PplWare Mobile

Samsung vai-se tornar irrelevante como a Nokia e a BlackBerry


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. MAX says:

    A samsung é irrelevante com o suporte ao cliente e pedaços de plástico overpriced.

    • mimesis says:

      +1

      tal como foi mencionado:

      “os utilizadores já se aperceberam que não precisam de pagar muito para ter um equipamento que lhe garantirá a melhor experiência.”

      • misterious says:

        pois… para quê pagar mais umas notas para algo em plastico e com android? por isso que a samsung ta a passar por um mau bocado.
        e como disse, a coreana tem que inovar senão vai afundar-se, quem diz a samsung diz outras como a lg, as grandes marcas que se vê atrapalhadas pelas pequenas marcas ditas brancas.

    • EU says:

      Tal como a iBOSTA, OVERPRICED!!!! Assistência de M ER DA, e sei do que falo!!!

    • Macdonalds worker says:

      tenho um note 4 e é o melhor tlm jamais feito, iphones e wps sao limitados..o note 4 e um verdadeiro pc de bolso

      • LP says:

        Se todos os Samsung seguissem os padrões do note não estava na situação que está…

        • David says:

          Note 4 é um bom telemóvel? sim
          Está bem desenhado? sim
          a ideia é fantastica? bastante…

          O Sistema é que tem muitos bugs, bateria dura cerca de 17h, as vezes bloqueia e reinicia-se!!!

          Que a Samsung podia fazer melhor? sim
          Podiam fazer o mesmo e reduzir um pouco mais o tamanho do equipamento, pois se os outros conseguem a Samsung tb consegue.
          Mas o principal problema é o sistema…

          PS.: os iPhones podem ser para leigos, podem ser para as pessoas que quiserem, têm os seus bugs, mas a verdade
          é que o sistema é mais estável e mais fluido que o Note 4 (que não deixa de ser fluido, mas precisa de um reboot de vez enquanto)
          O único que se compara aos iPhones são os HTC pois são realmente mais fluido, mais estáveis e fluido…pena não ter um “note” HTC…

          • LP says:

            Estas a misturar hardware com SO!
            O Android não é tão fluido e estável como o iOS e a Samsung ainda costuma piorar as coisas com o seu interface controverso e bloatware, mas ultrapassa o iPhone noutras coisas, é uma questão de ponderar as necessidades de cada um.

      • RenanBrazil says:

        Concordo, tenho um Note 4 e ele é a maior maravilha do mundo em termos de desempenho. Um verdadeiro PC de bolso.

  2. Rui Silva says:

    Excelente artigo.
    Na minha opinião a Samsung tem que fazer algo. Os últimos modelos são caros e não valem o investimento.
    Tenho gostado mais do trabalho que a LG tem feito. O G3 está muito bem conseguido.
    Ambas fabricam muito mais equipamentos que apenas Smartphones. Se a Samsung não se der com este mercado num futuro próximo sempre tem os restantes produtos que fabrica do seu enorme catálogo (até escavadoras fabrica).
    Para concluir penso que um bom smartphone não justifica um investimento superior a 500€. Hoje temos muita escolha e gosto muito do meu 1+1. Acima de 500€ só mesmo o Nexus 6.

    Obs: COO ou CEO?

    Boa semana.

  3. João Matos says:

    Sendo assim o mesmo irá acontecer com a Apple?

    “…Just gonna stand there and watch me burn…” – Apple fanboys, 3, 2, 1…

    • trapoi says:

      Mas a Apple é a Apple mesmo que os telemoveis custem 1000euros as pessoas compram por ser da Apple tens de intender isso. Mesmo que nem saibam qual o telemovel que vai ser lancado ou as carateristicas e o design ja tao a espera para comprar Mais nada

      • Não Não says:

        E um livro de gramática? Também custa 1000€ ou é difícil de “intender”?

        • André says:

          Palmas para ti!
          (se bem que estou de acordo com o que o trapoi disse, as pessoas compram só porque tem uma maçã atrás… O iOS é bom mas não vale os 700€ que uma pessoa dá por ele – iPhone)

          • Rui C says:

            Compram porque é fiável.
            Já um Android de 700€ passa a vida a bloquear. Não confundam as coisas, a Apple vai ser sempre a preferência de quem procura a qualidade, e sabe que isso tem um preço.

