Greenify – Hiberne aplicações “gulosas” no Android
A comunidade Android, pela sua origem open source, é alimentada diariamente com centenas ou milhares de novas aplicações consumidas pelos mais ávidos de novidades. O resultado desta dinâmica, é termos os nossos smartphones e tablets repletos de apps para tudo e mais alguma coisa.
Apesar de isto não constituir em si um problema, a verdade é que, com um elevado número de aplicações, vem um consumo exagerado de bateria e de recursos dos nossos equipamentos, o que pode tornar a experiência Android um pouco aquém do que queremos e esperamos em termos de desempenho.
A proposta que temos hoje é uma aplicação que se propõe a controlar aquelas aplicações mais atrevidas que correm em background, consumindo recursos e bateria, mesmo sem as estarmos a utilizar.
Greenify é uma app do programador “oasisfeng” do já nosso bem conhecido XDA Developers. Esta aplicação permite identificar e colocar em hibernação as aplicações “mal comportadas”, quando não as estamos a usar. Desta forma impedimos que as mesmas consumam bateria, recursos de rede, RAM, etc, ficando em stand by até as abrirmos propositadamente.
Esta aplicação inclui um componente de análise de apps que nos mostra as aplicações instaladas que correm serviços persistentes, e aquelas que se iniciam sozinhas de forma regular (mudanças no estado de rede, quando desbloqueamos o equipamento, etc.). De forma a facilitar, esta aplicação apresenta-nos uma sugestão inicial (não vinculativa), sobre quais as apps que devemos hibernar.
Requisitos:
Equipamento com ROOT, não vale a pena testarem se o equipamento não tiver root, pois nada vai funcionar.
Manter as aplicações SuperUser / SuperSU actualizadas
Android 3.1 e superior
Comparação com outras aplicações do género:
- Ao contrário da opção “Freeze” do “TitaniumBackup Pro” que congela totalmente a aplicação, com o Greenify a aplicação hibernada pode ser usada normalmente assim que o utilizador o desejar.
- Ao contrário da "App Quarantine", a aplicação hibernada pode também ser iniciada normalmente.
- Ao contrário da "Autostarts", todas as funcionalidades da app hibernada estão disponíveis assim que o utilizador a inicia.
- Ao contrário de qualquer "Task Killer", deixa de ser necessário identificar e bloquear manualmente os processos das apps mais rebeldes, o que poupa preciosa bateria, pois todas as apps hibernadas pelo Greenify ficam neste estado até serem iniciadas novamente pelo utilizador.
Optei por hibernar as aplicações visíveis na imagem abaixo, sendo que no imediato não noto qualquer lentidão ao executar as mesmas. Por exemplo, verifico que sempre que ligo os dados móveis ou Wi-Fi não sou imediatamente abalroado por notificações do Facebook, sendo que essas notificações só me são apresentadas, quando executo voluntariamente a aplicação do Facebook.
Após adicionar as aplicações à lista de hibernação, as mesmas não mostram qualquer processo em execução, exceto quando executadas por mim.
Resumindo, o Greenify corre um serviço persistente de "Cleaner" para colocar as aplicações escolhidas em hibernação, quando as mesmas não se encontram a ser utilizadas. Esta função foi concebida como “peso-leve” com um consumo médio de RAM de apenas 2MB e praticamente Zero consumo de bateria e utilização de CPU, tornando-a então uma boa opção para quem tem várias aplicações instaladas e deseja poupar recursos do equipamento.
Convidamos-vos a testar esta aplicação e a darem o vosso feedback, pois temos a certeza que dadas as suas características inovadoras, e funcionalidades directamente relacionadas com as necessidades dos Android Users, esta app vai dar que falar…
Para mais informações sobre quais as aplicações hibernáveis e outras que nem tanto, sugerimos uma leitura atenta do tópico original, no XDA Developers.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Android 3.1+ Download: Greenify Homepage: Greenify |
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pelo artigo. Era mesmo isto que eu andava à procura.
Vou testar.
