PplWare Mobile

Vodafone Portugal atinge velocidades próximas do 5G

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ta chateado? says:

    para nós portugueses têm sempre letras pequenas

  2. Ironia says:

    Porreiro, agora podemos gastar o plafond mensal em 10 segundos.

  3. Helder says:

    Preferia uma rede 3g estavel e com cobertura nacional decente, a esta quinta geração que estão a começar a anunciar.
    Isto é tudo muito bonito mas é apenas para um nicho da população.
    Sugestão musical – sound city – from can to cant.
    Enjoy.

    • Victor F. says:

      Mas olha que em relação à fibra é o dia da noite! Não falo a nível de velocidade mas de cobertura.
      Onde resido não deve ser tão cedo que tenho fibra, nem quando atingir os 2gbps mas por aqui o 4G da Vodafone em dias de solinho bate nos 50mbps e 15mbps de upload, em dias mais chuvosos como tem estado, ~25-30mbps de download e 10mbps de upload, nada mau hein?

      • Victor F. says:

        Esqueci-me dos valores do ADSL para comparação lol
        Aqui vai:
        Download 13mbps
        Upload: menos de 1mb

        • so nabos says:

          ADSL
          Download 3.9mbps
          Upload: menos de 600Kb

          Que tal?
          Nem o 3G funciona em condições quanto mais o 5G.
          Vão vender pacotes a muita gente que nem 4G terá. hiiii
          Serve para ir buscar mais uns trocos.

      • jone says:

        O problema da Vodafone e outros é a “Utilização responsável” (seja lá o que isso for).
        No meu caso garantiram-me que a minha ligação não tinha. Depois dos primeiros 15 dias (coincidência claro) a internet começou a ter downloads com os fabulásticos 0,5Mbps. Barafustei e disseram-me que tinha utilização responsável e que estava no contrato. Neste caso não estava em letras miudinhas mas invisíveis, porque depois de ler nada vi sobre o tema. Ameacei com Anacom e telefonaram-me logo de seguida que afinal não tinha limite de trafego, mas que estava numa zona que esgotava rapidamente a capacidade da da rede. Azar, eu tinha outra ligação para comparar que funcionava bem…
        A partir daí começou a funcionar bem, mas lá vens uns dias que se arrasta.

  4. Anonymus says:

    Isso é tudo muito bonito, mas enquanto estivermos limitados a nível de tráfego não serve para nada.

  5. Phoenix says:

    Tenho net movel da vodafone
    As velocidades são o que anunciam? Quase.
    Porquê: Por razões profissionais eu e a minha mulher temos um apartamento alugado noutra cidade.
    Para não ter 2 pacotes 3play aderi a net movel 4G da Vodafone com tráfego “ilimitado”.
    Utilização normal dá para 5-6 dias depois a velocidade fica limitadissima tornando a net inutil.
    Após falar com o apoio ao cliente e depois de muitas reclamações lá disseram que há um limite de 15Gb que não aparece no contrato(!!!!!) a partir do qual a velocidade fica limitada a menos de 1Mb/s (também não aparece no contrato o limite minimo).
    Se forem ler o contrato com atenção há uma clausula que lhes permite diminuir a velocidade de internet para o valor que eles quiserem sempre que quiserem. Não tenho aqui comigo mas será qualquer coisa do género: limitar o valor da velocidade de navegação sempre que a Vodafone considerar que a utilização da internet pela nossa parte limita o uso da mesma para os outros utilizadores.
    Pelo menos na Meo são menos aldrabões e dizem logo que há esse limite.

    • José Rodrigues says:

      wow.. agora é que o pessoal vai começar a ter cuidado com isso..

      Agora a sério, isso já é feito desde 1990 pelo menos.. no news there.

      • P Oliveira says:

        Pelo comentário, deduzo que concorde com a estratégia “sugadora” das operadoras em Portugal!
        Se um Cliente contrata e paga um serviço pelas suas características, não deveria ter limitações desta ordem.
        Em Dezembro a MEO ofereceu-me um cartão de dados móveis com 3Gb, numa deslocação que fiz a uma loja para consulta de um pacote de serviços alargado. Disseram que poderia fazer o teste de cobertura na zona pretendida, sem quaisquer limitações, inclusivé, utilizando continuamente, de modo a que confirmasse a qualidade do 4G no local em que pretendia a instalação.
        Qual foi o meu espanto quando testei o serviço e, ao fim de 1 hora, deixei de aceder à net. Ao contactar o serviço de apoio afirmaram que se tratava de politica responsavel de consumos e o acesso ficava limitado.

