4 GB Patch – Aplicações de 32 bits a correr com 4 GB de RAM…
...em sistema de 64 bits.
Depois de termos apresentado aqui um hotfix da Microsoft que permite aumentar a velocidade de transferência em dispositivos USB (Pen, MP3, discos externos, etc) hoje vamos dar a conhecer um patch (baptizado de 4GB Patch) que permite aumentar a performance de aplicações 32 bits em sistemas com arquitecturas de 64 bits.
Como já foi discutido em artigos anteriores, o Windows possui um mecanismo denominado de WOW64 (Windows on Windows) que permite correr aplicações de 32-bits num ambiente de 64-bits. Por outro lado, um sistema de 32-bits permite alocar 2^32 endereços de memória (memória virtual), o que corresponde a cerca de 4GB, no entanto apenas cerca de 3GB estão disponíveis já que o restante é usado internamente pelo sistema. Já um sistema de 64-bits consegue alocar 2^64 endereços de memória não existindo assim a limitação que está presente nos sistemas de 32 bits.
Correndo uma aplicação de 32 bits num sistema de 64 bits, era importante que esta tirasse então o melhor rendimento do ambiente onde está a correr. Como exemplo de aplicações que necessitam de grandes quantidades de memória virtual temos os jogos, softwares de renderização 3D, multimédia, etc.
4 GB Patch é um pequeno utilitário que permite que as aplicações 32 bits consigam usufruir de um espaço de endereçamento maior, quando executadas em ambientes a 64 bits. O funcionamento do 4 GB Patch é muito simples. Depois de fazer download e executar, basta indicar qual o ficheiro executável (de 32 bits), ao qual vamos aplicar o patch.
Nota: É importante que façam sempre download do .exe original.
Devemos então aplicar sempre o 4 GB Patch nas aplicações nativas para 32 bits? Não, a utilização do 4 GB Patch apenas deve acontecer em aplicações que sabemos à partida que necessitam de muita memória virtual (ex. jogos, software de desenho/renderização, etc).
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 64 bits
Download: 4gb_patch.zip [6,30 KB]
Homepage: NTCore
Este artigo tem mais de um ano
Eu até usaria mas possuo um sistema de 32bit 🙂 Mas é bom para aqueles que têm 64bit 🙂
Não será mais o oposto daquilo que está a ser dito?
desculpa, não percebi… interpretei mal esta publicação?
O Filipe Costa é que não percebeu, isto tem a ver com ser possível as aplicações de 32 bits a correr em SO de 64 disporem de mais memória.
Pelo menos foi o que entendi…
caso tenham, win7 a 32bits e 4gb de RAM, o OS não reconhece a totalidade da RAM instalada na maquina mas o OS a 64bits já reconhece, neste caso penso que a questão é mesmo essa, o wow funciona da mesma forma e o que o patch vai fazer, é dar os 4gb de memoria para as aplicaçoes 32bits possam usar a totalidade da memoria assim como as aplicaçoes 64bits o fazem !
Se lesses logo a primeira frase, não fazias essa pergunta 🙂
O que este patch faz é permitir o uso dos 4GB virtuais em vez dos 2GB virtuais que as aplicações de x32 num ambiente de x64 normalmente usam.
Nada tem a ver com a questão de máquinas com RAM >4GB com sistemas operativos x32 não usufruírem totalmente da RAM.
Mas tal como o Zé Manel diz se tivesses lido a primeira frase já não tinhas dúvidas 🙂
Pelo que percebo isto é para sistemas 64bits que correm aplicações 32bits usarem a ram como se fossem desenhados para 64bits. Corrijam-me se estiver errado.
Não vão correr exactamente como se fossem nativas de 64bits mas vão estar perto. Pelo menos terão mais RAM para usar,
Eu prefiro ter o windows 7 em vez do windows 7 64bits porque o 64 bits causa mais problemas no computador.
Isso eu vos digo
meu caro, não causa problemas nenhum, instalei em várias máquinas e uso-o no dia a dia sem problema algum.
Alias em processadores preparados e recentes, funciona bem melhor.
Experimente encontrar o problema que teve na sua instalação mas garanto lhe que esse mito não passa disso mesmo…de um mito. No tempo do XP 64bits esse sim não era preparado, nem foi criado de origem, foi só para resolver quem tinha mais de 4 Gb de RAM.
Cumpts
Tenta la usar o IE 64 bits (normalmente é o 32bit que usas mesmo em 64 bit) ou o office a 64 bit e depois conversamos.
Farto-me de usar o Office 64bits em vários Win7 64 e nunca tive problemas…
Este é mais um daqueles problemas, em que o real problema está entre o ecrã e a cadeira.
Em relação ao IE, tens uma fácil resolução para esse problema procura no google por google chrome ou firefox e vê o que digo.