Obrigada, vou experimentar! Parece boa 🙂
Por falar em aplicações, aqui fica a primeira que fiz. É muito básica, para crianças à volta e 1 ano ou menos. Se não tiverem criaças, não percam tempo. Outras virão brevemente.
https://play.google.com/store/apps/details?id=weebly.renatogsousa.putchyfirsttouch
gostava se saber programar ao nível do que voçe fez, simples mas é bom começo, parabéns
Boas.
Podias colocar uns quadrados mais pequenos e quando a criança carrega nesse quadrado, ele muda de cor e de sitio.
obrigado sergio, é só começares por aqui: http://developer.android.com/develop/index.html
e seguires uns livros daqui:
http://it-ebooks.info/
que rapidamente consegues começar a programar para Android, se já tiveres algumas bases de programação.
Zilog, sim, actualmente o quadrado está sempre no centro e muda de cor e de tamanho, emitindo um som, quando se toca no ecrã (tem a opção de ser o ecrã todo ou só no quadrado). isto foi muito básico e a minha filha não tem ainda precisão para muito mais, mas a ideia é ir complicando (colocar o quadrado a movimentar-se, p.ex.) e fazendo outras aplicações que já tenho em mente.
para quem fez root ao seu dispositivo há apps fantásticas. esta, a greenify é mt boa para a poupança de bateria. tem é de ser utilizada com cuidado. outra app muito boa é a Faster GPS, que faz com que o dispositivo apanhe muito mais rapidamente o sinal. Por fim, AdAway (que penso já ter sido eliminada da playstore, mas… google is your friend) para bloquear os anúncios!
Muito bom, já instalei e ainda não tive oportunidade de fazer testes.
Se realmente cumpre com o que diz é simplesmente excecional e o que eu, e muitos de certeza, procuravamos para conseguir que aquelas aplicações teimosas que de nada nos serviam quando não as estavamos a utilizar fiquem sossegadinhas sem utilizar os recursos do sistema 😛
Mais uma app de encher chouriço, leiam artigos espalhados pela net sobre estes supostos deuses das baterias, eles até fecham as apps e tal mas mal damos conta e voltam de novo ao activo mas desviamos o olhar, lá vem de novo este deus fechar as apps… mais recursos vai usar para fechar as apps.
Testem e depois digam se viram diferenças… eu nunca confiei nestas apps milagrosas, apenas uso o toolbox e desinstalo completamente o lixo.
O teu comentário é que é para encher chouriço e só mostra que nem o artigo te dignaste a ler com anteção antes de colocares essa resposta.
Congelar uma app não é terminar(kill) uma app. Se isto fosse um TaskKiller tinhas toda a razão no comentário, mas esta aplicação faz algo diferente, ela faz um “freeze” das aplicações, não a termina, mas também faz com que não utilize os recursos do telemóvel. Em fim, se leres o artigo com atenção percebes a diferença 😉
Esta aplicação não fecha qualquer aplicação, essa é que é a grande diferença dos task killers, esta simplesmente hiberna o processo das aplicações que escolhemos, eu já uso esta aplicação há cerca de duas semanas e nota-se diferenças, podem sempre ver pela RAM livre.
Acabei de testar com a aplicação do Facebook. Hibernei, e após 5 minutos liguei o ecrã do telemóvel, e executei o Facebook. Fiquei um pouco desapontado por ver que a aplicação “arrancou do zero”. Ou seja, não ficou “freeze”, mas “matou” o processo. 🙁
Isto é previsto?
Quando te referis-te a “arrancou do zero” é que pede login novamente?
Se for essa a situação, não verifico tal problema.
Não chegou a pedir login, mas mostrou o “ecrã de loading” inicial. Provavelmente, porque removeu a aplicação da memória RAM, e foi necessário carregá-la de novo.
É normal porque a aplicação faz realocação na memória.
A aplicação entra em idle e deixa de estar disponível em memória.
Basicamente faz o mesmo que irmos ao gestor de aplicações (uma a uma!) e parar a aplicação.. mas de uma forma automatizada 🙂
Já descarreguei e vou testar. Obrigado pela dica.
Acaba por ser tudo uma treta. o android tem um bom gestor de memoria. ele quando precisa ele fecha as aplicaçoes sozinho. Isso de achar que por hibernar uma app vao ter mais bateria é so efeito placebo. O android entra em deep sleep apartir do momento que o ecra é desligado. Quanto mais saquem uma app para forçar o deep sleep. Task killers e este tipo de apps consomem mais recursos do que aquelas que estao a tentar fechar.
