Proxmox 5.3 – Plataforma de virtualização poderosa e gratuita
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters, mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem tanto para ambientes domésticos como para ambientes empresariais, destacando-se neste segmento empresas como a Microsoft, VMWare e Citrix.
Para quem procura uma boa solução open source a nossa sugestão vai para o novo Proxmox 5.3.
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Novidades do Proxmox 5.3
- Baseado no Debian Stretch 9.6 (Linux Kernel 4.15 modificado)
- Ceph Storage 12.2.8 (Luminous LTS, stable)
- LIO com suporte para ZFS através de iSCSI
- Várias melhorias ao nível da gestão de discos e sistemas de ficheiros com disponibilização de ferramenta gráfica
- Nesting para LXC containers
- outras novidades - ver aqui.
Veja as novidades da nova versão em vídeo
Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar.
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
Desculpem a pergunta (potencialmente “parva” 🙂 )… qual é a diferença deste Proxmox para um Virtualbox ou VMWare?
Proxmox é muito mais poderoso…mais até direcionado para DataCenters.
OK!! Acho que já percebi a diferença.
Obrigado! 🙂
O VMware esxi é defenitivamente bem mais poderoso e pra datacenters também, uso a bastante tempo e sem problemas e para os iniciados tambem existe a versão gratuita limitada ou 60 dias com todas as opções.
Pedro, sou profissional da área, giro um datacenter com várias centenas de servidores virtuais e peço desculpa mas dizer que Proxmox é muito mais poderoso que VMWare é no mínimo um disparate!
E sim já trabalhei com esses 2 sistemas de virtualização, sei bem do que falo!
Eu não vou dizer que sou profissional na área, mas trabalho bastante com virtualização, e conheço relativamente bem tanto o Proxmox como o VMware ESXi. Primeiro, o Pedro acho que se estava a referir ao VMware Workstation, e aí sim o Promox é uma solução bem mais completa. O Promox só se pode comparar com o ESXi e mesmo assim, da experiência que tenho, não fica atrás. Ambos são poderosos , o ESXi é mais fácil de usar, o Promox mais personalizável. Isso tem muito que se lhe diga. E depois uma das questões mais importantes: o Promox não precisas de licenças a não ser no SO, no ESXi pagas por nº de máquinas.
Estou a falar obviamente de proxmox vs vmware vsphere. Não faz sentido comparar com vmware workstation!!
E claro o vmware vsphere é pago.
Dizer que dos sistemas de visualização o promox é dos melhores está certo. Dizer que é muito melhor que vmware não.
Promox é um hypervisor/bare-metal. A VMWare também possui o mesmo tipo de solução (vSphere) usando o ESXi.
O virtualbox trabalha em cima de um OS, o Promox ou ESXi é o OS como também faz a virtualização. A VMWware também tem uma solução como o VirtualBox que é o VMware Player/Workstation.
Nesse site tem uma imagem mostrado exatamente essa diferença:
https://www.nakivo.com/blog/hyper-v-virtualbox-one-choose-infrastructure/
Então em termo de uso:
Desktop:
-VMware Player / Workstation
– VirtualBox
DataCenter:
-VMware vSphere
– Promox
Desculpe pelo português pois sou PT-BR hehehehhe
Verdade seja dita o proxmox funciona “em cima” do Debian… mas sim só se pode comparar com o vShere e Hyper-V… Não se pode comparar com o VirtualBox e VMWare que são para uso em desktops
Uso e abuso à mais de 4 anos… De momento tenho um cluster de 3 nós para a empresa e na minha opinião funciona muito bem… … Firewall e backups built in para além de ser Debian based permitindo todo o tipo de tweaking & tuning…
há
…e há quantos anos abusas do Português? xD
Estou a usar o Xen para virtualizar 3 máquinas (2 win10 e 1 linux). Para já não tenho nada de mau a apontar. O VMWare vsphere hypervisor recusa-se a correr no meu hardware (um servidor HP com um xeon já com uns anos). O Xen não se chateou nada. Há alguma vantagem em usar o proxmox em relação ao xen? Costuma haver alguma incompatibilidade com hardware com cerca de 8 anos?
Eu estou a usar o XCP-NG para controlar o Xen e existe o xen orchestra para mais flexibilidade. O xen em si é free e o orchestra também tem uma versão free mas as versões com as funções melhores no orchestra são pagas.
Há algo do género do proxmox ou é realmente free, incluindo as tools para gestão, etc?
vSphere é o cliente para acesso remoto! o baremetal é o ESXi!
vSphere é uma solução de virtualização que inclui o Vmware ESX,(Hypervisor); o Vmware Vcenter (Gestão da infraestrutura); vSphere client (Cliente para acesso à infraestrutura) e Vmware VMFS (componente de filesystem)
Eu uso o Xen da Citrix e o Proxmox, basicamente, eu tenho sistemas legados que são incompatíveis com as ferramentas guest do Xen e isso me causava problemas, mas posso usar os mesmos no Proxmox porque seu mecanismo é baseado no KVM, suporte mais nativo, e sobre ferramentas a gestão do proxmox é feita por interface web, você mexe tudo pelo navegador.
Hmm, já tinha ouvido falar, mas nunca me interessei muito.
Uso o Hyper V core 2016 (que e grátis) para a maioria das VM’S, e controlo através de um Win 10.
Criei um script em PowerShell para fazer backup das VM’S para um NAS.
Será que o Proxmox permite fazer backup diretamente para um caminho de Rede ?
Funciona com qualquer FS que esteja disponível nem que seja feito fora do GUI. Por exemplo se usar ssh/smb/nfs/iscsi, desde que esteja mounted …
Hmm, entao me parece interessante, pode ser que arranje um tempinho e de uma voltinha para ver o comportamento, a gestão dos cores e a RAM.
Obrigado.
Virtmanager… Experimentem e não vão querer outra coisa.
Simples e super funcional.
Virtmanager é um GUI para o virsh/libvirt não é um hypervisor.
A grande limitação que gostava de ver ultrapassada, mas é culpa do KVM e não do Proxmox, é o facto de não servir para testes de outros hypervisors, como conseguimos fazer com o VMWare. Bem sei que são bichos de custos diferentes mas não temos solução open Source que o faça e seria simpático vir do KVM.
Acho que esta solução apresenta um conjunto muito completo de funcionalidades que mais ninguém oferece assim chave na mão: HA cluster, filesystem distribuído em cluster (ceph), suporte simples de containers LXC (sei que não é Docker mas…), thin provisioning e snapshots… entre outras.
“é o facto de não servir para testes de outros hypervisors, como conseguimos fazer com o VMWare”.
Qual é a limitação em concreto aqui que tens? Se for nested virtualization acho que já usei e tens info aqui: https://pve.proxmox.com/wiki/Nested_Virtualization
Vou olhar melhor para isso. Eu usei o proxmox na versão 3.x e virtualizar o esxi foi impossível devido a essa limitação.
Obrigado pela chamada de atenção.
No worries. Ainda bem q pude ajudar !!!
experimentei e não gostei sou mais VMWare
Funciona na minha empresa a algum tempo, temos 3 nós só com containers. Desempenho excelente a custo 0… Recomendo…
*há algum tempo
Nunca mais aprendem a escrever na própria língua, “dassS”!!!
E oVirt, ninguém? https://ovirt.org/
Boa tarde
Sou novo nesta área, tem como instalar ele no Windows e no Linux Ubuntu?
Grato
Não, é para instalar directamente na máquina.