PplWare Mobile

Gartner: Xiaomi e Apple crescem! Samsung continua em queda


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Bruno Ferreira says:

    O crescimento da Xiaomi é notável!

  2. chicosoft says:

    A Samsung ter um tombo de quase 10% é assustador, num mercado em que grandes marcas lutam por 2 ou 5%…

    Mas nada que nao desse para ver com tempo… Falta de updates, telemoveis a serem “despejados” no mercado todos os meses… Perderam a confianca do consumidor, eu fui um deles.

  3. Rafael Ramos says:

    Temos pena!!!

    Samsung é só vender…quando é para darem garantia de equipamentos de 600€ não dão nada!!! É só desculpas esfarrapadas..

    • minie says:

      tiveste algum problema com o teu samsung de 600€ ou é mais um comentário para encher o tacho? lol

      • Hugo says:

        enfim… first world problems

      • Dumitru says:

        Eu tive problemas com o S3 e nao venhas dizer que ‘e de baixa qualidade bla bla, na altura era de topo como ‘e hoje o s5 por exemplo! Bem que o android nao ‘e tao tao fluido mas o s3 ficou com ma fluidez por causa da touchwiz! E o Rafael diz e muito bem, Samsung ‘e so vender e encher os telemovies com mil e umas opcoes que so usas umas 10 lol, Samsung so server em tv que de smartphones nunca mais, so se for com um note de resto ‘e tudo tralha!

      • jorgeazevedo1 says:

        Eu com um S3 de uso normal começou a perder as letras do Sansung na parte trazeira e a descascar ce lado. Levei-o a garantia e disseram que era do uso. Nao tinha quse uso pois tinha 6 meses.

        • minie says:

          A Garantia não abrange nenhuma das seguintes situações :
          Verificações periódicas, manutenção e reparação de peças sujeitadas a desgaste natural.
          Custos relativos a remoção ou instalação do produto.
          Uso ou instalação incorrectas, incluindo a utilização do produto em condições para as quais não foi previamente concebido e fabricado.
          Estragos causados pela luz, água, fogo, fenómenos da natureza, guerra, distúrbios públicos, voltagem incorrecta, ventilação imprópria ou qualquer outra causa fora do controlo da Samsung.

          http://www.samsung.com/pt/support/warranty/

          • SC says:

            Ou seja… não abrange nada. Qualquer problema com o Smartphone poderá ser incluído numa dessas condições. Tenho um S3 desbloqueado entre outros telélés, e possivelmente não comprarei mais nenhum Smartphone samsung, não apenas pela garantia mas pelo facto de desvalorizaram do dia para a noite, pela fraca qualidade de materiais, e uma lenta…lenta… actualização do SO. Outra situação que me tirou do sério foi o facto de a samsung não ter feito a actualização do JB para o KK usando desculpas esfarrapadas de que não era possível quando houve Dev’s que puseram o KK a rodar no S3. A Samsung não tem respeito pelos clientes.

      • rmcrys says:

        Dumitru/jorgeAzevedo1:

        O meu S3 teve bom uso por um ano, depois foi para a namorada e depois vendido em perfeito estado de conservação. Nenhum telemóvel em plástico foi feito para andar sem capa e durar meses a fio de uso. Usa uma maçã de metal e vidro sem capa e vês como está passados uns meses … eu tenho um par de amigos com uns sem capa, e com pouco mais de meio ano está o metal todo riscado e o vidro com riscos (e um canto bem amassado).

        O Touchwiz não é o problema mas sim serviços duplicados Google e Samsung. Se desactivares os da Samsung e programas que não usas (possível com Android 4.3) a bateria dura-te bastante mais e bem fluido (para 1 GB RAM …)

        Com programas gulosos e pouco optimizados (WhatsApp, Viber e Facebook/Facebook chat) a RAM desaparece e o telemóvel entra em stress. Mas se queres deixar de teres chatices, compra algo con 2 GB RAM ou um Note 3/4.

        Eu acabei de abrir uns Docs Office, e imprimi directamente por WiFi para a minha impressora HP ligada ao router (RJ45) com o sistema de impressão HP (incluído em vários Samsung e se calhar outras marcas) no meu Note 4, enquanto na outra metade do ecrã via o pplware 🙂

        • Theboice says:

          Boas, desculpem mas não podia deixar de meter o bico. Então é necessário capas para os tetelés? Se assim fosse viriam com elas certo? tento um huawei U8815 à 2 anos ta farto de cair e já o atirei várias vezes ao chão (nervoso sou assim pro parvo) nunca viu nem verá capas nenhumas e aunica coisa que tem é uma penena esmorradela poe ter caído numa dessas tijoleiras-anti derrapante que parecem ser cravejadas de areia. Se precisam de capas já deveriam vir com elas. Penso eu de que…

