Samsung terá atrasado o lançamento do SoC Exynos 2200 por ter fraco desempenho
A Samsung é uma das mais populares e cobiçadas marcas de smartphones da atualidade. É conhecida pelos seus potentes equipamentos, oferecendo um variado leque de opções aos consumidores, desde os de baixa e média gama, que também conseguem ser boas máquinas, até aos mais poderosos modelos de topo, passando ainda pelos dobráveis.
Há poucos dias, a empresa lançou o seu tão aguardado telefone Galaxy S21 FE 5G, mas o mercado também aguarda ansiosamente pelo Galaxy S22, cuja versão internacional poderá ser alimentada pelo seu SoC Exynos 2200. No entanto, segundo os recentes rumores da indústria, a Samsung terá atrasado o lançamento deste chip devido ao seu fraco desempenho.
Samsung teria adiado o Exynos 2200 devido ao seu fraco desempenho
Os rumores vêm do leaker @IceUniverse, uma fonte considerada como bastante confiável e que regularmente vemos associada à divulgação deste género de informações. Assim, segundo o utilizador, a Samsung terá atrasado o lançamento do seu novo SoC Exynos 2200 devido ao seu fraco desempenho, sendo que os rumores davam conta que o chip teria um desempenho inferior ao Dimensity 9000 da Mediatek e ao Snapdragon 8 Gen1 da Qualcomm, os mais poderosos SoCs atualmente da concorrência.
Para além disso, é também, indicado que ao nível dos gráficos, baseados na arquitetura RDNA2 da AMD, o processador da Samsung tinha um desempenho abaixo quando comparado com os chips Mali e Adreno, dos mesmos SoCs da MediaTek e da Qualcomm, respetivamente.
Samsung postponed the release of Exynos2200. Since last year, the release of Samsung exynos has not been smooth. In fact, the Exynos 1200 was originally planned in November, but it was cancelled halfway. It seems that many things happen inside Samsung LSI, but not a good thing.
— Ice universe (@UniverseIce) January 11, 2022
O leaker recorda também que o SoC Exynos 1200, uma versão de baixo consumo do modelo topo de gama, deveria ser anunciado oficialmente no passado mês de novembro, mas acabou por seu cancelado.
Por sua vez, o Exynos 2200 ainda deverá ver a luz do dia, mas parece que a Samsung necessita de um pouco mais de tempo para trabalhar na sua otimização de forma a que o chip esteja preparado para enfrentar os rivais com um nível de desempenho semelhante. Caso tal não se verifique, então é possível que a marca sul-coreana equipe o próximo Galaxy S22 com o Snapdragon 8 Gen1, o que pode também contribuir para uma mais rápida escassez deste SoC dada a quantidade de equipamentos que já o começam a usar.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ainda bem que eles se preocupam com isso, porque eu não…
Mas qual é que é a credibilidade do Ice Universe quando há ainda poucos meses prometia que o Exynos ía ser o melhor em tudo? Não é a primeira, nem a segunda que ele aparece a fazer afirmações sobre futuros processadores que ficam muito longe da realidade, e as pessoas ainda lhe prestam ouvido?
Varias informações de supostos conhecedores da situação. Mas tem calma, são apenas atrasos, não fiques preocupado.
pelos vistos o IceUniverse escreveu alguns tweets horas antes em que dizia que performance dos novos Exynos seria má face à concorrência! Apagou-os passado algumas horas e escreveu isto que é uma forma mais “diplomática”.
O rapaz simplesmente não é de confiança, como se pode constatar pela enorme disparidade entre afirmações que tem feito e a realidade!! Até porque há poucos dias foi a própria Samsung a anunciar que o novo processador iria ser apresentado hoje!
Não sei a “credibilidade” do IceUniverse, ou sobre os “supostos atrasos”, mas a verdade é que os testes publicados têm comprovado o menor desempenho do Exynos 2100 face à concorrência..
pensei o mesmo, mas se fizeres scroll no twitter dele encontras alguns tweets nesse sentido
Claro que sim. O Filipe é que não acompanha.
Esse IceUniverse de credível não têm nada.
Ainda a pouco vi um teste no geekbench do novo exynos 2200 com um resultado de 3513 apesar de todos sabermos que estes benchmarks não interessam muito dá para ver que consegue estar um pouco melhor que os resultados do novo snapdragon 8gen1. Mas o que me interessa mesmo é saber como está a gpu porque é na gpu que os exynos sempre falharam. Por exemplo temos visto alguns benchs do mediatek dimensity 9000 a fazer mais de 4000 pontos do geekbench mas a verdade é que nos benchmarks de gpu o dimensity 9000 com a sua gpu da mali têm ficado muito abaixo do snap 8gen1.