Sistemas operativos móveis promissores que acabaram por morrer
Com o boom dos smartphones que se começou a viver com o aparecimento do iOS e do Android, muitas foram as apostas no universo dos sistemas operativos móveis, numa tentativa de conquistar o mercado. No entanto, o universo parece ter conspirado contra estes sistemas... acabando com eles.
Estes são sistemas operativos móveis que surgiram no passado como promissores, mas que acabaram por não vingar num universo dominado pela Apple e pela Google.
Windows 10 Mobile
Foi em 2010 que a Microsoft anunciou ao mundo o lançamento de um novo sistema operativo móvel, o Windows Phone 7, adoptado por marcas como a Samsung, LG, HTC ou HP. Este sistema, foi evoluindo e teve um bom alcance quando a Microsoft e a Nokia se juntaram para criar modelos como o Nokia Lumia 1020, uma verdadeira revolução no segmento dos smartphones em termos de fotografia, ou o Nokia Lumia 930, onde o destaque estava no poder do próprio sistema operativo na versão 8.1.
Mas o Windows 10 Mobile e falta de investimento por parte dos programadores em aplicações adaptadas a este sistema ditaram o seu fim e a Microsoft, em outubro do ano passado, anunciou que não ia mais continuar a desenvolvê-lo.
É o fim de um sistema operativo móvel da Microsoft? Não acredito...
Firefox OS
Os entusiastas do Firefox enquanto browser ficaram certamente entusiasmados quando, em 2013, a empresa anunciou o seu sistema operativo móvel. O objetivo era disponibilizar um sistema open source verdadeiro para todos os que procuravam um sistema básico, só com aquilo que realmente interessa.
Ter acesso a aplicações sem ter que recorrer a uma loja era uma das suas premissas, mas que acabou por não se tornar um atributo relevante, uma vez era quase tudo feito através do browser. Ainda foram comercializados alguns smartphones com este sistema, mas sem sucesso, e em setembro de 2016 foi anunciado o seu fim.
bada OS
Em 2010, aqui no Pplware, testámos e esmiuçámos o Samsung Wave e o seu bada OS. Este sistema operativo móvel tinha acabado de chegar e a Samsung estava a apostar nele com grande empenho. Recheado de funcionalidades interessantes à época, mas que acabou por não vingar... até porque estava sujeito a muitas críticas por parte dos utilizadores, quando comparado com o Android, o seu concorrente mais direto.
No ano seguinte, a Samsung abandonou o sistema por completo e dedicou-se ao seu Tizen... que não está morto, mas passou dos smartphones para outros smartdevices da marca, como relógios e TVs.
Qual a perda que mais lamenta neste Universo dos Sistemas Operativos Móveis?
Este artigo tem mais de um ano
lol
“É o fim de um sistema operativo móvel da Microsoft? Não acredito…”
Andromeda…..estou curioso…
nem Ubuntu Touch
O Windows mobile podia revitalizar se a Microsoft oferecesse meios de recuperar equipamentos ultrapassados da concorrência no SO, oferecendo software para os mudar para Windows mobile. Tal como aconteceu nos desktops, a popularidade foi um bom amigo para fortalecer o interesse.
O problema é o suporte dos drivers.
A Apple só tem espaço para 32 drivers no IOS. Qualquer equipamento que tenha outros chips ou periféricos nunca poderá usar o IOS.
O Windows para computador, tem mais de 1000 milhões de drivers genéricos. Num smartphone não funciona da mesma forma… É por isso que o Android é open source e são as empresas produtoras que instalam os drivers para cada modelo.
Não tinha pensado nisso e tem toda a lógica.
BB OS10
Grande perda.. Adorava. Continuo com BlackBerry mas o Motion com Android. Não é a mesma coisa. É BlackBerry mas o BB10 era um show!
Tinha esperança no windows, pena. O domínio do Android torna-se problemático.
Esqueceram-se do ubuntu?
Ainda bem que se esqueceram do Ubuntu!!!
