Quantcast
PplWare Mobile

Análise: Nokia Lumia 1020

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Tiago Leitão says:

    Boa review.
    Já agora como posso ter uma fita dessas que esta atada à pen? 😛

    É que ficava muito bem na minha chave de casa 😛

  2. FusiFX says:

    Comprei o meu no sabado e estou adorar. Antes tinha o samsung galaxy note 2 e mudei para este e estou bastante satisfeito. Mas comprei o meu na cor preta, pk o branco não gostei muito e o amarelo não havia na loja. Estou contente com a minha nova compra. Para quem gostar de tirar fotos, aconselho. E já agora os meus parabéns a equipa da pplware pelos excelente trabalho que faz e a forma como faz chegar ate nos a informação…

  3. André Vieira says:

    Review Fantástica! Parabéns.
    Consegue-se ler de inicio ao fim sem ficar aborrecido (como a maioria das reviews que andam ai pela net) =)
    Grande PPLWARE como sempre.

  4. João Tavares says:

    A qualidade da camara é excelente, mas é um telefone feio, fica horrivel com a camara saliente.

  5. says:

    Façam ao L1520 e 1530 quando estiver disponível, um QC com wp8 deve ficar imbatível.
    O tamanho da camará não é muito bonito no smartphone

  6. cesar says:

    As definições estão postas de forma a que as mais comuns estejam mais acessiveis ao utilizador de forma rápida sem ter de fazer swipe no ecrã para as encontrar. Ate gosto dessa forma de organizar o ecrã. Nao faz sentido as definições de ecrã estarem a frente das definições de wi-fi por exemplo, eu pessoalmente ligo e desligo o wifi mais vezes do que ajusto a saturaçao da cor.

    • Carlos says:

      Isso não altera o facto que é uma organização confusa.
      E devia dar para colocar atalhos para as definições no ecrã de início, falam tanto de se poder fazer isso nas aplicações e depois aí não dá.
      O que vale é que há várias aplicações para isso, a minha preferida é a Toggle.

  7. Robert Soares says:

    Isto sim é um smartphone =D
    pena é não ter $ para comprar um! =(

  8. newJ says:

    O acesso rápido às configuraçoes da rede wireless e móvel é facilmente resolvido com a aplicação networkswitcher com tile no ecra principal, utilizo desde o meu 1o lumia ainda 7.8, acede rápido a wifi, cellular data, Bluetooth e airplane mode

  9. Malic x says:

    Vénia ao Rei. Pena o preço e a falta do carregamento wireless.

    Espero que o futuro 929 seja melhor compromisso entre tamanho do sensor (20MP) e a ergonomia do telefone.
    E por favor com carregamento wireless de série.

  10. Carlos says:

    .À semelhança de alguns dispositivos Android, a actualização de informações pessoais nas redes sociais são também actualizadas na descrição do contacto.”

    Por acaso é ao contrário, o Windows Phone sempre fez isso, ainda os senhores da Google achavam que o Google+ iria suplantar o Facebook e o Android não fosse a aplicação feita pelos senhores do Facebook teria zero suporte ao Facebook.

  11. Boa review.

    Já uso este telefone desde Setembro e devo dizer que não só a questão da camera atrás deixa de ser um problema rapidamente como também até dá um certo jeito para segurar no telefone. Agora quando segundo num telefone que nao tem aquela saliência sinto que falta ali qq coisa que dê alguma segurança ao segurar no telefone.

    Como venho do Lumia 920 o telefone além de não me parecer grande, é mais confortável de usar porque é bastante mais leve.

    Deixo aqui algumas notas:

    “O Nokia Lumia 1020 vem equipado com um processador Qualcomm Snapdragon S4, dual-core de 1.5GHz, tem 2GB de memória RAM e 32GB de memória interna, com mais 7GB na Sky Drive.”

    Existe uma versão de 64gb para algumas operadoras. Não sei se alguma das nossas operadoras vai adoptar essa versão. venda desbloqueado só mesmo de 32gb. Já agora, os 7gbd e Skydrive depende da conta que se tenha. A minha por exemplo tem 25gb devido à promoção que a MS fez na altura para clientes existentes em que podiam fazer o upgrade para 25gb.

    “Porém, se visualmente a câmara até pode estar integrada de forma agradável, é muito pouco agradável ao segurar. ”

    Discordo plenamente desta afirmação. Não só é muito confortável porque a mão assenta que nem uma luva e os dedos por traz acabam por ter um “suporte” extra como também a forma como colocamos a mão faz com que raramente se toque no elemento da camera frontal evitando assim as dedadas na camera.

    “Pior ainda é quando se tem que pousar o telemóvel, já que nunca fica assente em nenhuma superfície.”

    Mais uma vez discordo. Para mim até é uma vantagem porque com o Glance tenho sempre o relogio visivel e com a ligeira inclinação melhora a visualização quando esta ali na secretária.

    “A solução para ele ficar assente seria colocá-lo com o ecrã para baixo, mas… ganha pequenos riscos no ecrã com muita facilidade.”

    Nao tenho um unico risco no ecrã. mas também nao o meto de ecra para baixo porque para ja tenho o Glance e depois porque gosto de ter o ecrã inclinado na minha direcção.

    “O design em mono-bloco não permite a remoção ou troca da bateria, o que é uma desvantagem clara face à autonomia do aparelho.”

    É um trend cada vez mais em voga em todos os smartphones de topo de gama. Não gosto por acaso.

    “A falta de armazenamento expansível é outra das falhas em termos de hardware. ”

    Mais uma coisa que nao gosto realmente. Mas como já uso isto à mais de um mês o que posso dizer é que normalmente não é problema se descarregarem as fotos high-res de vez em quando e as removam do telefone. Podem sempre deixar as de baixa resolução que ocupam 1/5 do espaço.

    “Existem mais alguns problemas que se podem apontar, nomeadamente a textura do telefone, que como já foi referido é meio aveludada (se assim se pode dizer). Esta textura faz com que o telefone não adira às mãos e, por mais que uma vez no período de teste, quase caiu ao chão por causa deste aspecto.”

    Nunca me aconteceu e deve-se em grande parte a forma como uso a camera saliente como auxilio a segurar no telefone.

    Entretanto comprei uma capa na ebay de 5 euros :))

    “A forma como o smartphone encaixa neste acessório é péssima! Nem tanto pelo encaixe, mas mais pelo desencaixe, pois é precisa muita habilidade para tirá-lo “às primeiras” (como poderá ver no vídeo).”

    Eu acho é que é mais falta de habituação. O encaixe tem de ser firme porque se fosse facil de remover o telefone facilmente este sairia do adaptador e cairia ao chão quando estivesse num tripé por exemplo. Um encaixe destes quer-se seguro e resistente. E depois é uma questão de habito para o desencaixar. Já agora faltou falar do encaixe do tripé. Infelizmente nao esta centrado com a camera, mas também tal sería dificil de fazer sem aumentar a altura do adaptador. Fica no punho mas é muito bem vindo.

    “O ecrã de relance é activado sempre que o telefone está em espera e, por definição, apresenta as horas, bem como pequenas informações como o estado da bateria em carregamento ou a informação do som no telefone”

    É por isso que eu acho que a inclinação do telefone na mesa até é uma “feature” que me agrada,

    “Nesse caso, só as que prevêem notificações como SMSs, chamadas ou redes sociais é que surgem com o aviso. ”

    Atenção que qualquer aplicação pode mostrar notificações em qualquer tamanho de tile. Tem é de ser implementado pelo programador.

    “No update 3 que está prestes a sair já é possível fechar aplicações que foram abertas anteriormente, tal como no Android e iOS.”

    Para quem é programador ou tem conta registada no App Builder da Microsoft já pode instalar o Update 3 como preview de desenvolvimento.

