PplWare Mobile

Proxmox 5.3 – Plataforma de virtualização poderosa e gratuita


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

26 Respostas

  1. Fernando says:

    Boa tarde,

    Desculpem a pergunta (potencialmente “parva” 🙂 )… qual é a diferença deste Proxmox para um Virtualbox ou VMWare?

    • Pedro Pinto says:

      Proxmox é muito mais poderoso…mais até direcionado para DataCenters.

      • Fernando says:

        OK!! Acho que já percebi a diferença.
        Obrigado! 🙂

      • EvoX says:

        O VMware esxi é defenitivamente bem mais poderoso e pra datacenters também, uso a bastante tempo e sem problemas e para os iniciados tambem existe a versão gratuita limitada ou 60 dias com todas as opções.

      • Hugo Nabais says:

        Pedro, sou profissional da área, giro um datacenter com várias centenas de servidores virtuais e peço desculpa mas dizer que Proxmox é muito mais poderoso que VMWare é no mínimo um disparate!
        E sim já trabalhei com esses 2 sistemas de virtualização, sei bem do que falo!

      • Diogo Santos says:

        Eu não vou dizer que sou profissional na área, mas trabalho bastante com virtualização, e conheço relativamente bem tanto o Proxmox como o VMware ESXi. Primeiro, o Pedro acho que se estava a referir ao VMware Workstation, e aí sim o Promox é uma solução bem mais completa. O Promox só se pode comparar com o ESXi e mesmo assim, da experiência que tenho, não fica atrás. Ambos são poderosos , o ESXi é mais fácil de usar, o Promox mais personalizável. Isso tem muito que se lhe diga. E depois uma das questões mais importantes: o Promox não precisas de licenças a não ser no SO, no ESXi pagas por nº de máquinas.

        • Hugo Nabais says:

          Estou a falar obviamente de proxmox vs vmware vsphere. Não faz sentido comparar com vmware workstation!!
          E claro o vmware vsphere é pago.
          Dizer que dos sistemas de visualização o promox é dos melhores está certo. Dizer que é muito melhor que vmware não.

    • Thiago says:

      Promox é um hypervisor/bare-metal. A VMWare também possui o mesmo tipo de solução (vSphere) usando o ESXi.
      O virtualbox trabalha em cima de um OS, o Promox ou ESXi é o OS como também faz a virtualização. A VMWware também tem uma solução como o VirtualBox que é o VMware Player/Workstation.
      Nesse site tem uma imagem mostrado exatamente essa diferença:

      https://www.nakivo.com/blog/hyper-v-virtualbox-one-choose-infrastructure/

      Então em termo de uso:

      Desktop:
      -VMware Player / Workstation
      – VirtualBox

      DataCenter:

      -VMware vSphere
      – Promox

      Desculpe pelo português pois sou PT-BR hehehehhe

      • embb says:

        Verdade seja dita o proxmox funciona “em cima” do Debian… mas sim só se pode comparar com o vShere e Hyper-V… Não se pode comparar com o VirtualBox e VMWare que são para uso em desktops

  2. embb says:

    Uso e abuso à mais de 4 anos… De momento tenho um cluster de 3 nós para a empresa e na minha opinião funciona muito bem… … Firewall e backups built in para além de ser Debian based permitindo todo o tipo de tweaking & tuning…

  3. k says:

    Estou a usar o Xen para virtualizar 3 máquinas (2 win10 e 1 linux). Para já não tenho nada de mau a apontar. O VMWare vsphere hypervisor recusa-se a correr no meu hardware (um servidor HP com um xeon já com uns anos). O Xen não se chateou nada. Há alguma vantagem em usar o proxmox em relação ao xen? Costuma haver alguma incompatibilidade com hardware com cerca de 8 anos?

    Eu estou a usar o XCP-NG para controlar o Xen e existe o xen orchestra para mais flexibilidade. O xen em si é free e o orchestra também tem uma versão free mas as versões com as funções melhores no orchestra são pagas.

    Há algo do género do proxmox ou é realmente free, incluindo as tools para gestão, etc?

  4. Flavius says:

    Hmm, já tinha ouvido falar, mas nunca me interessei muito.
    Uso o Hyper V core 2016 (que e grátis) para a maioria das VM’S, e controlo através de um Win 10.
    Criei um script em PowerShell para fazer backup das VM’S para um NAS.
    Será que o Proxmox permite fazer backup diretamente para um caminho de Rede ?

  5. João Guerreiro says:

    Virtmanager… Experimentem e não vão querer outra coisa.
    Simples e super funcional.

  6. MB says:

    A grande limitação que gostava de ver ultrapassada, mas é culpa do KVM e não do Proxmox, é o facto de não servir para testes de outros hypervisors, como conseguimos fazer com o VMWare. Bem sei que são bichos de custos diferentes mas não temos solução open Source que o faça e seria simpático vir do KVM.

    Acho que esta solução apresenta um conjunto muito completo de funcionalidades que mais ninguém oferece assim chave na mão: HA cluster, filesystem distribuído em cluster (ceph), suporte simples de containers LXC (sei que não é Docker mas…), thin provisioning e snapshots… entre outras.

  7. embb says:

    “é o facto de não servir para testes de outros hypervisors, como conseguimos fazer com o VMWare”.
    Qual é a limitação em concreto aqui que tens? Se for nested virtualization acho que já usei e tens info aqui: https://pve.proxmox.com/wiki/Nested_Virtualization

  8. Maria Vieira a atriz says:

    experimentei e não gostei sou mais VMWare

  9. JD says:

    Funciona na minha empresa a algum tempo, temos 3 nós só com containers. Desempenho excelente a custo 0… Recomendo…

  10. Xicobandito says:

    E oVirt, ninguém? https://ovirt.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.