PplWare Mobile

Mudanças nos smartphones? iOS está a crescer no final do ano e Android perde o seu espaço

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ana Rita says:

    Mas o que o gráfico mostra é outra realidade… do Q4 2021 para Q4 2022 o android ganhou quota comparando os mesmos periodos sasonais, portanto face ao ano passado o Android esta a ganhar utilizadores ou estarei enganada pplware? Dado que as estatisticas fazem se em comparacao anual ou mesmo periodo em relacao ao ano anterior.

  2. David Guerreiro says:

    É sinal que há mais pessoas a terem dinheiro para pagar um iPhone, é bom sinal.

  3. Anonimous says:

    A culpa é da minha namorada, que em 3 meses comprou 3 iphones LOL

  4. JCS says:

    Não há muito tempo Android detinha no mercado Global 88% para 12% do iOS pelo que este sistema terá muito que crescer para fazer cócegas sequer ao Android.

    Destaca-se no Android a sua brutal capacidade de personalização e adaptabilidade sendo usada em praticamente todos os equipamentos e marcas.

    • Vítor M. says:

      Sim, o mercado Android é muito maior que o mercado iOS no seu conjunto. Mas isso é o reflexo da oferta, quer em quantidade, quer em baixo preço. O que é perfeitamente normal. Mais telefones, numa diferença “praí” de 100 para 1 e grande parte deles abaixo dos 350 euros (valor onde a Apple não opera). Dito isto, a Apple detém sim o maior mercado em termos de smartphones Premium, onde as margens são maiores e onde se recolhe o chamado mercado fiel (o mesmo que tenta fazer a Google com o Píxel e a Samsung com os Galaxy S).

      Também é verdade que a Apple tem ainda 2 outros mercados muito interessantes e que estão a fazer crescer a marca em termos de serviços e venda de outros dispositivos, refiro-me ao mercado dos usados e recondicionados. Não entram nestas contas mas entram nas contas das vendas dos AirPods, Apple Watch, AirTags, e muitos outros acessórios disponíveis. Razão pela qual a rede Encontrar é gigante e o serviço Apple Pay é líder.

      O mercado Android é brutal, além do que dizes, da capacidade de personalização (que não é o trunfo de venda, isso é para menos de meio por cento dos utilizadores) também existe a capacidade de oferta para todos os segmentos de mercado, principalmente os segmentos de baixo custo, o que potencia em muito os serviços da Google, principalmente os da Google. O que é interessante, sem dúvida. Contudo, gera um conflito de interesses entre a oferta da Google, da Samsung e de outras marcas que querem ter as suas apps, a sua loja de apps e as suas ferramentas. E isso aumenta a fragmentação e a dispersão.

      Nunca iremos ver o iOS a ter o mesmo mercado do Android. O que é bom. Pena não existir um terceiros sistema operativo no intermédio entre os dois, daria ainda mais escolha ao consumidor.

  5. PPT says:

    Na realidade o IOS não cresceu, até pelo contrário, face ao período homologo (4Q2021 e 4Q2022), o IOS decresceu e o Android subiu.
    Dizer também, nesta noticia, que o IOS está com uma cota perto do 1/3, não reflete o que o gráfico demonstra. Na realidade está mais perto do 1/4 de cota do que de 1/3.
    Cumprimentos

    • Vítor M. says:

      Não é verdade. Perante o gráfico, face a 2009, a quota cresceu significativamente. Ao passo que o Android caiu. Sobre a quota, sendo um crescimento perto já dos 30%, e como diz no texto, a Apple estará a bater em breve nos 30% de quota de mercado. E faz sentido, à medida que outras marcas estão a mirrar devido a conflitos geopolíticos. Estás a ver o copo meio-vazio, mas pelas tendências, tens de o ver meio-cheio 😉

  6. JCS says:

    Lembro que este post é do sistema operativo Android vs iOS pelo que o facto da Apple ter maiores vendas nos smartphones Premium já todos sabemos e estamos a perder o foco a que este post se refere.

    Quanto a não haver mais sistemas operativos existem (o da huawei e em tempos o da Microsoft ) mas realmente não têm expressão e sim concordo contigo seria bom para nós utilizadores haver 1 terceiro sistema operativo forte no mercado. A concorrência é sempre boa.

    Quanto á grande capacidade de personalização do Android é sim um ponto importante embora grande parte dos utilizadores só se aperceba disso quando muda para o iOS ficando limitado nessa mesma personalização.

    • JCS says:

      Resposta a Vitor M.

    • Vítor M. says:

      Não estamos a perder o foco, até porque a quantidade dos sistemas operativos medem-se pelo número de dispositivos. e como expliquei, se o Android é fortíssimo no mainstream, o iOS é nos premium (com relevância no mercado dos usados e recondicionados).

