Mudanças nos smartphones? iOS está a crescer no final do ano e Android perde o seu espaço
Ao longo dos anos tem sido claro o domínio do Android sobre o iOS. Falamos de dados de utilização e que a cada ano são aumentados, sempre com mais utilizadores a usar estes sistemas nos seus smartphones.
Agora, com dados mais recentes, fica claro que o iOS mudou a sua tendência e está a crescer no final de 2022. Já o Android, em oposição, acabou por perder parte do seu mercado e dos seus utilizadores.
iOS está a ganhar espaço no mercado
Os dados são da StockApps e mostram que há uma ligeira mudança no mercado dos smartphones, em especial nos sistemas operativos. Continua a ser um espaço onde apenas o Android e o iOS têm expressão, sendo por isso usado na maioria das propostas.
Esta informação agora revelada mostra que no final de 2022 há uma ligeira mudança no que toca à diferença de utilização destes sistemas. A Apple e o iOS parece estar a crescer e a ganhar novos utilizadores em todas as áreas.
Com os novos valores que foram apresentados, o iOS garante já ser responsável por quase 1/3 dos utilizadores. Os analistas associam esta mudança à simplicidade de utilização deste sistema e aos equipamentos que a Apple tem no mercado.
Android é ainda o sistema mais usado
Ainda assim e a uma distância muito grande do iOS, temos o Android e todas as suas propostas. Este sistema da Google controla o mercado e está na grande maioria dos smartphones que podem ser encontrados em qualquer local.
Este domínio deve-se à natura aberta do Android e forma simples como qualquer fabricante o pode usar nos seus smartphones. Há também a sua modularidade e a possibilidade de ser personalizado de forma completa e muito simples por qualquer utilizador.
Estamos ainda muito longe de ver o iOS atingir uma posição que possa incomodar ou intimidar o Android, dada a diferença. Ainda assim, este crescimento agora registado mostra que o sistema da Apple e os seus smartphones está a ser cada vez mais uma proposta interessante para os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Mas o que o gráfico mostra é outra realidade… do Q4 2021 para Q4 2022 o android ganhou quota comparando os mesmos periodos sasonais, portanto face ao ano passado o Android esta a ganhar utilizadores ou estarei enganada pplware? Dado que as estatisticas fazem se em comparacao anual ou mesmo periodo em relacao ao ano anterior.
+1
Mas uma reta de regressão linear desde o início do gráfico mostra claramente a tendência nos últimos 3 anos.
Uma reta linear mostra claramente a tendencia de domínio absoluto nos últimos 5, 10, 20 anos.
É sinal que há mais pessoas a terem dinheiro para pagar um iPhone, é bom sinal.
É sinal de que cada vez mais pessoas contraem créditos a 12\24 meses para comprar Iphones, é isto que querias dizer…
A culpa é da minha namorada, que em 3 meses comprou 3 iphones LOL
Não há muito tempo Android detinha no mercado Global 88% para 12% do iOS pelo que este sistema terá muito que crescer para fazer cócegas sequer ao Android.
Destaca-se no Android a sua brutal capacidade de personalização e adaptabilidade sendo usada em praticamente todos os equipamentos e marcas.
Sim, o mercado Android é muito maior que o mercado iOS no seu conjunto. Mas isso é o reflexo da oferta, quer em quantidade, quer em baixo preço. O que é perfeitamente normal. Mais telefones, numa diferença “praí” de 100 para 1 e grande parte deles abaixo dos 350 euros (valor onde a Apple não opera). Dito isto, a Apple detém sim o maior mercado em termos de smartphones Premium, onde as margens são maiores e onde se recolhe o chamado mercado fiel (o mesmo que tenta fazer a Google com o Píxel e a Samsung com os Galaxy S).
Também é verdade que a Apple tem ainda 2 outros mercados muito interessantes e que estão a fazer crescer a marca em termos de serviços e venda de outros dispositivos, refiro-me ao mercado dos usados e recondicionados. Não entram nestas contas mas entram nas contas das vendas dos AirPods, Apple Watch, AirTags, e muitos outros acessórios disponíveis. Razão pela qual a rede Encontrar é gigante e o serviço Apple Pay é líder.
O mercado Android é brutal, além do que dizes, da capacidade de personalização (que não é o trunfo de venda, isso é para menos de meio por cento dos utilizadores) também existe a capacidade de oferta para todos os segmentos de mercado, principalmente os segmentos de baixo custo, o que potencia em muito os serviços da Google, principalmente os da Google. O que é interessante, sem dúvida. Contudo, gera um conflito de interesses entre a oferta da Google, da Samsung e de outras marcas que querem ter as suas apps, a sua loja de apps e as suas ferramentas. E isso aumenta a fragmentação e a dispersão.
Nunca iremos ver o iOS a ter o mesmo mercado do Android. O que é bom. Pena não existir um terceiros sistema operativo no intermédio entre os dois, daria ainda mais escolha ao consumidor.
Sim, do tipo Windows Phone que tantas saudades tenho… isso sim, era um SO.
Sem dúvida que tinha muito potencial sim.
Na realidade o IOS não cresceu, até pelo contrário, face ao período homologo (4Q2021 e 4Q2022), o IOS decresceu e o Android subiu.
Dizer também, nesta noticia, que o IOS está com uma cota perto do 1/3, não reflete o que o gráfico demonstra. Na realidade está mais perto do 1/4 de cota do que de 1/3.
Cumprimentos
Não é verdade. Perante o gráfico, face a 2009, a quota cresceu significativamente. Ao passo que o Android caiu. Sobre a quota, sendo um crescimento perto já dos 30%, e como diz no texto, a Apple estará a bater em breve nos 30% de quota de mercado. E faz sentido, à medida que outras marcas estão a mirrar devido a conflitos geopolíticos. Estás a ver o copo meio-vazio, mas pelas tendências, tens de o ver meio-cheio 😉
Nããã, está ali nos 28% e que eu saiba 28 é mais proximo de 25 do que 33,333333
Isso é o copo meio-vazio 😉 pois o sentido é para os 33%
Lembro que este post é do sistema operativo Android vs iOS pelo que o facto da Apple ter maiores vendas nos smartphones Premium já todos sabemos e estamos a perder o foco a que este post se refere.
Quanto a não haver mais sistemas operativos existem (o da huawei e em tempos o da Microsoft ) mas realmente não têm expressão e sim concordo contigo seria bom para nós utilizadores haver 1 terceiro sistema operativo forte no mercado. A concorrência é sempre boa.
Quanto á grande capacidade de personalização do Android é sim um ponto importante embora grande parte dos utilizadores só se aperceba disso quando muda para o iOS ficando limitado nessa mesma personalização.
Resposta a Vitor M.
Não estamos a perder o foco, até porque a quantidade dos sistemas operativos medem-se pelo número de dispositivos. e como expliquei, se o Android é fortíssimo no mainstream, o iOS é nos premium (com relevância no mercado dos usados e recondicionados).
Este gap entre o Android e o iOS acontece porque há apenas dois sistemas operativos. Um com dezenas de marcas e centenas de dispositivos a cada ano (principalmente no segmento de entrada de gama) e o outro com somente dispositivos premium. Não esquecer que nos números do Android estão os tablets e as box Android (ao passo que o iPadOS e tvOS são um campeonato à parte, apesar de não ter grande relevância em percentagem adicional ao iOS).
Sobre a grande capacidade de personalização, cada vez mais é uma falsa questão. 95% dos utilizadores Android nem lhe mexe, são utilizadores do sistema básico que não ligam para a capacidade de personalização.
Usam os mesmos widgets que aparecem no iniciar e os mesmos ícones, cores, toques e afins. Não tem qualquer expressão. Digamos que quem tira proveito disso é uma franja de menos de 5% dos utilizadores e mesmo assim é gimmick… como também o iOS tem algumas coisas gimmick.
Quando um utilizador vai do Android para iOS, adapta-se, pois não pode pensar da mesma forma, o ecossistema Apple é muito mais rico, tem o que tem o Android mas tudo o que tem o ecossistema Apple, como, por exemplo, ter o Apple Pay, o Google Maps o Mapas da Apple, e um look& feel mais agradável, como interfaces mais requintadas e transversais aos vários dispositivos.
