Questão: o que faz com os seus telemóveis antigos?
Atualmente é muito natural trocar-se de telemóvel passados alguns anos, mas em muitos casos o equipamento antigo ainda funciona, embora já não seja adequado às novas necessidades dos utilizadores. Como tal, na nossa questão desta semana queremos que nos diga o que faz com os seus telemóveis antigos. Participe!
O que faz com os seus telemóveis antigos?
Quando trocamos de telemóvel, tendemos a escolhar um equipamento mais poderoso, mais moderno, mais capaz, com uma maior rapidez e poder de processamento, ao mesmo tempo que nos oferece mais funções que vão ao encontro daquilo que necessitamos no nosso dia-a-dia, seja a nível pessoal como a nível profissional.
Os antigos telemóveis foram substituídos pelos smartphones (ou telefones inteligentes), mas até estes também começam a ser atualizados e trocados por modelos mais atuais e avançados, quer a nível de hardware como também de software.
Contudo, na grande parte dos casos, os telefones substituídos ainda são funcionais e os utilizadores acabam por lhe dar um outro destino. E, aqui existem várias hipóteses. Ou estes equipamentos podem ser guardados nalguma gaveta, podem também ser vendidos ou dados a alguém. Há quem não esteja para se chatear e deite fora os telemóveis antigos, assim como há quem os use para decoração, ou para outras finalidades, desde as mais básicas às mais estranhas.
Assim sendo, digam-nos então se o que faz com os seus telemóveis antigos. Podem votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
O que faz com os seus telemóveis antigos?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Pois, guardar sempre.
– Vender não compensa;
– Dar a alguém é dar um buraco de segurança por falta de atualizações;
– Deitar fora faz pareçer que se está a atirar dinheiro ao lixo;
– Decoração, creio que vai de encontro a colecionar.
o dar depende, se for um iphone dura muito tempo, aqui eu e a minha mulher compramos um iphone, trocamos passados 2 anos e o antigo ficam para os miudos, depois disso lixo, ou sejam os miudos andam no limite com modelos com 4 anos o que não é nada de especial, apple garante actualizações uns 7 anos.
Um telemóvel com 2 anos considerar velho…
É o mesmo que usar as meias 7 vezes e mandar fora porque estão velhas.
Isso é não saber o que fazer ao dinheiro, só isso.
Ainda por cima telemóveis de 800/1000€, que passado 2anos ainda estão no auge da sua utilidade.
Cada um com a sua pancada.
ele opta sempre pelo pro max mega ultra.. ou seja 1400€ nao chega xD
Não é pancada. Este homem está noutro nível. Ele não tem a culpa de aqui só comentarem pobretanas (embora cá passe a vida a gabar-se para os mesmos, o que por si só demonstra que algo de errado não está certo).
Não gasto dinheiro em telemóveis há quase 20 anos..
Ia jurar que tinhas escrito “aqui eu e a minha mulher compramos um iphone, trocamos passados 2 anos”
Mas como eu disse…é outro nível. (Acabei de fazer uma vénia)
o comprar é figurativo.. é atribuído um via contrato empresarial a cada 2 anos.
continuo a perguntar-me em que raio de empresas trabalham vocês, até no meu primeiro emprego em portugal me davam telm de serviço e trocavam todos os anos, já lá vão mais de 25 anos, também era comum darem BLM desde que existe 3G, pensei que isso fosse o base dos base (além de um portátil) para se trabalhar..
Não considero velho mas o package da empresa da um novo a cada 2 anos.
Vendo sempre normalmente fico com ele 2 a 3 anos, consigo por volta de 50% do valor que dei por ele e isso ajuda a comprar um novo.
Tenho tido um experiência semelhante… O último foi vendido na CEX e o empregado da loja ficou atónito quando lhe disse que o telemóvel tinha cerca de 2 anos (Redmi Note 8 Pro branco pérola impecável), para comprar um POCO F3 (máquina,mesmo em 2024)…
Um monte deles na gaveta…
passam para os miudos, depois disso lixo
Derretelo o xipe tem uma pequena quantidade de ouro
Simplesmente foi para a reciclagem.
Pois. Vai mesmo fora
Nunca deito telemoveis fora , mesmo que se faça reset de fabrica , tenho medo que fiquem dados que possam ser recuperados por algum artista
Tenho 50 anos e podem nao acreditar mas guardo os meus telemoveis desde 1996..à exceção dos que ficaram destruidos….
O maior numero são os telemoveis antigos tradicionais (muitos motorolas e ericsson) e 14 blackberrys…
És hoarder?
Nem sempre o telefone velho fica inútil nos dias actuais, tudo depende de tipo de telefone. Sem fazer comparação com os de teclados que apenas são usados para comunicação e sem sistema de navegação.
Decoração, gosto de colecionar e tenho uma bela prateleira de nokias por exemplo.
Gostaria que o pplware fizesse um artigo a falar da utilidade de smartphones antigos. (Smartphones, não apenas telemoveis)
Desde câmeras de vigilância, a comandos, a molduras digitais… o que não falta é utilidade para estes equipamentos.
+1. É isso que tento fazer com todos os dispositivos que “ficam velhos”. Dar um propósito novo.
Boa sugestão 🙂
Claro, vamos voltar anos anos 80-90 onde se reutilizavam coisas..
Os tempos são outros, tudo é descartável, há que abraçar isso que é o que faz a economia crescer e toda a gente ter emprego e melhores salários
É isso tudo, vamos dar cabo disto tudo, esmifrar os recursos até ao fim….. quem vier a seguir que se lixe e apague a luz
didn’t you get the memo? WE’RE ALL DOOMED!!!
Eu como programador para mobile (Android e iOS) costumo ficar com os equipamentos velhos para fazer testes. Prefiro testar no real do que em emuladores.
ainda tenho o meu Motorola D160 (MG1-4C11) Maio 1997 reliquia
Tenho meu nokia n70 desde que ele saio e ando com ele ate hoje.
Guardei todos.
Eu tive poucos e quando eles já estavam “fora do prazo” deitei-os fora. Não sou coleccionador de telemóveis/smartphones. Só os doidos é que o são.
Ficou-te mal a última frase.
Porquê ?? Para que é que as pessoas colecionam tralhas com décadas ?? Isso faz-me lembrar aqueles programas que davam num certo canal(agora não me vem à memória qual é), daqueles sujeitos nos Estados Unidos, e não só, que tinham as casas cheias de tralha até ao telhado. Nem sequer podiam entrar em casa. São tipo obsessivos compulsivos. Eu não sou desses.
Realmente, o que não falta ai é palermas a guardar tralhas velhas que muitas delas só valem centenas ou milhares de euros agora. Mas ainda bem que existem pessoas que pensam como tu que pessoas como eu (que não sou de todo dos piores nem nada que se pareça) agradecem bastante ao longo destes anos, o valor da entrada da minha casa foi a vossa conta, entre outras coisas.
caso não saibas isso é uma doença, as pessoas que fazem isso não conseguem controlar.. deves conhecer uns quantos assim e nunca te apercebeste
E ainda por cima nos dias de hoje, em que esta sociedade capitalista troca de smartphones praticamente todos os anos(há muitos/as que até compram 2 ou 3 smartphones num ano !! Num ano, muita atenção !!), não vejo que apego as pessoas possam ter a telemóveis que já estão fora do “prazo de validade”, a bem dizer. Mas isto é a minha opinião, cada um tem a sua.
Já la dia o antigo rei de Espanha, D. Carlos parar o outro porque……
Cada pessoa tem a sua forma de ver a mesma coisa.Nao nos fica bem classifica-las por não pensarem como nós.
Como diz a Marisa Pinto Esteve mal na última frase…
Os que foram substituídos por avaria, foram para o lixo (uso o ecoponto de electrodomésticos que existe no piso -1 do CC Colombo em Lisboa).
Os que foram substituídos por fim de contrato (telemóvel de empresa com contrato com um das operadoras) ou por atraso tecnológico (tenho um Eriksson de 1998, todo em ferro e com SIM grande, tipo cartão multibanco), fiquei com eles, guardados em gaveta ou às vezes coloco-os em móvel/ estante, tipo museu e tempos mais tarde volto a arrumar e depois a expor.
Também dei 2 em ocasiões em que um amigo / conhecido precisava.
Ainda uso o nokia 6210 no kit do carro, espetaculo!!!