Win7 x64 desde Novembro de 2009. Problemas: zero.
x2 .Dezembro de 2009. Problemas: zero.
Nunca foi formatado
idem idem aspas aspas
Esse é um mito que vem do tempo do XP(64bit) onde a maior parte das aplicações 32bit não conseguiam correr corretamente na versão de 64bit.
Uso desde que saiu o 7 e muitos poucos problemas de compatibilidade e todos ultrapassaveis, 8G RAM e toda aproveitável.
Recomendo vivamente, aprox 100% compativel com executáveis X86 até alguns muito antigos.
Fiz a experiência em programas vectoriais e pelo menos o arranque ficou muito mais lento…
Nunca pensei que isto existisse… estou maravilhado! E funciona na perfeição!!!
GRACIAS!!!!
Uso o Teracopy
Atesto que funciona perfeitamente!!!. XD
O programa Endnote X5 é x86, uso Win 7 x64 e Office 2010 x64. O EndNote depois do patch deixou de dar o tradicional bug de “Alternar para…”. Very good.
O windows 7 , como todos os outros sistemas operativos baseados em 64 bits são mais estáveis , mas podem por vezes criar algumas incompatibilidades de drives que só estão concebidas para x86 ou seja 32 bits , e de facto o sistema fica um pouco mais lento a abrir certas aplicações ligadas ao processamento vectorial , mas são quase imperceptíveis de salientar que o problema que falava no inicio é quase restrito a drives ou programas de segurança como os antivírus que têm mesmo de estar produzidos com os parâmetros dos 64 Bits , já outras aplicações mesmo que não concebidas para os 64 o Windows cria uma pasta x86 programas , aonde ficam instalados a maioria dos jogos .
Eu aconselho o uso de sistemas de 64 bits porque de facto são mais estáveis .
Cumprimentos
Serva
Mais estáveis como? Muito pelo contrário. Devido a falta de aplicaçõas nativas 64 bits e devido a incompatibilidades com outras apps, o 64bits é uma treta. E falo porque uso windows 7 64 bits.
Sabias que a propria MS recomenda o uso do Office 2010 32 bits em sistemas 64 bits a nao ser que necessites mesmo de abrir ficheiros maior do que é suportado em 32 bit?
Se tiveres um HTC Android tenta sincronizar o que quer que seja no windows 7, especialmente com o outlook, se estiverem amboes em 64 bit.
64 bit devia ser mais promvido mas só quando se acabar de vez com o sistema 32 bit como se acabou com o 16 é que nos vamos safar.
deve-se somente aos add-ons. Adobe é um grande exemplo.
Quando os restantes fabricantes e software-houses se decidirem a compilar tudo em 64bits, deixa de haver problemas.
tive esse mesmo problema, e percebo o que dizes. realmente, até uma migração efectiva, estamos tramados 🙂
se quiserem mesmo que o win 7 32 bits detecte 4 gb ta aki o link:
http://www.box.net/shared/ej4zr44tae
ja testei e funciona depois de reniciar aparece um dual boot e e so selecionar nakele k diz “windows 7 <128gb" e pronto ja tem 4gb num win7 32 bits.
agora se kiserem tirar o dual boot e so ir ao msconfig e ir ao separador "arranque" e eliminar o outro tipo de arranque, aquele k nao tem <128gb no nome e predefenir o outro que tem e e so clicar em aplicar.
espero ajudar 😀
Oi amigo, o link expirou, voce ainda tem o arquivo pra manda?
Testei ainda no Firefox 6 e Outlook 2010 (que uso o 32bits por causa dos Aad-ons)
Não estão nos recomendados por esta publicação, mas nota-se a diferença. Obrigado
“Add-ons” queria eu dizer…
Eu utilizo sempre 64bits excepto num laptop que não suporta mas também tem 6 anos…hehe. quer seja windows ou linux(neste caso ubuntu) e sem problemas nenhum.
I love 64bit´s
Eu uso 64 bits em Linux à anos, e neste caso a M$ estava atrasada mais uma vez.
Claro que no principio algumas aplicações só corriam 32 bits, mas agora praticamente anda tudo sobre rodas.
A minha máquina fotográfica como não tem driver de 64 bits não funciona em Windows7 64bits, mas ainda bem que uso 99% do tempo o Ubuntu que assim desta forma a posso a utilizar e não a deito para o lixo.
A questão dos drivers é sempre o eterno problema para quem tiver equipamentos mais antigos. Tenho aqui uma impressora da treta (Lexmark Z615) que na versão 32 bits do Win7 32 Bits funciona na perfeição. Já na versão Win7 64 Bits a Lexmark não tem drivers para adita cuja. Nem me chteio porque a impressora vai ser ligada a um portátil com o XP.
Já o meu leitor de MP3 (Rio Chiba 128MB) é mais complicado porque é duma marca toda esquisita e o Win 7 não o reconhece nem com mel…