Qual é o smartphone mais rápido a carregar a bateria?
Dos vários componentes de um smartphone a bateria é dos que mais condiciona a sua boa utilização. Sem ela é impossível que ele funcione e é essencial que carregue rápido.
Para determinar qual o smartphone que mais rapidamente carrega a bateria foram realizados testes e os resultados finais contrariam o que se esperava.
O teste de velocidade de carregamento de baterias foi realizado com o intuito de perceber até que ponto os smartphones que têm fast charging conseguem igual os smartphones com baterias "normais".
Para isso foram colocados frente a frente um conjunto de equipamentos, recentes, e que são representativos do que podemos encontrar no mercado. As máquinas usadas fora o ZenFone 2, Galaxy S6, Motorola Nexus 6, Droid Turbo, LG G4, OnePlus 2 e iPhone 6.
Para verificar os resultados intermédios, foram recolhidos valores em períodos específicos de tempo (5, 15 e 30 minutos) e a carga anotada.
O fast charging, que permite obter uma capacidade considerável de carga num curto período de tempo, foi o responsável pela posição de destaque que o ZenFone 2 conseguiu, relegando para segundo plano telefones que se sabem ter maiores e melhores capacidades.
Ao fim de 10 minutos os valores continuaram a pender para o lado do ZenFone 2, mas com uma diferença muito menor. O impacto do fast charging começava-se a perder.
Também os restantes equipamentos começavam a ter as suas baterias a carregar de forma mais efectiva e por isso a diferença era menor.
Aos 30 minutos é igualada a carga entre o ZenFone 2 e o Galaxy S6, desaparecendo de vez o factor de vantagem do fast charging e revelando-se finalmente quem é o smartphone que irá dominar o teste.
Os restantes equipamentos continuam a manter a sua taxa de progressão e o seu ritmo de carregamento.
Perto da carga total , aos 80%, a posição do Samsung revela-se e mostra que é efectivamente o mais rápido a carregar. Depois de um arranque mais lento consegue atingir este valor em apenas 48 minutos.
É curioso ver que aqui existem telefones que são dados como referências e que demoram bem mais que uma hora a atingir este objectivo.
Os valores finais, com a carga a 100%, mostram que a Samsung consegue ter o telefone que mais rapidamente carrega a bateria, deixando a concorrência a bastantes minutos de diferença.
Curiosamente a diferença para os últimos classificados foi aumentada, com a carga a demorar mais de 2 horas, o que é manifestamente demasiado, face aos valores dos restantes equipamentos.
Apesar da vitória clara do Galaxy S6, é o ZenFone que consegue melhores resultados. Para além de ter uma bateria maior, com 3000mAh contra a de 2550mAh do Galaxy, foi o smartphone que mais depressa atingiu valores de carga que permitem uma utilização por parte dos utilizadores.
Os restantes equipamentos mantiveram-se na mesma linha de tempo, com valores muito similares entre si.
As prestações do iPhone e do OnePlus 2 ficaram muito abaixo do esperado, com posições sempre no final da tabela, em todos os testes.
Via Tom'sGuide
Este artigo tem mais de um ano
Este estudo ignorou por completo, nem sequer menciona, que o iPhone 6 tem a possibilidade de ser carregado mais rapidamente usando outro carregador.
Mas dá para carregar o iPhone 6 com dois carregadores, é?
isso é sono ou uma tentativa de ser engraçadinho!?
O iPhone 6 pode ser carregado bem mais rápido com o carregador de 12W da Apple, em vez do de 5W que eles usaram no estudo.
O teste acho que tem que ser feito com o carregador original ou um igual para todos.
Podia nestes testes é aparecer um WPhone.
o teste deverá ter sido feito com o carregador que vem na caixa, mas não é esse o objectivo do estudo que é mencionado. O que é mencionado é a capacidade do aparelhos para ter carregamentos rápidos.
correcção.
