Quantcast
PplWare Mobile

Chegou o Nokia Lumia 1020 com 41 megapixels

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. pois says:

    É pá, isto sim, para mim é inovação. Não é como no Galaxy S4 onde pegam em funcionalidades redundantes e tentam vender isso como algo espetacular. Metam olhos nisto, pois é disto que queremos mais.

    • doubilus says:

      e a piada do galaxy zoom

    • navega says:

      tu achas mais inovação ter uma câmera de grande qualidade no telemóvel, em que para a maior parte das pessoas só usa para partilhar no facebook, e que 8mp é mais que suficiente, ou ter funções como o ecrã desligar quando não olhas para ele, o ecrã descer conforme vais lendo, drama shot, multi window… eu nem sou fã dos galaxy, prefiro de longe os nexus, e até gosto do conceito dos lumia, mas disseste um disparate maior que a tua inveja…

      e olha é uma inovação bem maior a photosphere dos nexus do que o zoom fantástico do novo lumia…

      • Rafael Ramos says:

        Ele não falou em camara..falou em inovação!!

        Se reparares praticamente todas as coisas que este tlm tras, ja existem em outros..mas tudo junto ?!?!?

        Camara, ecra, cpu, BATERIA, ecrã..2 GB de ram, etc..

      • pois says:

        Situações como essas de olhar para o ecrã e ele fazer scroll foi desligado por mais do que metade das pessoas e sabes porque? Porque não é pratico e é isso que interessa. Muitas pessoas se queixaram que ao ver uma simples pagina o telemovel começava a fazer scroll sem a intenção do utilizador, wtf? Todas essas funcinalidades nao passam de um gimmick, futilidades engraçadas de usar nos primeiros dias e que são desligado ao fim disso. Nao é por acaso que houve um comunicado da Samsung a constatar que as vendas do S4 nao chegaram ao número de vendas previstas. Features verdadeiramente uteis é o que se necessita e o S4 não o troux nem de longe nem de perto, o S4 ate parece mais um S3s, enfim…

    • darksantacruz says:

      +1!!!

  2. Pedro says:

    Mas esta máquina fotografica dá para fazer chamadas ou é só fotos? 😀

  3. JG says:

    Pelos vistos a Nokia continua bem viva.. Os novos lumia são equipamentos excelentes.
    Estas características de fotografia podem até não se justuficar num telemóvel, mas é sempre melhor subir o patamar do que diminuir..

  4. Malicx says:

    O rei está de volta. Nokia domina o resto é marketing.

  5. joao says:

    a nokia precisa de mudar rapidamente para android se nao quiser ir á falencia

    • brunoBMC says:

      A Nokia esta a inovar e a sair do mau momento que atravessa. Os múmias têm salvado a Nokia e são telemoveis muito bons, falo por experiencia propria…

    • Joao says:

      Se este equipamento fosse android eu comprava

    • Robert Soares says:

      Se a nokia mudasse para android, seria o mesmo que ter um Ford Ford Mustang Shelby GT500 Super Snake de 860 cavalos, retirar o motor e meter o do fiat 600 1.2 a gasolina -.-

      • Daniel Santos says:

        +1. Android nestas máquinas da Nokia? O Windows Phone superou o mercado quer do Android, quer da Apple. É como já disseram aqui sobre o Samsung Galaxy S4. Mesmo os Lumias inferiores são excelentes por ter este Sistema Operativo incorporado. Pode-se fazer mil e uma coisa ao contrário do Android que para se fazer alguma alteração, é preciso “dar a volta ao bilhar grande” para por vezes nem sequer se obter nada. A nokia fez muito bem em se juntar com a Microsoft. Pelo menos não está como a Samsung que mantém as mesmas escolhas e praticamente não melhoram as caraterísticas dos seus smatphones…

        • Dogzilla says:

          Não devemos estar a falar do mesmo Android, com certeza.

          • Será o 1.6? o 2.1? o 2.2? o 2.3? o 2.4? 2.4.2? o 3.0? o 4.1? o 4.2? o 4.2.1? E oficial oy cyano? Da Samsung, da HTC, ou Nexus? É melhor serem mais explicitos porque a trapalhada de versões do android não ajuda a esclarecer essa questão realmenet.

          • doubilus says:

            com o windows phone o software e o hardware vem juntos, é todo um só! não é como o andorid.. que cada hardware é um lag tremendo!! (sim tou a falar do s4 e etc. menos os xperias)

          • Tavares says:

            Está a falar de um Android qualquer…não existe UM melhor que OUTRO!!São TODOS a mesma “trampa”…quem quer QUALIDADE compra iPhone ou Nokia com WP8.

        • navega says:

          lol ja algum dia usas te android? a grande vantagem do android e poderes alterar tudo o que quiseres, basicamente és dono de cada pixel do teu ecran… nao como wp e ios que mudas o wallpaper e o toque de chamada…

          • Djizus says:

            Isso é uma vantagem??
            Instalas uma versão é porque consome muita bateria.
            Instalas outra é porque o wifi funciona mal.
            Instalas outra e o flash vai a vida.
            etc etc etc…

          • Eu tenho 2 Androids la em casa incluindo u Nexus 7. Sei bem do que falo.

