PplWare Mobile

Huawei: É difícil vender equipamentos com Windows Phone


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

98 Respostas

  1. Serginho M says:

    Claro que é difícil! Não investiram nada em marketing… Produzem um aparelho, colocam-no debaixo da cama e querem que este esteja visível? Tá bem tá.

    • Hugo says:

      Sim é verdade, eu nem sabia que a Huawei tinha telemóveis com Windows Phone, só se deviam queixar deles próprios.

      • Artur Matias says:

        E se soubesses, compravas? Ou ias para o IOS ou Android como toda a gente?

        • Hugo says:

          O Android consome muito mais bateria que o Windows Phone e é muito mais pesado, comprei um nokia lumia 630 para o meu filho e e um espectáculo de sistema operativo.

        • SRR says:

          Ainda nisto? Baseias as tuas decisões no número de pessoas que as estão a tomar?

          • Artur Matias says:

            Sim, por vezes sim. Ou achas que é indiferente teres um android com a quantidade brutal de apps que tens disponível, ou teres um blackberry, com meia duzia de utilizadores? Aquilo pode ser muito bom, mas sem utilizadores não há interesse em tanto desenvolvimento, logo continuam menos utilizadores e o ciclo repete-se.

            Parece-me básico, mas deves ter argumentos incríveis para contrariar esta lógica.

        • Pedro says:

          Se eu soubesse comprava um lumia na msm

        • Rochita says:

          Talvez porque quem compra o melhor sistema operativo compra o melhor smartphone junto, os lumia.

  2. Marco says:

    Eu acho o windows phone interessante, mas ainda não me cativa como o android e iOS, apesar de ja estar mais maturo ainda falta alimar mtas arestas.

    Se tem futuro»? bem é cedo para falar, mas na minha opinião, ainda ha mto para saber sobre o android L e o IOS 8, e na posição que a windows phone esta já não basta ser bom, tem de ser explosivo.

    Mas claro e só a minha opinião.

    • Rochita says:

      Onde o wp é menos maduro que ios ou android? Em ser melhor e mais rápido com menos tempo de vida? Não têm futuro ele já está ai em força, experimenta, desda a gama baixa á média alta, é melhor de qualquer forma.

  3. Alvaro says:

    Enquanto os concorrentes mostram os aparelhos e logo lançam no mercado, a Nokia mostra o aparelho e depois de uns 6meses lança no mercado até o aparelho passou de high para middle…exemplo disso Nokia 930 qdo divulgado parecia ter um super hard mas qdo foi aparecer no mercado ja tinha LG G3 matando e roubando a cena

  4. Geraldo Lopes says:

    .

    Windows Phone é muito esquisito… aqueles “quadradinhos” não consigo acostumar. Minha esposa tem um Lumia 630 e as vezes pego para testar. Sinceramente, acho feio pacas, não tem um gerenciador de arquivos e praticamente não tem como personalizar nada.

    .

    • LUIS REIS says:

      Pois conhece muto pouco do Windows Phone até porque “aqules quadradinhos” são costumizaveis, inclusive com live Tiles.

      A ultima atualização tornou-o no sistema operativo muito apelativo, o facto de poder gravar as aplicações na sua totalidade no cartão SD é uma enorme vantagem face á concorrência. O próprio nível das apps têm subido imenso. Não trocaria o Windows Phone por um Android e conheço bem o sistema Android.

      • Geraldo Lopes says:

        .

        Então é possível me livrar dos malditos quadradinhos usando o live Tiles? Posso inserir ícones próprios com formas, tamanhos e imagens diferentes e inclusive trocar o papel de parede? Quando se refere a costumizaveis, não é só trocar os quadradinhos de lugar… né? Existe algum gerenciador de arquivos que possa organizar os meus arquivos por pastas e subpastas, podendo escolher por detalhe ou imagem? Gostaria de aprender afim de arrumar o Lumia 630 e torná-lo mais fácil de usar.

        .

    • JJ says:

      A versão 8.1 já vai resolver muitos destas questões.

      • Artur Matias says:

        um dos grandes problemas é a “play store” da windows. Ainda no outro dia um artigo aqui no pplware relatava a desorganização que para lá vai.

        Obviamente que um utilizador, escolherá o S.O. que maior oferta de aplicações, etc, lhe trará.

        • Pedro Oliveira says:

          ORA LÁ ESTA…
          Façam o markting que quiserem, façam a publicidade que vos apetecer…

          Enquanto eles tiverem um market pobre nunca lá vão chegar…

        • SRR says:

          Desorganização da WINDOWS STORE. Que não é o mesmo que a WINDOWS PHONE STORE. Nem vamos por ai, se queremos comparar com Android. Melhor que isto só a da Apple, que garante qualidade através de regras de certificação rígidas.