Eles nos comentários acabam por confessar que se deram ao trabalho de com o Lg G4 usar um carregador diferente do da caixa para ter carregamento rápido e ver como se comportava.
Por isso claramente que a comparação com o iPhone poderia ter sido mais justa, no mínimo mencionar a capacidade.
WP fica de fora pois faz parte de uma cultura zen e não de uma cultura bélica de competição. Deve ser isso :p
O meu lumia 820 carrega em cerca de 1h45. Não sei precisar ao minuto…
O samsung galaxy S6 é lider a destruir e reduzir a vida útil das baterias. Quanto mais rápido é o carregamento maior é o efeito negativos na baterias.
O asus têm uma boa técnica de carregamento, durante a fase inicial fornece mais corrente electrica dpois reduz gradualmente à medida que esta vai ficando carregada
Mas isso é o mesmo para todos!
Se carregares um qualquer telemóvel como um carregador de 12W, carrega mais rápido.
Independentemente disso, se eles usaram o de 5W para todos, todos tiveram em pé de igualdade, logo se usassem o de 12W para todos, os resultados seriam os mesmos. (Claro com temos de carregamento mais baixos.)
Afinal quem anda com sono!?
Por favor, não atires coisas para o ar que simplesmente não sabes! Eles não usaram carregadores de 5 W para todos, seria até impossível carregar tão depressa com um carregador de 5W. Por exemplo a capacidade da bateria do Galaxy é cerca de 9,7Wh, o que a carregar com um carregador a fornecer 5W constantes demoraria no mínimo cerca de 116 minutos e não 82 minutos.
O que eles usaram foi muito provavelmente os carregadores que vinham nas caixas dos equipamentos, como se pode depreender quando falam do carregamento do Galaxy S6.
correcção.
Eles nos comentários acabam por confessar que até se deram ao trabalho de com o Lg G4 usar um carregador diferente do da caixa para ter carregamento rápido e ver como se comportava.
Também confessam que para o iPhone não tiveram esse cuidado.
Realmente é injustiça!
Deviam ligar o iPhone 6 a um powerbank e apenas contava o tempo de carga desde os 99% aos 100%.
5* 😀
Também podes usar um carregador mais potente em qualquer outro telefone, embora eles tenham um carregador mais fraco por alguma razão….
Puderes usar em qualquer telemóvel não quer dizer que carregue mais depressa do que com um carregador de 5W, por exemplo. O carregamento rápido depende da tecnologia usada no telemóvel.
Nem os outros casos invalidam que o teste ignorou a possibilidade de carregamentos rápidos no iPhone, ou que houve dualidade de critério no escolha de carregadores usados para cada aparelho.
Não é a questão de ser 2 carregadores, eu uso o carregador do iPad air e carrega super rápido. Se meter em modo voo então…
não sejas autista.
Isso acontece com todos.
Que mau perder.
acontece com todos? que eu saiba quase todos os outros que no estudo usaram os carregadores que permitem carregar mais depressa.
Sabes porque?
Porque essa tecnologia, já vem de origem com o equipamento, ou seja, eles limitaram-se a usar os carregadores que acompanham o equipamento.
Que culpa tem eles do carregador que acompanha o iPhone não é o de melhor desempenho?
não vir na caixa com o melhor carregador não retira a possibilidade e capacidade de ter. E tendo o tipo de estudo feito e as ideias que são apresentadas ao longo do seu texto, então no mínimo deveriam ter mencionado a capacidade do iPhone para ter carregamentos mais rápidos.
Verdade que com o carregador por exemplo do ipad ele carrega mais depressa… Mas o teste só faz sentido com o carregador original…
O teste faz sentido com os resultados dos dois carregadores.
Se fores a ler o estudo feito o que eles pretendem é verificar a capacidade dos aparelhos para carregamentos rápidos, não estabeleceram qualquer critério extra sobre usar o carregador que vem na caixa ou não. As conclusões até falam em usar os carregadores apropriados para tirar partido desta capacidade.
correcção.
