Pplware

E o smartphone mais procurado de 2017 em Portugal foi…

Os smartphones em 2017 ganharam uma nova forma. Os ecrãs aumentaram e os preços parece que aumentam proporcionalmente… A segurança foi recriada e as câmaras de uma lente passaram a ser duplas. Samsung, Apple ou Huawei foram as marcas que ditaram a tendência e as marcas que continuam a conquistar as preferências dos portugueses.

Hoje damos-lhe a conhecer os 10 smartphones mais procurados em lojas nacionais através da Internet pelos portugueses.


Quer se concorde em absoluto ou não, a Xiaomi foi a marca que veio abanar o mercado dos smartphones no que respeita ao design e à forma como o ecrã deve ser integrado. Foi em 2016, com o Xiaomi Mi Mix, o primeiro, que se deu início a uma verdadeira corrida pelos ecrãs de grandes proporções que ocupam uma área ainda maior do painel frontal, reduzindo as margens em volta do ecrã ao mínimo.

Mas depois veio a Samsung, e ainda que também não tenha sido a primeira a lançar um smartphone com ecrã de proporção 18:9, foi também a marca que ditou essa tendência com os seus Samsung Galaxy S8 e S8+.

A Huawei marcou o ano com o seu processador Kirin 970 que assenta na Inteligência Artificial e que torna os SMARTphones ainda mais inteligentes, um processador lançado com o Huawei Mate 10 Pro. Mas não foi nenhum dos topos de gama da marca que conquistaram os portugueses, as suas versões lite continuam a dominar.

Depois ainda temos a Apple que este ano decidiu “jogar pelo seguro” e “arriscar”, tudo numa só jogada, em ano do décimo aniversário do iPhone. Por um lado, apresentou o iPhone 8 e 8 Plus que em muito pouco se destacaram dos antecessores (e isso reflete-se nas escolhas dos portugueses). Por outro lado, apresentou o iPhone X com um avançado sistema de reconhecimento facial que pôs o fim ao Touch ID e ao botão Home que acompanha os iPhones desde sempre.

Mas este iPhone X ainda provocou muito burburinho, já que a marca lhe colocou uma “monocelha”, até útil, segundo os utilizadores, e ainda consegue ser o smartphone dirigido ao público geral mais caro de sempre.

Histórias à parte, passemos à apresentação dos 10 smartphones mais procurados em Portugal durante 2017, segundo o comparador de preços KuantoKusta.

 

Os 10 smartphones mais procurados pelos portugueses

10 – Huawei P9 lite

O Huawei P9 lite foi lançado em 2016 e o seu sucesso prolongou-se por todo o ano que passou, algo que já havia acontecido com o primeiro Huawei P8 lite.

Tem um ecrã de 5,2 polegadas, vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 650, Octa-core 2 GHz Cortex-A53 e tem um GPU Mali-T880MP2. Está disponível com 2 GB de RAM e 16 de armazenamento interno (modelo com mais procura) ou com 3 GB de RAM, com possibilidade de expansão de memória através de cartão micro SD até 256 GB, abdicando da utilização de um cartão SIM, já que tem opção de utilizar dois cartões SIM (nanoSIM).

A câmara principal do P9 lite tem um sensor de 13 megapíxeis (MP) e conta com o auxílio de um flash LED, e a câmara secundária é de 8 MP sendo que ambas gravam vídeo a 1080p @30fps.


Leia ainda – Análise: Huawei P9 lite, mais uma boa aposta da Huawei

9 – Samsung Galaxy J5 (2016)

Este é um dos muitos modelos da Samsung que suscitou a curiosidade dos portugueses. O Samsung Galaxy J5 (2016) é um modelo relativamente modesto, com ecrã de 5,2 polegadas e resolução HD. Tem 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno e o seu processador é um Snapdragon 410.

As câmaras são de 13 MP na traseira e de 5 MP na frente e a sua bateria é de 3100 mAh. O modelo mais procurado foi na cor preta.

 

8 – Samsung Galaxy A5 (2017)

O Samsung Galaxy A5 (2017) tem um ecrã Super AMOLED de 5,2″ com resolução FullHD. O smartphone conta com certificação IP68, sendo assim à prova de água e de poeiras. O SoC é o Exynos 7880 da Samsung, um octa-core a 1,9 GHz Cortex-A53 com GPU Mali-T830MP3, vem com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. O sistema operativo é Android 6.0.1 com a interface da Samsung.

As câmaras são ambas de 16 MP com uma abertura f/1.9 e gravam vídeo a 1080p a 30fps. A câmara traseira tem um LED para flash e a frontal, de utiliza a luz branca do ecrã para criar o efeito de flash. A bateria tem tecnologia de carregamento rápido e uma capacidade de 3000 mAh. É single-SIM e suporta a rede LTE, nomeadamente a banda 20.


Leia ainda – Análise: Samsung Galaxy A5 (2017)

7 – Samsung Galaxy S7

Mais um Samsung no top 10. O topo de gama de 2016 foi um dos que voltou a ser bastante procurado pelos portugueses.

O Galaxy S7 vem equipado com Exynos 8890 Octa, Quad-core 2,3 GHz Mongoose + quad-core 1,6 GHz Cortex-A53, e com uma GPU Mali-T880 MP12. Em termos de memória RAM tem 4 GB de RAM e pode ser adquirido com 32 ou 64 GB de armazenamento interno.