Poderiam era terem falado no Ubuntu Phone, isso sim.
Ou do Ubuntu Touch para ficar melhor na fotografia!!!
para bom entendedor …. menos stress cara… valeu .|.
eheh
E o meego? Esse sim, para o tempo em que estava, tinha um design muito à frente!
Acreditas mesmo nisso ou estás só a trollar?
BB OS10, se não fosse a falta de aplicações ainda hoje usava. simples, eficaz, seguro, um monstro para multitasking
Completamente…
Perdi o meu BB10 🙁
Foi uma confusão, já tinha tido android, não gostei, tentei IOS, não gostei, tentei BB10, e fiquei rendido!!
Que SO maravilhoso, leve rapido, intuitivo, superfuncional…
A BB demorou muito tempo a reagir, e a Apple tem um departamento de markting, que é caso de estudo em todo o mundo…deu no que deu.
Talvez no Futuro ele, volte,
Porque Android continuam a mesma desgraça.
IOS esta cheio de bugs por todo lado, ha pouco tempo atrás até mudando a data corrompia o sistema…so isso dá para ver a qualidade daquele SO.. e a nivel de productividade os 2 juntos não chegam aos calcanhares do BB10.
O mercado é de tendencias, e o melhor SO móvel do mundo é bem sabido que é o BB10,
O MEEGO também era uma máquina, mas não chegava para o BB10, que é de excelência maxima.
Tal como na cultura desportiva os tugas só querem saber de dois clubezecos, na industria informática também se passa o mesmo… é pena.
Não antes de aprenderes a escrever Português, fanboy. Se é pra dizeres asneiras ao menos usa as vírgulas no sitio certo 😉
Windows phone OS tinha sido mais valia e concorrente à altura.
Daqui por quantas décadas? 2, 3…. ahahahahah
Sem qualquer dúvida o BB10 da BlackBerry!
O OS mais funcional e rápido… com mais de 3 anos o meu Passport continua a fazer o que o meu Galaxu S8 não faz. Simplesmente fantástico!
tipo o quê? por acaso aqui na empresa usava-se mas ninguém gostava.. era só problemas
A morte da Nokia foi ter passado de Simbian para Microsoft…se tivesse passado logo para Android ainda hoje seria a número 1…Mas a chinesa HMD global está a revitalizar a Nokia o sistema operativo Android é está a recuperar aos poucos…pode ser que ultrapasse a Samsung….a Samsung tem um problema… é muito cara
A morte da Nokia foi abandonar o meego. O Symbian já devia ter ido há mais tempo.
A equipa do meego ainda tentou com o jolla e o sailfish mas não conseguem ganhar tracção…
Já a FINLANDESA hmd está a safar-se muito bem com os devices Nokia e já está no top 10. Até ao fim do ano deve chegar aos 5 primeiros…
O único comentário que faz sentido!!!!
Por acaso lembrei do Maemo mas não do meego no meu comentario…
A morte da Nokia foi a Microsoft a ter minado pra obrigar a usar somente o seu sistema operativo. A Microsoft matou a nokia.
LOL
é a realidade que alguns sistemas Operativos no que toca a desenvolvimentos, morreram no esquecimento e não conseguiram acompanhar os inovadores IOS da Apple e android da Google, e outros que apareceram como alternativos ninguém lhes pegou logo não passaram de meras ideias e morreram logo á nascença, e a Microsoft andou a dormir quando se lembrou de entrar na corrida do mercador móvel fracassou derivado a más decisões, e mais uma vez acabou por o abandonar novamente por não conseguir estar á altura dos dois Gigantes que dominam o mercado…
veremos o que o futuro nos reserva se aparecerá algum novo sistema operativo móvel que venha a destronar os dois gigantes actuais…
Bom senso à única razão pela qual 9 Android se safou foi graças às novas tecnologicas que queriam fazer hardware barato e não tinham dinheiro para investir numa equipa de desenvolvimento a sério para fazer um sistema operativo.. Desta forma um qualquer engenheiro poderia cozinhar uma rom em casa para qualquer telemóvel sem muitos custos. De repente a grande parte dos telemóveis de gama baixa estavam equipados com Android e tornavam-se interessantes para programadores devido à quantidade de público alvo e por haver programadores interessados tornou – se uma boa opção para os topos de gama. A própria Samsung demorou 2 anos para entrar na onda Android tendo insistido com vários topos de gama Windows Mobile e ainda o Bada que não ganhou o apoio dos programadores por ser um mercado limitado também.