          • sccp says:

            bem, qto a isso, deixa-me discordar. Ja tive N telefones com Android, e mudei para WP8 exactamente pq nao me agradava nada a falta de velocidade, a instabilidade das apps, a qualidade das apps no geral, nao ter um OFFICE decente, entre outras coisas.
            Dizeres que podes mudar cada pixel do ecrã, parece-me, no minimo, uma infantilidade (sem ofensa): para que queres tu mudar de pixeis? queres mudar o fundo do ecrã? podes fazê-lo; queres mudar a ordem dos icons? podes fazê-lo e até muito mais facilmente. Queres adicionar dados de conacto? podes fazê-lo tb. Vais me dizer que queres um acesso ROOT e uma consola no telemovel para acederes ao SO, e eu digo : é UM TELEMOVEL! nao é um servidor! 99.9% das pessoas com Android no bolso não se vao preocupar com isso: querem um smartphone com grande facilidade de uso e que nao dão chatices e que nao bloqueia sempre que arranca o SKYPE! e nisso o WP8 é substancialmente melhor (digo por experiencia propria e sem qualquer finalidade ou radicalismos)
            Vais dizer que podes mudar o teclado como bem entenderes, é verdade, mas a beleza do WP8 é que o teclado pode trocar de formato e de teclas de atalho conforme o tipo de aplicação ou até mesmo o tipo de campo onde estás a escrever. Por ex. se for um campo de mail, as teclas @ e os TLDs (.com .pt .org etc) ficam disponiveis. O mesmo para quando escreves um URL. Mais, por questões profissionais, passo a vida a escrever mails em diversas linguas (UK, DE, SP, FR e claro PT), e o teclado detecta isso e muda conforme necessitas. O dicionário é, às vezes, assustador: consoante o contexto do teu texto, ele dá-te sugestões das palavras que podes utilizar à medida que escreves. Chegas ao ponto de mandar mails com 20 ou 30 palavras em apenas um duzia de “cliques”. Digo assustador pq parece q lê a mente… 🙂

          • diogo says:

            sccp, em relação ao teclado, o original do android faz previsão de palavras, muda consoante o programa, tem um ótimo dicionário, tem palavras que eu não imaginava que ele tivesse, até termos técnicos.
            Ah e tem swipe. Que não é como as inovaçoes da samsung, o swipe dá-me jeito.
            Ou seja, os teclados estão par a par.
            Quanto ao resto, até tens razão

          • JG says:

            eu também tenho Android e wp8, e nos teclados concordo que apesar do wp8 trazer um bom teclado, o que trás o nexus é ainda mais versátil e ha mais opções interessantes para Android, é isso e são as aplicações específicas de vários equipamentos em que só estão disponíveis para Android e IOS.. de resto prefiro muito mais a estabilidade, velocidade e simplicidade do wp8, por isso o uso que lhes dou é 95% WP, 5% Android

      • Jorge Ribeiro says:

        E eu diria mais, além do desperdício de potência, a fiabilidade deixa muito a desejar.
        Sai um WP para mim, please…

      • Gerardo says:

        Lol, existe uma linha abaixo dos quais os cometários deixam de ter piada e passam simplesmente a fazer de idiotas quem os produz.

        Isto com Android e eu comprava. Assim é apenas um telemóvel que gostava de ter mas que não tenho pelo SO

        • pikax says:

          O android vem muito limitado em termos de potencia, eu ate’ fico trengo com a potencia dos telemoveis actuais e mesmo assim vejo o android a crashar-se….

          Nao e’ por nada que o S4 vem com 2 CPU de 4 cores…. so’ para ficar bastante fluido.

          O win8 esta’ compilado nativamente como o OSX para ARM, por isso tem-se um boost em termos de performance que o android deixa muito a desejar.

          • Djizus says:

            os quad cores e octo cores é só para enganar idiotas…
            Se não tem multi-Task de nada serve vários cores.

          • diogo says:

            Djizus, O octo core é, completamente, para enganar idiotas, aliás, o melhor s4 é o que tem o Snapdragon 600.
            O quad core não é assim tão necessário quanto isso.
            Porém, se não sabes, ensino-te, o android tem multi-tarefa, baseado no multi-tarefas do linux, que é de longe superior ao do windows

        • Gualter says:

          là está, tu gostavas de ter com android, outros com WP… Pelo menos eu, penso assim, se um dia metessem android neste telefone, era uma duzia de passos para trás.
          Seria como comprar uma garrafa de coca cola marca Continente, e uma garrafa de coca cola marca Coca cola eehhehe

    • Marcos Santos says:

      oh god, com o hardware que a Nokia usa, se mudasse para android era mais um para o monte de smartphone dual core mal otimizados, que lagam por todos os lados… era o mesmo que dizer o iphone devia era ter android, o iPhone 4 há muito tempo que já não era atualizado, ficava-se num android 2.3 o que acontece com muitos single e dual core, param de ser atualizados no android.

      • doubilus says:

        +1
        o android é só fama.. as apps não se “integram” ao sistema.. não fazem um todo com o sistema como no windows phone.. e ser dual-core e quad-core isso é só markting.. porque vejo muitos quad cores a dar o break.. quer dizer o android é que foi mal optimizado

        • navega says:

          as apps nao se integram? eu instalo um novo browser e posso predefini lo eu quero partilhar algo e tenho dezenas de apps que suportam essa partilha… deves ter usado android 2.3 num tlm de 100€ e agora vens para aqui humilhar te…

          • MigM says:

            Não tem nada a ver com WP. Essa integração Android que referes é “falsa”. São 2 SO com usabilidade diferente e conceito de integração diferente.

