WhatsApp: O seu número de telefone já não vai aparecer na internet
Tal como informamos aqui, milhares de números usados no WhatsApp estavam disponíveis nas pesquisas do Google. Tal aconteceu, porque os utilizadores ativaram a funcionalidade Click to Chat (conversa num clique) que levou a que tal acontecesse.
Os responsáveis pelo serviço informaram que o bug do serviço está resolvido e que se tratava de um problema ao nível do QR. Saiba o que estava à acontecer.
O problema de segurança estava na funcionalidade QR do WhatsApp
Quando ativada a funcionalidade Click to Chat, os números são usados no serviço https://wa.me/ que simplesmente os usa (sem qualquer tipo de cifra). Assim sendo, o número de telefone aparecia associado ao link em plain text. De acordo com as informações do WhatsApp, em causa estava a nova função de código QR que permite convidar pessoas para grupos.
Ao usar tal funcionalidade, o serviço em vez de usar um formato de link de convite de grupo "seguro", usava um encurtamento de URL que não tinha qualquer tipo criptografia para ocultar o número de telefone. Por esse motivo, a partilha do código QR num serviço indexado pelos bots da Google resultou na exibição pública de milhares de números que apareciam facilmente nas pesquisas do Google.
A Forbes revelou que o WhatsApp descartou inicialmente o relatório que indicava um problema de segurança a este nível, já que todos os utilizadores e empresas poderiam bloquear mensagens indesejadas com apenas um toque. No entanto, face à exposição, o WhatsApp foi mesmo obrigado a resolver tal vulnerabilidade até para confiança por parte dos utilizadores.
Este serviço é um dos quer mais sucesso tem no mundo. Segundo dados, esta plataforma reúne mais de 2 mil milhões de utilizadores. P
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Uma vez na Internet, para sempre na Internet. Quem garante que pegaram nos numeros e guardaram no PC? Ou publicaram na dark web, ou em foruns, listas para marketing etc?
É uma idiotice pensar que desapareceu e que mais ninguem tem…
+1
Porque é que aparece logo a darkweb como suspeita?
Durante 6 anos qualquer pesquisa está disponível em 989330 servidores de cache do mundo. Quase 1 milhão de servidores de cache tem as páginas gravadas durante 6 anos. É assim que funcionam os suportes de software online…
Já não vai aparecer na internet…continuam com as piadinhas. Parece que começaram hoje a descobrir a internet e acham que é tudo um conto de fadas. Já não vai aparecer na internet. Tudo seguro, tudo em ordem, não há problema nenhum. Viva!
Mas para quê andar a navegar com estes gajos em vez de usar o Signal ou Telegram?
+1