          • Nunes says:

            O iOS é o maior diferenciador. Para quem quiser essa experiência terá que comprar um aparelho da Apple. Enquanto que com a Samsung facilmente se salta de barco para outra qualquer marca que dá basicamente a mesma coisa no software!
            Esta é uma das razões porque o que está a acontecer à Samsung não é fácil de transpor para o caso da Apple.

          • Zero Zero Sete says:

            E só a Apple é que pode por um logotipo atrás?

            Toda a gente pode por um logotipo, agora para esse logotipo pesar alguma coisa na altura da compra, é preciso “puxar pela bicicleta”…

          • LP says:

            “O iOS é o maior diferenciador. Para quem quiser essa experiência terá que comprar um aparelho da Apple.”
            Acho que nunca disseste nada tão acertado! 😀

          • Nunes says:

            @ LP
            ““O iOS é o maior diferenciador. Para quem quiser essa experiência terá que comprar um aparelho da Apple.”
            É uma verdade óbvia. Ser dono do sistema é algo que se consegue tornar uma vantagem competitiva, mesmo que muita gente não se queira lembrar.
            É por isso que a Samsung queria tão desesperadamente que o Tizen fosse uma alternativa ao Android.

          • LP says:

            Se fosse tão óbvia não andavam tantos a inventar “inteligências e riquezas”. A questão é que o tizen tem um caminho demasiado longo a percorrer para se aproximar do iOS.

          • Nunes says:

            “A questão é que o tizen tem um caminho demasiado longo a percorrer para se aproximar do iOS”
            A questão é que o Tizen é uma ideia “da” SAmsung já com muitos anos e deu no que deu nos telemóveis… basta ler as críticas! Não basta a intenção, há que saber concretizar. MAs o objectivo é óbvio, ainda antes do Android se ter tornado o que é hoje, já se sabia dos problemas que um sistema único cria para os fabricantes em termos de diferenciação, em manter os clientes fiéis à marca.

  4. Pato says:

    Concordo plenamente.. Tanto dinheiro por bocados de plástico. Prefiro mil vezes um HTC One m7, m8 ou ainda um Moto X.

  5. JJ says:

    Até parece que a Motorola é muito relevante…

  6. David Guerreiro says:

    Até a Huawei está melhor que a Samsung.

  7. Benchmark do iPhone 6 says:

    A Samsung tem sempre a hipótese de se virar para o Tizen:
    http://arstechnica.com/gadgets/2015/02/samsung-z1-review-the-first-tizen-smartphone-still-feels-like-plan-b/

    Se, como se diz, não utilizar o Snapdragon 810, da Qualcomm, nem conseguir um melhor, próximo dos da Apple, vai-se ensarilhar mais. Quanto ao design, parece ter a questão resolvida com o regresso às origens.

    Quanto à Motorola é altura de começar a dar lucro. O sítio para o leitor de impressões digitais lá continua.

    • Marco says:

      a melhor parte do tizen é que usa linux + a framework do Enlightenment

    • trapoi says:

      Quanto que a Apple te paga?

    • LP says:

      O tizen? Depois de um tiro num pé, dava outro no outro!
      Insistes na aldrabice do sítio do logótipo ser para o leitor, para além de ser um sitio realmente cómodo para isso o moto G e o moto E também têm. Se gostas de melgar pelo menos não aldrabes.
      Sim, a Motorola produz equipamentos que demonstram o poder do Android e que por isso causam comichão a alguns.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Por que é que te convenceste que me refiro ao “sítio do logotipo”? Há mais sítios – leitor de impressões digitais é que não há 🙂

        • LP says:

          Porque leste essa patranha num artigo que saiu aqui. Já reparaste que até há pouco tempo o iPhone também só tinha o sítio, sem leitor e nem por isso deixava de ser bom, de funcionar, sem fazer falta o bendito leitor?
          Na compra de um telemóvel, sobretudo Android, prefiro que não o tenha, porque acho que não compensa o custo. Jamais trocaria p.ex. pelo IR blaster (que no iPhone só tem o sítio) que me é bem mais útil.