Volto a referir que o crescimento do iOS se deve aos utilizadores que passam do Android para o iOS e ao crescimento nos recondicionados que têm expressão graças aos equipamentos Apple.
Dentro do mundo Android, os Samsung e Xiaomi são os produtos que mais atraem os utilizadores que querem algo que não pare no tempo esse não parar no tempo é muito por força do que a Apple faz desde sempre nos seus equipamentos. O que é bom, porque, como disseste, a concorrência é salutar para o consumidor. Que o Android traga mais coisas boas 😉 a Google que as traga para o iOS 😉
@VitorM – O Mundo não gira á volta da Apple. Todos os teus comentários são extremamente imparciais.
dizer que “…os Samsung e Xiaomi são os produtos que mais atraem os utilizadores que querem algo que não pare no tempo esse não parar no tempo é muito por força do que a Apple faz desde sempre nos seus equipamentos.”
Foste um pouco além básicamente disses-te que a Samsung e a Xiaomi evoluem por causa da Apple o que não é verdade felizmente, atualmente das três a que têm evoluído menos na minha opinião até é a Apple, agora a que têm mais lucro sem dúvida que é a Apple e as poucas novidades que vai trazendo para o mercado são pensadas ao milímetro para aumentar esse mesmo lucro, até um dia… 😉
Não, estás enganado. Eu não disse que o mundo gira em torno da Apple, mas é uma realidade que, em muitas áreas, se a Apple não fizer, as coisas não evoluem. Olha um exemplo, aquele picar da Samsung à Apple por causa dos dobráveis. Lembras-te seguramente disso 😉 Não podes atropelar os factos (e já no passado foi a mesma coisa, lembras-te que a Apple acabou com a porta jack 3.5 mm e a Samsung depois foi atrás fazer o mesmo? Lembras-te que a Apple acabou com os carregadores nas caixas e a Samsung foi atrás fazer o mesmo? Lembras-te que a Apple acabou com os auscultadores na caixa e a Samsung foi atrás fazer o mesmo? É normal, o líder do segmento tem sempre esse ónus.
Claro que ao contrário também existem exemplos e ainda bem.
Quanto à evolução do software, sim tens de te lembrar que a Apple sempre atualizou os seus equipamentos mais antigos, coisa que até há bem pouco tempo no mercado Android quase ninguém queria saber disso 😉 Mas ainda bem que as marcas estão a ficar mais expeditas a lançar atualizações. E sim, o modelo que a Samsung está a seguir, por exemplo, é o que a Apple usa. O que é bom, atenção. Não é verdade?
No passado e já bem enterrado, está uma cópia de um iPhone, aliás, isso foi motivo de uma guerra na justiça que levou à condenação da Samsung. No caso da Xiaomi, sabes de certeza que era chamada de a Apple asiática 😉 sabes isso de certeza!!! Não sou eu que digo, estes são dois factos. Sabes que é verdade.
A Apple não evolui? Como assim? Atualmente é a que mais evolui. Basta ver que detém os serviços mais populares no caso dos pagamentos, como o Apple Pay, tem o Apple Music (ao passo que no Android nenhuma marca tem algo deste calibre), tem o CarPlay que é substancialmente mais evoluído que o Android Auto, tem Apple TV+, tem uma plataforma de Saúde muito mais evoluída que os seus concorrentes, um iPhone que detém dos melhores ecrãs do mercado (uma cooperação com a Samsung, a maior fabricante de ecrãs do mundo, com tecnologia Apple por cima), tem o SoC mais poderoso do mercado e tem uma das melhores autonomias do mercado premium. Não é verdade? Não tem melhores câmaras que os topo de gama da Samsung, mas o conjunto entre tecnologias de fotografia e vídeo, é o melhor equipamento.
Mas há mais, o sistema de ligação por satélite para SOS Emergência é só por si uma enorme evolução que os outros não têm. Não concordas?
Então e ao nível do design, não é dos smartphones mais elegantes?
No que toca à sua Rede Encontrar, não é a que tem o melhor sistema de deteção de objetos e dispositivos do mundo? Até com o iPhone desligado ele fica detetável no Find My. Não concordas?
