Segurança do Google Fotos ficou disponível em mais smartphones e para mais utilizadores
Para a Google, a segurança dos utilizadores é um elemento essencial. Tenta por diversas formas criar soluções que tragam este elemento, com o mínimo impacto para quem usa os seus serviços e as suas apps.
Foi isso que apresentou na conferência I/O deste ano, com um foco no Google Fotos. A Pasta Privada foi uma das novidades, mas ainda como um exclusivo dos smartphones Pixel. Agora, do que pode ser visto, esta área segura está a ser alargada a mais smartphones e a mais utilizadores.
Como é normal na Google, muitas das novas funcionalidades do Android estão primeiro acessíveis aos seus smartphones Pixel. É aqui que testa as novidades e que experimenta muito do que será depois o padrão para os restantes utilizadores.
Foi isso que fez com a Pasta Segura, uma área dedicada do Google Fotos e que pretende proteger as fotografias e as imagens dos utilizadores. Tudo o que aqui for colocado apenas será acessível com a autorização do utilizador, seja por biometria ou por PIN.
https://twitter.com/madebygoogle/status/1404106996496973827
A grande novidade agora é mesmo a chegada desta novidade a muitos mais smartphones. A Google tinha prometido este passo em outubro deste ano, não revelando, no entanto, quando o iria fazer. Estava prometido para o Android e também para o iOS.
O que se está a ver agora, na área de gestão do Google Fotos é a disponibilidade da configuração da Pasta Segura. Após acertada a definição básica desta funcionalidade, esta passa a estar disponível para ser usada, na mesma secção.
Usar esta funcionalidade é também simples, bastando abrir esta área do Google Fotos e depois escolhendo as imagens ou fotografias que querem ali guardar. O processo inverso é igualmente simples, sendo feito da mesma forma.
Falta agora a Google tratar de implementar esta novidade no iOS. A versão presente no Android está já a receber a novidade, principalmente fora dos Pixel.
Este artigo tem mais de um ano
Ele armazena suas fotos e vídeos separadamente, sem que eles apareçam na grade do Google Fotos.
Permite bloquear fotos com seu bloqueio de tela ou impressão digital.
Os itens bloqueados não aparecem em álbuns, biblioteca ou mesmo se você os pesquisar dentro do aplicativo.
Não ficará acessível para outros aplicativos em seu telefone, mesmo se eles tiverem acesso ao armazenamento do dispositivo.
As fotos bloqueadas não aparecerão nas memórias existentes e as memórias mais recentes não poderão mais usar as fotos bloqueadas.
Qualquer pessoa que tenha acesso à sua área de trabalho ou a um dispositivo conectado com o Google Fotos não poderá ver suas fotos bloqueadas, pois elas estão armazenadas no telefone em que você as bloqueou.
Vai um pouco de encontro à ‘Pasta Segura’ que os Samsung oferecem e tanto jeito dá, para ter uma galeria privada, e usar aplicações de forma privada no telemóvel, sendo um telemóvel dentro do telemóvel.