Venda de smartphones com quebras de 20% no primeiro trimestre de 2020
Numa altura em que os números da COVID-19 dão sinais de algum abrandamento, é hora de fazer contas ao que aconteceu durante o período de confinamento. Esta crise, provocada pelo vírus SARS-COV-2, teve um impacto enorme na economia e nem o setor tecnológico, sempre muito forte, se salvou.
Segundo dados da Gartner, a venda global de smartphones teve uma quebra de 20% no primeiro trimestre de 2020.
O impacto negativo é geral e nem as marcas tecnológicas de referência se safaram. De acordo com o relatório da Gartner, no primeiro trimestre do ano, as vendas de smartphones caíram um quinto face ao período homólogo de 2019.
Como se pode ver pela tabela disponibilizada pela Gartner, a empresa que mais quebras teve na faturação foi a chinesa Huawei. As vendas de smartphones caíram para 42,5 milhões de unidades, uma quebra de 27,3% ano a ano. Mesmo assim, a chinesa mantem-se na segunda posição do top de marcas que mais smartphones vendem, com 14,2%.
Segue-se a Samsung com um recuo de 22,7% neste período. Na lista da Gartner nem a Apple conseguiu bons resultados neste trimestre, tendo as vendas recuado 8,2%.
O destaque positivo vai mesmo para a Xiaomi, que apesar de ser uma empresa chinesa (origem do vírus), conseguiu crescer ligeiramente nos primeiros três meses do ano. As fortes vendas de dispositivos Redmi nos mercados internacionais e o foco agressivo no canal on-line levaram a Xiaomi a obter vendas melhores que o esperado.
As vendas de smartphones da Oppo caíram também 19,1% no primeiro trimestre de 2020. A distribuição off-line da Oppo, que é um dos seus pontos fortes, foi afetada pelo fcato de o trabalho em casa obrigar consumidores e empresas a comprar produtos on-line.
Embora as vendas de smartphones da Samsung tenham caído 22,7% no primeiro trimestre de 2020, a empresa ainda se mantém no primeiro lugar, com 18,5% de participação de mercado.
De acordo com os analistas, tendo o foco do surto acontecido na China, mais concretamente na cidade de Wuhan, tal afetou negativamente o mercado da produção de smartphones.
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Isto é tudo mais ou menos, cada agência de estudos de mercado dá números diferentes, às vezes com diferenças significativas.
Só para se, ter um a ideia, nos total a Canalys diz que se venderam 272,5 milhões (menos 26,6 milhões do que a Gartner, no post), uma redução de 13,0% (em vez de 20,2%) em relação ao ano anterior..
https://pplware.sapo.pt/informacao/covid-19-provoca-quebra-nas-vendas-mundiais-de-smartphones-de-13/
Em smartphones, ainda vá que não vá. Em smartwatchs (e nos tablets, mas já se deixaram disso) é uma catástrofe.