          • Gualter says:

            Nao vejo onde se humilhou.
            Ele tem toda a razão. Ja tive androids em telm de alta gama, e hoje quando pego num, o meu Deus que so me apetece atirar com aquela porra mais loge do que a vista lol
            Deixa-te de coisas, e arranja uns trocos para comprar um diferente 🙂

          • Djizus says:

            Qual é a app ou o browser??
            Desculpa mas é difícil navegar no meio do lixo que existe na play store…Ainda para mais com o telemóvel a lagar por todo o lado.

    • Gualter says:

      oi ??? Vou compra-lo, se viesse com Android não o comprava, nao vejo o sentido da tua lógica… podes falar é por ti lool

  6. brunoBMC says:

    Gosto da ideia. A Nokia esta a inovar, ao apostar no Windows Phone. Para mim, o android vai começar a morrer e o wp vai substitui.lo. Para quem acha que o melhor e android, e porque ainda não exprimentaram wp. Tenho um Nokia lumia 800 e adoro o telemovel, so que as pessoas pararam no tempo com o android, o mesmo que a Nokia tinha feito com o symbian, e altura de inovar. Caso este Nokia saia em Portugal, vou compra-lo

    • j;a tive um Lumia 800 e voltei ao meu s2, o lumia é windows logo ai tem o seu maior problema, um software instável, quando bloqueia tens de tirar a tampa, não e como no android que basta contar ate 10, não há aplicações nenhumas para alem de ter algumas funcionalidades tão complicadas que dá vontade de partir o telefone ao meio…

      • JG says:

        Como é possível um comentário destes.. Teve um lumia 800 e quando bloquaeva tinha que tirar a tampa.. Que tampa? Para alem de ser muito difícil que um lumia bloqueia, para o reiniciar é com a tecla volume- e power simultaneo durante uns segundos.. Até porque alguns lumias não têm tampa como o caso do lumia 800.

      • pois says:

        Bem tu deves ter mesmo um Lumia 800, deves… “Quando bloqueia tens de tirar a tampa”. O 800 nao tem tampa e é uma peça só, granda tangas… Agora só falta comentarea de volta e “justificar-te” com outra dessas.

      • Quando acontece algo desse genero com qualquer Lumia basta carregar no Power e volume para baixo por 10 segundos e mele faz reboot. Mas são tão raras as vezes que é preciso que a grande maioria da malta não sabe.

        E já agora… o Lumia 800 não tem tampa. É unibody e nao dá para mudar a bateria. Por isso acho que devias ir ver novamente o que tinhas porque certamente um Lumia 800 não era.

      • Samuel Gomes says:

        Não concordo absolutamente nada com a tua experiência.

        1. Windows Phone 8 foi construído de raiz e é muito recente, mas comparando com o inicio do Android ou do iOS está bastante superior e a crescer rápido.

        2. Nunca o meu WP bloqueou dessa forma, no máximo o que me aconteceu foi ter de bloquear e desbloquear, já não posso dizer o mesmo do meu Android (lá está, ainda na versão 2.3)

        3. Tenho 90% das aplicações (ou equivalentes) que usava no Android e por isso, não senti qualquer problema com as aplicações. Tem menos, certo, mas vais ter 500.000 apps instaladas no teu S2 ?

        4. Acho o SO super user-friendly na sua utilização e só me queixo das ainda pouca features que tem e não de como utilizar (vamos esperar pela próxima release)

        Abraço!

      • Djizus says:

        Hahahha nem para mentir serves 😀

      • Gonçalo Damas says:

        Good luck for the next time porque posso dizer que nunca tiveste um Lumia. Fanboy alert.

      • Lumia 800 com tampa? LOL A única tampa que o L800 tem, é a do cartão SIM. 🙂

  7. Robert Soares says:

    Aqui está uma boa junção entre o melhor de hardware com o melhor software!!!!!

  8. Samuel Gomes says:

    Há dois anos que uso Android (gama média) e à pouco tempo, pela empresa, recebi o Lumia 620 (Gama baixa WP) e estou completamente rendido ao Lumia + WP.

    A experiência tem sido espetacular e já não quero outra coisa, ser Nokia e ter aplicações como a família Here, entre outras app’s torna as coisas muito mais interessantes.

    A construção e toque do telemóvel em si, a fluidez do WP 8 já me convenceram em menos de uma semana.

    Unicas desvantagens são autonomia da bateria (gama baixa Nokia) e o SO ainda estar algo recente e faltar várias features (espero bastante do 8.1).

    O próximo smartphone pessoal vai ser um lumia, de certeza! 🙂

    • Paulo Costa says:

      Tenho a mesma opinião, para equipamentos de gama média, o WP proporciona uma experiência de utilização muito interessante. (tenho um Lumia 720 e gosto imenso dele)

    • Daniel Santos says:

      Em termos de bateria, mesmo assim tem uma excelente autonomia se formos a ver, pois dura mais do que os dispositivos Iphone 🙂 Mas tambéms tens e ver que estes componentes que incorporam os Lumia, consomem a sua energia, mesmo em poupança de energia. Ainda assim, consigo estar sem carregar quase 3 dias e faço mil e uma coisa com o meu WP até lá 🙂

  9. Zebedeu says:

    Parece um telemóvel com um grande sainete…

    Em termos de hardware, parece ser uma bomba, agora resta saber se o WP acompanha…

    Vou estar atento.

