Serão os sistemas Pop-up substitutos à altura dos ecrãs com notch?
Depois da Apple apresentar o notch no iPhone X, várias foram as marcas que optaram por colocar a “monocelha” no ecrã.
Sendo esta uma característica muito criticada, marcas como a VIVO e a OPPO têm apresentado alternativas pop-up para as câmaras. Qual será a solução que irá vingar?
Uma das características que mais tem evoluído nos últimos tempos nos smartphones é o ecrã. Cada vez são mais os fabricantes a adotar os rácios 18:9 ou 19:9 de forma a aproveitar o máximo da moldura do dispositivo. Embora esta seja uma evolução positiva para os utilizadores, tem levado a alguns problemas no desenho dos smartphones.
Se por um lado marcas como a Samsung e a OnePlus (no OnePlus 5T) optaram por assumir uma margem para albergar estes componentes, outras, como a Apple, preferiram tirar o máximo proveito das margens e decidiram assumir um “recorte” no ecrã, conhecido por notch ou “monocelha”. Esta última hipótese tem sido escolhida em larga escala por várias marcas, que passaram a optar por este tipo de ecrã.
No entanto, para muitos utilizadores, o notch não é uma opção viável, visto que impossibilita a utilização de uma parte do ecrã para ver vídeos, fotografias e para jogar. De forma a resolver este problema, algumas marcas têm tentado desenvolver outras formas de localizar a câmara frontal. Depois da Vivo, é agora a vez da OPPO apresentar a sua solução.
Será o sistema Pop-up uma alternativa viável ao notch?
O conceito não é novo, mas começa agora a fazer mais sentido. Com a necessidade de aproveitar o máximo de ecrã possível, marcas como a Vivo e a OPPO já estão a lançar modelos com câmara Pop-up que evita assim a utilização de um notch.
No mercado podemos já encontrar pelo menos dois modelos, o Vivo NEX e o OPPO Find X (apresentado ontem), que conseguem assim ter um ecrã com maior aproveitamento de espaço, mantendo todos os componentes na parte frontal, assim como garantir um nível de privacidade muito maior.
O modelo apresentado pela OPPO vai mais além e assume um sistema motorizado de deslize, ao estilo do que podíamos encontrar nos antigos telemóveis, que exibe as câmaras (frontal e traseira) e o sensor de autenticação 3D quando estes são necessários. Ou seja, quando se inicia a câmara ou se tenta desbloquear o equipamento com a autenticação biométrica ligada a câmara, a zona dos sensores expande, com um tempo de resposta prometido de 0,5 segundos.
As marcas têm assim, atualmente, três formas de aproveitamento de ecrã para os seus smartphones. Podem assumir uma margem para albergar todos os componentes, podem incluir um notch para reduzir o espaço dos sensores e câmaras ao mínimo indispensável ou podem agora optar por um sistema de pop-up que faz lembrar os telefones de outros tempos, mas que permite um aproveitamento muito maior da área útil do ecrã.
Qual a forma que preferiam para os vossos smartphones?
Este artigo tem mais de um ano
O nome não é VIVO APEX, mas sim VIVO NEX S (topo de gama) ou VIVO NEX A (gama média).
Obrigado Pelo reparo.
Pop-up, sem sombra de dúvidas. Mas considero que o sistema da Vivo é menos susceptivel a apresentar problemas pois o da Oppo depende da câmera para desbloquear o ecrã e será usado dezenas de vezes por dia. O da Vivo só quando se quiser usar a câmera central para selfies ou videochamadas.
+1
Só precisão é de afinar melhor qual será a melhor abordagem, por mim só deslizava a câmara frontal, até porque (falando por mim) é a menos utilizada e como tal o desgaste seria reduzido.
Concordo…o sistema da vivo com o leitor de impressões de baixo de ecrã = perfect
o problema nao é por ai..foi testado 300.000x para abrir e fechar sem problemas que pelas contas deles da para 5 anos…é mesmo andar para trás…é mais lento que os sistemas actuais….para quem abre 20x ao dia não dá sensacao de premium ou de fluidez. O som provavelmente tambem sera inferior visto que espaco para um caixa de ar é inesistente.
