou também algumas funcionalidades que passaram apenas a estar disponíveis em versões pagas (ex. utilização de memória dinâmica, migração de dados em tempo real, etc).

        Obrigado, como se diz : a pressa estraga tudo, neste caso a Percepção 🙂

    • nop90 says:

      LOL, comparar big players com brinquedos da Microsoft…

      • Flavius says:

        @nop90
        Yep, mas os brinquedos da Microsoft são intuitivos e suficientes para pequenas e médias empresas, ou mesmo para projetos pessoais…

  2. Toninho says:

    Eh pá…
    estão que é isto?
    http://www.xenserver.org ?

    XenServer is the leading open source virtualization platform, powered by the Xen Project hypervisor and the XAPI toolstack. It is used in the world’s largest clouds and enterprises.

    O Xenserver é gratuito o suporte é que é pago…

  3. André Fontes says:

    Desconhecia…Uso XC em 3 instituições que giro.
    Vou testar o NG…

  4. André Fontes says:

    Desconhecia…Uso XC para virtualização de desktop em 3 instituições que giro.
    Vou testar o NG…

  5. alopes says:

    Estou a tentar instalar uma rede com um servidor linux (ex: ubuntu server) com varias maquinas virtuais onde cada maquina terá windows instalado. A ideia é cada user aceder á sua máquina virtual diretamente tanto internamente (rede interna), quer por acesso remoto (via internet). Alguma sugestão de como elaborar este projeto (tutoriais que possa seguir). Trata-se de um trabalho que pretendo fazer em “laboratório”
    Agradeço sugestões. Obrigado

  6. SL says:

    Uso xpc-ng em produção e até ver bastante satisfeito.
    O canal de youtube do Lawrence Systems tem bastante informação sobre isto.

  7. Francisco Dias says:

    @Pedro Bom dia,
    Atualmente uso o Xenserver 7.6 num Dell R520, no qual adicionei 04 discos Enterprise de 8TB cada. Como a versão de controladora RAID desse Dell não tem opção de “pass through” fui obrigado a criar um RAID 5 para ter o maximo de armazenamento possível sem perder a segurança. Porém o Xenserver não me permitiu usar a partição de 24TB inteira e tive que criar 12 partiçoes de 2TB para após uní-las novamente no Freenas virtualizado, ou seja, tive que fazer outro RAID via software, sobre o RAID por hardware e acredito que isso me faz perder muito desempenho quanto ao I/O dos discos. Pergunta: Essa nova versão me permitiria acessar o RAID feito por hardware, adicionando os 24TB de uma vez só no FREENAS? Preciso de muito espaço de armazenamento e o maximo de desempenho por ser um serviço acessado 24h por dia.

  8. Tony W. says:

    O XCP-ng não vai apagar o meu sistema operativo durante a instalação ?

  9. Thiago Henrique says:

    Há algum curso, plataforma de ensino ou algo do tipo para que eu possa aprender tudo sobre o xcp??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.