Saiba porque não deve carregar o seu smartphone com capa
Infelizmente o carregamento do smartphone ainda é uma tarefa "rotineira". A capacidade das baterias tem evoluído, mas mesmo assim ainda não oferecem uma autonomia de semanas ou meses. No carregamento que fazemos há algumas coisas que não são aconselhadas. Saiba porque não devemos carregar o smartphone com capa.
Smartphone: Carregar com capa faz que bateria aqueça mais
Os especialistas em tecnologia recomendam que se compre sempre uma capa protetora para o smartphone, pois esse componente pode evitar que sofra um "desgosto" que podem levar a danos irreparáveis ao seu equipamento.
Na prática, o facto de o smartphone ter uma capa faz com que a temperatura, no momento de carga, seja superior.
Anteriormente, os smartphones eram carregados com uma potência entre os 10 a 18 W e a capa não afetava isso, já que a corrente armazenada na bateria não gerava uma diferença de temperatura alta o suficiente para ativar os mecanismos de proteção.
Atualmente, tanto as altas quanto as baixas temperaturas afetam o desempenho e a vida útil da bateria do smartphone. Nesse sentido, as baterias e os sistemas de carregamento possuem mecanismos de segurança que reduzem a taxa de carregamento para evitar que a temperatura ultrapasse um determinado intervalo e evite danos graves.
Caso o smartphone sofra sobreaquecimento durante o carregamento, ocorre a cristalização dos elétrodos, o que leva a uma perda gradual de capacidade ao longo do tempo. Este processo não é automático nem direto, mas sim gradual, e com o tempo notaremos que a autonomia da bateria do smartphone vai diminuindo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: eldiariony
Neste artigo: Capa, smartphone
Carrego com a capa até aos 85% (nível definido pelo SO,), e não aquece mais do que sem capa. Mas também carrego da forma mais lenta disponível.
A questão é sempre a mesma: carga RÁPIDA por cabo ou wireless sempre vão desgastar e aquecer mais a bateria que uma carga lenta.
Eu nos meus muitos Samsung sempre desliguei a carga Ultra rápida, nunca tive demasiada preocupação e a baterias impecáveis. E uso sempre capa.
A minha sugestão é a mesma: limitar (se possível, como nos Samsung) a carga a 85% e desligar a Ultra rápida (nos Samsung pode-se deixar activa só a rápida). De resto não se preocupem com nada mais.
Usar um carregador wireless do Bazarão do Continente que custa 25 Euros e carrega lentamente sem aquecer será uma boa opção?
+1
Não deve carregar o seu telemóvel com capa porque dá muito menos trabalho. E ninguém quer ter menos trabalho.
Artigo excelente ja tirei a capa do meu e ate carrega mais rapido. Aconselho todos a mandarem as capas fora pois aqui os especialistas recomendam carregar sem capa e usar de olhos fechados hehe
Não percebi esta noticia. Mas qual é a capa que a noticia se refer?
É a tampa traseira. Passas a pistola de ar quente, metes a ventosa e sacas fora 😉
Lá porque as da maçã mordida saem não significa que as dos outros podem ser removidas. Que noticia tão dirigida ao iPhone.
Aconselho a usar sempre capa. Porque o objeto imóvel tem sempre a a tendência de levar um encontrão. E depois não se vão queixar ao PPLWARE que eles deram uma dica que os fez partir o telemóvel. Ou vão?
Há uma dica ainda mais feliz do que a que estes “chicanisios” estão a sugerir. Mantenham a capa mas virem o telemóvel do lado do vidro para cima, porque o vidro dissipa muito mais o calor do que o plástico ou gel da capa.
Só quem não percebe de leis termodinâmicas é que vai sugerir que retiremos as capas deixando desprotegidos os aparelhos quando basta virar o ecrã sempre para cima e não metam nada em cima deste. O vidro funciona como um dissipador de calor.