Quando pego num smartphone mais lento ou pior que o meu ja me faz confusao…nao ia gastar 1000 euros para “andar para tras”.
Nem falo do povo que testou que diz que acumula sujidade na zona de abrir/fechar…
aguardo atentamente a proxima ideia…
este leva A de esforço…e ficamos por aí.
O que vinga é o que a Apple usar, como sempre, apesar de preferir o outro.
A Apple ainda se vai arrepender (se já não o fez) de ter introduzido o notch nos seus aparelhos.
É que o Android está a evoluir para ecrãs totais sem bordas. Pelo meio estão os com notch tambem. Mas a historia dos fabricantes de Android é que duma geracao para outra alteram tudo sem se preocupar muito com os utilizadores passados.
Já a Apple quando introduz uma alteracao (3D touch, por exemplo que embora inutel ainda anda por ai…) é para ficar.
Ou seja daqui a 2 aninhos estou a ver os Androids todos sem boards e sem notchs…e a Apple ainda com eles…e pior em tudo que é aparelho da Apple.
Inutel? Além de só estares a destilar ódio também inventas palavras…
Quantas apps é que tiram proveito do sensor? 0.1%? E para que um sensor que se consegue fazer o mesmo por software? É tao inutil que a propria apple nao vai colocar num dos modelos que vai lancar este ano. Deve testar a reaccao do povo a ver se no futuro retira mais. É que com o sensor limita.lhes imenso as opcoes por baixo do ecra. Optaram pelo famoso notch pq leitor de impressao digital nao era possivel com o sensor 3d…mas a ti deve passar.te tudo ao lado
penso que isto tudo sao versoes beta, ou mesmo alpha…daki a 1 aninho ou 2 vai estabilizar…..aguento serenamente com o meu sd835. agradeço desde já as cobaias que vao aderir a estes sistemas..inclusivo o notch.
Para mim algo com o nome pop-up só tem um destino. Blocked 😀
Sem dúvida que serão substitutos, o notch é horrível.
Até conseguirem encontrar maneira de meter os sensores todos debaixo de ecrã, o pop-up vai virar moda.
Espero que sim. O da Oppo é pena não ter um leitor de impressões no ecrã. Mas espero que seja o futuro porque ao fim destes meses todos a ver telemóveis com notch, continuo a achá-los horríveis, sejam android ou apple.
Vamos regredir com essa porcaria do pop-up de câmeras? Deixe o notch então. Affs inferno. N sei o pq desses display ter que chegar até a borda do aparelho. Frescura do inferno. Quer bordas finas? Faça, mas deixe uma leve borda dos lados pra abrigar os sensores e câmeras.
O notch é que nunca deveria ter existido para começar…
Ótimo pra acumular sujeira.
Os meus nunca tiveram esse problema… e tive dezenas.
Voltar a introduzir partes mecanicas e moveis nos dispositivos é voltar ao passado. Não me parece que isto tenha futuro.
“Se por um lado marcas como a Samsung, OnePlus (no OnePlus 5T)” e a Xiaomi (Mi mix 2s)
Se fosse a Apple os haters iam dizer que está “inovação” era coisa do início do século.
Sinceramente não gosto nem de notch nem de câmaras motorizadas/pop-up.
O notch é uma ideia muito má, estas soluções com câmaras moveis é uma solução muito mais elegante e funcional.
Não é o futuro devido aos vários riscos que os sliders trazem.
Tais como:
-Desgaste do “motor” de elevação
-Capas de proteção (Como?)
-Water proof (Impossível ou muito difícil)
-Se cair com o slider up (deve ser engraçado)
– Som pior
Quer queiram ou não o Notch tem muitos menos riscos.
Prefiro ter o notch e ter Water proof, melhor qualidade de som, 1000 e 1 opções de capas e um telemóvel mais robusto do que ter mais 1% de ecrã.
O ser edge é que estraga tudo.
Notch? Why notch?
Porque é horrível!! Há dias vi um e pensei “definitivamente….nope!”
Preferível o ecrã infinity como o S9+. E também melhor do que esta solução. Só vem trazer mais complicações, o que até acaba por ser bom para as marcas porque é mais uma coisa para avariar.