gvSIG Mini – Não se perca quando estiver fora
No fim da passada semana, um amigo precisou de organizar uma viagem para fora do país. Homem que não larga o android e sabendo que por cá pelo nosso site há sempre novidades nessa área lá me ligou para o ajudar a escolher uma boa aplicação, simples, para Android que lhe permitisse levar no bolso um mapa do país/cidade que ia visitar.
Certamente que existem soluções nativas como o Google Maps, contudo devido aos custos associados ao roaming, uma solução dependente de um plano de dados tem fora de Portugal um custo proibitivo.
Como gosto de vasculhar o "mundo Android" empenhei-me na descoberta de alguma aplicação que lhe servisse. A procura não se revelou fácil até porque eu ando mais noutras plataformas, mas dei conta que já existem algumas aplicações no Android Market que se baseiam num funcionamento offline, semelhante ao que eu tinha em mente.
A maioria das que testei tinham sempre uma das seguintes desvantagens:
- Eram complexas no seu uso com funcionalidades desnecessárias.
- Não incluíam um nível de detalhe significativo nos mapas gerados (especialmente num nível de zoom elevado).
- Tinham um âmbito limitado (não permitiam escolher qualquer país ou cidade do mundo para gravar).
- Não tinham informação de POI (pontos de interesse)
Foi então quando me apareceu uma aplicação minimalista, simples de usar e faz exactamente aquilo que outras prometiam... mas não cumpriam.
gvSIG Mini
O gvSIG Mini é uma aplicação open source que lhe permite ter acesso a um conjunto de mapas de diferentes serviços e permite descarregar mapas de qualquer zona do mundo de modo a que os possa utilizar sem necessidade de recorrer ao consumo de dados.
Esta pequena e útil aplicação, possui as seguintes características:
- Suporta múltiplas camadas de mapas (imagens de satélite ou vista cartográfica)
- Utilização optimizada para consumo baixo de largura de banda e uso offline
- Mapas são descarregados directamente para o dispositivo
- Suporte do standard WMS
- Pesquisa por endereços ou POI
- Modo de navegação utilizando a bússola
- Cálculo de posicionamento por GPS e triangulação por antena da operadora móvel
- Integração Google Street View (apenas em modo online)
A juntar a este leque de funcionalidades, temos uma boa integração com o Android. Por exemplo zoom por double tap, ou pinch-to-zoom, funciona perfeitamente.
Nos testes que fiz, esta aplicação determinou com rigor a posição actual e o processo de navegação pelo uso da bússola é preciso. O gvSIG Mini apenas usa localização por GPS quando está activo e não quando é delegado para um segundo plano por outra aplicação (possui uma boa eficiência de recursos na minha opinião).
Excluindo os botões de zoom, por predefinição a interface apenas apresenta três botões (escolha do tipo de camada, localização actual, pesquisa de endereços e pontos de interesse) e é quanto chega para uma utilização simples e descomplicada.
Suporta um número elevado de serviços de mapas, tais como Google Maps, Bing Maps e Yahoo Maps, mas é com a vista do OpenStreetmaps que vem na configuração predefinida. Devido às restrições associadas aos direitos dos autores dos principais serviços de mapas, apenas é possível descarregar e usar no modo offline informação do OpenStreetMaps. No entanto, em países europeus como Alemanha ou Inglaterra (entre muitos outros exemplos), o detalhe do OpenStreetMaps já iguala ou, nalguns casos, ultrapassa mesmo o do Google Maps.
Para começar a gravar o mapa que pretende armazenar, carregue na tecla “Menu” do seu telemóvel e escolha “Download Tiles”. Basta apenas escolher o nível de detalhe que quer (terá uma previsão de quantos MB's aproximadamente será o download) e quando confirmar o mapa que seleccionou será descarregado para o seu cartão microSD.
Existem algumas aplicações pagas que prometem funcionalidades mais avançadas que o gvSIG Mini. Contudo, o facto de esta ser gratuita não menospreza a sua utilidade, é aliás uma alternativa viável.
No seguinte vídeo pode ver como é simples descarregar mapas para o seu Android.
De forma prática e com qualidade, qualquer utilizador de um dispositivo equipado com Android poderá localizar-se em qualquer país, basta para isso estar munido da ferramenta certa.
Licença: GNU GPL V2
Sistemas Operativos: Android 1.5 e 1.6 +
Download: gvSIG 1.1.0 Android 1.5 [721KB]
Download: gvSIG 1.2.2 Android 1.6 + [2.0MB]
Homepage: gvSIG Mini
Este artigo tem mais de um ano
Num quase off-topic, julgo que poderiam fazer um artigo dedicado à aplicação mTrip para Android.