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            O que achas de, no último trimestre, a Apple ter ficado com 93% dos resultados (lucros – prejuízos) de todos os fabricantes de smartphones?

            Se tivesse IR blaster passava para 94%? 🙂

            P.S. Fora de brincadeiras o Touch ID é realmente bom e tem ainda um grande futuro pela frente. A Google, depois de comprar a Motorola, foi estúpida ao deixar a Apple comprar a AuthenTec – que estava a trabalhar com a Motorola para que viesse a ter sensor de impressões digitais, no sítio do logotipo ou noutro qualquer.

            No tal artigo o ex-CEO da Motorola, já comprada pela Google, põe o dedo na ferida – foi uma grande jogada da Apple (e uma asneira da Google, que a deixou fugir) a compra da AuthenTec, por uns “míseros” 350 milhões de dólares.

          • LP says:

            É bom e tem futuro, mas no presente e no nosso país, acabas por pagar demais pelo que é/faz.

          • Nunes says:

            @ LP
            quem realmente necessitar dum IR blaster não é por o iPhone não vir com um que não consegue usar um no iPhone.

          • LP says:

            Também consegues por o telemóvel a fazer pipocas, mas não é de forma fácil/ prática (sendo esses os atributos principais do ir blaster embutido).

          • Nunes says:

            não é de forma fácil?
            já viste o que existe para o efeito? Não tem nada de complicado

  8. Rebelde says:

    Esqueceu foi de dizer que se continuar assim será, também, irrelevante como a Motorola. Ahahah.

    • LM says:

      A Motorola já não é tão irrelevante assim. Actualmente tem equipamentos com melhor qualidade que os da samsung.

      • Nunes says:

        A questão é que a lógica deste senhor da Motorola implica que a Motorola tb se tornou irrelevante.
        Assumir que porventura a Motorola já não é irrelevante implica que afinal a Samsung pode não seguir o caminho da Nokia e BlackBerry.

  9. Jorge Cunha says:

    Se fosse alguém da Apple ou da Sony a dizer isto, agora alguém da Motorola, é surpreendente. Penso que neste momento a Motorola é mais irrelevante que a Nokia e a BlackBerry.

  10. Carlos says:

    Blackberry nao e irrelevante. Tem os melhores telefones. o resto são brinquedos.

    • Cellphone User says:

      Concordo totalmente.

      E apesar da queda que tiveram, acho que seguem num bom caminho neste momento. E não é por lada que os blackberry são usados em sítios com segurança TOP, tipo governo dos EUA.

    • lmx says:

      +1

      completamente! 😉

      Nunca trocaria o meu BB10 por nenhum outro device a não ser…outro BB10.

      Tenho um Android, e terei em breve um tm com Ubuntu, mas BB10 entranhou-se mesmo 😛

  11. Gerardo says:

    “Every seven years, the person who’s been on top of the market has gone away. We are going through one of those fascinating shifts where people are starting to realize that you don’t need to pay $600 for a top-tier phone to get a top-tier experience”

    Será que ele está a falar da Apple? 😀

    • Dumitru says:

      E o novo nexus quanto custa? E sim pagar 600 eh um absurdo, para mim máximo 300

    • Nunes says:

      certamente que não é na Apple que arranja argumentos para defender essa teoria!
      Passados 8 anos vende mais do que nunca e o preço médio de venda dos iPhones é o maior de sempre

      • LP says:

        Também está presente (verdadeiramente) em mais mercados que nunca, tem um iPhone Plus (em tamanho e preço) que nunca teve, o que associado à inflação explica isso.
        Se houvessem outras marcas com iOS sabes bem que o iPhone não venderia tanto, assim não há alternativa, mesmo tendo noção que se está a pagar mais do que devia.

        • Nunes says:

          e…? De alguma forma invalida que o caso da Apple não sirva para provar a teoria?
          Vir com o mundo dos “ses” não modifica a realidade em que a Apple tem sabido desenvolver o iOS e usado o sistema para dar vantagens extra ao bom hardware!
          Querer reduzir o comportamento do mercado a um cliché rápido é meio caminho para ser desacreditado pela realidade!