  10. Claudio Oliveira says:

    Acho desnecessário, passo a explicar.
    Prefiro um sensor de 10 megapixels sem grão, ou com muito pouco grão, do que um sensor com 41 megapixels cheio de grão, que deve ser o caso.
    Vemos no mercado muitas ofertas nessa situação, onde as marcas anunciam um sensor com muitos megapixels, mas a qualidade de imagem deixa muito a desejar.
    Isso é apenas marketing, nada mais.

    • Sergio J says:

      nitidamente não fazes a menor ideia do que é o pureview. Como não sabes fizeste um post disparatado.

      • Daniel Santos says:

        Mesmo, só pode. Pureview e HD juntos superam muitas máquinas até profissionais!! E a qualidade de imagem é bem superior a “um sensor de 10 megapixels sem grão”…

        • diogo says:

          Supera máquinas profissionais e eu sou o pai natal disfarçado de Rodolfo. Nem sabes o que é um sensor de uma máquina profissional, é que não tem nada a haver com isto.

      • Rui says:

        Não, o Cláudio tem razão. Compara as fotos de um telemóvel com uma SLR profissional com 1/4 dos píxeis de resolução ou menos ainda e depois já sabes do que falas!!!

        • Marcos Santos says:

          Compara os preços também 🙂 e a SLR deixa fazer chamadas e mandar sms, ou mesmo ires à net???

        • Sergio J says:

          Ninguem está a comparar com uma DSLR. Eu tb tenho uma. Estamos a falar de telemoveis. Este em particular conseguem ombrear com as melhores compactas. Não quer dizer que não haja uma ou outra melhor.

          Vocês não sabem do que estão a falar. O pureview não é só megapixeis. Ele aproveitas os muitos megapixeis para fazer coisas extrodinárias. Já para não falar na excelente lente. Mas aogra vem aqui falar. Ah, e tal uma lente canon 50mm 1.8 é muito melhor (sim comprei esta este fim de semana). O meu carro também anda muito mais depressa…

          • GN says:

            Optimo, fizeste uma boa compra (relação qualidade/preço muito jeitosa :P)
            E sim, o pureview tem umas coisas interessantes, mas não faz magia e está longe de ombrear com as melhores compactas.
            Já agora, os videos promocionais,supostamente gravados com o telemovel, na verdade foram gravados com cameras profissionais (confirmado pela Nokia).

    • JG says:

      Porque dizes coisas à toa, já viste as imagens deste telemóvel para saberes que têm grão? E o grao tem a ver com a sensibilidade à luz..

      • GN says:

        O comentário do Claudio não parece ser propriamente à toa… Não sei quais os seus conhecimentos de fotografia, mas sabe pelo menos que muitos MP em sensores pequenos não dão bom resultado na definição da imagem (lamento JG, mas é um principio básico). Basta veres as especificações de máquinas de topo para perceberes que a corrida dos MP foi chão que já deu uva… Uma máquina full frame como a Canon 5D MkIII tem 22MP e custa uma pequena fortuna, não será certamente por fazer piores imagens 😉

        • JG says:

          Sim, o que eu disse é que comentar possíveis resultados antes deles estarem disponíveis é cometar à toa.. Vejamos as fotos deste telemóvel quando estiver disponível se têm grão ou não (e isso depende também muito da luz)
          Por outro lado diz que os Mpx não interessam e refere uma câmara profissional com 22Mpx, podia ter referido, antes uma com 6 ou 10 já que não interessam.. Ninguém disse que é tudo..

          • GN says:

            Certo, sem dúvida que poderia ter referido máquinas com sensores com menos MP que mesmo assim teriam melhor imagem. o que fiz foi basicamente uma redução ao absurdo… Se uma máquina de topo tem metade dos pixeis, então o segredo das boas imagens não estará numa maior densidade dos sensores. Dando mais um exemplo por absurdo, e para quem segue/gosta de fotografia, o back digital da hasselblad (CFV-50) tem um sensor de 36.7×49.1mm e 50MP. Infelizmente estamos ainda muito longe de conseguirmos condensar uma boa maquina em algo tão pequeno como um telemovel. Não só pelo sensor, mas também pela optica é certo.

  11. Rui says:

    O leitor Cláudio Oliveira já tocou no único aspecto que queria referir. Quanto ao telemóvel a Nokia está de parabéns e espero que tenhamos mais possibilidade de escolha e com qualidade.
    Quanto aos 41 megapíxeis, basta só dizer-vos que a minha velhinha Canon EOS 30D com 8,5 megapíxeis de 2006 tira seguramente muito melhores fotos e com muito, mas mesmo muito menos ruído que este Nokia!
    Os megapíxeis de nada valem se tiverem muito grão (imaginem a ampliar fotos para um poster!!!!) e também se esses megapíxeis processarem através…… de uma lente de Plástico que até pode estar toda riscada!!!!!!
    Experimentem tirar fotos com um telefone em ambientes escuros e depois já vêem o que é ruído 🙂
    Só para terem uma ideia, nem a Canon nem a Nikon têem nenhuma máquina profissional com 41 megapíxeis. A melhor Canon (EOS 1D) tem um processador Full Frame de 18,1 megapíxeis e custa mais de 6.000€!!!! Mas podem ter a certeza que esta máquina que pesa sem objectivas mais de 1 quilo, tira fotos a anos luz à frente do Nokia de 41 megapíxeis!!!! 🙂
    Como já disseram, trata-se de marketing!