  5. NewJ says:

    É natural a Huawei não vender WindowsPhone, as marcas Chinesas estão associadas a Android e não a qualidade.. Quem quer um WindowsPhone compra um telemóvel com qualidade como são os Nokia Lumia ou agora o HTC One M8.
    Marcas Chinesas deixem-se ficar com o Android.

    • Artur Matias says:

      Acho que a sua justificação não faz sentido. Então, se a Huawei tem a possibilidade de vender windows phone e se isso a associava a qualidade, por que razão não o haveriam de fazer?

      Será que é difícil de compreender que os utilizadores (na sua maioria) preferem Android ou IOS ao Windows Phone?

      • darksantacruz says:

        Não concordo com a tua afirmação, a grande maioria das pesoas compram um smartphone sem saberem o que compram isso tem um nome:marketing! quantas pessoas compram Samsung a pensar que aquilo é uma maravilha e passado pouco tempo arrependem-se?

        O que falta ao Windows Phone é massificação e marketing agressivo.

        • Xfera says:

          +1!!!
          O S.O. é muito leve e funcional,tem as apps principais (as da MS são muito boas mesmo)e até o IE funciona bem. No limite dos €100 os Windows Phones são as melhores opções. Daí para baixo e desde que rodem a 1Ghz (com 512MB ou 1GB de ram, tanto dá) e tenham câmera frontal (Skype), é lucro! Isto para o comum dos utilizadores.
          Para utilizadores mais exigentes, acho que ainda é necessário apurar (flexibilzar) mais um pouco o S.O., mas aí subindo o preço já temos Droids bem capazes e o iOS.

    • Aybara says:

      Como se a HTC fosse uma empresa Europeia ou Americana…

      • Só um gajo says:

        É chinesa, mas não é chinesa.

        República da China (Taiwan) != República Popular da China (China)

        Apesar de não concordar com o comentário ali em cima.

    • Nuno Vieira says:

      Lamento informar, mas a HTC é chinesa.

      • Nelson says:

        Sim e Não.

        A HTC é da República da China, também conhecida por Taiwan, ou Ilha da Formosa, em Português, com capital em Taipei.

        É um estado completamente diferente da República Popular da China, também conhecida como “China”, ou “China” em Português, com capital em Beijing (Pequim em Português).

  6. JJ says:

    Como já foi dito é tudo uma questão de marketing.

    A maioria das marcas não faz publicidade aos seus equipamentos WP, apenas a equipamentos Android. Dou o exemplo da Samsung, quantos cartazes existem sobre o modelo WP da Samsung? Nenhum… Como podem vender se as pessoas não conhecem?

    Essa ate deve ser a principal razão para o WP não estar mais no mercado, a falta de marketing. Só vejo a Nokia a investir nesse campo, mas sozinha, vai demorar mais tempo a divulgar o WP, do que se fossem mais empresas.

  7. Alexandra says:

    Já trabalhei com os 3 SO e de longe o que mais gostei foi do WP, mais fluido, mais fiável e agora comprovou-se que também gasta menos bateria que o Android. Acho que o único problema do WP foi mesmo a questão do Marketing, sendo quase exclusivo da Nokia, não apostou numa abordagem mais agressiva junto dos consumidores. Mas acho que os consumidores perdem muito em deixar desaparecer o WP que considero fantástico.

  8. f3rnando says:

    Windows 8 é fantástico, tal como todos os outros SO, vai da necessidade e do uso, eu pessoalmente acho o sistema bastante simples e fácil de usar, o conteúdo da loja ainda é muito pouco, as também tem menos tempo de vida que os seus principais concorrentes. Se analisarmos o SO da BlackBerry esse nem serviu para dar um “cheirinho” aos consumidores, apesar de apresentarem uma bela máquina, que era o Z10. Tempo e veremos como a Microsoft se irá safar.

    A minha curiosidade é mesmo essa, se tivermos em conta todas as plataformas, o Windows é rei nos pcs, e todos os outros correm atrás do sucesso, tendo sempre a Windows à frente para bater.

    Curioso agora ver as reacções e manobras de luta da Microsoft nos SO móveis, onde eles estão na posição onde nunca se habituaram a estar, atrás da concorrência.

    A Microsoft vai usar muito a jogada de compatibilidade com o nosso SO desktop. Vamos ver até onde isso vai atrair consumidores.
    Promete

  9. Benchmark do iPhone 5 says:

    Fora da Nokia só há actualmente Windows Phone num único modelo (HTC One M8), de um úno fabricante, e exclusivo de um único operador (Verizon).

    E isto porque graças à versão WP 8.1 pode ser instalado em smartphones que já existiam com outros sistemas operativos (já havia HTC One M8 com Android).

    Com a Nokia a ter cada vez mais prejuízos e a vender menos, forçada a entrar na guerra dos preços baixos (Lumia a €100) para competir com os fabricantes Android, a coisa não está fácil para a Microsoft/Nokia.