Tem ecrã de de 5,1″ Super AMOLED (1440 x 2560 píxeis) e a câmara principal é de 12 MP e a secundária de 5 MP. Integra ainda toda a panóplia de sensores comuns da Samsung, como sensor biométrico, frequência cardíaca, acelerómetro, bússola, sensor de proximidade, giroscópio e barómetro.


Leia ainda – Análise: Samsung Galaxy S7 e S7 edge, a curva que os distingue

6 – Samsung Galaxy S8+

O Galaxy S8+ da Samsung, lançado este ano ao lado do Galaxy S8, conquista a 6ª posição da procura online no mercado nacional.

O Galaxy S8+ tem um ecrã infinito de 6,2 polegadas com uma resolução de 1440×2960 píxeis, fazendo deste, e do S8, os primeiros smartphones com proporção 18.5×9. Vem equipados com o novo SoC da Samsung, o Exynos 8895 Octa-core, composto por uma CPU Quad-core 2,3 GHz + Quad-core 1,7 com uma GPU Mali-G71 MP20. Em termos de memória RAM, tem 4 GB de RAM e pode ser adquirido com, apenas e só, 64 GB de armazenamento interno.

Este smartphone e o S8 vieram trazer o fim do botão home, passando agora a ter apenas à frente um botão force touch no ecrã e um sensor de impressões digitais na traseira. As câmaras são de 12MP com abertura f/1.7 e de 8 MP, na traseira e frente, respetivamente.


Leia ainda – Análise: Samsung Galaxy S8 | S8+, a revolução

5 – Huawei P8 lite

Sim, o Huawei P8 lite, lançado em 2015, continua a ser o 5º modelo mais procurado pelos portugueses. Um verdadeiro sucesso. Sinceramente, a esta altura do campeonato, já não é uma boa escolha, mas talvez o facto de custar pouco mais que 150€ continue a fazer dele uma opção para muitos utilizadores.

O Huawei P8 lite tem um ecrã de 5 polegadas e vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 620, Octa-core 1.2 GHz Cortex-A53 e com uma GPU Mali-450MP4. Está disponível com 2 GB de RAM e 16 de armazenamento interno, expansível através de micro SD, abdicando da utilização de um cartão SIM, já que tem opção de utilizar dois cartões SIM (nano e micro SIM).

A câmara principal é de 13 megapíxeis (MP) e conta com o auxílio de um flash LED, e a câmara secundária é de 5 MP.


Leia ainda – Análise ao smartphone Huawei P8 lite

4 – Huawei P10 Lite Duos

E em 4º lugar voltamos a ter um Huawei, desta vez um modelo bastante mais recente. O Huawei P10 lite tem um ecrã de 5,2 polegadas, de resolução FullHD, e em termos de design recebeu uma grande melhoria face ao Huawei P9 lite. Além disso, a Huawei ainda conseguiu fazer um melhor trabalho com o P10 lite do que com o próprio P10 em termos de construção. Vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 658, Octa-core (4 x 2,36 GHz Cortex-A53 + 4 x 1,7 GHz Cortex-A53) e tem um GPU Mali-T830MP2.

Está disponível no mercado com as versões de 3 e 4 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno. Este foi também o primeiro smartphone da gama lite a receber Wi-Fi ac.

A câmara principal do P10 lite é de 12 MP com abertura f/2.2 e conta com o auxílio de um flash LED. A câmara secundária é de 8 MP, com abertura f/2.0, sendo que ambas gravam vídeo a 1080p @ 30fps.


Leia ainda – Análise: Huawei P10 lite… Só podia ser bom

3 – Samsung Galaxy S7 Edge

O Samsung Galaxy S7 já faz parte deste top 10 e o seu irmão de ecrã curvo conquista o terceiro lugar do pódio. O Galaxy S7 Edge é ainda uma excelente opção no segmento dos smartphones e o seu preço a rondar os 500€ faz dele bastante apetecível.

Tal como referimos na análise há uma curva que o distingue do S7 e é essa curva no ecrã que o torna mais elegante e diferenciador.

Poderá ler aqui a análise completa e perceber melhor do que falo.

 

2 – Apple iPhone 7

Finalmente um smartphone Apple entra no top 10, diretamente para o segundo lugar! O iPhone 7 é um equipamento de 2016 e talvez pelo facto dos novos iPhones terem surgido demasiado parecidos e demasiado caros tenham influenciado este 2º lugar e não tenham colocado nenhum dos novos modelos no top 10 da procura em Portugal.

Este apresenta-se com um ecrã de 4,7 polegadas FullHD e foi o modelo de 32 GB o que mais interesse despertou. Tem o processador Apple A10 Fusion e as câmaras são de 12MP na traseira e 7 MP na frente.


Leia ainda – Unboxing e primeiras impressões ao novo iPhone 7

1 – SAMSUNG GALAXY S8

E o primeiro lugar vai para… o Samsung Galaxy S8! O topo de gama da Samsung continua a ser o favorito dos portugueses e o que mais anseiam ter. Este topo de gama foi lançado no início do ano e recebeu na nossa análise uma nota de 9,5 pontos em 10.

Tudo o que precisa saber sobre ele encontra-se aqui, na análise completa!


Para si, qual foi o melhor smartphone de 2017?
Exit mobile version