São guias de viagem offline que incluem coisas como: mapas, planeamento de viagens com dados actualizados e fidedignos,realidade aumentada, navegação GPS, etc. tudo off-line, o que é muito bom.
Para quem tem de ir lá para fora sabe que o roaming é só para utilizar em emergências e estes guias são uma boa solução para todos ficarmos a conhecer as principais capitais mundiais sem gastar muito dinheiro.
Aconselho vivamente experimentarem.
É uma aplicação interessante bruno, mas:
Pelo que percebi é vocacionada para roteiros turisticos. Mas corrige-me se estiver enganado, mas a aplicação em si é gratuita mas não fazes nada sem itinerários. Mas se queres um iterario tens de pagar. E essa aplicação cobra 4.99 euros por itinerário.
Basta uma pesquisa no market:
https://market.android.com/search?q=mtrip
Mas posso sempre estar enganado 🙂
A empresa mãe do gvsig Mini, a Prodevelop também tem uma solução semelhante (baseada no gvSIG Mini que é open source), chamada NOMADA Maps com um modelo de negócio em que pagas por itinerário.
Acho que esta aplicação apesar de não ser tão completa, chega para uma pessoa não se perder e é gratuita além de ser mesmo muito simples de usar.
Mas de qualquer forma, fica a boa sugestão já que me parece que o mtrip tem uma interface bastante aprimorado.
Não, errado.
A aplicação custa o que está mencionado no market. Eu há pouco tempo tive a oportunidade de experimentar a aplicação e é totalmente offline, necessitando de um ponto wireless apenas para actualizar a base de dados. O resto está tudo incluído na aplicação e para beneficiar dela não é necessário pagar mais nada.
pareceu-me muito util esta aplicação, mesmo para portugal… o meu telemovel quando estou a fazer navigation não aguenta 2h de viagem (gps + gprs)… com isto sempre poupo bateria do gprs 🙂
Bom review, vou já testar isto.
Olá.
Não sabes se existe uma aplicação idêntica para symbian?
Tens o gvSig Mini para telemoveis compativeis com java. Penso que o symbian tambem suporta esta tecnologia.
vê mais neste link.
https://confluence.prodevelop.es/display/GVMN/Java+Download
O nome é que não fica no ouvido, mau marketing
se funcionar é uma boa alternativa aos software GPS pirateados! 😀
Boas, a aplicação parece-me suficiente, mas partilho aqui como eu faço usando o Google Maos
Tal como referes,
Com a última versão do Google Maps (5.0) , já dá para colocar os mapas em cache, o que eu costumo fazer com alguma antecedência e ligação wifi, antes de ir a uma nova cidade, é percorrer a cidade com o google maps no meu telemóvel, os mapas ficam todos guardados e depois é só ligar o gps sem 3g.
A única desvantagem disto é que não permite fazer pesquisa por ruas, ou POI, mas no momento em que estou a criar a cache vou adicionando as estrelas com os favoritos.
Cumprimentos,
Renato
Para Android acho que compensa o investimento na aplicação ndrive… Mapas offline, sempre atualizados, excelente aplicação. Ou essa ou o CoPilot.
Tenho usado o Locus Free é um bocado mais complexo do que este mas é compatível com o c:geo que é o meu predilecto para geocaching. Na versão free acho que não é possível procurar por poi’s mas para aquilo que eu o uso, serve.
A título informativo esta aplicação é uma extensão se assim se poderá dizer do software-mãe, o gvSIG desktop. Esse gvSIG é um sistema de informação geográfica open-source, desenvolvido por nuestros hermanos e tem ganho muitos adeptos ao longo dos últimos tempos. Especialmente aqueles que estão familiarizados com sofware Esri (ArcGis e extensões).
Este é aquilo que se intitula de Viewer, ou seja, serve para navegar e visualizar dados.
É pena é não funcionar para o 2.2.1
Funciona sim, testa a versao 1.6 é para 1.6 ou superior (falta essa info no artigo). Tenta em alternativa o scan do codigo QR
Já experimentei uma idêntica mas era pouco melhor que a Google, vou experimentar esta porque não tenho plano de dados por isso a utilização offline já será possível.
Estou prestes a ir para o estrangeiro. Mesmo a tempo Vitor. Abraço!
Comecei hoje a usar uma que gostei bastante.É o Sygic. Permite descarregar os mapas de qualquer parte do mundo e faz navegação por voz, permite procurar POI, definir rotas, edificios 3D, etc, etc. Dizem ser melhor que o Ndrive 11. Tem um periodo de teste de 7 dias e depois é necessário comprar a licença por 12,5€. Acho que vale a pena, é um almoço a menos por um GPS completo com mapas…
gvSIG Mini
5 estrelas para navegaçao gratuita