Vendas de smartphones continuam a cair, mas Samsung não perde domínio neste mercado
Não é novidade que o mercado dos smartphones está a diminuir e que todos os meses as vendas abrandam. Este é um comportamento que os analistas não esperavam e que está a manter-se por demasiado tempo. Os dados do terceiro trimestre de 2023 voltam a mostrar isso, com a Samsung a manter-se no topo das vendas.
Há vários meses que o mercado dos smartphones está com um comportamento errático. As vendas não param de diminuir e as principais marcas reduzem a sua participação no mercado. Este comportamento não é o previsto pelos analistas, que esperam que o cenário mude.
Os dados mais recentes da Counterpoint, referentes ao terceiro trimestre de 2023, voltam a confirmar este cenário negativo para este mercado. Nos últimos 3 meses, as vendas de smartphones caíram 8% em termos anuais. É o nono trimestre consecutivo a registar um declínio, mas cresceram 2% em termos trimestrais.
Os volumes diminuíram em termos homólogos, na maioria devido à recuperação mais lenta do que o esperado na procura dos consumidores. Mas o crescimento trimestral do mercado, especialmente o desempenho positivo em setembro, apesar de uma semana inteira a menos de vendas dos novos iPhones, é provavelmente um sinal de notícias positivas para o futuro.
A Samsung continuou a liderar o mercado global, capturando um quinto do total de vendas no terceiro trimestre. A nova geração de dobráveis recebeu uma resposta mista, com o Flip 5 a superar o seu equivalente em quase o dobro. No entanto, os modelos da série A da Samsung permaneceram líderes de mercado nas faixas de preço médio.
A Apple ficou em segundo lugar com uma participação de mercado de 16%, apesar da disponibilidade limitada da série iPhone 15, que foi bem recebida até agora. Espera-se que no último trimestre de 2023 as vendas da marca disparem e que permitam à Apple recuperar parte do mercado e das quedas que tem vindo a registar.
Xiaomi, OPPO e vivo completaram os cinco primeiros, com os três a registar quedas anuais. No terceiro trimestre, estas marcas trabalharam no sentido de fortalecer as suas posições em mercados-chave como a China e a Índia, ao mesmo tempo que continuaram a abrandar os esforços de expansão nos mercados externos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint
Neste artigo: samsung, smartphones, trimestre, vendas
Não perde nem perderá. A menos que lhe aconteça algo como o que aconteceu à Huawei. Aí sobe a Xiaomi logo para a liderança mundial de vendas de smartphones. Até ver…
“Há vários meses que o mercado dos smartphones está com um comportamento errático. As vendas não param de diminuir e as principais marcas reduzem a sua participação no mercado.” Para ser sincero não percebo esta. Então se TODA A GENTE sabia que este ano de 2023 iria ser complicadíssimo para a economia mundial(vidé os despedimentos em massa em empresas do setor tecnológico), porque raio se diz o contrário ?? E, muita atenção !!, que o ano de 2023 ainda não acabou. Ainda não acabou. Vocês pensam que a Black Friday e o Natal vão salvar isto ?? Desenganem-se completamente. Da maneira que isto anda a nível mundial… Não sei, não…
Mas há uma crise económica mundial (recessão), ou seja, o PIB/GDP é menor que no ano anterior? Houve um abrandamento do crescimento económico – mas continua a ser crescimento, como é o caso de Portugal que continua praticamente em pleno emprego. Há casos pontuais, como no caso da Alemanha em que é esperada uma ligeira recessão devido à quebra no consumo interno.
O despedimento nas tecnológicas ocorre por razões diversas – sendo certo que são noticiados os despedimentos e não as contratações. O que realmente conta é o número de empregados em 01/01/2023 e em 31/12/2023. E de toda a empresa, por exemplo, foram anunciados despedimentos significativos da Micro nos EUA – que está a fazer um investimento de milhares de milhões de dólares na Índia, com a consequente criação de emprego.
Tens anunciado 2023 como um ano catastrófico para a economia mundial – não é, embora não seja o melhor ano.
Aos preços que os fabricantes pesem por um telemóvel….mais caro que um laptop de gama alta…são loucos, o pessoal devia boicotar a compra de telefones.
Concordo ctg, 1000x o laptop.