    • Nuno Trindade says:

      Tenho a sorte de poder ir á action store da vodafone em Lisboa, e de facto, na adesão ao mesmo pacote “ilimitado” foi-me devidamente esclarecido os limites de utilização. Por vezes as chefias para apresentarem resultados esquecem-se de exigir aos colaboradores para expôr, aquando da venda, as letras pequenas que fazem toda a diferença!… Na Sede vodafone, difícilmente acontece!
      É muito desagradável a falta de transparência nos operadores. Sendo que, e permita-me a observação discordante aqui, e tendo por benchmark, experiência pessoal com dezenas de clientes e contratos que geri em todos os operadores, a vodafone está de facto uns furos acima!

    • jone says:

      “Após falar com o apoio ao cliente e depois de muitas reclamações lá disseram que há um limite de 15Gb que não aparece no contrato”
      Ameaça com a Anacom. O termo ilimitado foi proibido pela Anacom quando há realmente um limite. Tive o mesmo problema com a Vodafone e depois de os ameaçar e provar que se tratava de um controlo feito por eles, começou a funcionar menos mal. Pelo menos é possível utilizar.

  6. Freitas says:

    Que adianta, se fizer X gb de download depois nem 1 mega tenho de velocidade, lá com as políticas de utilização. Ilimitado, mas com limite de velocidade depois.

  7. Joao 2348 says:

    Assim podem gastar os 30 GB num instante! Boa Vodafone (e as outras todas)… muita velocidade e quase nenhum tráfego… menos que 500 GB de tráfego é uma anedota de mau gosto.

  8. pintor says:

    Essas velocidades são para os protocolos especiais que a Vodafone tem (penso que outros devem ter algo semelhante) passo a referir alguns:
    Protocolo para jogadores de futebol da primeira liga para melhor apenas falta a vodafone pagar aos jogadores para usarem.
    Protocolo para jornalistas aqui depende do jornalista as condições que vão ser disponibilizadas.
    Protocolo com alguns ministérios estes são normalmente pagos ao ano a quando da aprovação do orçamento de estado.
    E não esquecer os Score Vip (a Vodafone tem os clientes devidos por scores que vão de 1 a 5 + os Vips tendo por base a antiguidade os consumos e se são figura publica) esses tem todo incluindo qualquer telefone sem pagar um tostão.
    Esses e mais alguns sim fazem uso dessas velocidades os pagam e bem para poderem ter o trafego miserável que lhes é disponibilizado.

  9. Paulo Santos says:

    Incrível… tecnologia que não servirá para o 99,9% da clientela da Vodafone? Que interessa fazer download de 1 gb em 10 segundos? O útil é ter net estável e velocidades decentes, e não velocidades estratosfericas que estourariam com o plafond em minutos.

    Claro que isto depende de onde vivam e onde se deslocam normalmente durante o seu dia-a-dia, mas neste momento utilizo a rede Meo e tenho melhor sinal e estabilidade do que tinha com a Vodafone.

    • Carlos Filipe Pereira Bernardino says:

      A Turkcell e a Ericsson ao usarem a banda de 15Ghz quase que nos fritam os cérebros!
      Pelo menos este 5G da Vodafone usa a faixa dos 800Mhz que gasta menos energia…

  10. Paulo Santos says:

    Preferia 3G e com um limite de trafego decente, menos de 500GB/mês deixa de ser opção.
    Mas como em Portugal os tarifarios estão todos combinados entre os 3 operadores até podia vir 10G u 100G que da Internet movel não esperava nada de novo.

    • pintor says:

      “Mas como em Portugal os tarifarios estão todos combinados entre os 3 operadores até podia vir 10G u 100G que da Internet móvel não esperava nada de novo.”
      Isso sendo verdade (trabalham em cartel) é crime mas como a entidade que esta a gerir isso é paga em parte pelas empresas que devia fiscalizar.

      • Joao 2348 says:

        Trabalhar em Cartel significa que se combinam uns com os outros… isso seria crime, pela legislação actual… contudo acho que eles são mais espertos que isso, simplesmente quando algum apresenta uma novidade os outros tentam equiparar a sua própria oferta para não haver debandada dos clientes para a outra operadora. Nunca existiria uma debandada generalizada de repente, mas se não reagirem arriscam-se a perder tantos clientes ao longo do tempo que podem entrar em dificuldades financeiras.