    • ora ai está o que tentava explicar, por alguma razão 41 mpxs só se ve em compactas de marcas que estão a tentar subir no mercado.
      Desde a introdução da máquina digital que a guerra dos megapixeis está aberta, e tem enganado muita gente, a meu ver, a partir de 8 mpxs tá bom, mais até só vem ocupar espaço e não tem utilidade nenhuma. Para alem de que tenha os megapixeis que tiver existem muitos outros componentes bastante mais interessantes

      • ZiLOG says:

        Vocês(@Rui e @Tomas M. Santos) disseram tudo.
        Mas acham que certo tipo de pessoas vêm isso? Quando lhes falam em 41 Mp até ficam cegos. Se tem 41Mp é claro que a imagem é melhor do que uma Reflex de 10Mp. Enfim….

    • MigM. says:

      Pesquisa tecnologia PureView para perceberes melhor esta tecnologia e como permite ter 41MP.
      Nikon D800, full-frame como 36 MP efectivos.
      Acerca da tua Canon, lamento informar mas já não supera como dizes, a começar pela sensibilidade do sensor à luz / ausência de luz.

    • Alguns comentários são anedóticos.

      Mas porque raio se compara um telefone a uma SLR? Eu sou amador a mais de 17 anos e uso D-SLR, máquinas analógicas e até já usei Médio formato. Atualmente a grande maioria das fotos que faço, porque anda sempre comigo, é com um Lumia 920 do qual tiro impressões A4 ou 30×40 fantásticas e que dificilmente a dois palmos de distância e sem lupa nota-se uma grande diferença para as que faço com a Sony A55.

      Este 1020 o que vem trazer é uma qualidade fora do comum para um smartphone. Não vem trazer uma qualidade fora do comum para uma D-SLR. Mas, é capaz de surpreender muitos.

      O que este telefone faz é tirar duas fotos. Uma de 38 ou 35 megapixeis (depende do formato 4:3 ou 16:9) e uma redimensionada para 5 megapixeis. A original serve para voltar a reenquadrar ou tratar da forma que quisermos. Até se pode fazer “zoom” aka “crop” dentro dos 41mp de 3x sem piorar a qualidade da imagem original. A mais pequena serve para o que 99% do pessoal faz hoje que é partilhar nas redes sociais e websites de fotografia.

      A versão de 5 megapixeis basicamente é o pegar na foto original e reduzir o tamanho eliminando assim a grande maioria do ruído e imperfeições.

      Qualquer pessoa que faça fotografia à um par de anos sabe que ao diminuir uma foto para um tamanho mais pequeno, comprime-se mais detalhe no mesmo espaço, eliminando as imperfeições que se vê a 100%. Ninguém vai andar a ver pixel a pixel o detalhe de uma foto de 41 megapixeis feita por um smrtphone e comparar com uma D-SLR.

      De qq forma, para quem quiser fica aqui um link que mostra que mesmo assim este sensor não é nada mau para o tamanho que tem! http://conversations.nokia.com/2013/07/11/nokia-lumia-1020-picture-gallery-zoom-in/

      • Ricardo says:

        +1

        Só tenho a adicionar que quando se transforma a foto de 41MP para 5MP não é um simples redimensionamento no sentido de descartar pixeis não utilizados. Todos os pixeis são utilizados na criação da imagem mais pequena, fazendo com que cada “super-pixel” contenha informação de 7 pixeis, o que é uma enormidade de informação e ajuda a eliminar ruído e reproduzir fielmente o objecto real

    • JG says:

      Não é nada disso.. Podes comparar esta câmara com o seu segmento.. Com telemóveis.. E é aí que se pode comparar e comprovar que está muito acima da concorrência.. Ou vais fazer algum casamento como fotógrafo profissional com o telemóvel?
      Outro ponto é, não falem antes de verem resultados.. Depois de vermos já podemos criticar..

      • Njoi says:

        Na realidade eu tenho a certeza que 95% das pessoas não iriam notar a diferença de fotos de casamento tiradas com o 1020 ou com uma camara profissional.

    • Monkeyz says:

      é apenas um prototipo esse que tirou as fotos…
      ahaha quando tiveres oportunidade testa a qualidade das duas ahahahah. já que percebes tanto E ACHAS QUE A CARL ZEISS usa LENTES DE PLASTICO
      sabes tambem que aqui não estão apenas a falar de megapixeis? ou no viste isso no lumia 925?
      Pureview é mais que mpx

  12. Interessava-me mais a qualidade da lente que os Megapixeis, isso é bom sim, para o zoom, nada mais. Sei que a lente e uma Carl Zeiss mas há muitas gamas, para ser uma boa máquina terá de ter essa boa lente, um bom censor e um bom software que de para controlar muita coisa manualmente, o que eu duvido.
    Tenho um nikon D7000, uma máquina profissional e conto com menos megapixeis nela do que na sony compacta toda xoto, o que não invalida que as fotos da Sony sejam uma valente porcaria ao lado das da nikon!

    • Nada como ver exemplos. V~e o meu post acima em resposta ao Rui.

      Agora pega nessa foto e diminui para 1/3 de tamanho (cerca de 10mp) e vê a foto novamente e vais ver a razão pela qual a malta está bastante interessada nesta tecnologia.

      • MigM says:

        Isto é que a malta não percebe. A questão das reduções de tamanho vs. ampliações e o resultado final que se consegue.
        Boas intervenções João Cardoso.

    • Fantasia says:

      A qualidade da foto não são só megapixels, nem possibilidade de zoom; o sharpness não depende disso, nem a sensibilidade do sensor (para a luz), etc…
      O mais importante nem é a câmara… acredito a nikon D7000 com uma “lente de kit” consiga qualidade pouco superior ao telemóvel, mas metam-lhe uma lente decente e depois façam as devidas comparações para perceberem o ridículo dessa história do crop, relativamente inútil.

