Nokia: Venda de telefones proibida na Alemanha e Suíça e desaparecem de mais países
Depois de ser um dos líderes mundiais do mercado de smartphones, a Nokia acabou por perder a sua relevância ao passar pelas mãos da Microsoft. A empresa sobrevivieu a esta experiência e hoje continua a estar presente nos mercados mundiais.
Um processo que foi movido contra a Nokia acaba agora de ter um impacto muito grande. A marca está proibida de vender smartphones na Alemanha e na Suíça, tendo também desaparecido de outros países no espaço europeu.
HMD tem processo em tribunal
Apesar de ser uma marca global, é na Europa que a Nokia e a HMD tÊm grande parte do seu sucesso. Esta é uma marca que ainda cativa os utilizadores e que aparentemente agora está a ter problemas em manter a disponibilidade dos seus smartphones.
Esta quebra na oferta dos equipamentos da Nokia parece ter uma causa bem identificada, mas que dificilmente será percebida pelos clientes. Fruto de um processo que colocou a Nokia frente a frente com a VoiceAgeEVS LLC, por uso sem licença do codec de áudio Enhanced Voice Services, em especial nas chamadas VoLTE
A HMD é ré em vários processos movidos pela VoiceAgeEVS LLC (“VAEVS”) em várias jurisdições, incluindo a Alemanha. Estamos desapontados com a conclusão do processo de execução da VoiceAge na Alemanha em dezembro e apresentamos uma reclamação. Enquanto isso, garantimos que nenhum dos dispositivos oferecidos e distribuídos na Alemanha suporta EVS
Nokia foi banida da Alemanha e Suíça
O resultado foi, por agora o banir das vendas dos smartphones da Nokia pela HMD na Alemanha e na Suíça. A marca já reagiu, como se pode ver acima, e retirou todos os seus equipamentos destes mercados. Ficaram apenas os modelos Nokia G11 e G21.
Smartphones desaparecem de outros países
O mais estranho neste processo é que aparentemente a HMD levou esta decisão para outros caminhos. Na generalidade dos países europeus a disponibilidade dos smartphones Nokia está próxima do zero, mesmo em mercados como o francês, espanhol, italiano e até o finlandês.
Não se sabe a causa desta situação e nem quando estará resolvida por parte da HMD. É certo que a Nokia deverá repor toda a sua linha de equipamentos, mesmo que se tiver de cumprir com ordens do tribunal.
Este artigo tem mais de um ano
Os actuais NOKIAS até eram de considerar por serem android one, embora um pouco caros face à concorrência, agora o que é verdadeiramente mau é a assistência técnica, neste caso a falta da mesma.
Tive dois NOKIAS que avariaram dentro da garantia e a assistência técnica não resolveu o problema… um disse que estava bom e o outro que a placa tinha queimado por causas indetermináveis e por esse facto não assumia a garantia…
Queixa para o site Europeu de Resolução de Litígios em Linha (RLL) mas não deu em nada, comigo não funcionou, resultado fiquei 1 aparelho estragado e ou outro coxo…
NOKIAS nunca mais… já parece a hTC que tinha bons equipamentos, mas o pós-venda era péssimo…
Incrível. Obrigado pelo relato. Já tive problemas com a antiga Nokia no passado, e parece que a HMD também herdou os mesmos problemas.
Ei,eu nem acredito.Tudo por causa de um codec de áudio usado nas chamadas VoLTE.Por um codec de áudio,foge. 😐
Não pagou pela patente. Agora, vai a tribunal.
que ditadura 🙁
Nao foi so a Nokia que morreu,, outras marcas desapareceram…. isto gracas ao lixo dos chinos…. mas eles agradecem. Volta covid
+1
Grande verdade
Smartphones atuais da Nokia são muito bons e a assistência igualmente boa.
Espero que isto se componha … Tudo devido a um software de áudio que contestaram em tribunal…sério?
Vamos ser realistas, a Nokia teve em grande durante anos, depois caiu por tentar manter a mesma receita quando a concorrência começou a inovar, depois a Microsoft pegou na mesma já muito atrasada e com um SO que não conseguia rivalizar com os concorrentes IOS e Android, resultando noutro fracasso, mais há frente a Nokia ressurge novamente com equipamentos novos já com Android e parecia promissor e teve boa aceitação apesar de alguns problemas o suporte e updates era uma mais valia face aos concorrentes, mas pronto, a coisa desvaneceu novamente, e agora mais isto, não me parece que a Nokia se aguente mais tempo.
Posso relatar a minha experiência com a Nokia, em 2 ano e após vários relatos de bugs e problemas nos telemóveis, nada foi feito pelo apoio ao cliente ou assistência técnicas. Basicamente, estavam mais interessados em vender do que resolver os problemas.
Updates super atrasados e mesmo quando estavam disponíveis, tinham bugs atrás de bugs. Por isso digo, Nokia, um dos maiores erros que cometi porque nunca cumpriram com nada do que anunciaram para cativar o cliente. Péssimos.
Eu tive 3 nokia com software microsoft , e posso dizer que foram os melhores que tive até hoje .O ultimo era um Lumia 950 xl .A Google e a apple devem ter gasto muito dinheiro para os devs não desenvolverem apps para o windows phone .Porque o calcanhar de aquiles do WP ,era a falta de apps .Hoje tenho um huawei mate 10 pro (velhinho ,eu sei)mas se volta-se a ser introduzido o WP ,trocava no mesmo dia .De vez em quando ainda ligo o 950xl ,para matar saudades .
continuem a consumir produtos chineses depois admiram-se de eles estar perto de ser a maior potencia mundial tudo a custa dos parvalhoes do ocidente que andam entretidos com black lives metter lgabtPQP etc
Sendo que a Nokia não vende smartphone , tendo a hmd a licença para vender em nome da Nokia, mas a nokia não está relacionada em nada deste aspeto , quem irá perder será a HMD
Correto, mas acho que nem com um desenho a coisa lá vai.
A lição a tirar é simples:
– produto desenvolvido na China copia algum outro de sucesso e não paga metade (ou nenhuma) licença ou direitos
– produto desenvolvido na China pouca ou nenhuma assistência terá
– produto feito na China, se tem uma boa empresa por trás (Apple, Samsung, etc) ainda pode estar bem fabricado.
No total os chineses apoderam-se da tecnologia, copiam, usam e ficam mais fortes e ricos. Num futuro próximo terão o dinheiro, tecnologia e como todas as empresas americanas e europeias fabricam lá, se eles fecharem a torneira ficamos sem produtos. Quando o covid apareceu (vindo da China) vimos que nem máscaras, nem fatos protectores nem material ou tecnologia médica tínhamos produzida localmente!!! Tudo vinha e vem da China. Que tristeza… (já para não falar que o transporte provoca uma poluição inimaginável)
O mesmo aconteceu com o Japão depois da WWII
Nokia, Microsoft, HTC , LG, Blackberry… já foram grandes marcas que morreram ou ficaram quase a zeros.
E a Motorola ficou em apenas alguns mercados….no Brasil a Motorola continua forte…. em Portugal praticamente desapareceu
Em Portugal as novas coqueluches são a Xiaomi e a OPPO.. .a nível mundial são das que mais aumentaram as vendas
A Nokia já foi marca mais vendida do Mundo mas não saiu do Symbian e depois fez uma má parceria com a Microsoft e com o seu sistema operativo e se foi abaixo.Depois mais tarde a HMD pegou na Nokia e começou a vender os smartphones muito caros com especificações fracas….e a Samsung lhe tomou o lugar.
Neste momento a Xiaomi e OPPO estão a querer ultrapassar a Samsung… em alguns mercados já o conseguiram
A parceria era boa ,mas a falta de apps é que matou o sistema .O android era(para mim ainda é) muito inferior ao WP