          • rmcrys says:

            Primeiro não tem que vir com capas porque cada um escolhe a que gosta. E vir meter o bico em conversas de telemóveis de topo com telemóveis de 100-200 euros que tens HÁ 2 anos …

            Cada um faz aquilo que quer, óbvio, mas não deixa de ser inocente se acham que por terem materiais de topo que não se degradam rápido con a simples fricção nas mesas dos cafés, uma queda num passeio de cimento (que contém areia só para informação). Quem sou eu para dar conselhos …

  4. minie says:

    olha ali a samsung novamente no top e mesmo estando a cair. e a apple em 2º lugar

    • Dumitru says:

      Bem para ela! As pessoas nao sabem o que compram, so compram porque ‘e galaxy e Samsung e porque todos tem! Ja ouvi varios amigos a querer comprar telemovel novo a perguntarem-me qual era a melhor escolha e eu perguntava depende do dinheiro que queres gastar e quais os teus gostos, ai eles dizem ahh penso em um galaxy, todos tem deve ser muitoo bom lol , ‘e como iPhone, todos tem todos compram, mas iPhone ‘e iPhone ja todos sabemos que tem grandes fanboys, mas agora quando oico de Samsung pff… ai so digo entao vai por um galaxy se os outros utilizam entao tu tambem tens que utilizar!

    • Não Não says:

      Faz aí um top por lucros, ou por $ de receita…

      Isso é que é um top…

      Que é que interessa vender mais telemovel ou menos telemovel?

      • rmcrys says:

        E interessa-me lá um top de receitas? Tu compras um telemóvel pela receita que a empresa faz com cada modelo?

        E além disso é idiota dizer que se paga 600 por um telemóvel de 200 euros a fabricar porque isso é o valor EM PEÇAS. Há custos com pessoal, desenvolvimento, logística etc etc.

        Bem, não entendo esta gente.

  5. Benchmark do iPhone 6 says:

    “… a Samsung tem vindo atravessar um período menos bom e por consequência a perder mercado.”

    Na verdade a Samsung diminuiu a sua quota de mercado de 53% para 18%, enquanto a da Apple aumentou de 56% para 86%.

    Não se pode dizer que se afundou, porque ainda tem lucros razoáveis, embora tenham diminuído 60%. A Microsoft e a Motorola é que estão abaixo da linha de água. Os outros fabricantes andam à tona de água (a ver passar o porta-aviões chamado Apple).

    http://cens.com/cens/html/en/news/news_inner_47563.html

    • MM says:

      As margens de lucro da Apple são claramente superiores à concorrência, daí essa quota.
      Igualmente a MSFT está dentro do estimado – 2015 seria o ano 1 em lucro (se mantiver o padrão de crescimento, que apesar de reduzido é suficiente para ficar acima da linha).
      Isto tudo só prova que o Android apesar de ter domínio no mercado, não faz do sistema rentável – uma marca precisa de vender muito mais para dar lucro.

      • Nunes says:

        O padrão da Microsoft/Nokia dado pelos números apresentados, é continuar com prejuízos na venda de telemóveis – os prejuízos aumentaram face ao ano passado, e as vendas estão praticamente estagnadas.
        Quanto às margens a coisa é mais complexa do que parece! A Samsung conseguia até há pouco tempo ter margens brutas nos seus produtos iguais ou superiores à Apple. Mas depois tinha muito mais despesas de funcionamento, como marketing, promoções, salários, investigação, etc.

        • MM says:

          A quota de mercado baixou, mas as vendas de aparelhos aumentaram. O aumento das vendas globais de smartphones fez com que a MS apesar de venderem mais smartphones, perderam quota de mercado.
          As perspectivas para a MS aringir pelo menos o breakeven mantém-se para 2015 na mesma.
          Os custos aumentaram mas são transversais, já que a evolução do WP10 está também dependente do windows 10. A MS no seu todo teve um crescimento de receita apesar do aumento de despesa.
          Além do mais, a MS tem sempre as receitas do Android para suportarem um grande parte dos custos actuais de desenvolvimento do WPhone.

          • Nunes says:

            :S
            mas por acaso viste os valores absolutos na tabela? O aumento foi pouco mais de 100mil unidades (cerca de 1%), isso é estagnação. E na tabela do outro artigo podes ver que os prejuízos da Microsoft aparentemente aumentaram muito (mesmo em valor absoluto).
            Por isso não entendo como é que podes dizer que há perspectivas para atingir breakeven, ainda mais quando o que se vê é a Microsoft a apostar em telemóveis baratos, com margens de lucro curtas, na esperança de ganhar cota de mercado!

