Samsung lança finalmente um smartphone Tizen
A Samsung tem vindo a mostrar ao longo dos últimos anos a sua vontade em não depender do Android e criar o seu próprio sistema operativo alternativo. Já desde o início do ano de 2013 que se espera por um smartphone com Tizen integrado e, até agora, só tinha surgido no Galaxy Gear 2.
Finalmente chegou a hora e a Samsung apresentou assim o Samsung Z, um smartphone que poderá marcar o início da independência da marca sobre o Android da Google.
Depois de uma experiência desenvolvida nas câmaras fotográficas e nos smartwatches, a Samsung lança aquele que é o primeiro smartphone com o sistema operativo Tizen integrado.
O Samsung Z vem com a versão 2.2.1 do Tizen e tem um ecrã de 4.8 polegadas Super AMOLED, com resolução de 1280x720. É alimentado por um processador Quad-core a 2.3GHz e tem uma câmara principal de 8 megapíxeis.
Além disso, tal como o Galaxy S5, vem com sensores biómetrico e de frequência cardíaca inclusos e virá disponível em duas cores, o preto e o dourado.
Para a Samsung, o Tizen é mais robusto, tem um melhor desempenho, é capaz de gerir a memória de uma forma muito mais eficiente que o Android e ainda é mais rápido a iniciar.
O Samsung Z vai ter que lutar no mercado contra o um vasto número de Androids que têm uma vantagem enorme perante o Tizen, já que o Android tem um ecossistema de aplicações construído ao longo de vários anos.
Será já em Setembro que o Samsung Z vai chegar às lojas, contudo apenas estará disponível, numa primeira fase, para o mercado russo.
Será esta uma aposta certeira por parte da Samsung para o futuro dos seus smartphones?
Fonte: Samsung
Este artigo tem mais de um ano
A Samsung já tinha tentado ter um sistema operativo próprio.. de nome “BADA”, e por experiência própria, (Samsung Wave I) devo dizer que era muito bom.. assim como o próprio hardware do primeiro telemóvel lançado por eles, no entanto ao fim de ano e meio a Samsung deixou de querer saber dos utilizadores deste seu sistema operativo e a loja de aplicativos, até nem era má de todo! Portanto.. “TIZEN”? Não obrigado!!
Também fui proprietário de um Samsung Wave com Sistema operativo BADA, e o hardware do equipamento aliado com o SO prometiam muito.
Quando saiu, havia imensas funcionalidades que o Android não tinha ou fazia de forma pouco eficiente.
A verdade é que a Samsung deixou cair o SO, e passado uns tempos estavamos dependentes de um SO obsoleto e que não acompanhou o Android. Por causa desta experiência, seria incapaz de comprar outro smartphone com sistema proprietário Samsung
mas o tizen não é so samsung… tens outras empresas.. tipo o meego, android e etc… sistemas assim nunca tiveram so uma empresa por tras.. o tizen não é um desses sistemas!!
e o bada não vendia assim tanto, foi nessa altura que o anroid começou a ser “moda”
A quanto iria ficar quando chegar a Portugal?
“Para a Samsung, o Tizen é mais robusto, tem um melhor desempenho, é capaz de gerir a memória de uma forma muito mais eficiente que o Android e ainda é mais rápido a iniciar.”
Humm se tirarmos aquela coisa que a Samsung insiste em instalar em todos os android que vende, o Android fica bem mais rápido e eficiente.
qd é que aparece aqui alguém a dizer que é uma cópia do “android” e a perguntar se faz multi.windows como o android?
Pior de tudo são as apps! Quem é que vai trocar o ecossistema do android para este?
A não ser que o telemovel seja tipo metade do preço dos android ninguém vai querer isso.
Se a Samsung optar por Tizen em todos os modelos daqui para a frente, muita gente vai comprar sem saber se é Android ou não.
A mim, Samsung espero que seja nunca mais, desiludiu-me a cada produto que tenho, não têm o mínimo respeito pelo cliente.
Já agora o telefone é feio e faz-me lembrar um Lg L5
Para meia dúzia de leitores do pplware, saiu hoje o Android 4.4.3
a maioria das pessoas não sabe a diferença
e tudo muito parecido.. a maioria não sabe a diferença entre WINDOWS e WINDOWS PHONE…
A Samsung deixou o seu Galaxy design!!! para optar por um L design! (é mesmo parecido a uma mixordia entre o L5 e o L7
pelo que li, são capativeis, aquilo basicamente é um android alterado. dai a samsung store
android alterado? aquilo é mistura do meego, limo, bada e mais uns acho.. e a base é a web..
pela tua logica os atuais blackberrys tambem são alteraçoes do android?
tinha lido em algures que a base era android como o SO da amazon. tb erro.
tipo que os consumidores não vão ver diferença…
Se conseguirem”construir” uma loja de apps bem recheada… acredito que poderá ser uma boa alternativa ao Android. Mas vou continuar com o “meu” WP…
Aquele telemóvel parece um Nokia lumia 520 ou 720…
parece mais o lg l9
Ao menos que seja melhor que o LiMo dos Samsung H1…
O smatphone a nivel de caracteristicas era muito bom mas estava MUITO sub-aproveitado pelo sistema medíocre que tinha!
Além de que a loja de aplicações apenas tinha uma dúzia de aplicações e ficou esquecida no tempo!
Sinceramente, e como ex-utilizadora do sistema operativo BADA, não era eu que apostava neste novo SO criado pela Samsung. E porquê? Porque o BADA até tinha tudo para dar certo, se a Samsung não se tivesse logo esquecido dele para apostar exclusivamente em telemóveis com o SO Android. Quem garante aos futuros utilizadores do Tizen que não vai acontecer o mesmo que aconteceu com os utilizadores do BADA?! Depois a única solução que vimos é passar a ser utilizador Samsung (ou não) com SO Android, que é o meu caso!
Má aposta da Samsung, na minha modesta opinião!
+ 1
+1
Só para esclarecer este SO não é criado pela Samsung. Nada a ver. É uma opção tal como o Android o é para qualquer empresa que o queira utilizar.
samsung a 100 anos a falhar no seu design kkkk
também fui utilizador Bada, mas este telemóvel tem um design à martelo, i.e, sempre igual aos outros da marca.
a parte da frente é literalmente parecido com o lg l5
Bem parece-me bastante fluído isto num S4,estou a gostar de ver, vamos ver no futuro o que isto vai dar que falar.
Samsung Tizen OS https://www.youtube.com/watch?v=x5FJnsneGI0
Mantenho um Wave com o BADA 1.2 porque foi (e é) de facto um bom terminal e 4 anos depois ainda não justifica a troca. Se aconselho o Tizen? Definitivamente que não! A não ser para quem não se importe de ficar com um telemóvel sem actualizações logo que a Samsung se canse de brincar aos Sistemas Operativos mais uma vez, tal como fez com o BADA.
Milhões já ficaram pendurados uma vez, o Tizen só será mais do mesmo…
Podem apontar aí: Flop
Concordo. A única forma do Tizen acompanhar a concorrência, será pagar directamente aos developers para criarem apps para a loja deles. E mesmo assim, Samsung não verá mais dinheiro meu. Conseguem destruir completamente a experiência Android.