    “Outra falha relacionada é a falta de atalhos para activar/desactivar coisas como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, o que obriga a percorrer todo o caminho das definições para o fazer”

    Concordo que as definições podiam ser melhor organizadas. Mas já eu no Android muitas vezes ando lá aos papeis em menús e sub menús a procura das coisas. Em relação aos atalhos há aplicações que permitem colocar os atalhos para Wifi, Dados, GPS, Bluetooth, Rotação de Ecrã (este último uma nova features do update 3) etc no home screen.

    “Outra funcionalidade que vem integrada no sistema operativo é a possibilidade de criação de uma sessão para as crianças, com aplicações escolhidas através da sessão principal: é a chamada Área dos Juniores”

    Sinceramente acho esta uma das funcionalidades mais diferenciadoras e de grande utilidade do Windows Phone. Merecia uma analise um pouco mais detalhada. Isto para quem tem filhos é fantastico.

    “Nokia Pro Cam, Nokia Smart Cam e Panorama, são as três aplicações destinadas à captura de imagens exclusivas do Nokia Lumia.” Atenção que o Pro Cam e Smart Cam foram fundidas numa unica app chamada Nokia Camera que saiu recentemente.

    “Contudo, como estas imagens são tiradas através da funcionalidade de dupla captura, existe uma “espera” de 4 segundos até se poder tirar nova foto. ”

    É mais cerca de 2 a 3 segundos mas não deixa de ser um pouco. Ou talvez porque eu uso o formato 16:9 que é de 34mp?

    “Observando com atenção as fotografias capturadas através desta funcionalidade, repara-se que os contornos em 5MP são mais bem definidos que nas de alta resolução”

    Acho que aqui convem ler um pouco acerca da tecnologia. As imagens de 34 e 38mp não têm por objectivo serem usadas a essa resolução. O que se pretende com este tamanho é ter a possibilidade de reduzir a foto para tamanho mais em linha com o normal e com isso tudo o que é ruido e imprefeições quase que desaparecem. Chama-se a isto downsampling. Ao mesmo tempo ter um sensor com este tamanho permite fazer zoom sem ter de recorrer a redimensionamento da imagem capturada. Qualquer imagem que tenha um certo tamanho quando reduzida o efeito é um esbatimento de imperfeições e uma melhoria da “definição”.

    “De uma forma geral, com uma utilização básica, ou seja, algumas chamadas, sincronização de e-mail activa, Wi-Fi ligado, algumas fotos e SMSs, o telefone contou com cerca de 11/12 horas de autonomia, durante um ciclo de bateria. ”

    O meu dura-me em media 17-19 horas e uso muito mesmo.

    Já agora o preço nao pode ser um ponto negativo.

    Veja-se quanto custa um iPhone com 32gb de memoria.

    Algumas coisas que não foram faladas é o NFC por exemplo. Que até consegue interagir para algumas tarefas com Android e Windows 8 tablet.

    Mais um conjunto de aplicações diferenciador da concorrencia tem a haver com a suite HERE com o Drive e Maps. E já agora o Nokia Music que permite ter Mixs offline para ouvir sem consumir dados,d e forma gratuita.

    Os reparos servem apenas para adicionar algo a review que foi só por si bem estruturada.

  12. Chrono says:

    Estou quase com 30 anos, e não paro de me maravilhar, pela posivita e negativa, pela evolução da tecnologia nestes últimos 20 anos.

    Admito que fui um míudo mimado com gadgets quando era pequeno. Tive o meu primeiro telemóvel com 13 ou 14 anos, e dos caros. Tive o primeiro telemóvel a cores da Nokia no dia em que saiu (não me recordo do modelo), tive a minha Playstation e PS2 nas datas de lançamento. E não estou a dizer isto para me gabar.

    Neste momento eu tenho um smartphone de gama baixa. E tenho-o porque procuro um telemóvel para fazer chamadas ou para jogar uns 5 minutos, tal como fazia quando era míudo. Não entendo o porquê de actualmente se incluir tudo e mais alguma coisa em poucos centímetros. Quase todas as pessoas com Galaxys, Iphones, etc que conheço dizem-me o mesmo: São muito bons pah, quando não se apanha um bug e lá vai uma reposição de fábrica.

    Só falta tirarem cafés. Não quero dizer que seja contra a tecnologia, mas quando olho para o mundo de hoje, sobretudo os jovens, só se ouve falar de Facebooks, telemóveis, e passam horas agarrados à consola etc etc etc…

    Não estou a dizer que são todos assim. Claro que não, mas tenho exemplos na família e amigos.

    Estes dias vi uns putos a jogar à bola e pensei para mim: “Bem, ainda há esperança…”

    A tecnologia é boa. E sim, se me oferecessem um telemóvel topo de gama, se calhar também acabaria por ceder. E tenho forte admiração pelos técnios que desenvolvem tal tecnologia e que, quando não trabalham mal, tornam a vida das pessoas mais fácil.

    Mas não posso deixar de pensar que no futuro, estaremos mais interessados na tecnologia, a olhar para um ecrã, a vivermos a vida através de um ecrã… é deveras um futuro que não me agrada.

    Desculpem lá o desabafo. Mas façam um favor a vocês mesmos: se por acaso passarem mais de metade do vosso dia agarrados a computadores ou telemóveis, por motivos de trabalho ou entertenimento, esqueçam-os por um momento, olhem pela janela, deiam uma caminhada, brinquem com os vossos filhos, cães, gatos ou esposas/namoradas. Aproveitem a vida, porque só se vive uma vez 🙂

    • Hoje em dia uso o smartphone tanto para trabalhar como para entretenimento. Talvez por isso se justifique tanta tecnologia neles. Eu no comboio ou no almoço tenho sempre a possibilidade de estar contactavel quer por telefone, quer por email, quer em redes sociais. Isto permite-me fazer mais no mesmo tempo que tenho entre cada dormida 🙂

      Há quem ache que no comboio joga-se é um jogo não se responde a um email de trabalho. Quem vai almoçar quer é ter o telefone desligado. cada um tem as suas formas de pensar e agir. Pessoalmente gosto de poder fazer mais com o meu tempo.

      • Chrono says:

        Concordo perfeitamente. O que quis dizer refere-se áquelas pessoas que não largam os gadgets nem por nada. Também uso o meu smartphone de gama baixa para trabalho e para estar contactável.

        Mas já vi situações que me deixam de queixo caído. Os Shoppings têm wireless á borla. Tudo bem. Também as uso. Já cheguei a ir com a minha noiva ao Shopping ter com uns amigos que já estavam lá a nossa espera. Estamos a falar de um grupo de 10 pessoas, entre eles 2 casais. Pessoas essas amigas há anos, mas só nos vemos 1 ou 2 vezes por mês.

        Estavam lá à nossa espera há 20 minutos. Nem deram por nós. Estavam todos calados, agarrados ao telemóvel a ver filmes no Youtube, jogar ou sabe-se lá o quê. Não estavam chateados uns com os outros. As raparigas iam ao WC juntas (o normal), mas a postar no Facebook. É aí que eu quero chegar.

        Já não sei as vezes que estranhos se esbarram contra por irem distraídos, e ao olhar para trás noto que estão a andar a postar no Facebook ou afins.

        Por outro lado, também já vi jovens a interagirem uns com os outros, enquanto um mostrava um vídeo. Isto considero normal. Mas noto que os telemóveis de hoje, e facilidade de acesso derivadas deles, se tornaram num fenómeno semelhante ao primeiro rádio ou primeira TV. Nessas épocas, o pessoal ficava sentado ouvir rádio ou a ver TV. Era um acontecimento para o bairro todo lolol.

        O problema dos smartphones é que oferecem tudo isso, e algumas pessoas, vá lá, a grande maioria das pessoas, não sabem lidar com isso. E acabam por se perder neles.

        A minha tia tem 40 e poucos anos, e se se esquece do smartphone (e ela só o usa para chamadas e jogar, mais nada), fica uma fera. lol

  13. Francisco Geraldes says:

    Boa review!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.