TE.M.S – Tempos de espera nos hospitais no seu smartphone
No passado dia 1 de Fevereiro foi inaugurado o novo Portal da Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que visa oferecer os melhores serviços aos cidadãos a nível dos hospitais e centros hospitalares portugueses.
Das muitas funcionalidades disponibilizadas, este novo serviço destaca-se por informar os utentes sobre os tempos de espera em hospitais. Mas, para quem não pretende aceder ao portal, pode sempre ter uma app com essa informação. Conheça a TE.M.S.
A app TE.M.S permite consultar o tempo médio de espera nas instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. O utilizador pode consultar, por instituição, o tempo médio de atendimento nas urgências. Através da escala de Manchester, o tempo médio de espera é apresentado por grau de prioridade: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
Os dados, periodicamente actualizados, são da responsabilidade de cada instituição hospitalar. A lista de instituições pode surgir por ordem de proximidade ou por localização no mapa.
A aplicação permite ainda obter mais dados sobre a instituição hospitalar, como morada, contactos telefónicos e localização geográfica, através da utilização do GPS do dispositivo móvel.
Esta aplicação está disponível gratuitamente para iOS, Android e até Windows Phone. Apesar de ainda não ter informação de todos os hospitais português, este é sem dúvida um serviço que fazia falta.
Download
Este artigo tem mais de um ano
E até Windows Phone?!
ja estou utilizar pena muitos hospitais nao ainda estarem a fornecer os dados , basta saber se bom algum dia fornecer …..
Parabéns a empresa que desenvolveu as apps e não se ter esquecido de Windows Phone !
A ideia até é boa mas a interface peca. Especialmente em:
a) não se ajusta ao ecrã, tendo mais informação para lá da janela de visualização.
b) o mapa é um pesadelo para navegar. Não se entende porque numa app para touch screens se use ainda botões de navegação como o método primário de navegação. Os gestos de toque seriam muito mais intuitivos e simples/rápidos.
Que aberrante a informação obtida.
Consultei agora um hospital e a informação é das 00h05m.
Para que serve isto???
O artigo destaca:
“Os dados, periodicamente actualizados, são da responsabilidade de cada instituição hospitalar.”
A informação da hora refere-se ao tempo em que os dados foram actualizados. Aparece “Tempos actualizados há 00 dias e 00h05m”. Ou seja, os dados foram actualizados há 5 minutos.
Não é das 00h05m. O que quer dizer é que a informação foi actualizada à 5minutos (neste caso).
O problema é o input da informação nos hospitais.. Os diretores de informação devem estar com uma azia porque as asneiras que andaram a fazer nos ultimos anos agora está a vir ao de cima com esta aplicação…
Diretores de Informação?! Especifica lá isso sff? Eu que trabalho nos Serviço de Informática de um Centro Hospitalar gostaria de perceber em que medida isso afeta os diretores de informação? ou sequer que posição é essa?!
Acho que já especifiquei no comentário anterior..
“…e até Windows Phone”!
É alguma admiração qua as entidades oficiais respeitem a Constituição da República Portuguesa, tratando todos os cidadãos da mesma forma?
Não é propriamente admiração, neste caso é de louvar que tenham criado também para Windows Phone
Até parece que o Windows Phone não tem apps… mas pronto.
Não é questão de ter ou não ter apps, quantas vezes não se vê publicidade por ai “saque já a nossa aplicação e fique blá blá blá” depois quando vais a ver as aplicações são para iOS e Android, Windows Phone fica a chuchar no dedo.
Portanto é mesmo de louvar que se tenham dado ao trabalho de criar uma aplicação também para Windows Phone.
Dar ao trabalho?
Há apps que tenho no Windows Phone e não tenho no Android mas tenho no iOS. Outras apps tenho para Windows Phone e não tenho para iOS mas tenho para Android…
Não bebas água não.
Neste caso o estado tem tido um comportamento exemplar, as app Portal da Saúde e Mapa do Cidadão também existem para Windows Phone, não há nada a louvar, é uma obrigação do estado, a igualdade de acesso dos cidadãos, ou há para todos ou não há para nenhum.
Nada ha a louvar.
Nem li o artigo, cliquei nele já a pensar “pois…. android e iOS” quando vi Windows Phone pensei “wow, windows phone?!?!”
