Quantcast
PplWare Mobile

Sistemas operativos móveis promissores que acabaram por morrer

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. carlos p says:

    lol

    “É o fim de um sistema operativo móvel da Microsoft? Não acredito…”

  2. Miguel says:

    nem Ubuntu Touch

  3. Redin says:

    O Windows mobile podia revitalizar se a Microsoft oferecesse meios de recuperar equipamentos ultrapassados da concorrência no SO, oferecendo software para os mudar para Windows mobile. Tal como aconteceu nos desktops, a popularidade foi um bom amigo para fortalecer o interesse.

    • Miguel Sousa says:

      O problema é o suporte dos drivers.
      A Apple só tem espaço para 32 drivers no IOS. Qualquer equipamento que tenha outros chips ou periféricos nunca poderá usar o IOS.
      O Windows para computador, tem mais de 1000 milhões de drivers genéricos. Num smartphone não funciona da mesma forma… É por isso que o Android é open source e são as empresas produtoras que instalam os drivers para cada modelo.

  4. Joel Reis says:

    Tinha esperança no windows, pena. O domínio do Android torna-se problemático.

  5. helioM says:

    Esqueceram-se do ubuntu?

  6. celso says:

    E o meego? Esse sim, para o tempo em que estava, tinha um design muito à frente!

  7. João says:

    Acreditas mesmo nisso ou estás só a trollar?

  8. mendes says:

    BB OS10, se não fosse a falta de aplicações ainda hoje usava. simples, eficaz, seguro, um monstro para multitasking

    • lmx says:

      Completamente…
      Perdi o meu BB10 🙁
      Foi uma confusão, já tinha tido android, não gostei, tentei IOS, não gostei, tentei BB10, e fiquei rendido!!
      Que SO maravilhoso, leve rapido, intuitivo, superfuncional…
      A BB demorou muito tempo a reagir, e a Apple tem um departamento de markting, que é caso de estudo em todo o mundo…deu no que deu.

      Talvez no Futuro ele, volte,
      Porque Android continuam a mesma desgraça.
      IOS esta cheio de bugs por todo lado, ha pouco tempo atrás até mudando a data corrompia o sistema…so isso dá para ver a qualidade daquele SO.. e a nivel de productividade os 2 juntos não chegam aos calcanhares do BB10.

      O mercado é de tendencias, e o melhor SO móvel do mundo é bem sabido que é o BB10,
      O MEEGO também era uma máquina, mas não chegava para o BB10, que é de excelência maxima.

  9. Migael says:

    Tal como na cultura desportiva os tugas só querem saber de dois clubezecos, na industria informática também se passa o mesmo… é pena.

  10. Mota says:

    Não antes de aprenderes a escrever Português, fanboy. Se é pra dizeres asneiras ao menos usa as vírgulas no sitio certo 😉

  11. bola says:

    Windows phone OS tinha sido mais valia e concorrente à altura.

  12. Alex says:

    Daqui por quantas décadas? 2, 3…. ahahahahah

  13. LP says:

    Sem qualquer dúvida o BB10 da BlackBerry!
    O OS mais funcional e rápido… com mais de 3 anos o meu Passport continua a fazer o que o meu Galaxu S8 não faz. Simplesmente fantástico!

  14. Elkido says:

    A morte da Nokia foi ter passado de Simbian para Microsoft…se tivesse passado logo para Android ainda hoje seria a número 1…Mas a chinesa HMD global está a revitalizar a Nokia o sistema operativo Android é está a recuperar aos poucos…pode ser que ultrapasse a Samsung….a Samsung tem um problema… é muito cara

  15. bom senso says:

    é a realidade que alguns sistemas Operativos no que toca a desenvolvimentos, morreram no esquecimento e não conseguiram acompanhar os inovadores IOS da Apple e android da Google, e outros que apareceram como alternativos ninguém lhes pegou logo não passaram de meras ideias e morreram logo á nascença, e a Microsoft andou a dormir quando se lembrou de entrar na corrida do mercador móvel fracassou derivado a más decisões, e mais uma vez acabou por o abandonar novamente por não conseguir estar á altura dos dois Gigantes que dominam o mercado…

    veremos o que o futuro nos reserva se aparecerá algum novo sistema operativo móvel que venha a destronar os dois gigantes actuais…

    • Pedro Alexandre Arantes says:

      Bom senso à única razão pela qual 9 Android se safou foi graças às novas tecnologicas que queriam fazer hardware barato e não tinham dinheiro para investir numa equipa de desenvolvimento a sério para fazer um sistema operativo.. Desta forma um qualquer engenheiro poderia cozinhar uma rom em casa para qualquer telemóvel sem muitos custos. De repente a grande parte dos telemóveis de gama baixa estavam equipados com Android e tornavam-se interessantes para programadores devido à quantidade de público alvo e por haver programadores interessados tornou – se uma boa opção para os topos de gama. A própria Samsung demorou 2 anos para entrar na onda Android tendo insistido com vários topos de gama Windows Mobile e ainda o Bada que não ganhou o apoio dos programadores por ser um mercado limitado também.
      No caso da Apple eles próprios trataram de garantir a qualidade e a atualização permanente da App store, so com este grande investimento que nenhum outro se dispôs a fazer que se consegue fazer sucesso com um ecossistema fechado e limitado

  16. nuno says:

    e a nokia era barata querem ver…

    o sistema android veio mostrar o que estava de baixo do Capô (hardware) e foi ai que muitos começaram a cair… com hardware fraco a preços absurdos, incluindo a nokia.

  17. Rui Castro says:

    faltou um muito importante o webOS (Palm OS), ainda semana passada ficou open source pelo LG. Muitos dos programadores foram para google e ajudaram a mudar o Android.

  18. Gonçalo says:

    BlackBerry

  19. JR says:

    Lembro-me do Symbian S60v5 e Belle no Samsung Omnia HD (com uma custom ROM) e no Nokia 808 PureView. Pena o suporte ter acabado depois do acordo entre Nokia e Microsoft

  20. Zé Pimentel says:

    Usei o bada no 525 Wave. Tinha pernas.

  21. Pedro Alexandre Arantes says:

    Era muito interessante falar de Symbian, Maemo e meia dúzia de outros que tal como o Bada eram realmente uma alternativa que foi imediatamente abandonado apesar de serem extremamente promissores… Quanto ao Firefox a minha opinião é que não passou de uma tentativa de se intrometer num mercado que já está dominado sem que para isso se tivessem dado ao trabalho de fazer o que era minimamente necessário para criar impacto. Nos dias de hoje para introduzir um novo SO no mercado não nos podemos dar luxo de vender terminais caros que no caso de falhar o desenvolvimento do SO ficarão inutilizados sem que haja uma alternativa.

  22. João says:

    Palm OS foi outro que terminou

  23. João Nunes says:

    Pelos comentários parece que ninguém é do tempo das PDAs com Windows CE. Havia milhares de aplicações que nunca foram transpostas para iOS ou Android.
    Diferença para os actuais smartphones: não eram touch screen (usam uma caneta de pressão obrigatoriamente), não tinham uma app store e só alguns modelos caros tinham wi-fi.
    Eram uns australopitecaphones mas fixes.

  24. Bruno Jorge says:

    Eu ficarei para sempre com pena do fim do Symbian da Nokia

  25. Elton says:

    O Windows phone não deveria morer. Eu estava apostando muito nesse sistema operativo.

  26. j.santos says:

    Se o sistema operativo móvel da Microsoft acabar,a seguir acaba todo o windows……..!!!!!!!

  27. j.santos says:

    E se a google lançar um ( so) para os fixos?,eu não tenho accões da Microsoft.

  28. José Walter says:

    Cheguei a ter um symbian, gostava mas sofria com poucos aplicativos.

  29. Bino C says:

    WebOS, de longe.

    Inicialmente desenvolvido na Palm, depois passou para a HP, já a Palm estava decadente. Passado pouco tempo a HP vendeu o WebOS à LG que hoje em dia o utiliza nas suas smartTVs. (adaptado, obviamente)

    O WebOS era um verdadeiro SO multitask. Muito mais avançado nessa matéria que hoje em dia ainda.
    O problema do WebOS foi a pouca quantidade de aplicações na store comparativamente com Android e IOS e o hardware que era um pouco à justa.

  30. Lumia535 says:

    Falta o Symbian…que foi o sistema da nokia durante muitos anos…

  31. MeeGo OS says:

    MeeGo OS! Usei de 2011 a 2014 e nunca desiludiu

  32. Vitor says:

    Melhor que isso era o Windows Mobile…. Ainda nem havia iPhone…. Android…… Ainda faltava para aparecer….. Vejam esta telefone: SVP E100, era literalmente um computador na mão em 2001…..

  33. Nuno says:

    Trabalhei durante muitos anos (8 anos) com um telemóvel (Samsung H1) com Linux LiMo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.