  13. Pedro Carreira says:

    O factor determinante da tecnologia PureView não são os 41MP mas sim o que estes permitem, zoom digital sem qualquer perda de qualidade e uma extrapolação de imagens de forma a obter uma fotografia mais detalhada. As fotografias “finais” deste modelo têm uma resolução de 5MP.

    Quem menciona os 41MP de uma forma clássica como os restantes fabricantes/modelos não percebeu ainda o que esta tecnologia faz.

    Esta será facilmente a melhor câmara num smartphone este ano (que teve a primeira geração no Nokia PureView 808 no ano passado).

  14. Rui says:

    Bem, pelos comentários que vejo, os fotógrafos profissionais são todos uns totós, de futuro vamos vê-los a fotografar com telemóveis de 100 megapíxeis e objectivas de plástico!!! 🙂
    Meus caros, sabem o que é um sensor Full Frame? É um sensor que regista o que passa pela objectiva e tem o tamanho de 36 x 24 mm ou seja, 3,6 centímetros x 2,4 centímetros. Querem dizer-me que um telemóvel que tem um sensor na melhor das hipóteses que é 1/10 desse tamanho e ainda por cima tem de registar mais megapíxeis num espaço infinitamente mais pequeno tem a mesma qualidade de uma SLR ou mais!?!?!?! Não sabem mesmo o que dizem!!!!O pure view que falam já a Canon, Nikon usam à anos……
    Meus amigos, é um excelente telemóvel, sim, mas para fotos……

    • MigM says:

      Ninguém disse ainda que isto substitui uma DSLR. Há vários factores que torna essa substituição inviável. Se fosses fotógrafo (pro ou amador), saberias que o que está aqui em causa não é substituição.
      Eu tenho DSLR mas não me importava de ter também este Lumia 1020. Não ando sempre com a DSLR às costas para onde vou, e este tlm garantia-me certamente excelente qualidade sempre que quisesse fazer um click do momento.
      Para fazer trabalhos a sério não usaria o Lumia, mais não fosse pela flexibilidade de trabalho (controlo total da máquina, abertura, profundidade de campo, tempo, compensações, etc., etc.), mas para tirar fotos “normais”, parece-me uma boa aposta porque evita ter de andar com uma compacta.

      • Como alguém diria… mais vale ter uma maquina reles ao pé e tirar aquela foto, do que não ter nada e ficar de mãos a abanar. 🙂

        Eu já a uns anos que ando a usar dispositivos moveis para fotografia casual e de rua e posso dizer que se não fosse pelo dispositivo movel fazia muito menos fotografia.

        E vejam a polemica nos estados unidos que um jornal famoso despediu mais de 30 fotografos e deu iPhones aos jornalistas… 😀 Digam lá que não tinham feito muito melhor em dar-lhes Lumia 1020? 🙂 Mais a sério… aquilo não teve piada nenhuma mas é o sinal dos tempos.

    • Francisco says:

      caso tenhas um pouco de curiosidade acerca do processo de criação das lentes carl zeiss para o telemóvel nokia 808 pureview, dá uma leitura na seguinte página!
      h t t p : / / conversations . nokia . com/2012/03/05/nokia-808-pureview-carl-zeiss-science-of-making-the-perfect-lens/

      tira os espaços em branco claro…

      assim ficas melhor elucidado do porquê de plástico em vez de vidro etc e talvez até percebas que estas lentes de plástico conseguem ser mais “sharp” que uma lente de uma máquina full frame

      • Rui says:

        E se leres bem e investigares, encontras um reconhecimento da Nokia que essa e outras imagens apresentadas foram feitas por SLR profissionais com metade dos megapíxeis!
        Aliás o GN também refere isso mesmo!

  15. diogo says:

    Inovação foi há uns tempos atrás, isto agora chama-se reciclagem do nokia 808 pureview

    • Djizus says:

      Não sabes o que dizes…

      • diogo says:

        Desculpa…estás bem?
        Se for para usar para tirar fotos de 5/8mpx com a redução que ele faz dos 41mpx acho ótimo. Melhor que qualquer outro telemóvel, mas de longe.

        E, claramente, ouve um melhoramento na câmara em relação ao nokia 808.

        Mas a inovação em si, a apresentação da tecnologia aqui usada foi introduzida no nokia 808.

        Ou não sabes português e o significado de palavras como inovação e melhoramento?

    • Ricardo says:

      Pelo que tenho lido nenhuma parte do sensor do 808 foi reutilizada no 1020. Mesmo a estabilização óptica é totalmente diferente da usada nos lumias 92x, pelo que não se trata de todo de reciclagem. Se o 1020 tivesse o mesmo sensor do 808 o “alto” da camera seria bastante mais pronunciado

      • diogo says:

        Eu considero a utilização do mesmo sensor por reutilização, quando digo reciclagem , estou a dizer que ele foi mudado, porque a reciclagem subentende mudança, neste caso melhoria da tecnologia. O nosso colega Djizus é que fez um comentário descabido porque não sabe o que é inovação.

  16. Ricardo Maltez says:

    Symbian rules! 😀

  17. hdm says:

    porque querem o android nos nokia? já viram a fragmentação do android? no comments

  18. Gualter says:

    Pah eu amo este telemovel…. ai… que vou ter que o ir buscar 🙁

  19. Tiago Raposo says:

    Para que eu quero 41 mpx num telemóvel ??? Eu queria era outras funcionalidades que faltam no WP8 para fotografia tenho a minha cânon.. Acorda para a vida Nokia ou vais ao fundo…

    • kekes says:

      Inumera algumas por favor.