Eles nos comentários acabam por confessar que se deram ao trabalho de com o Lg G4 usar um carregador diferente do da caixa para ter carregamento rápido e ver como se comportava.
Por isso claramente que a comparação com o iPhone poderia ter sido mais justa, no mínimo mencionar a capacidade para ter carregamentos mais rápidos
O iPhone e todos os outros telemóveis, obviamente.
Os outros usaram carregadores que permitem carregamento rápido, o iPhone 6 não!
Eles usaram o mesmo tipo de carregadores para todos.
não usaram o mesmo carregador para todos! Se leres o texto do estudo depreendes isso quando mencionam a tecnologia usada pela Samsung.
são os que vem com o equipamento. Até nisso a Apple é forreta.
pode ser forreta ou pode ser do carregador ser maior e deste tipo de carregamento ter um risco acrescido de diminuir o tempo de vida das baterias.
e depois veio a constatar-se que para o LG G4 o teste não foi feito com o carregador que vinha com o equipamento para que fosse possível ter carregamento rápido, por isso é claro que há alguma dualidade de critérios e omissões
Assim como todos os outros equipamentos, todos eles carregam mais rápido com carregadores mais poderosos. A malta das maçãs têm sempre umas palas proporcionais ao dinheiro que gastaram a comprar o seu equipamento.
Sabes que o equipamento também controla o processo de carga certo?
os aparelhos controlam o processo de carga mas são limitados pelas características do carregador
A diferença é que os outros neste teste usam esses carregadores, e o iPhone 6 não!
Não usam, porque o iPhone não tras de origem esses carregadores.
Se alterassem o carregador que vem de origem no iPhone, tinham de também o fazer nos outros. Porque existe sempre melhores carregadores do aqueles que vêem de origem. Assim sendo, os resultados, quase de certeza seriam idênticos, mesmo que as diferenças pudessem não ser tão grandes.
continuas a atirar coisas para o ar sobre o que não sabes!
Primeiro que tudo, não há carregadores que permitam carregamentos mais rápidos para por exemplo o Galaxy S6, pois o seu carregamento rápido não só é proprietário como é controlado pelo telemóvel, não pelo carregador. Os carregadores apenas suportam a tecnologia da bateria do telemóvel.
E por último, mudar de carregador foi exactamente o que fizeram para o teste do LG G4.
Só que usaram os normais no iPhone, já nos outros, não…
Este gente não quer ver mesmo…
Acham que estes sites vivem a pão e água? Acham que os leitores da Toms Hardware são como a minha mãe que usa o Internet Explorer e não tem Ad Blocker?
As receitas têm de vir de algum lado…
A foto apresenta um Lumia… mas nos testes não foi usado nenhum equipamento com WP.
Ao menos faziam um teste com equipamentos dos diversos SOs.
qual delas?
Este estudo näo é mais que meramente filosofia. Faltam vários SO, falta ter em conta que 80% da bateria nuns telemóveis corresponde a muito menos mAh, e possivelmente (por ex.) como num Asus 80% da bateria dá para uns 2 dias de uso, e uns 80% num iPhone nem chega ao final do dia.
E a filosofia foi de onde nasceram todas as ciências, para além de que é o amor pela sabedoria. Se o estudo é mera filosofia, então acho que éum bom estudo 🙂
Já estas a misturar coisas.
A questão aqui é, qual era o mais rápido a carregar, não questões de durabilidade da bateria.
Tu é que näo estás a ver o panorama.
Se queres determinar qual a bomba de gasolina mais rápida, vais fazer como??? vais determinar qual mete mais L/minuto, ou vais ver qual enche o depósito mais rápido em que uma tem um carro com depósito de 50L e outra um de 70L???