No caso da Apple eles próprios trataram de garantir a qualidade e a atualização permanente da App store, so com este grande investimento que nenhum outro se dispôs a fazer que se consegue fazer sucesso com um ecossistema fechado e limitado
e a nokia era barata querem ver…
o sistema android veio mostrar o que estava de baixo do Capô (hardware) e foi ai que muitos começaram a cair… com hardware fraco a preços absurdos, incluindo a nokia.
faltou um muito importante o webOS (Palm OS), ainda semana passada ficou open source pelo LG. Muitos dos programadores foram para google e ajudaram a mudar o Android.
BlackBerry
Lembro-me do Symbian S60v5 e Belle no Samsung Omnia HD (com uma custom ROM) e no Nokia 808 PureView. Pena o suporte ter acabado depois do acordo entre Nokia e Microsoft
Usei o bada no 525 Wave. Tinha pernas.
Era muito interessante falar de Symbian, Maemo e meia dúzia de outros que tal como o Bada eram realmente uma alternativa que foi imediatamente abandonado apesar de serem extremamente promissores… Quanto ao Firefox a minha opinião é que não passou de uma tentativa de se intrometer num mercado que já está dominado sem que para isso se tivessem dado ao trabalho de fazer o que era minimamente necessário para criar impacto. Nos dias de hoje para introduzir um novo SO no mercado não nos podemos dar luxo de vender terminais caros que no caso de falhar o desenvolvimento do SO ficarão inutilizados sem que haja uma alternativa.
Palm OS foi outro que terminou
Pelos comentários parece que ninguém é do tempo das PDAs com Windows CE. Havia milhares de aplicações que nunca foram transpostas para iOS ou Android.
Diferença para os actuais smartphones: não eram touch screen (usam uma caneta de pressão obrigatoriamente), não tinham uma app store e só alguns modelos caros tinham wi-fi.
Eram uns australopitecaphones mas fixes.
Eu ficarei para sempre com pena do fim do Symbian da Nokia
O Windows phone não deveria morer. Eu estava apostando muito nesse sistema operativo.
Se o sistema operativo móvel da Microsoft acabar,a seguir acaba todo o windows……..!!!!!!!
E se a google lançar um ( so) para os fixos?,eu não tenho accões da Microsoft.
Não sei o que estás a fumar, mas é da boa! Devias era partilhar
Cheguei a ter um symbian, gostava mas sofria com poucos aplicativos.
WebOS, de longe.
Inicialmente desenvolvido na Palm, depois passou para a HP, já a Palm estava decadente. Passado pouco tempo a HP vendeu o WebOS à LG que hoje em dia o utiliza nas suas smartTVs. (adaptado, obviamente)
O WebOS era um verdadeiro SO multitask. Muito mais avançado nessa matéria que hoje em dia ainda.
O problema do WebOS foi a pouca quantidade de aplicações na store comparativamente com Android e IOS e o hardware que era um pouco à justa.
Falta o Symbian…que foi o sistema da nokia durante muitos anos…
MeeGo OS! Usei de 2011 a 2014 e nunca desiludiu
Melhor que isso era o Windows Mobile…. Ainda nem havia iPhone…. Android…… Ainda faltava para aparecer….. Vejam esta telefone: SVP E100, era literalmente um computador na mão em 2001…..
Trabalhei durante muitos anos (8 anos) com um telemóvel (Samsung H1) com Linux LiMo!