‘Quando ele precisa…” mas NÃO SE IMPORTA COM A BATERIA! O que eu quero dizer com isso? um celular com 4 giga de ram o android usa indiscriminadamente TODA ram possível até mais ou menos 3,5 giga, sem se importar com o consumo de bateria, só depois de 3,5 giga ele começa a selecionar aplicativos abertos, ou seja, SUA BATERIA JÁ FOI PRO SACO! com aplicativos e processos IRRELEVANTES pra vc. Resumindo, outros task killers não valem a pena, porque os processos voltam, MAS ESSE VALE A PENA PORQUE É AUTOMATIZADO!
O Root Uninstaller já fazia o mesmo e é mais antigo. Agora deram-lhe um nome mais fashion lol
Podiam me explicar como funciona ?
Eu vejo aplicaçoes em diferentes categorias: ” running in background”, may slow the devide when.., recently running, more..
Como funciona, alguem me pode dar um dica sff ?
Obrigado Hélder Ferreira por divulgares tão importante aplicação. Já há muito que procurava uma aplicação com estas funcionalidades. Muito obrigado. Resulta às mil maravilhas.:)
Nao sendo o sítio indicado deixo aqui uma questão: há forma de desativar as notificações do facebook no android quando estas já foram vistas no browser ou outra aplicação? Fico irritadíssimo quando recebo n notificações no tlm quando ligo a net.. por exemplo no iPad a aplicação do facebook esta mais bem conseguida, visto que nao existe este problema.
Então e que acham do Startup Manager?
https://play.google.com/store/apps/details?id=imoblife.startupmanager.full&hl=de
Como o nome indica controla o Startup,
mas será que mantém as app hibernadas até que estas sejam iniciadas pela primeira vez?
Bem até gostei do Greenify…
MAS… bloqueia-me automaticamente o Swype e quando quero escrever ele não iniciada normalmente e não tem nenhuma opção para permitir SEMPRE o Swype em segundo plano!
Alguma ideia?
Instalei e testei e na realidade não achei que fizesse uma grande diferença quer a nível de RAM como de consumo de bateria… por exemplo acho que o bom e velho “Android Assistant” faz esse serviço e de forma mais eficaz! É claro que com este último temos nós de abrir a app e executar um Quick Boost, não faz automáticamente… mas há coisas piores na vida!
<3
Mesmo o que me fazia falta para bloquear certas aplicações de estar em segundo plano. Não há mais facebooks, google maps, camera360, youtubes a gastar capacidades do telemóvel.
Notei logo diferença na velocidade de execução de ações comuns.
Obrigado
Fiz root de propósito para usar esta aplicação. Incrível isto o meu Xperia Miro responde muito mais rápido agora.
Bem vindo ao mundo das pessoas com root. Agora vais ver que as tuas possibilidades agora sao ilimitadas.
No meu sony live walkman nao da , nem se quer deixar instalar , diz logo que e imcompativel na play store, nao devia dar para todos os aperelhos ???
Só funciona com Android 4.0+.
Existe alguma aplicação semelhante para Windows Phone?
Que eu conheça, não existe.
queria tanto testar essa app… fiquei sabendo que eu poderia colocar o cyano no meu galaxy y (2.3.6) , mas prefiro não arriscar. :T
Pessoal, como se faz para hibernar aplicativos do sistema que rodam em segundo plano, como Chrome, Maps, Google+, Youtube, etc…? Pelas imagens mostradas nesse sítio deve ser possível: http://www.androidz.com.br/forum/topic/22752-app-greenify-o-melhor-gerenciador-de-aplicativos/
Aqui só consigo hibernar aplicações de usuário.
Vou tentar escrever esta app a partir do zero. Hum…
pm disable app.package.name
pm enable app.package.name
Pronto, já tá. Depois meto uns botões!
Muito bom, realmente cumpre o que promete. Estava de saco cheio de apps como airdorid / freedom em segundo plano sem eu estar utilizando, além de chupar minha bateria estavam utilizando minha ram. Estarei instalando o xposed para fazer alguns outros testes.