Além disso acho que se esqueceram do que é mais importante para o CONSUMIDOR: com um carregamento de 1h, com qual telemóvel fazem X tarefa durante mais tempo. Se um telemovel X demora 50% menos a carregar mas a bateria dura 60% menos que o telemovel Y, acho que todos preferem o Y.
Outro aspecto é quantos ciclos completos aguenta a bateria em carregamento “rápido” vs. “normal”, e se calhar esta vantagem…näo é täo vantajosa.
Seria interessante juntar também testes de duração de bateria, para obtermos resultados tipo: 30m a carregar dão para x horas no G4, X horas no ZenFone etc… Em testes de duração o S6, Iphone 6 e OnePlus TWO, costumam estar mesmo muito acima do ZenFone 2. Ou seja se tivessemos uma tabela tipo 30m de carga vão nos dar para x horas , e 1h carga dá para y, iamos ter resultados muito diferentes mesmo.
Mas leram o estudo? Eles analisaram, qual deles carrega mais depressa, não a durabilidade da bateria.
Não misturem as coisas…
Responderia à pergunta: quantos minutos são precisos para quantas horas de uso? Acho que até era mais útil que uma mera percentagem, só dava mais trabalho/tempo fazer.
Um equipamento de 800€ com uma maça é pior em tudo 😀
No fim do ano (Natal, ou Q1 2016) é que vai ser:
1) W10 Mobile
2) Android M
3) iOS 9.x
Neste caso todos os SO trazem melhorias fabulosas, e só na altura é que vamos ver o que todos os aparelhos novos (Note 5/Edge+/iPhone 6s/Lumia, etc) säo capazes.
Verdade seja dita a maior parte das pessoas quando compra um topo-de-gama näo está a comprar Samsung, Apple etc, mas sim *o melhor* Android, ou *o melhor* iOS.
Eu já tentei, mas nunca consegui compreender o porque desta “guerra” 😀
Acho que há aqui um aspecto que ninguém tomou em conta ainda. As baterias de lítio partilham todas a mesma tecnologia, em todos os dispositivos. Mais capacidade ou menos é a mesma coisa. O que acontece é está provado é que, quanto mais rápido de recarregar a bateria menor será a sua vida útil. Penso que este sim é o ponto essencial.
É claro, há outros factores que influenciam a vida útil de uma bateria, mas este é sem dúvida um dos mais importantes. Ora o que é que os testes provam, a Apple sabe disso e preocupa-se com a vida útil da bateria dos seus dispositivos, ao contrário da samsung por exemplo.
Isso é um facto.
Tendo em conta que a tecnologia das baterias esta “estagnada” e é igual para todos, o facto de carregar mais rápido, reduz a vida útil da bateria.
As baterias de lítio, continuam a ser alvo de melhorias. Cada mês, descobrem algo novo, que permite ter mais tempo de vida, ou diminuir em muito, o tempo de carga, etc.
Mas ainda não chegou à produção em massa, anda tudo em testes 🙂
não diria que quanto mais tempo demorar mais tempo aguenta. é uma questão da potência do carregador em relação com a capacidade da bateria.
depois a maneira como utilizamos o equipamento vai também reflectir no tempo de vida da bateria – e com isto também refiro as apps que correm em background.
na minha ignóbil opinião acho que isto é um estudo muito vago com muita capacidade de suscitar argumentos :p
ele está a falar do número de ciclos de carga/descarga que se consegue ao longo dos “anos” de uso da bateria, sem grande perda de capacidade.
Pois…esqueceram-se do OPPO Find 7 / 7a que custa um terço dos equipamentos apresentados e em cerca de 20 minutos consegue carregar +50% com o carregador que vem de origem.
Pois.. Esses não importa.. ” Só ” usa vooc.. Mas não é conhecido..
Loool Nexus 6 quase 2 horas??? Só mesmo com os carregadores normais, o carregador de origem carrega a 100% +/- numa hora
E o “quick charge” da Xiaomi? (que é da Qualcoom e usado em mais marcas)
Existe a versão 1 e a 2 agora. E penso que nenhum dos aparelhos testados tem este função.