    Há mais um aspecto do que disse o presidente da Huawei. Relativamente ao Tizen foi “pressionado” pela Samsung, para o adoptar – ou seja, a Samsung quis, de facto encontrar uma alternativa ao Android. A Huawei também gostava que houvesse, mas não vê nenhuma (o iOS não entra nestas contas).

    De maneiras que é assim. Esperemos que o WP se aguente.

    • f3rnando says:

      Não acho que seja a gama Lumia e “apenas” mais um..A própria HTC já tinha boas máquinas windows phone, o 8X, 8S e a Samsung tinha o AtivS.
      A Nokia é que fez o que sempre fez na sua vida, bom material e qualidade de construção, juntando uma pepita de belas câmaras e aplicações exclusivas, fez o mercado parar no tempo.
      Agora todas as marcas estão pendentes a ver o resultado. Deverão pensar algo assim: «Se uma máquina tão boa como são os Lumia venderem bem, então eu também quero fazer equipamentos WP.» Se não puff. Android.

      • Pedro Oliveira says:

        Windows Phone já cá anda á 4 anos e continua tudo na mesma…

        • f3rnando says:

          Mas só agora começaram a apostar forte, olha o Lumia 930 e o 1520..Espectaculares. Melhor desempenho e fluidez que android.
          Android precisa de grande hardware para ser minimamente fluido, windows não.
          À Microsoft um dia irá ter um sistema multi plataforma, já imaginaste o poder instalar aplicações de pc no teu phablet, como se de um mini surface pro se tratasse..veremos

    • António says:

      Ou então não. Tens o HTC 8X, HTC 8S e Samsung Ativ S.

      • Artur Matias says:

        O que bombava e poderia trazer uma força a todos os S.O.’s novos, era se as aplicações fossem desenvolvidas num qualquer formato standard e funcionassem em todos eles. Assim, as “play store” podiam ser transversais.

        Como isto não é possível e o desenvolvimento de Apps se centra no IOS e Android, temos sempre um grande fosso entre estas e as outras marcas.

        Por mais bonito e fluido que seja, nunca vou escolher um S.O. com pouca oferta de Apps. Não é para isso que um smartphone serve?

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Isso não são “restos de colecção”? A Huawei também os teve e por não os conseguir vender é que deixou o WP – é o que diz o presidente da Huawei na entrevista.

    • JJ says:

      A Samsung também tem equipamentos WP. Não é só a Nokia e a HTC. Mas lá esta, com tão pouco marketing é normal muitos não conhecerem mais modelos alem dos da Nokia.

  10. momed says:

    Uso o Lumia 710 e 620 não consigo habituar me telemóvel mesmo após a actualização recente cyan, se eu pudesse escolher o sistema operativo para o telemóvel o windows phone não estaria na minha lista de escolha.

  11. Eduardo Silva says:

    Há mais de 10 anos dizia para mim mesmo e para alguns amigos, Microsoft é Windows e Office, tudo o resto ficava muito abaixo da concorrência. Referia-me obviamente ao Internet Explorer, ao Windows Media Player, e mais um ou outro programa deles. Caí no erro no entanto em 2008, de comprar um telefone com Windows 6.1, pois queria tanto um telefone com Wi-fi e a escolha era tão pouca, mas acho que teria ficado melhor servido com uns Nokias que havia na altura. Os Iphones eram caríssimos e o Android estava a aparecer. Hoje em diz a Microsoft continua a ter o melhor Office, já em relação aos sistemas migrei há mais de 5 anos para o Ubuntu (e outras distros) e nos telefones, apesar do android dominar (e já ter um) andei os últimos 4 anos com um Nokia Symbian (E71). Acho e achava piada aqueles que diziam há 2 ou 3 anos, que em 2016 o Windows Phone iria ser o segundo sistema. 12/06/2012 – “Uma pesquisa realizada pelo IDC mostra que nos próximos quatro anos o Windows Phone pode superar o mercado do iOS e se tornar o segundo sistema operacional móvel mais usado do mundo. Dos 5,2% atuais, o OS da Windows deve ter um aumento de 14% até 2016, enquanto o iOS terá uma perda de 1,5%, ficando com 19% do mercado. No primeiro lugar está o Android que atualmente detém 61% do mercado de telefonia móvel e deve ficar com 52,9% daqui a quatro anos.” Ainda faltam 2 anos…

  12. Pedro Oliveira says:

    Acho piada a todos que dizem: “É muito cedo para saber se o Windows Phone vai vingar”
    Por acaso alguém se lembra que o WP já tem 4 anos no mercado e já vai a caminho do 5º e não passa dos 5% de share?!

    • JJ says:

      Atenção o nome Windows Phone, é que se pode dizer que 4 anos! O WP7, foi um sistema novo na transição do WM.

      Mas passado 2 anos, foi totalmente re-escrito, tornando-se um sistema totalmente novo, com o surgimento com o WP8.

      O WP8, esta a um nível muito superior do que anterior, e esta a seguir um caminho novo.