            “A MS no seu todo teve um crescimento de receita apesar do aumento de despesa.”
            Não estamos a falar da receita total da empresa mas da receita e lucros da venda de telemóveis.
            Quanto às receitas vindas do Android são irrelevantes nesta avaliação, são independentes do fabrico dos telemóveis da Microsoft. São tão importantes como as receitas das vendas do Office para ajudar a cobrir prejuízos, não torna o negócio de telemóveis da Microsoft sustentado.

          • MM says:

            As receitas Android não contam para as tabelas mas contam para a continuidade do desenvolvimento WP.
            Anyway, não percebo o orgulho do isheeps nos lucros da Apple. Só denota que não se importam de pagar por algo sobrevalorizado… Mas cada um sabe de si.

          • Nunes says:

            @ MM
            Receitas vindas do Android será até do que conta menos para a Microsoft continuar a desenvolver o WP, pois é independente do que se passa no WP, continuam quer haja WP ou não. Lucros do Bing ou de aplicações como o Office, contam muito mais pois podem ser influenciados por melhorias no WP e pelo aumento da cota de mercado do WP! Isso é que pode dar alguma sustentabilidade à Microsoft como modelo de negócio, para justificar continuar com prejuízos dum lado do negócio!

    • antonio says:

      mas os Samsungs podem afundar agora outros, um pingo de água e avariam.

    • eu says:

      Quando tens um telemóvel que deve custar à Apple ai uns 200 euros e são vendidos a 700, 800 ou mais euros é natural que tenham uma boa margem de lucro. Mas também só compra quer quer ser enganado 🙂

      • Nunes says:

        Isso parece que já se transformou num mito que toda a gente gosta de contar!
        Basta olhar para os resultados financeiros apresentados pela Apple para ver que os iPhones custam em média à Apple no mínimo metade do seu preço de venda, e isto antes sequer de contabilizar as despesas de investigação e desenvolvimento e com o seu pessoal.
        Esse valor que estás a citar é um cálculo de alguns analistas que muito provavelmente falha no custo real total com os componentes, e não incorpora outras despesas associadas ao fabrico e venda.

      • Não Não says:

        É a margem de lucro da Apple, em tudo que vende é de 30%

        Por isso…

    • iBend says:

      olha mais um q apesar d ser xupado pelos preços dos equipamentos Apple e mt provavelmente n ganhar nd com isto vem cantar q têm 86% dos lucros…

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        A Apple vende 12,7% dos smartphones e fica com 86% dos resultados (soma dos lucros e perdas de todos os fabricantes).

        A qualidade paga-se, e encontra compradores – mais 38 milhões num trimestre.

        “Ah, mas os Android foram 250 milhões”. Tudo Galaxys 5, como se sabe 😉

        Se quiseres uma coisa de jeito da Samsung também pagas bem. Agora, o pessoal do Android (e da Microsoft) está mal habituado, acha normal comprar smartphones que dão prejuízo aos fabricantes. E depois ainda reclama com a qualidade dos materiais, a assistência e as actualizações. Querem ficar bem servidos paguem, com faz quem compra Apple.

        • rmcrys says:

          Eu não reclamo em nada da série Note da Samsung.

          Performance, bateria e ecrãs de topo, com uma qualidade de construção de topo. Sem partidismos, cliente satisfeito, e enquanto a série Note seguir assim, daqui a 2 ou 3 anos volta a ter o meu dinheiro.

        • MM says:

          Por isso é que quem há quem continue com os seus iphone 5(s) e ipad com problemas?
          Desde que a Apple lançou o lixo do ios 8 que esse argumento deixou de ser eficiente.
          Na semana passada vi um ex-detentor e “não passo sem ele” de ipad com um Surface no colo.

          • Gaius Baltar says:

            Eu sei que é triste para quem despendeu seu suado dinheiro em um equipamento de várias centenas de euros ver o seu objecto de desejo ser criticado, mas infelizmente é a vida. Utilizo Android desde o lançamento do Galaxy S1, depois com o Galaxy S3 (um excelente equipamento) e tristemente um Galaxy S4. Ao mesmo tempo tive um iPhone 4, um 4s e agora um 5s. Pontualmente utilizei também um velho 5800 XM, um N7 e por fim um Lumia 920. No topo da preferência ficaram os Apple, sem nenhuma dúvida. O S3 aparece em 3º lugar e o 920 em quarto lugar. Acho os dispositivos Apple com a melhor entrega em termos de experiência de uso. Não dão problemas nunca ou quase nunca. O ambiente Apple é claramente uma mais valia que nenhum outro sistema pode alcançar. O Windows Phone caminha para lá, mas o caminho ainda é árduo. O Android é um óptimo sistema low cost, mas não é digno o suficiente para aparelhos do calibre do S3 e dos Motos (E, G e X). Um Moto X com iOS seria o meu aparelho de sonho. Um bom aparelho com Android é como ter um excelente aluno em uma escola medíocre. Portanto não lamentem pela Samsung, há muitos Xiaomis, Motos e Nexus por aí, ainda que todos sejam Android.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Por falar nisso. Sabem quanto foi o lucro da Xiaomi em 2013?