    • LP says:

      É bom ver que não sou o único com essa ideia.
      Em iOS não há alternativa a pagar caro, a Apple não arrisca. O que pode acontecer é o iOS perder o interesse, mas para isso a concorrência ainda vai ter de batalhar muito (ou a Apple descuidar-se); acredito que no entanto perca alguns clientes que não compraram pelo iOS em si e que se vão apercebendo que por muito menos tinham as suas necessidades satisfeitas.
      Comparo à aparente moda relativamente recente de comprar dslr’s. São melhores que as compactas (e mais caras), com muito mais potencial, mas depois de as usarem com a lente de kit sempre em auto, aperecebem-se que tiram as mesmas fotos que tirariam com o telemóvel ou ainda piores. Não é que de facto não sejam melhores, é preciso é fazer uso do seu potencial para compensar o investimento.

  12. Hugo says:

    A verdade que seja dita se a Samsung não abrir os olhos vai ter problemas sérios, mas penso que uma empresa como a Samsung não se vai deixar ir abaixo assim, acredito que vaiam arranjar maneira de dar a volta a Samsung, tenho um S3 e ainda não tive motivo para mudar de smartphone do S3 até agora os Samsung´s têm sido sempre os mesmo, neste momento acho que a Motorola esta a fazer um exelente trabalho tal como a Huawei,Xiaomi a Apple tem conseguido se manter bem no mercado por é uma marca com muito prestigio mas se também não estiver atenta irá ser a mesma coisa.

  13. Hugo says:

    A verdade que seja dita se a Samsung não abrir os olhos vai ter problemas sérios, mas penso que uma empresa como a Samsung não se vai deixar ir abaixo assim, acredito que vaiam arranjar maneira de dar a volta, tenho um S3 e ainda não tive motivo para mudar de smartphone, do S3 até agora os Samsung´s têm sido sempre os mesmo, neste momento acho que a Motorola esta a fazer um exelente trabalho tal como a Huawei,Xiaomi a Apple tem conseguido se manter bem no mercado por ser uma marca com muito prestigio mas também se não estiver atenta irá ser a mesma coisa.

  14. Dumitru says:

    Nao disminto que não seja verdade, mas antes de a motorola ser adquirida pela google e agora pela lenovo onde ela estava? No fundo do poço, agora que acordou e ganhou usuários fica prai a falar muito…

  15. Johnny says:

    Samsung nunca foi boa.. acha-se a maior de todas, este ano lançam o s5 daqui a 6 meses já lançam o S6.. enfim. desperdicio de dinheiro um gajo paga 600€ para daqui a 6 a 7 meses o telemovel estar nos 400.. 300 euros..

    É por isso que perdem terreno! Se dessem medio intervalo era melhor.. apostam nos telemoveis low cost, até o S5 ficar mais ao menos para tras em termos de hardware, mas não.. epa.

    É por isso que nunca gostei da SAMSUNG nem vou gostar, o pessoal gosta porque é uma marca conhecida por muitos mas isto não significa que não venha ter perdas a longo prazo..

    Esta mais que provado, a Samsung vai afundar pelo seus proprios pés se assim continuar..

    LG a crescer devagar mas a crescer 😉 (eu sempre disse LG vai subir para o topo, cada coisa ao seu tempo)

  16. Zé da Feira says:

    Eu pensava que a motorola tivesse falido até a Google a comprar e agora que lá foram novamente comprados pela lenovo pensam que são os melhores! lol

    Se tivessem calados faziam melhor

    • Dumitru Toderici says:

      Exacto! Eles tambem foram grandes e depois faliram! Durante uns anitos nem se ouvia falar mais de Motorola, depois de serem adequiridos acordaram para a vida…

  17. Valter says:

    O pessoal fala todo de Apple e Samsung, mas a verdade é que a que constrói os melhores smartphones é a HTC…

  18. Mota says:

    Pois, o mesmo se aplica à Apple.

    O ano ainda agora começou e já lançaram 2 ou 3 modelos, A samsung está destinada a cair. Saiu o A5, que é de gama média e já custa um balurdio. Assim não dá.

    BQ, XIAOMI, HUAWEI já esfregam as mãos.

  19. José Castro Bettencourt says:

    Esta é uma guerra entre marcas super normal.