      Por isso, temos que dizer que o WP8 existe a uns 2 anos, e agora com o 8.1 que trás muitas coisas que aproxima-se da concorrência é que vai começar a ditar se esta ai para ganhar mercado ou não.

      • Pedro Oliveira says:

        Desculpa lá discordar mas para o mercado é exatamente a mesma coisa.
        Depois ha a questão das store… WP7, WP8 ou 8.1 continua a mesma treta…

        O sistema pode ser muito giro para o utilizador, mas a percepção muda de figura quando o utilizador está com, por exemplo, um amigo num café e o amigo diz: “Já viste esta app, e mais esta, e mais esta” Qual é que vai ser a tua resposta? “Olha para o meu SO tão fluido…”

        • JJ says:

          Mas, afinal estas a falar das apps ou dos anos que o sistema tem?

          Pondo as coisas dessas formas, o mais certo o que diria era: “Eu também tenho uma app que faz isso.”

          Mas também já me aconteceu um amigo meu, perguntar-me quanto tempo dura a bateria e eu dizer que só normalmente carrego de 2 em 2 dias e ele responder: “Isso é bom, eu tenho de carregar quase todos os dias”.

          A situações para todos os cenários.

          • Pedro Oliveira says:

            Eu carrego o meu tlm todos os dias e por vezes 2 vezes por dia e isso não me incomoda nada… Para andares de carro também lhe metes combustível certo? Quanto mais andas, mais metes… Isso já deixou de me chatear…

            Quanto as apps, isto é discutir o Indiscutível… Cada sistema vale o que vale e como o iOS deu a volta ao mercado em tão pouco tempo como deu, assim como o Android também o fez, se o WP fosse assim tão inovador quanto isso, eu não tenho duvidas que estaria a discutir de forma mas solida com os concorrentes… Coisa que não está a acontecer. Se é pelas apps, ou a falta delas, pelo markting ou pela falta dele, eu não sei… Sei é que vai de mal a pior, mas sempre virá alguem dizer… Ainda é cedo… Perante a concorrência, é que já foi tarde…

      • Joao says:

        E por causa dessa transição do WP7 para o WP8 muitos developers e muitos clientes sentiram-se enganados / traidos pela Nokia. Li uns blogues engraçados de empresas de software que apostaram no desenvolvimento de apps para o WP7 para descobrirem que as mesmas não seriam compativeis com o WP8. Também muitos clientes não gostaram de saber que o WP7 acabado de comprar tinha os dias contados, sem hipotese de atualizar para o WP8

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Não é 5% de share é 2,5% (caiu de 3,4% no 2º trimestre de 2013 para 2,5% no 2º trimestre de 2014).

      Mas isso é o menos, porque o Android aumentou muito as vendas (o share da Apple, embora as vendas tenham subido muito, também caiu).

      O problema é que as vendas de WP caíram 9,4% (e os prejuízos da Nokia aumentaram)

      http://www.idc.com/prodserv/smartphone-os-market-share.jsp

  13. RF says:

    O problema do Windows Phone é a Microsoft não lhe dedicar a devida atenção.. porque se não facilmente arrasava com os outros sistemas operativos!
    Tenho um Lumia 620 há coisa de 1ano e meio já fiz o upgrade para o WP8.1 e mesmo assim sinto que falta qualquer coisa.. não que não seja um bom OS, em termos de estabilidade e rapidez, mas…
    A Microsoft não se mostra muito interessada em o divulgar, em o impulsionar, em o aperfeiçoar.. olhem o exemplo da Loja! Aquilo é uma rebaldaria.. não há um controlo de qualidade, são só aplicações que não lembra a ninguém e muitas delas craxam!
    Portanto.. é natural que o Android e o IOS continuem como os dois OS mais viáveis/vendáveis.

    • brunomadein says:

      Concordo! O principal problema está na loja de aplicações. Pouca variedade e muito lixo. Não controlam para aumentarem os números, mas depois transforma-se numa lixeira. Mais importante que o sistema em si são as aplicações que disponibiliza!

  14. Pedro Oliveira says:

    A estratégia da MS está errada desde o principio, ela apostou nos developers Indie mas isso foi um erro, funcionava numa altura em que nada havia no mercado. Agora que o mercado existe a posição da MS deveria ter sido, não oferecer Lumias a qualquer programador que fizesse uma app qualquer (isso levou a uma pluriferação de apps inúteis na store) mas sim juntar a sua volta empresas de peso no mercado: Dropbox, Facebook, Rovio, Zynga, Nike, e tantas tantas mais e oferecer o melhor conjunto de aplicações possível para o seu eco sistema, mesmo que isso significa-se colocar programadores da própria MS a trabalhar para essas empresa de graça… Só assim o utilizador sentiria que tinha uma plataforma completa.