  11. B. Teixeira says:

    Num Pais onde a simples TV Digital, TDT chega mal e muito mal á maioria dos Portugueses, (andamos para traz 500 anoss!!!), e atingimos 5G!!! Não seria mais lógico preocuparem-se a levar o sinal TV em condições a todos os Portugueses em vez de se preocuparem com as velocidades das Redes Móveis…
    Enfim… O triste País que temos.

  12. Belmiro says:

    Típico nosso: sempre a puxar os louros para as aparências (tesos com BMW, 5G com um par de GB de tráfego, casa com piscina e sem dinheiro para o supermercado) mas o que interessa nem ver. O LTE/4G já permite velocidades estonteantes mas tráfego ilimitado (ou 500 GB/mês por exemplo) nem ver.

    • Goncalo says:

      Nos Tugas temos por norma queixarmo-nos de tudo e de todos, mas se olharmos para outros paises supostamente mais evoluidos e compararmos a nossa tecnologia com a deles, acabamos por verificar que afinal somos uns sortudos. Aqui na Irlanda as maquinas multibanco sao uma anedota, lentas, barulhentas, com um UI vergonhoso na maioria delas, nao dao para nada a nao ser levantar dinheiro. A net ja esta melhor, melhorou nos ultimos anos, mas mesmo assim o maximo que se consegue aqui sao 360Mbps, a rede movel, seja qual for o operador, uma anedota total, o 4G funciona muito mal mesmo no centro de Dublin, ha quebras de sinal, a velocidade oscila bastante, ja tentei 3 operadoras e o mesmo se passa com todas elas.

      • Joao 2348 says:

        Aqui em Portugal o problema dos multibancos é que são tão bons que os assaltantes passam a vida a explodir com eles… de tão bons que são (entenda-se: “seguros”. Algum cromo decidiu que era boa ideia reduzir a segurança dos cofres para caber mais dinheiro e o resultado é este: explosões de multibancos praticamente todas as semanas e por vezes várias vezes por semana).
        Quanto à Internet, não estou nos outros países, estou em Portugal, logo é em relação a Portugal que se faz os comentários, e a Vodafone, Meo e NOS (já para não falar nas virtuais) é tudo a mesma coisa… mesmo quando oferecem super-alta-velocidade, é com limites de tráfego ridículos… é como oferecer um Porche Cayenne com um depósito de 85 litros, mas só pode utilizar 15 litros durante um mês… pode ser um “carrão” mas com tão pouco combustível não vai poder utilizá-lo muito!

      • Portugal says:

        Curioso é que a Intel tenha investido à volta de 5 biliões de dólares na única fábrica correspondente à zona Europa em Leixlip, a oeste de Dublin. Como são uns amadores – logo, estes – não viram o que Portugal tem para oferecer . Há um survey de 16 de outubro de 2004 sobre a Irlanda muito interessante. O Título é ” The luck of the Irish”.

  13. Miguel says:

    Sinceramente não percebo, eu aderi à Vodafone 4G e disseram-me logo que a internet móvel tinha um limite de 15Gb, a fixa não tem. Nunca me esconderam nada. Assim como tenho um tarifário de 100Gb de limite. Foram sempre honestos desde o início. A Vodafone e a NOS tem a mesma política. Internet Móvel tem política de utilização responsável, internet fixa não tem limites. A NÓS tem internet fixa com a possibilidade de ter 3 moradas.

  14. user xpto says:

    Só que o suposto router espetacular novo deles conseguisse dar sinal dentro de casa com mais do que uma parede pelo meio já era bom… quero lá eu sabe do 5G com os plafonds de dados actuais!

  15. Joao 2348 says:

    O pessoal daqui tem que abrir um projecto no kickstarter para criar um operador em Portugal com velocidades de 100 Mbps /100 Mbps e tráfego verdadeiramente ilimitado. Os outros até poderiam “oferecer” 1000 Gbps/ 1000 Gbps… que com limites ridículos de 100 MB/ 150 MB/ 500 MB/ 1 GB/ 5 GB/ 15 GB/ 30 GB iriam continuar a ver os clientes à distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.