E o suporte para o Apple Watch? Não é o melhor sistema que existe?
O Android não deixa de ser o maior e mais popular sistema operativo do mundo, mas daí até ser melhor que o iOS, vai uma enorme diferença. Não em termos de funcionalidades, mas em termos de experiência de utilização proporcionada aos seus utilizadores, que deixa muito a desejar devido à enormidade de marcas, de modelos (não é culpa da Google, numa primeira abordagem), e sem falar na fragmentação. Claro, como aceita instalações de lojas de terceiros é também muito mais inseguro, com muito mais malware, mas isso tem a ver com as permissões que a Google quer dar para lojas chinesas poderem “vender” e fabricar apps para os chineses instalares nos dispositivos Android na China, onde não há Google. Normal que assim seja.
Repara, são factos, não estou a inventar 😉
Abraço.
O titulo da notícia parece mais um desejo do que o que se passa na realidade… Até meio da notícia dão a sensação de o iOS estar prestes a bater o pé ao Android, na segunda metade esse desejo acaba por se desvanecer e a comparação acaba por ser ridícula, tal a diferença de mercado entre um “SO” e outro.
O iOS cada vez mais está a ir no caminho do Android, pois agora até já se fala numa maior abertura por parte da Apple na AppStore. A pouco e pouco eles vão lá!
Bem pelo contrário 😉 é mais o Android a ir ao encontro do iOS. Por exemplo, esta última funcionalidade: https://bit.ly/3PBYEdm apesar de ser uma coisa boa mais marcas terem este tipo de tecnologias, mas novamente foi a Apple a dar o pontapé de partida.
Além disso, em termos de ecossistema, nota-se as marcas Android e bem, a tentar ter um ecossistema como tem a Apple. Prova disso são as lojas paralelas que as marcas sobrepõem à loja nativa do Android.
Sobre o crescimento da Apple no mundo, isso tem um reflexo claro logo nas vendas da empresas, com o Apple Watch a reforçar a sua liderança e os AirPods igualmente a captar a maior fatia de mercado. Voltamos à questão dos mercados dos usados e recondicionados, que traz à Apple um potencial constante de mais utilizadores.
Sobre a abertura da App Store, apenas por força das leis dos reguladores, mas mesmo assim é a Apple que desenha como serão feitas essas compras. E relembro que a App Store vale o dobro da receita da Play Store 😉 isso é revelador da qualidade. 😀 😀
Vale o dobro porque é tudo pago. Só cai quem quer!
Realmente o widgets também foi o Android que copiou, já nem falo no facto da Apple deitar literalmente os “seus” ecrãs para o lixo e comprarem a peso de ouro os melhor ecrãs do mercado, ou seja, aqueles que a Samsung fabrica! Já percebi a tua azia à Samsung… 😉
A Apple deitar ecrãs ao lixo? Nada disso, tu não percebes nada do assunto. A Apple é o maior cliente da Samsung, nunca te esqueças disso. E a Apple especifica o que quer que a Samsung fabrique, por isso é que os ecrãs do iPhone são dos melhores que há no mercado. A boa tecnologia da Samsung com a melhor engenharia Apple. 🙂
Eu não tenho azia da Samsung, porque é o meu segundo equipamento (gosto muto do meu Samsung, aliás, todos os Samsung que saem no mercado, eu uso, como deves imaginar 😉 ), já tu… iPhone, o tal X que disseste um dia que tinhas 😀 o tal assunto do mais fácil apanhar que um coxo 😀 😀
Saldade qdo tinha o Windows phone…
+1
Olha, nem mais! Já espero ansioso o Windows phone 11! Até já adquiri um Lumia antigo para “mudar de ares”.
Parece que estamos a comparar coisa que não são comparaveis, o IOS só uma marca usa o Android é usado por centenas de marcas, claro que sempre haverá mais android que IOS, mas por esta razão.
Claramente. Se alguma vez chegarem perto… é o fim do Android.
Enquanto um Iphone for mais caro que um Carro, não tem hipótese!
Porque a maioria das pessoas não tem 900 euros para dar por um telefone.