    • JJ says:

      Algumas dessas empresas que falas, tem apps para o WP. É verdade que algumas das grandes empresas que desenvolvem apps não estão a fazê-lo para o WP.

      Mas o problema aqui é que sabem, que assim que o fizerem principalmente o Android vai perder mercado. Basta olhar para a Google.

      A Google teima a não desenvolver apps para o WP, chegando ate mesmo ao ponto de alterar os seus protocolos de sincronização/politicas dos API, para dificultar a vida a Microsoft de desenvolver apps próprias que apontem para os serviços Google (como aconteceu com a app do YouTube).

      Enquanto continuamos a ver a Microsoft gradualmente desenvolver os seus programas para outras plataformas, os outros não estão a fazer isso. Talvez estão a dar de provar o veneno da própria Microsoft a uns anos atrás.

      A questões são: porque é que essas empresas não desenvolvem para o WP? Será porque o WP não tem mercado? Mas, o Android no inicio também não tinha, iOS dominava. Então será que estão com medo que o WP comece a ganhar mercado em detrimento dos outros sistemas?

      Sinceramente acho que o principal motivo é esse medo, de a Microsoft vir a ganhar mercado, e passar a ter uma posição dominante no mundo das tecnologias moveis. Estamos perante uma tentativa de boicote ao WP, salvo seja, para que a Microsoft não venha a dominar o mobile, como acontece no PC.

      Por isso vamos ver o que realmente vai acontecer nesse cenário.

      • Pedro Oliveira says:

        É o mercado que dita as regras, falas-te de um unico player, a Google, que como é natural só vai desenvolver app para as plataformas concorrentes quando o mercado justificar. No entanto podem ser obrigados a faze-lo SE HOUVER MERCADO no entanto não há e essa e a percepção das empresas em geral.

        Dou-te um exemplo prático, eu tenho uma pequena empresa de desenvolvimento, e umas das nossas areas são as APPS. Posso te dizer que nenhum dos projectos que desenvolvemos (e foram alguns) os clientes quiseram o desenvolvimento para windows phone.

        • JJ says:

          Isso é normal, o WP não tem mercado suficiente para motivar o desenvolvimento de apps, principalmente por empresas pequenas.

          É o mesmo que acontece com o Windows, a maioria das empresas de software apenas desenvolve para Windows, porque domina o mercado.

          Concordo que a Microsoft devia procurar ter feito parceiras com grandes empresas de apps. A questão é, será que não o tentou fazer? Não sabemos…

          • Pedro Oliveira says:

            Eu estou tentado a achar que não o fez pelo menos não na forma que eu defendo. Repara, uma coisa é a MS chegar até a minha empresa e dizer, olha tens aqui uma plataforma nova para desenvolver. A minha resposta será: ok, se o cliente quiser eu faço. Outra coisa é eles dizerem, sabemos que a plataforma é nova e recente mas tens aqui um developer a tua disposição para desenvolveres o teu portfolio actual para WP. Nenhum CEO é suficientemente maluco para rejeitar programadores de TOP DE GRAÇA.

            É isto que de defendo que a MS deveria ter feito para entrar no mercado.

            Acho mais que a MS ficou a sombra esperando que a compra do Nokia por si só fizesse milagres… Acho eu…

          • JJ says:

            E tu ias dar acesso aos códigos de apps a um gigante como a Microsoft!?

            Mesmo sendo de graça, as grandes empresas não iam fazer isso. A Google por exemplo não aceitou, pois a Microsoft ofereceu-se para fazer uma app do YouTube e a Google até as API negou a Microsoft.

            Por isso essa ideia, não seria assim tão vantajosa, para as empresas. O que vale as empresas de apps é o seu código dos produtos, se os cedem a terceiros existe riscos de serem copiadas.

          • Pedro Oliveira says:

            Código fonte hoje vale o que vale… Hoje ele compra-se e vende-se… Eu trabalho por contratação, o código não é meu mas quem o fez fui eu e a minha equipa…

            A Google não quer um youtube da MS, quer um youtube da Google. Basta ver a linda treta que a MS fez com a sua versão do Facebook…

      • Pedro Oliveira says:

        Outra questão aqui é que, perante este mercado tão fechado entre iOS/Android a Microsoft SÓ deveria ter se rodeado dos melhores logo de principio. Por isso digo, a estratégia não deveria ter sido apostar em Devs Indies e conheço alguns que receberam Lumias de graça só porque fizeram uns “hello worlds” mas sim em reunir tropa da pesada… LOGO DE INICIO… Para mim que chego que um iOS repleto de apps excelentes, ou mesmo de um Android, e no WP não tenho nada… Onde é que está o meu dropbox?! Ah não está, O meu Zynga Poker? Também não… Estas são meros exemplos de apps…

        • JJ says:

          Existem outros jogos de Poker sem ser da Zynga.