      • Tiago Raposo says:

        Talvez nao falte nada..isso nao sei. eu comprei um lumia 920 e tive mts problemas com ele foi três vezes para a Nokia e fiquei aborrecido com as avarias pois além de caro só deu dores de cabeça, eu sempre fui utilizador de windows já do tempo do samsung omina e devido a estas situações resolvi mudar para o android e gostei mais do sistema só isso. Quanto a Nokia nao sei se estará a fazer a melhor aposta pois ultimamente só se destaca pelas câmeras e alguns anos perderam o comboio por nao apostar devidamente no que deviam.

    • Djizus says:

      Sim que te falta nos lumia??

    • Tavares says:

      Mas o que é que falta no WP8…?? Tirar “imperiais” ou “bicas”…??? Talvez “sacar” dinheiro como no multibanco…??

  20. Francisco says:

    Queria apenas dizer que o meu nokia 808 pureview em algumas situações, consegue tirar fotos com menos ruído que a minha sony alpha 350 com lente kit.
    Tive um xperia neo de 8mpx e tenho agora um galaxy s3, nenhum deles chega perto do nokia 808.
    Apenas sinto falta da opção de burst que nisso o 808 (que eu saiba) não consegue acompanhar.
    Se este novo lumia for pelo menos tão bom como o 808, então sairá vencedor no departamento de fotografia, quanto ao sistema operativo não posso opinar visto que ainda não usei nenhum!
    Pode ser que no futuro experimente com este novo lumia 1020
    se tiverem dúvidas em relação à qualidade deste sensor de 41mpx, então pesquisem por fotos tiradas por ele na net ou até por algumas comparações com dslr’s para terem uma ideia!
    Em relação a serem lentes de plástico, em vez de vidro, pesquisem sobre isso também e não digam barbaridades…
    Há alguns vídeos que falam no processo da criação da lente do nokia 808

    cumps

    • Rui says:

      Vais dizer-me que a capa protectora do telemóvel é de vidro!?!?! Obviamente é de plástico, caso contrário toda a estrutura perto da câmara partia facilmente.
      O mesmo passa-se com os portáteis HP, podem ter um ecran 5 estrelas, mas depois metem uma capa de plástico que é horrível com o sol!!!!!
      Secalhar sou eu que sou azarado, é que quando um servidor tem uma avaria e tenho de tirar uma foto em ambiente escuro e frio tenho de tirar umas 10 fotos para aproveitar uma em que dá para perceber a marca e referência do equipamento!?
      Não estou a denegrir o equipamento Nokia que é um excelente telemóvel, mas o que digo para quem percebe o que é fotografia, os 41 megapíxels são um embuste, mais não significa mais qualidade. Gostava de saber o rácio de compressão e o tamanho do sensor do telemóvel.

  21. Rui Santos says:

    41Mpx é espectacular… para encher cartões!
    Qual o tamanho do sensor? 1/3.2″ ? LOL

    • Francisco says:

      a foto com 38mpx no nokia 808 fica com perto de 10Mb consoante a luz da fotografia etc
      a foto com 8mpx fica com aproximadamente 2,Mb
      quanto a encher cartões é para isso que serve os 16Gb de memória interna e mais o cartão de 32Gb
      se for igual ao do nokia 808 então o tamanho será 1/1.2″ CMOS, pixel size: 1.4um

  22. lmx says:

    Boas..

    Eu continuo a achar que a nokia deu um tiro no pé…tinha o melhor SO do Mercado MEEGO, e agora aposta em Windows, e deixa todo o seu legado para trás…

    Acho que é um bom negocio para a M$, mas muito fraco para a Nokia.

    cmps

    • Njoi says:

      Pois… tinha o symbian era tão bom que a Nokia estava a caminho da falência por causa dele… sinceramente perquisa a historia antes de falares a toa

      • diogo says:

        nem sabes o que é meego, que no teu comentário de repressão nem falas-te nele, o meego foi lançado num unico telemovel (n9) e digo-te desde já que adorei o conceito dele. Mas eles são totos e acabaram com ele antes de saber se o iriam conseguir projetar

  23. Carlosavm says:

    é pá! não me vão dizer que esta coisa de smartphone tira melhor fotos que a minha maquina profissional da cannon ahahahaha deixem-me rir

    • Tavares says:

      De que vale ter uma máquina profissional… se não souber-mos tirar fotografias??
      De que vale ter um jornal à frente e… não saber ler??
      De que vale comprar um smartphone(seja qual for o SO)…apenas para fazer e receber chamadas??
      Em todos os casos serve apenas para gastar dinheiro e “criar estatuto”…e existe,nestes comentários,muito disso!!

  24. ester Rafael says:

    Quanto esta esse nokia…please eu quero comprar!

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Vai ficar carote. Apenas se conhece o preço na AT&T: 300 dólares, sem impostos e subsidiado.
      No mesmo operador o iPhone 5 e o Galaxy S4 custam 200 dólares (gama de entrada, de 16 GB, quando este Nokia começa nos 32 GB).

      O preço vai ser um obstáculo para o sucesso. Há outros, como o facto de praticamente não haver app de terceiros para WP 8.

