Xiaomi diz adeus à MIUI e apresenta o novo Xiaomi HyperOS para os seus smartphones
Há muitos anos que a MIUI é o centro dos smartphones da Xiaomi. Esta personalização do Android alarga a oferta da marca neste campo, melhorando aquilo que é oferecido aos utilizadores. Agora, a Xiaomi resolveu inovar e apresentou o HyperOS, o seu novo sistema operativo dedicado aos smartphones.
O universo Android tem visto muitas marcas a adotarem as suas próprias versões deste sistema. Mais que as suas personalizações, marcas como a Huawei optaram por criar soluções desenvolvidas desde a raiz e adaptadas aos seus equipamentos, algo que já se provou que funciona.
A mais recente a adotar esta filosofia é a Xiaomi. A marca chinesa apresentou hoje o seu próximo sistema operativo, o HyperOS. Foi o seu CEO, Lei Jun, que na rede social Weibo revelou que esta solução está a ser desenvolvida pela marca desde 2017.
Este substituto da MIUI será aparentemente uma mistura do Android e de um sistema próprio. Isso baseia-se numa arquitetura subjacente completamente reescrita e que supostamente permitirá aos utilizadores, veículos e casas inteligentes - de mais de 200 categorias de produtos - ligarem-se uns com os outros perfeitamente.
O HyperOS tem a missão de construir "uma estrutura de sistema unificada e integrada que suporte todo o ecossistema de dispositivos e apps". Esta nova plataforma será lançada nos próximos smartphones da série Xiaomi 14, que aparentemente entraram já em produção, embora não tenha sido divulgada uma data de lançamento.
Today marks a historic moment. After years of collective work, our new operating system, #XiaomiHyperOS, is set to make its official debut on #Xiaomi14Series. pic.twitter.com/bNJqIyD8y0
— Lei Jun (@leijun) October 17, 2023
A boa notícia é que este novo sistema irá ser aberto aos mercados internacionais, não ficando limitado à China, como acontece com outras propostas de outras marcas. Não foi explicado é se haverá retrocompatibilidade para os equipamentos já presentes no mercado e como será feita a transição.
É bom ver o mercado a ganhar novas propostas e a ganhar desenvolvimentos focados em marcas que estão presentes de forma firme. O HyperOS da Xiaomi tem muito para crescer e mostrar que pode ser uma solução que integrará toda a oferta da marca, que se estende já por muitas áreas.
Este artigo tem mais de um ano
A miui era um lixo, vamos ver agora se está melhor ou pior…
Tenho MIUI há bastante tempo e nunca dei que fosse “lixo”…
Quando se fala aqui de softwares ou hardware, há sempre aqui quem imediatamente diz que é lixo, não se limitam a apontar os defeitos, é logo lixo, a grande maioria das vezes nem usaram! Agora na vida real, temos um partido de……. a concorrer à governação do país e dão-lhe logo a maioria absoluta…. de mão beijada.
Chamar de lixo é um elogio comparado a verdadeira experiência na sua utilização.
Equipamentos com fases de teste e produção medíocres. A Xiaomi nunca poderá ser comparada a uma Huawei por exemplo.
O descrito vale apara todo o portfolio Xiaomi. Nem dado entra aqui em casa!
Alguns argumentos já que uso Xiaomi há anos e nunca dei por nada?
Ou é só garganta?
E é por estas que compro Pixel
Iphone e melhor ainda, o pixel e so bugs e problemas. O 7 foi uma desgraca
Nota-se.. o dicionário então..
ahaha!!
Vocês já viram os milhares de bugs com que vinha iOS 17 no lançamento? Isto para falar só dos que sabemos e foram corrigidos…
Quantos milhares mais estão por corrigir?
A nível de bugs o iphone este ano está a bater todos os records !!!!!
https ://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigos/alguns-smartphones-iphone-15-pro-max-apresentam-marcas-das-aplicacoes-queimadas-nos-ecras
Este ano é fino ter um telefone bugado!
vai ser o principio do fim da Xiaomi no segmento dos telemóveis, principalmente nos mercados europeus e america do norte !!! já não bastava estarem-se a afastar do critério custo / beneficio que os tornou conhecidos globalmente …..
Como toda a empresa…primeiro cativas, depois fidelizas…e só muito à frente é que fazes a estruturação…
Lei básica de qualquer empresa internacional…olha a Huawei, Samsung, e agora a Xiaomi…cada vez querem-se afastar do Android (apesar do base ainda estar ligado). É a lei natural do mercado…
Certíssimo!!! Mas se ainda fosse uma Huawei ou Samsung, mas nem para lá caminham.
“Samsung”
Samsung nc foi barata. Nem no tempo dos telefones de botões. Comprei um e foi uma castanhada das antigas. Na altura tinham que pagar ao Mourinho, tlz fosse por isso.
Ninguem falou que era barata….
Fidelização de clientes é a base de qualquer marca..
De certeza que já ouviste dizer que Samsung é boa, especialmente gerações mais velhas…
“Como toda a empresa…primeiro cativas,”
Estava-se a falar que a Xiaomi cativou pelo preço para depois inflaccionar preços.
A Samsung nc usou essa táctica!
P.S. Mas a Xioami parece que vai baixar a baixar preços na próxima geração (14). Preço por preço ng compra Xiaomi. Já devem ter percebido isso!
Mas isso é assim com todas as marcas que vem desafiar os tubarões, custo/ beneficio, criar a base de fãs depois seguem todos a mesma regra.
Porque é que não ficou Mi OS? Tinha toda a lógica!
Lolol se for como o HarmonyOS da Huawei que deveria sair para uma data de smartphones e relógios (dito por um funcionário da Huawei Portugal) e já lá vai um ano e picos que me disseram isso e nada só mesmo na china
“…retrocompatibilidade…” ?? É evidente que não. Só os aparelhos que vierem daqui em diante é que usufruirão desta nova roupagem.
+1
Disso não tenho também dúvidas, o suporte da Xiaomi para telemóveis com mais de 1 a 2 anos é para esquecer.
Penso que a partir de agora a nova política da Xiaomi será dar aos seus smartphones um suporte a nível de actualizações de 5 anos, se não estou em erro.
O meu Poco X3 NFC tem 3 anos e recebeu uma atualização há 3 meses…
A Xiaomi é a marca custo/benefício a melhor do mercado. Tenho vários produtos deles e são excelentes, os auriculares são muito bons actualmente, são a minha referência para auriculares de baixo custo, o som é excelente, não o melhor mas bom, tanto com e sem fio. Toda a gama de produtos são muito bons, desde lâmpadas, câmaras, etc, é claro que noto um aumento dos preços, mas pergunto eu, o que é não aumentou nesta UE nos últimos tempos. Pontos a melhorar, por vezes uma certa dificuldade a instalar os seus equipamentos, a loja em Portugal com
preços mais aliciantes, aumentar os anos de actualizações para 4 anos.
“A Xiaomi é a marca custo/benefício a melhor do mercado. ”
Já poderá ter sido caso o user não se importe com pub em apps proprietárias e fraco suporte.
Com a geração 13 enlouqueceram e subiram os valores em linha com os mais prestigiados do mercado mantendo os defeitos.
Claro que iam levar na cabeça e levaram.
Fala-se q vão voltar à política de preços do antigamente com a próxima geração 14.
Por mim podem fazer o q quiserem q é marca q nc me inspirou os mínimos de confiança. Nem irá inspirar de futuro, completamente riscada de possíveis cogitacões de uma eventual compra.
Sim, porque 2 toques para desligar a publicidade, ou recomendações como lhe chamam, é duro…
Não percebo o porquê de algumas pessoas dizerem que Xiaomi não presta e que a Miui é só bugs.
Vou com o 2o Xiaomi. O primeiro, RN5 com quase 5 anos que o único problema que tem, é a bateria que precisa ser substituída.
Este actual, RN12 5G, com cerca de 2 meses, até agora nem bugs nem problemas.
Será que sou um sortudo?
Já sobre o último Samsung que me passou pelas mãos, já há uns anos, foi uma desilusão. Caro, lerdo, e morreu com a versão de android com que saiu, updates de segurança, 0!
Há pessoas que sentem necessidade de justificar o dinheiro todo a mais que pagaram e a forma de o fazer é falar do que não sabem e dizer mal do que não têm…
Essa boca não deve ser para mim q há cerca de 8 anos q não gasto um tusto em smartphones.
Não era uma boca, é um facto, ou se quiserem, a minha opinião comprovada imensas vezes com casos práticos.
De resto, a carapuça serve a quem a enfiar…
Não tem nada a ver com justificativas de dinheiro gasto a mais em smartphones que fazem o mesmo. Tem a ver com o q se vai lendo q por x’s é mais esclarecedor q usar os próprios equipamentos.
Até pq o teu argumento de preço já nem sequer tem peso nesta questão pois a Xiaomi aumentou desmesuradamente os valores de venda da versão 13. Apebas observei q por valires idênticos ng compra Xiaomi.
Prometeram baixar agora para a versão 14. Veremos.
Tu vais lendo, achas que isso te dá mais que usar os aparelhos, e tiras as tuas conclusões. Eu avalio imensos casos práticos e tiro as minhas.
Uma coisa é certa… A carapuça serve e bem!