          A Dropbox não quer estar no WP, porque vai fazer com que o mercado Microsoft aumente e corre o risco do OneDrive aumentar o seu mercado, porque o WP vem logo com o OneDrive configurado e associado a conta do utilizador. Não venham com a historia de não ter mercado.

          O mesmo acontece com o Google.

          O problema esta aqui, com relação as apps. Quando o iOS e o Android surgiram, as Apple e a Google não tinha alguns serviços ou pelo o menos com o peso que tem agora, que outras grande empresas já tinha. Isso fez com que elas criassem essas apps.

          Gradualmente a Apple e a Google começaram a desenvolver serviços semelhantes, mas como essas empresa já estavam numa boa posição no mercado, não desligaram as suas apps e continuaram no mercado.

          Por outro lado a Microsoft já tem muitos desses serviços e são divulgados em peso no WP. As outras empresas não querem correr o risco de perderem clientes, e como sabem que as suas apps são “valiosas” para motivar a escolha de SO, não o fazem para o WP para não correrem o risco das pessoas conhecer/utilizarem serviços de terceiros.

          • lima5 says:

            dropbox? CloudSix for Dropbox e tudo ok. E mais, Meu Cloud, Evernot, Ondrive, Copy, WD 2go CloudMesh e muitos mais. Estou bem!.

          • JJ says:

            Exacto @lima5… dizer que não existem apps é exagerado. Não existe muita variedade é verdade, mas existem boas soluções.

  15. brunomadein says:

    Eu já tive um windows phone e prometi a mim mesmo que nunca mais voltaria a comprar um.
    Em primeiro lugar, toda a interface é demasiado básica e com pouca possibilidade de personalização. Além disso carece de muitas aplicações. Muitas das que estão no market são lixo para estatísticas.
    E acho que as pessoas não querem no tablet ou no telemóvel o mesmo sistema que têm no seu PC. Isso é aborrecido! É apenas a minha opinião.

  16. lima5 says:

    Sempre utilizei Windows no meu smartphone principal (Wmobil, Wp6.5, Wp7.8, Wp8. e agora Wp8.1. É utilizado no dia a dia sem problemas e com todas as facilidades de sincronização. Quando adquiri o primeiro HTC3600 onde andava o Android? Tenho a seguinte opinião, discutível claro, Android para brincar, iOS para mostrar e Wp para trabalhar. Quanto à Loja? tem o necessário e como é sabido já ultrapassou as 300.000 aplicações, aumentando diariamente.A Huawei tem WindowsPhone? não sabia, portanto, lhe vou notar a falta.

  17. Luís Sá says:

    Bom dia a Todos,
    Antes demais quero dizer que não pertenço a nenhuma empresa de telecomunicações e por isso não estou aqui a defender nenhum dos SO que existem no mercado.
    Acho que cada um escolhe aquele que lhe mais cativa e que pode comprar.
    Em relação a este tópico e à discusão que se criou em volta disto só tenho a dizer que :

    1- A maior parte do pessoal que comenta não sabe do que fala, alguns nem sequer conhecem o SO que trazem no dia a dia quanto mais comentar um que não utilizam;
    2- Estão a culpar uma Companhia como a Microsoft por falta de marketing quando não sabem se isso é verdade ou não;
    3- Será que alguem sabe que a Microsoft exige ás construtoras parametros de construção o que levam á maioria das marcas optar por outro SO???;

    Caso não saibam existem varios equipamentos da Samsung,da HTC,da ZTE, da Huawei e até a própria LG já fez um. Todos eles tinham uma construção acima da média e daí o preço ser sempre elevado. No caso sa Samsung todos eles têm uma construção em metal , bem melhor do que os equipamentos que trazem outro SO.

    Agora deixo uma pergunta no AR:
    Já alguèm pensou se não existem pessoas detentoras de grandes lojas a lucrar milhoes com SO Android? Se formos a agumas cadeias de lojas que temos em Portugal, somos quase impigidos a comprar um telemovel Android e quando dizemos que queremos um WindowsPhone as pessoas ainda questionam a nossa opção e começam a argumentar aquilo que não sabem e nem conhecem. Depois ficam mal vistas e por vezes deixam de vender e ganhar a sua pequena comissão.
    Cada um compra o quer e a falta de Marketing da Microsoft em Portugal se calhar deve-se a quem os vende.

    • JJ says:

      Concordo com o que diz.

      A culpada por falta de marketing não é a Microsoft, porque ate o faz, são é as lojas e marcas de telemóveis que não fazem quase ou nenhuma publicidade aos seus equipamentos WP.

      O ponto que levantou baste interessante e que concordo, existe muitos interesses em vender Android… O pessoal das lojas deviam ser isentos, mas bem sabemos que isso não é verdade.

    • Artur Matias says:

      “Todos os Samsung são em metal?” – Não me parece.