  25. Fantasia says:

    Se custasse à volta de 80 euros, era um mimo.
    É de longe a melhor câmara de telemóveis e pode ser comparada a câmaras compactas, mas torna-se ridículo compara-la a uma slr por inúmeras razões.
    PS: as máquinas não são profissionais, quem as usa é que pode ser ou não, e este, sendo bom até com uma compacta ou com qualquer telemóvel consegue boas fotografias, melhores que os amadores com slr e as respectivas lentes de kit; para uma boa foto a máquina é o que menos conta.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Mas que raio é que compras por € 80 ? Ou querias dizer € 800 (ou mais) que é o meu palpite ?

      P.S. Os meus cumprimentos por teres referido um preço. O que mais me admira nos comentários é ninguém falar disso.

      • Fantasia says:

        O preço afinal era do Nokia Grip… apesar de baixo pensei que pudesse ser com algum plano manhoso.
        Mas continuo a dizer que por 80 euros era um mimo 😀

  26. PatricioMorAis says:

    A menos de 200 euros vale a pena, mais caro e ridiculo. Tlm de plastico com bateria ridicula e dual core?? Metem um sensor a dizer 41 e dps so tira fotos de 5mpx, por isso prefiro a samsung com produtos revolucioonarioos e precos atrativos. Na faixa dos 300 euros o galaxy 4 e claramente a minha escolha! Comprem antes o memopad quadçore por 160euros, um dual core da nokia lentissimo nem se compara ao rapidissimo android snapdragon 900!

    • JG says:

      A tua opinião é contrária à da maioria do pessoal que conhece WP8 e a excelente qualidade dos lumia.. Como podes ver nos comentários acima.. Tu compras Samsung, outros compram Nokia.. O que importa é que as pessoas fiquem satisfeitas..

    • MigM says:

      Provavelmente o comentário mais idiota que li aqui…

  27. Paços Dias Aguiar Mota says:

    O engraçado é dizerem que a Samsung não faz nada na inovação dos seus Smartphones, introduz um Octo Core num telefone 1.6 Quad mais 1.2 Quad quando necessario, este ultimio segmento de 1.6quad e ativo nos jogos, aqueles com mais detalhe claro. Coloca um ecra de 5″ Full Hd sensores de que desligam a imagem se deixarmos de olhar para o telefone e fazem scroll ao baixarmos o olhar, air gesture etc. A nokia faz um 920 chama-lhe 1020 poe uma camara de 41MPX e 2gb De RAM e já a maior inovação de todas, epa o meu conceito de inovação é um pouco diferente de alguns, mas a Nokia já nao tinha feito um telefone de 41MPX? Apenas melhorou o software pureview, e agora pergunto, a Samsung o que fez com o S4 foi melhorar o S3 em todos os aspectos, Processador mais rapido, mais meoria RAM, melhor ecra, mais sensores, melhor resoloção de camara. Com isto nao quero estar a valorizar a Samsung mas sim o progresso dos Smartphones, se são considerados computadores de bolso então que se melhore as especificaçoes, Processador, RAM memoria intera etc, agora fazer um telefone igual ao anterior e melhorar duas caracteristicas e chamar inovação, acho excessivo.

    • Honorio Pinto says:

      Eu farto me de rir com certos comentarios sobre inovacao…um dual core com uma camara de 41 megapixeis e inovacao onde?? Galaxy nexus (dual core) + canon sx 240 12 megapixeis e 20x zoom optico custam 240+ 150= 390 euros. Acham que este nokia vale 600 ou 700??? Nunca na vida tirara melhores fotos que a canon e como tlm o nexus tem suporte google , rapido fluido..uma sugestao para os leitores!!
      Acho despedicio gastarem fortunas em tlms e dizerem que sao a ultima coca cola do deserto quando no fundo sao apenas 1 seg mais rapido e mais uns pixeis em ecras enormes e nada confortaveis.

      • diuf says:

        E que que faz o teu Qcore mais que este Dualcore? pasteis de nata? os SO moveis tem muito hardware para pouco firmware,por isso este dualcore chega e sobra para wp8 e para qualquer android. a inovação neste momento tem que vir dos SO,IOS não do hardware…

  28. Ricardo Osório says:

    Este telemóvel é fraco demais só dual core e toda a gente tem uma maquina fotográfica então parece-me uma má aposta da marca. Deveria ter outro tipo de inovação a camera potente num telemóvel é irrelevante.

  29. Renata says:

    não entendo estas pessoas..tanta coisa..guerra de consumidores. E para que? o telemóvel tem alguns melhoramentos, só e apenas. Não deixa de ser inovador obter um telemóvel com praticamente tudo integrado. Agora os vossos problemas de Camara são inuteis…este é um smartphone criado a pensar naqueles que adoram fotografia e o fazem como hobbie ou nao. pff quem fala que um telemovel de 8mp é suficiente..está mesmo tudo estragado, quando já só se pensa em tirar fotos para redes sociais –”’

    • RenatoAlenquer says:

      8mp serve e sobra, megapixeis sao apenas tamanho e servem apenas para fazer crops! este lumia parece ter realmente uma grande camera mas um galaxy s4 tb tira fotos fantasticas e tem melhores apps que o windowsphone8. O sucesso deste terminal vai depender do preco que a nokia lhe vai por em cima, se a nokia for esperta poe a um preco mais baixo na faixa dos 400-500 e pode ganhar mercado ao android! Agora se vao por o tlm por 700-800+…n so perdem uma excelente oportunidade de venda como arriscam a falencia quase garantida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.