      Este gap entre o Android e o iOS acontece porque há apenas dois sistemas operativos. Um com dezenas de marcas e centenas de dispositivos a cada ano (principalmente no segmento de entrada de gama) e o outro com somente dispositivos premium. Não esquecer que nos números do Android estão os tablets e as box Android (ao passo que o iPadOS e tvOS são um campeonato à parte, apesar de não ter grande relevância em percentagem adicional ao iOS).

      Sobre a grande capacidade de personalização, cada vez mais é uma falsa questão. 95% dos utilizadores Android nem lhe mexe, são utilizadores do sistema básico que não ligam para a capacidade de personalização.

      Usam os mesmos widgets que aparecem no iniciar e os mesmos ícones, cores, toques e afins. Não tem qualquer expressão. Digamos que quem tira proveito disso é uma franja de menos de 5% dos utilizadores e mesmo assim é gimmick… como também o iOS tem algumas coisas gimmick.

      Quando um utilizador vai do Android para iOS, adapta-se, pois não pode pensar da mesma forma, o ecossistema Apple é muito mais rico, tem o que tem o Android mas tudo o que tem o ecossistema Apple, como, por exemplo, ter o Apple Pay, o Google Maps o Mapas da Apple, e um look& feel mais agradável, como interfaces mais requintadas e transversais aos vários dispositivos.

      Volto a referir que o crescimento do iOS se deve aos utilizadores que passam do Android para o iOS e ao crescimento nos recondicionados que têm expressão graças aos equipamentos Apple.

      Dentro do mundo Android, os Samsung e Xiaomi são os produtos que mais atraem os utilizadores que querem algo que não pare no tempo esse não parar no tempo é muito por força do que a Apple faz desde sempre nos seus equipamentos. O que é bom, porque, como disseste, a concorrência é salutar para o consumidor. Que o Android traga mais coisas boas 😉 a Google que as traga para o iOS 😉

      • JCS says:

        @VitorM – O Mundo não gira á volta da Apple. Todos os teus comentários são extremamente imparciais.

        dizer que “…os Samsung e Xiaomi são os produtos que mais atraem os utilizadores que querem algo que não pare no tempo esse não parar no tempo é muito por força do que a Apple faz desde sempre nos seus equipamentos.”

        Foste um pouco além básicamente disses-te que a Samsung e a Xiaomi evoluem por causa da Apple o que não é verdade felizmente, atualmente das três a que têm evoluído menos na minha opinião até é a Apple, agora a que têm mais lucro sem dúvida que é a Apple e as poucas novidades que vai trazendo para o mercado são pensadas ao milímetro para aumentar esse mesmo lucro, até um dia… 😉

        • Vítor M. says:

          Não, estás enganado. Eu não disse que o mundo gira em torno da Apple, mas é uma realidade que, em muitas áreas, se a Apple não fizer, as coisas não evoluem. Olha um exemplo, aquele picar da Samsung à Apple por causa dos dobráveis. Lembras-te seguramente disso 😉 Não podes atropelar os factos (e já no passado foi a mesma coisa, lembras-te que a Apple acabou com a porta jack 3.5 mm e a Samsung depois foi atrás fazer o mesmo? Lembras-te que a Apple acabou com os carregadores nas caixas e a Samsung foi atrás fazer o mesmo? Lembras-te que a Apple acabou com os auscultadores na caixa e a Samsung foi atrás fazer o mesmo? É normal, o líder do segmento tem sempre esse ónus.

          Claro que ao contrário também existem exemplos e ainda bem.

          Quanto à evolução do software, sim tens de te lembrar que a Apple sempre atualizou os seus equipamentos mais antigos, coisa que até há bem pouco tempo no mercado Android quase ninguém queria saber disso 😉 Mas ainda bem que as marcas estão a ficar mais expeditas a lançar atualizações. E sim, o modelo que a Samsung está a seguir, por exemplo, é o que a Apple usa. O que é bom, atenção. Não é verdade?

          No passado e já bem enterrado, está uma cópia de um iPhone, aliás, isso foi motivo de uma guerra na justiça que levou à condenação da Samsung. No caso da Xiaomi, sabes de certeza que era chamada de a Apple asiática 😉 sabes isso de certeza!!! Não sou eu que digo, estes são dois factos. Sabes que é verdade.

          A Apple não evolui? Como assim? Atualmente é a que mais evolui. Basta ver que detém os serviços mais populares no caso dos pagamentos, como o Apple Pay, tem o Apple Music (ao passo que no Android nenhuma marca tem algo deste calibre), tem o CarPlay que é substancialmente mais evoluído que o Android Auto, tem Apple TV+, tem uma plataforma de Saúde muito mais evoluída que os seus concorrentes, um iPhone que detém dos melhores ecrãs do mercado (uma cooperação com a Samsung, a maior fabricante de ecrãs do mundo, com tecnologia Apple por cima), tem o SoC mais poderoso do mercado e tem uma das melhores autonomias do mercado premium. Não é verdade? Não tem melhores câmaras que os topo de gama da Samsung, mas o conjunto entre tecnologias de fotografia e vídeo, é o melhor equipamento.
          Mas há mais, o sistema de ligação por satélite para SOS Emergência é só por si uma enorme evolução que os outros não têm. Não concordas?

          Então e ao nível do design, não é dos smartphones mais elegantes?

          No que toca à sua Rede Encontrar, não é a que tem o melhor sistema de deteção de objetos e dispositivos do mundo? Até com o iPhone desligado ele fica detetável no Find My. Não concordas?

          E o suporte para o Apple Watch? Não é o melhor sistema que existe?

          O Android não deixa de ser o maior e mais popular sistema operativo do mundo, mas daí até ser melhor que o iOS, vai uma enorme diferença. Não em termos de funcionalidades, mas em termos de experiência de utilização proporcionada aos seus utilizadores, que deixa muito a desejar devido à enormidade de marcas, de modelos (não é culpa da Google, numa primeira abordagem), e sem falar na fragmentação. Claro, como aceita instalações de lojas de terceiros é também muito mais inseguro, com muito mais malware, mas isso tem a ver com as permissões que a Google quer dar para lojas chinesas poderem “vender” e fabricar apps para os chineses instalares nos dispositivos Android na China, onde não há Google. Normal que assim seja.

          Repara, são factos, não estou a inventar 😉

          Abraço.

  7. V.T. says:

    O titulo da notícia parece mais um desejo do que o que se passa na realidade… Até meio da notícia dão a sensação de o iOS estar prestes a bater o pé ao Android, na segunda metade esse desejo acaba por se desvanecer e a comparação acaba por ser ridícula, tal a diferença de mercado entre um “SO” e outro.

    O iOS cada vez mais está a ir no caminho do Android, pois agora até já se fala numa maior abertura por parte da Apple na AppStore. A pouco e pouco eles vão lá!

    • Vítor M. says:

      Bem pelo contrário 😉 é mais o Android a ir ao encontro do iOS. Por exemplo, esta última funcionalidade: https://bit.ly/3PBYEdm apesar de ser uma coisa boa mais marcas terem este tipo de tecnologias, mas novamente foi a Apple a dar o pontapé de partida.

      Além disso, em termos de ecossistema, nota-se as marcas Android e bem, a tentar ter um ecossistema como tem a Apple. Prova disso são as lojas paralelas que as marcas sobrepõem à loja nativa do Android.

      Sobre o crescimento da Apple no mundo, isso tem um reflexo claro logo nas vendas da empresas, com o Apple Watch a reforçar a sua liderança e os AirPods igualmente a captar a maior fatia de mercado. Voltamos à questão dos mercados dos usados e recondicionados, que traz à Apple um potencial constante de mais utilizadores.

      Sobre a abertura da App Store, apenas por força das leis dos reguladores, mas mesmo assim é a Apple que desenha como serão feitas essas compras. E relembro que a App Store vale o dobro da receita da Play Store 😉 isso é revelador da qualidade. 😀 😀

      • V.T. says:

        Vale o dobro porque é tudo pago. Só cai quem quer!

        Realmente o widgets também foi o Android que copiou, já nem falo no facto da Apple deitar literalmente os “seus” ecrãs para o lixo e comprarem a peso de ouro os melhor ecrãs do mercado, ou seja, aqueles que a Samsung fabrica! Já percebi a tua azia à Samsung… 😉

        • Vítor M. says:

          A Apple deitar ecrãs ao lixo? Nada disso, tu não percebes nada do assunto. A Apple é o maior cliente da Samsung, nunca te esqueças disso. E a Apple especifica o que quer que a Samsung fabrique, por isso é que os ecrãs do iPhone são dos melhores que há no mercado. A boa tecnologia da Samsung com a melhor engenharia Apple. 🙂

          Eu não tenho azia da Samsung, porque é o meu segundo equipamento (gosto muto do meu Samsung, aliás, todos os Samsung que saem no mercado, eu uso, como deves imaginar 😉 ), já tu… iPhone, o tal X que disseste um dia que tinhas 😀 o tal assunto do mais fácil apanhar que um coxo 😀 😀

  8. Almirgt says:

    Saldade qdo tinha o Windows phone…

  9. CSJ says:

    Parece que estamos a comparar coisa que não são comparaveis, o IOS só uma marca usa o Android é usado por centenas de marcas, claro que sempre haverá mais android que IOS, mas por esta razão.

  10. Tiriri says:

    Enquanto um Iphone for mais caro que um Carro, não tem hipótese!
    Porque a maioria das pessoas não tem 900 euros para dar por um telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.