      “Se formos a agumas cadeias de lojas que temos em Portugal, somos quase impigidos a comprar um telemovel Android” – Se calhar receiam que o cliente volte lá no dia seguinte a dizer que quer devolver o telefone porque não consegue instalar a aplicação ou o jogo que o vizinho tem e que foi a principal razão que o fez trocar o velho 3310.

      • JJ says:

        Se me dizeres que comprar smartphones porque o vizinho tem ainda acredito, agora que é por causa de apps é um pouco exagerado.

      • NewJ says:

        Errado, ser um hater de WP ou Microsoft não o faz argumentar bem. Obvio que as grandes superfícies querem vender o que lhe dá mais lucro. Nos artigos e foruns WP praticamente só se vêm utilizadores super satisfeitos com o wp8.1, nao vai ser por você não gostar disso que isso vai mudar.
        O que é certo é que quando entro numa grande superfície oi loja de tlm conhecida, às vezes fico na duvida se a loja é da Samsung ou o outro nome que tem à porta, porque metade da loja é Samsung e o seu respetivo marketing. E para mim Samsung é uma marca que não considero para nada.. já foram os tempos em que fui enganado pelo marketing Samsung.

        • Artur Matias says:

          Se era para mim, não me parece que seja hater. Tenho windows em casa e no trabalho. Serve para o que faço. Já o mobile, não acho graça.

          “Obvio que as grandes superfícies querem vender o que lhe dá mais lucro.” – Acha que o equipamento com android dá mais lucro do que um WP? Porquê?

  18. Paulo says:

    Pelos vistos, e tendo em conta a cota de mercado (mínima) que o WP tem, eu diria que todos os utilizadores de WP adoram o pplware e passam a vida a fazer publicidade ás maravilhas que o seu telemóvel é capaz de fazer aqui nos comentários.

    Eu não gosto do WP (mesmo o Windows para PC só utilizo quando sou obrigado) porque é muito limitado quer em personalização quer a nível de Apps. Dispenso os quadrados amarelos e as paginas pretas com letras gigantes em cima. Já utilizo Android há alguns anos e não tenho qualquer interesse em mudar, pelo menos enquanto as alternativas forem as que existem atualmente.

    • JJ says:

      Acho piada quando falam em personalização!

      Gostava de saber o que é que a malta anda a personalizar no seu computador e smartphone/tablet. 90% dos que conheço não fazem uma única alteração/personalização aos sistemas que usam. Por vezes nem personalizam o toque do telemóvel, quanto mais coisas mais profundas.

      As únicas pessoas que realmente procurar personalizar tudo e mais alguma coisa é malta aficionada da tecnologia, não é o publico em geral.

      Para personalizar é preciso tempo e paciência, coisa que muitos não tem nem querem ter. Por isso dizer que o WP8 não é personalizavel e por isso não atrair mais pessoas, é um dos piores argumentos que podem usar!

      A nível de apps, existem centenas de apps de qualidade. Podem ser de outras empresas, do que daqueles que desenvolvem para outras plataformas, mas são apps que são igualmente eficazes e de qualidade. O que não existe é variedade, mas gradualmente vai aumentado a variedade.

      • Paulo says:

        Eu dei os motivos pelos quais EU não gosto do WP, em nenhum momento me referi a humanidade no geral.

        Eu acho o WP feio, e pelos vistos não sou o único. Se fosse possível alterar ao meu gosto, como faço no meu Android, até podia pensar em comprar um WP um dia destes, enquanto for obrigado a usar quadrados gigantes, prefiro ficar com o meu Android.

  19. Luís Sá says:

    Para o Srº Artur Matias tenho uma pergunta:
    Por acaso sabe quantos equipamentos a Samsung tem com a plataforma WindosPhone? Seja ela a versão 7,7.8 ou com as mais recentes versões?
    Não me parece porque eu quando falo que todos os Samsungs são em metal, apenas me refiro aos equipamentos Samsung com WindowsPhone.
    Agora se não chegam a Portugal a culpa não é minha nem sua e muito menos do Pplware!
    Por vezes as pessoas compram só por comprar,e depois as margens de lucro falam muito mais alto.
    Já agora aconselho-o a investir umas horas no mercado da Windows na versão 8 ou 8.1 e se calhar não encontra assim tantas apps que façam falta ou que não existam em ambas plataformas. Pelo Apps com intuito de serem realmente interessantes e não me refiro a Jogos. Eu no que diz respeito a jogos em plataformas moveis acho que temos outros tipos de equipamentos feitos para esse feito. Mas também tem por muitos jogos á escolha.

    Agora em resposta ao Srº Dumitru:
    Poe acaso sou utilizador da plataforma WindowsPhone nas versões 7,8, 8 e 8.1 como também tenho um Android 4.4 e tambem do IOs. Neste caso, só digo uma coisa: Por vezes mais vale estar calado, e falar para nós proprios e rir.
    Se achas que não existiram melhores no SO é porque não sabes o que dizes e nunca viste nenhum WindowsPhone 8.1 à frente.