      56 milhões de de dólares segundo a Reuters (o Wall Steet Jounal há um mês falava em 556 milhões).

      “Menos mal, pelo menos não teve prejuízos como outros fabricantes Android”. É verdade, mas representa 1/150 dos lucros da Apple só na China.

      http://appleinsider.com/articles/14/12/15/xiaomi-reported-earnings-of-only-56-million-in-2013-one-tenth-what-wsj-reported-and-1150-apples-chinese-earnings

  6. NewJ says:

    O mais incrível destas estatísticas é que se nota como a China tem mesmo muitos habitantes.. Por ex. eu não conheço ninguém que tenha um Xiaomi, já Lumias conheço aos montes, mas na China nem se devem vender.. Mas em mercados grandes como o Espanhol também não se vêm Lumias à venda e iphones também de vendem pouco, lá marketing Samsung reina, e marcas Chinesas deles tipo BQ.

    • Luis says:

      É complicado veres alguém com um smartphone da Xiaomi porque eles por enquanto não se expandiram muito. Eu quando comprei o meu tive de mandar buscar da China, que na altura só vendiam no site da IbuyGou

  7. David Guerreiro says:

    Para o ano vai ser ainda pior, a Xiaomi lança o Mi5, a OnePlus lança o Two, a Motorola deverá continuar no bom caminho a lançar novos modelos de qualidade. E a Samsung a ir pelo cano abaixo.

    • David says:

      +1
      E a Apple a lançar o iPhone 6S, e o 6S Plus lol
      Em principio eu serei um dos contemplados a mudar no proximo ano…
      Tenho um Note 4, e será o ultimo Samsung…é bom? Sim, mas não teve aquele impacto que tive quando peguei num 6Plus, ou no LG G3, ou mesmo no Note 3!

      Note 4, poderia ter sido melhor! poderia ter marcado toda a diferença, mas a Samsung assim não o quis… Se terei iOS ou Android ou outra, ainda não sei, mas penso que como marca, Samsung não será!

      • rmcrys says:

        Impacto do 6 plus só se for por superficialidade “tenho o maior e mais caro iPhone” que admito que causa furor no “zé povinho”.

        Se há telemóvel que o “Zé povinho” idolatra (independentemente da qualidade) é o iPhone, porque dá (supostamente) status a quem tá teso.

        Quem tem dinheiro e status, não vê”impacto” nenhum, vê um telemóvel de topo com um ecrã de bom tamanho, que devia ter outro design e um iOS mais versátil.

        Se queres impacto “aaaaahhh tens o iPhone 6 !!!!! Wow debes ter pasta!!!” um iPhone 6 plus é o ideal para ti e não o Note 4

  8. caldeira says:

    bla bla bla,so isso que leio aqui,porque não dão oportunidade a vocês mesmos e compram um BLACKBERRY PASSPORT,eu importei um a dois meses,e encostei um LG-G3 E UM NOKIA 1520,provavelmente estarão no OLX um dia destes para venda,sao boas maquinas,mas não as quero mais.

  9. Sergio J says:

    Gostava de Saber das Vendas da Xiomi quando é que isso representa no mercado interno e externo. Se eles tiveram a grande quota do mercado chines isso representa uma fatia importante no mercado global.

    Não estou a dizer que seja assim, mas gostava de saber quanto é que o mercado interno representa na fatia global da empresa.

  10. Wagner Albuquerque Braga says:

    O problema da Samsung é não dar um bom suporte de softwarer ao Android, ela modifica muito seus Androids, coloca a touchwiz toda bugada e lenta NUNCA, NUNCA atualiza os seus Androids. Vejam a Motorola, perfeita nas atualizações e só crescendo.

  11. Não Não says:

    Não tem mal para a samsung, eles lançam outro anúncio a gozar com os utilizadores Apple d fica tudo bem.

  12. Jorge Cardoso says:

    Nao me admira nada que a samsung esteja tao mal
    As atualizaçoes que demoram seculos e tambem a diferença do s4 para o s5 nao e muita e nisso eles falharam completamente
    Eles precisam de fazer um s6 que faca esquecer este falhanço do s5

  13. T16 says:

    Nao é novidade esta queda da Samsung, e nao irá ficar por aqui, mas vamos aguardar mais 1 ano!
    Fui durante longos anos utilizador de telemoveis/smartphone Samsung, a pouco mais de um ano mudei para iPhone, e nao podia estar mais satisfeito…um dia SE mudar para andorid muito dificilmente volte a optar por a Samsung, só mesmo se muito coisa mudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.