    Principalmente entre os dispositivos android, aquilo é quase tudo igual. Para o utilizador final só conta a interface e pouco mais…

    No final o que conta é o preço. Pouco importa as specs….

  20. Vitor says:

    Eu não gosto de Samsung e dificilmente compraria um smartphone Samsung,contudo este comentário vir da “Motorola” não deixa de ser irónico… Quem é a motorola no mercado de smartphones? Quem tem feito a motorola a esse nivel nos ultimos anos? Faria sentido esse comentário vir de uma marca emergente como OnePlus, Xiaomi…

  21. Alisson says:

    LG então ja pode fechar, aparelhos ruins, lg g3 super aquecido, ferve e n coisas. A motorola se mantem porque fez um aparelho bom, alias 3, moto g, moto x, e maxx…mas mesmo assim ja superfatura os preços.

    Smartphone que me decepcionou foi o asus zenphone 5, som péssimo, baixo, duração de bateria, e aquela asus zen ui é pior que a TW.

    • Pedro Araújo says:

      LG G3 aparelho ruim ? LOOOL. Essa realmente meteu mesmo muita graça!

      ELSA AWARD -Best Product 2014-2015 / Advanced Smartfone.
      Não é preciso dizer mais nada.

  22. Luis says:

    Plo menos a Nokia tinha qualidade naquilo que fazia…

  23. Carlos says:

    10 milhões de telemóveis num trimestre não é assim tanto, é o mesmo que a Microsoft vendeu…

  24. Benchmark do iPhone 6 says:

    A Samsung ainda costumava ficar com uma percentagem razoável no total dos resultados de todos os fabricantes de smartphones.

    No trimestre que passou as previsões apontam para a Apple ter ficados com 93%, o que deixa a Samsung com pouco (e os outros entre o quase nada e os prejuízos).

    http://appleinsider.com/articles/15/02/09/canaccord-raises-apple-price-target-to-145-estimates-iphone-captured-93-of-smartphone-profits

    • LP says:

      O lucro que a Apple tem à custa do dinheirinho que saca aos fiéis O.O

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Parece que tem novos convertidos, aos montes.
        Nunca tantos seguidores do Android “viram a luz” como no trimestre passado 🙂

        • LP says:

          Estás a falar dos chineses?
          “The average price to make and sell one (iPhone), however, is about $220, even with the thorough redesign that the iPhones received, so roughly 200% profit on a handset”
          [http://tinyurl.com/xulos]
          Não é dficil de perceber de onde vêm os 93%… dos bolsos dos compradores, mas… “That´s not my business”!

          • LP says:

            P.S.: Voltaste a fazer com que já se esteja a comentar um artigo que o Pplware ainda tem no forno 😀

          • Nunes says:

            Continuam a espalhar essas ideias sem saber o que é que os valores que citam representam!
            Se os lucros fossem como dizes a Apple teria que estar a perder imenso dinheiro a vender os outros produtos.
            iPhones: 51 mil milhões de dólares em vendas
            lucros hipotéticos – 2/3 -> 34 mil milhões de dólares
            Lucro bruto total real da Apple: 29,7 mil milhões de dólares
            lucro operacional real da Apple: 24,2 mil milhões de dólares
            lucro líquido real da Apple: 18 mil milhões de dólares
            Está à vista de todos como essa hipótese não faz sentido!
            Se as pessoas compram é porque querem, há procura! E se a procura aumenta, os preços de venda não vão descer – uma coisa que se aprende até na primária!

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Porque é que não te limitaste a perguntar como foram apurados os 93%?

            – Resultados operacionais totais da Apple: 24.246 milhões de dólares

            – Resultados operacionais atribuídos ao iPhone: 19.449 milhões – o valor que entrou nos cálculos dos 93% (ver link do LP http://tinyurl.com/xulos )

            Aonde é que a Apple testá a perder dinheiro nos outros produtos? Para os 24.246 mil milhões vai lá buscar 4.797 milhões, qual é o galho?

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Nunes,

            Ooops, pelos vistos estavas a responder ao LP e aos seus lucros de 200%, e não a mim e à questão de a Apple ficar com 93% dos resultados (operacionais) de todos os fabricantes de smartphones:)

            Fica a valer como é que os 93% foram apurados, relativamente à Apple.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.