    Se cada um soubesse o que quer na vez de ir comprar só porque o amigo ou o vizinho tem,a maioria das pessoas andavam mais felizes.
    As pessoas tem cabeça propria para muita coisa, mas por vezes é dificil po-las a pensar para ver o que realmente querem e o que precisam.

    • Artur Matias says:

      Segundo a Wikipedia:

      Samsung Focus
      Samsung Omnia 7
      Samsung Focus 2
      Samsung Focus S
      Samsung Omnia M
      Samsung Omnia W
      Samsung ATIV Odyssey
      Samsung ATIV S
      Samsung ATIV S Neo
      Samsung ATIV SE

      Já agora, o smartphone que uso atualmente, não é vendido em Portugal.

  20. Cacun says:

    Se a Huawei fizesse sair o Honor 6 com o Windows phone 8.1 eu comprava na hora.

  21. Cacun says:

    Como é que eles querem vender?
    O único que encontrei foi 0 W1.
    Características:
    Dimensão ecrã 4.0 polegadas, 16M cores, Sistema operativo Windows Phone 8, Memória interna 4 GB, Memória RAM 512 MB, Processador Qualcomm Snapdragon MSM8230, Tipo Dual-Core, Velocidade processador 1,20 GHz, Câmara 5 MP, Autonomia em stand by 460 horas, Autonomia em conversação até 8 horas.
    Assim ninguém compra.

    • Jc0a says:

      Ai esta um detalhe que quase ninguem precebeu, no meu Lumia 1020 dual core consigo correr jogos que por exemplo no meu super tablet quad core android se ve a rasca para correr. A android e um sistema operativo feito para correr em todo o lado enquanto o WP é feito para correr em lumias e esse detalhe de trabalhar optimizado para x hardware faz com que consiga tirar muito partido do mesmo. enquanto m android quad core duvido que use mais de 80% do poder bruto

  22. MM says:

    Volta e meia aparecem os fabricantes a mandar bocas à MS – há tempos foi não sei qual acerca dos híbridos.
    Isto são recados das marcas basicamente a dizerem “se a MS quiser fazer um acordo connosco nós estamos receptivos a comercializar produtos com software MS”.
    De qualquer maneira, esta “boca” da Huawei até é bom para o WP, é publicidade grátis. Quantas revistas de especialidade de hoje não se referiram a esta entrevista? Se calhar todas! Se calhar assim do nada o Windows Phone apareceu nos cabeçalhos das maiores revistas da especialidade.
    Por vezes o que importa é aparecer, como se costuma dizer nisto do marketing: não importa que digam bem ou mal, o que importa é que falem do produto.

  23. Robert Soares says:

    Desconhecia sequer que havia Huawei com windows phone?! lol estes nabos também só fazem publicidade dos smartphones com androids e depois querem milagres.

  24. daniel says:

    E ja tive um nexus 7 nao me dei bem com Android.
    Tive um 620 gostei muito.
    Depois passei para o 630 .
    E agora comprei um 925 por 240€ na The Phone house. Maravilhas deste modelo.

  25. Edroid says:

    Porque é que o WP não tem saída? é muto fácil de ver, um comum utilizador olha para a inteface de um WP e de um droid/iOS e claro que a interface dos droids ou iOS são mais cativantes, eu até gosto da fluidez e estabilidade do WP mas acho que não me ia habituar aqueles quadrados

  26. Benchmark do iPhone 5 says:

    Quais são as previsões de software para a arquitetura de 64 bits do Android e do Windows Phone. Processadores já estão anunciados. E software nada?

  27. Ariano says:

    Eu não comprava um telemóvel com Windows Phone. Acho um atraso de vida. Vi uma vez uma review e parei de ver, achei tão feio e tão pouco funcional que nem queria vez mais. Cheguei à conclusão que o melhor sistema operativo é o Android. E quem vem com as cenas de ele gastar mais bateria e ser mais lento, isso será melhorado no Android L, temos que ter calma, pois todos os sistemas vão melhorando. E vendo isso o que mais melhorou foi realmente o Android. Basta verem em 2010 o que era o Icecream sandwich e o que hoje é o Kitkat! O Android puro é que é bom de se usar, não aquele Android modificado pelas marcas e que estão cheios de coisas que pesam no hardware. Por exemplo um S3, quem tiver 2 que instale a Cyanogenmod 11 (android quase puro) e o sistema da samsung. Vão ver que o que tem o Cyanogenmod 11 tem muita mais duração de bateria e tem muito mais ram disponível que o S3 com o sistema da Samsung. EU por exmplo, no meu S3 com o stock da SAmsung estava sempre a ficar sem ram, qualquer coisa ficava, aqui no cyanogenmod 11 nunca fiquei sem ram disponível e o telemóvel nunca empancou por falta de ram e assim. Empanca quando me meto a mexer em cenas do cpu mas isso já é coisas de utilizadores avançados 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia