Quer ter o Windows 11 no seu smartphone Android? Há uma ROM para isso
O Renegade Project assume-se como um dos projetos mais ambiciosos de 2022. Os programadores envolvidos neste projeto conseguiram meter a correr o Windows 11 em vários dispositivos Android onde se destacam modelos como o OnePlus 6T, OnePlus 7, Google Pixel 3, Xiaomi Mi 9 e Samsung Galaxy S9+.
Conheça a lista de smartphones compatíveis com esta ROM e, quem sabe, se não se aventura também a instalá-la.
O Windows é mais conhecido como sistema operativo para PC x86, mas o sistema da Microsoft pode ser encontrado em vários tipos de dispositivos com formatos não tradicionais.
O segmento ARM do Windows também se está a expandir de forma constante, graças à capacidade de emulação de 64 bits do Windows 11. No entanto, o desenvolvimento para smartphones há muito que foi colocado de parte pela Microsoft.
ROM disponível para ter Windows 11 no smartphone
O Renegade Project surge como um desafio para os mais curiosos e experientes de, então, ser possível correr o Windows 11 (ou 10) num smartphone. O processo, evidentemente, que requer algum conhecimento dada a complexidade.
Em primeiro lugar, é necessário um firmware personalizado. Os programadores recomendam compilar uma imagem Tianocore EDK II sobre o bootloader do telefone. Nos seus repositórios no GitHub estão disponíveis os binários.
Com o firmware instalado, a compilação do Windows para ARM64 é transferida do UUP Dump, o instalador é preparado manualmente e pronto. Depois de aplicar o pacote neste ambiente de pré-instalação, o smartphone inicia no Windows 11.
Lista de smartphones Android compatíveis
- ASUS ZenFone 5Z
- Google Pixel 3
- LG G7 ThinQ
- LG V30
- LG V35
- LG V40
- Meizu 16
- Meizu 16 Plus
- Motorola Moto Z2 Force
- Nokia 9 Pureview
- OnePlus 5
- OnePlus 5T
- OnePlus 6
- OnePlus 6T
- OnePlus 7
- OnePlus 7 pro
- OPPO Find X
- Samsung Galaxy S9 Plus
- Sony Xperia XZ2
- Black Shark
- Xiaomi Mi 6
- Xiaomi Mi 8
- Xiaomi Mi 8 Pro
- Xiaomi Mi 9
- Xiaomi Mi Mix 2
- Xiaomi Mi Mix 2S
- Xiaomi Mi Mix 3
- Xiaomi Mi Pad 4
- Xiaomi Mi Pad 5
- POCO F1
- Redmi K20 Pro / Mi 9 T Pro
- ZTE Axon 9 Pro
- ZTE Nubia X
Se tem um destes modelos parado e quer explorar este universo saiba mais no site oficial do projeto.
Este artigo tem mais de um ano
Não chega já ter que aturar o W11 nos PC’s? Também nos smartphones?
Que mania da perseguição.
Hahahaha….bem visto
Não é necessário processador xpto, TPM e security boot loool, não tarde a microsoft apresenta os seus novos “Lumias”
A Microsoft foi um pouco “impaciente” com os Lumias…e a comunidade de desenvolvimento de apps ainda mais! Foi o melhor SO móvel até hoje criado…na minha opinião,claro!
+1
Só esta semana abandonei o Lumia 650, foi ótimo, mas agora já estava tão ultrapassado quanto limitado (tinha 6 anos)! Mas não é por isso que vou levar o W11 para o meu novo android! Não vejo necessidade!
+1
+1
Verdade! Os programadores viraram as costas ao Windows Mobile, a Microsoft não pagou, como por exemplo a Huawei está a fazer, logo sentença certa a nascença. Microsoft não é de confiança nos seus lançamentos e não tem o marketing que a Apple ou Tesla tem por exemplo.
Tens razão apenas em parte do teu comentário. A Microsoft pagava aos “fabricantes” de apps mais do que a Google ou a Apple porque as comissões que cobrava eram inferiores…o “problema” foi que estas duas (Google e Apple) pagavam mais a esses mesmos “senhores” para NÃO desenvolverem aplicações para o Windows Mobile (ou Windows Phone) para não perderem essa “mina” ou terem de a dividir por três. Criaram um monopólio para os dois…e muita gente ficou satisfeita com essa falta de concorrência!
nem no pc tenho (ainda uso o 10, pelo menos quando ele deixa) … porque é que havia de o ter no lélé ?
Será que tem como por o Windows XP em um tablet antigo?