Tenho os meus guardados porque podem servir de backup caso algum avariar ou perder e posso sempre por ROMs para” atualizar” os mesmos.
Se bem que acho que os programas de retoma deveriam ser mais atrativos aquando a compra de um novo equipamento.
Sou colecionador. Devo ter cerca de 90 telemoveis, o mais antigo deve ser um Motorola star tak. Coleciono porque sou apaixonado por telemoveis (antigos e que nao funcionem). É mesmo coleção e gosto de os expor. Estou sempre à procura de alguem que tenha um telemovel antigo.
Há quem faca colecao de canetas, isqueiros, caricas, cromos etc. Nao vejo mal em recordar o passado nestes aparelhos.
Onde mora eu tenho telemóveis do início deles moro em Setúbal se por qualquer razão passar por aqui o meu número e 918460476
Sou ainda fã da LG. Sempre usei antes de mudar para a Samsung depos da desistencia da primeira. Tenho o LG g7 como GPS do carro, o G8 como radio na oficina, um V40 como rooter com cartao extra de dados a partilhar.
Tenho ainda um tablet Samsung tab s4 só para ler de livros, revistas e jornais….e ainda um tablet Asus, lindo todo metalico na estante da sala a passar fotos.
Na grande maioria das vezes só troco quando já não trabalha, não compro um telemóvel novo só para estar na moda e mais moderno. Mas quando realmente preciso de mudar para ter mais memória para uso profissional, e se o velho ainda trabalha correto ,guardo no caso de uma emergência se avariou o outro ou alguém precisar
Guardo todos.
Tenho vários guardados. Um nokia dos primeiros com a antenazinha Um samsung 10×5 cm mas tem tudo ecrã táctil etc. Utilizo como agenda e documentos e palavras passe. Os outros vão ser embalsamados e colocados na parede
Tenho 50 anos e voltei a trocar o smartphone por um telemóvel básico tenho um F3 da MEO desbloqueado não tem mms nem WiFi nada e tenho esse porque o carregamento e micro USB se não mandava vir um Nokia da allixepress cansei de andar com uma dependia atrás e já o tenho a meses e tenho uma assinatura
Eu os telemóveis que ainda funcionam ponho-os na gaveta para usar quando avariam os que usamos no dia a dia, os mais antigos tenho-os numa caixa para dar quando souber o que lhe fazer.
Boa tarde
Eu ainda não decidi o que fazer com os telemóveis antigos e os respectivos carregadores.
Tenho muitos guardados numa caixa.
Guardo os para os meus descendentes terem ideia do que eram.
Tenho muitos e estão guardados dentro de um armário numa gaveta
Dei alguns outros estão na gaveta porque tenho pena de deitar fora.
Se tiverem alguma sugestão digam por favor..
Guardei todos
Já consegui vender alguns por uma ninharia, verdade seja dita, quando já bem os aceitam, ponho no electrão…
Guardo tudo para os meus bisnetos um dia poderem apreciarem………esta evolução
Os meus antigos demonto e tiro o ouro que tem eles
Não sei o que fazer com eles, dê uma ideia para mim.
Tenho guardado quase todos em casa numa gaveta
Para recordação
Tenho um pequeno estabelecimento e tive a ideia de pedir aos meus clientes para me oferecerem os telemovei velhos e colei – os na parede ficou muito engraçado.
Tenho os guardados numa gaveta.Para vender nem sei se aceitam ou se vale a pena.Realmente devia haver uma solucao para nos libertarmos destes aparelhos sem uso
Cheguei a entregar aos bombeiros pois eles ainda recebiam algum dinheiro por eles. Tambem comp. Velho televisoes. Agora tenho uma boa meia ou nais guardados pelo o simples facto que me custa manda-los para o lixo.
Tenho alguns que já não funcionam e, tenho uns três a funcionar
Sou ainda fã da LG. Sempre usei antes de mudar para a Samsung depos da desistencia da primeira. Tenho o LG g7 como GPS do carro, o G8 como radio na oficina, um V40 como rooter com cartao extra de dados a partilhar.
Tenho ainda um tablet Samsung tab s4 só para ler de livros, revistas e jornais….e ainda um tablet Asus, lindo todo metalico na estante da sala a passar fotos.