Portanto…
Se quiseres um exemplo de inteligência, o LIDL tem app para Windows Phone e, ao contrário do Estado Português, não tem a obrigação de garantir igual acesso a todos os cidadãos.
A questão é que, quanto mais abrangente for a sua ação, mais clientes e mais lucros…
Agora o Estado está obrigado pela Constituição da República Portuguesa a garantir igual acesso a todos os cidadãos.
Portanto, nada a louvar, limitaram-se a cumprir a sua obrigação. Não tenho que agradecer ao Estado do meu Pais por não ser discriminado.
+1
claro que dão os parabéns a empresa por terem criado app para windows mobile. se não os fãs do windows mobile andavam sempre a chatear os desenvolvedores
Se não falas as coisas não mudam, portanto se queres que algo mude, reclama!
Muito fraca … nem 50% dos hospitais estão a dar !
a bela moda tuga de reinventar o que já foi inventado! em vez de andarem a chorar se dá pró vosso tlm ou não, vão ao site e pronto, custa muito? pra quê andar a instalar tralha quando têm acesso simplificado pela net? mania de complicar…
Já foram criadas tantas boas ideias e estruturas… mas é pena que grande parte delas por fim só servem para dizer que existem. Na teoria tudo funciona quando perguntam (um político), mas a realidade muitas vezes mostra o contrário.
Neste caso concreto deviam ter obrigado as entidades hospitalares a disponibilizar e introduzir as respetivas informações para o efeito positivo da própria estrutura…
A Pior App que já vi.
Não tem Hospitais (e dos que tem quase nenhum disponibiliza tempo de espera….) App miserável…. voltarei a ela daqui a 10 anos a ver se há novidades 🙁
Mas a culpa é da app o do feed de info?
Não percebo o objectivo desta app. Eu se preciso de ir ao hospital, não vou deixar de ir só porque o tempo de espera é elevado.
Das vezes que entrei em urgências sempre tive pulseira amarela ou mais grave, por isso o tempo de espera nunca me foi muito grande, mas eu também não sou daqueles que dá 1 espirro e já está a correr para as urgências , há médicos de família para isso mesmo… E sim eu sei que há pessoas sem médico de família, mas nesse caso em vez de se gastar dinheiro a fornecer informação inútil, que se gaste a pagar a mais médicos de família (e pff não me venham com a desculpa que não os há…)
As simple as that!! Aplicação meramente “política” e para mostrar um trabalho mal feito e apressado!!
Imagina que estás no Porto e não sabes se vais ao S. António ou ao S. João, podes consultar qual o serviço de urgência mais fluido naquele momento, ou até verificar se um certo hospital tem um serviço de urgência específico, se ficas no meio do caminho em dois hospital, poupas tempo em transferência se escolher logo o hospital com a especialidade correta. Outra vantagem é por exemplo estares numa cidade desconhecida e precisares de ir a um hospital e indica-te logo qual o hospital mais próximo de ti, o contacto telefónico, etc. è uma APP para usar em caso de emergência , não para “fiscalizar” quais os hospitais que não cumprem o protocolo da Triagem Manchester
Sorte a tua visto que eu já por 2 ou 3 vezes levei com fita amarela e esperei que me lixei perto de 5horas para ser atendido…
E ter médico de família também é uma anedota, precisa-se de uma consulta só daqui a uns 2/3 meses é que a tenho e para urgencia no centro de saúde preciso de ir para a porta as 7h da matina se quero ser atendido…
Algo interessante seria uma aplicaçao deste genero para a loja do cidadão, não precisa de ser muito complexo e melhorava a gestão de tempo das pessoas como o seu estado de humor lol
Já tens!
Chama-se Mapa do Cidadão e permite inclusive tiras a senha de atendimento na app e quando chegares à loja és atendido na vez correspondente à senha que tiraste.
Tens para Windows Phone, ios e Android.
Às vezes reclamamos sem razão, também temos que ser cidadãos informados. O que sugeres já existe, está muito bom e funciona bem.
Já existe há alguns meses:
http://www.mapadocidadao.pt/
Permite inclusive tirar senha na app quando sais de casa e quando chegas à loja és atendido na tua vez.
Funcionou 2 dias! já não aparece os tempos de espera da urgência em nenhuma instituição!
Testei mesmo agora 21:48 no Hospital distrital da Figueira da Foz e está a funcionar!
nao existe a app ( android )