(podem ter outras, claro)
Gostava mesmo de ver o resultado prático do Quick Charge 2.0. Às vezes só preciso de ter uns 40% ou 50% até ir para outra reunião ou assim, e chega para não ficar “offline” 🙂
“O teste de velocidade de carregamento de baterias foi realizado com o intuito de perceber até que ponto os smartphones que têm fast charging conseguem igual os smartphones com baterias “normais”.”
E o que é o “fast charging”, perguntais vós? No essencial, permite usar carregadores de potência superior aos habituais, de 5W. Por exmplo, diz no link abaixo da 1ª imagem do post:
” Most manufacturers that promise faster charge times use Qualcomm’s Quick Charge 2.0, a freely available technology for any phone featuring one of the company’s popular processors. Quick Charge 2.0 takes advantage of the extra power from a 9-volt/1.67-amp power brick [Ou seja, 15 W]. A traditional phone power brick is a much smaller 5-volt/1.5-amp like those that come with the Apple iPhone 6 and iPhone 6 Plus [dá 7,5W, o carregador que vem é efectivamente de 5 W]”.
Li o artigo e pasmo. Conforme diz e bem, o @JBM, nos outros usaram carregadores de maior potência. Que se perceba – para o iPhone 6 usaram o carregador original de 5W.
Por que é que não usaram então o carregador para iPad de 12W, também suportado pelo iPhone? Carregava mais depressa – está comprovado sem qualquer dúvida.
Frequentemente aparecem umas certas conclusões que deixam o pessoal do costume muito satisfeito, mas são conclusões da treta 😉
… calhando, libertem o comentário.
… no 2º parágrafo – “permite usar” não é o termo – “permite tirar proveito” (para carregar mais depressa).
discordo.
Premio para a resposta mais bem fundamentada.
Nada que já não soubesse, mas penso que aqui se fica mais elucidado.
http://www.gsmarena.com/charge_test-review-1239p4.php
http://www.phonearena.com/news/Our-Samsung-Galaxy-S6-edge-battery-life-test-shows-flagship-worthy-endurance_id67631
So para concluir que o Galaxy S6 mesmo com carregamento em Wireless , e mais rápido que um iphone 6.
Aqui temos a potencia entre baterias https://www.youtube.com/watch?v=Bn90snxRd8U
https://www.youtube.com/watch?v=CW5MYdua81s
Aqui por ultimo deixo a comparação entre o Galaxy S6 que mesmo ainda tendo a versão 5.0.2 que não estava muito optimizada como a actual 5.1.1, mesmo assim da para tirar duvidas, este vídeo e mais relacionado a um video que entre o Note 5 e o Iphone 6 , e sim porque todo o Hardware que o Note 5 trás e o mesmo no Galaxy S6, dai eu ja ter dito num post anterior que se eles esta assim com esse problema, dentro de dias fica resolvido o problema com uma actualização.
https://www.youtube.com/watch?v=pZsgVrzLLBk
Fazem exactamente a mesma coisa, que é ignorar que o iPhone 6 também tem carregamento rápido usando outro carregador.
E em duração de bateria pega no iPhone 6 Plus e em benchmarks em que têm o cuidado de realizar o mesmo trabalho e verás que a coisa não é bem como pensas!
Pareces encartado no assunto. Sabes-me explicar porque é que tem que se usar o carregador que vem com o equipamento?
O do iPhone 6 é o de 5W (5V x 1A).
Porque é que não fazem o teste com o carregador de 12 W do iPad que também é suportado pelo iPhone e que o carrega bastante mais depressa?
Não achas que se o que está a ser avaliado é se carrega mais depressa – se devia usar o carregador, suportado, que carregasse mais depressa?
“Porque é que não fazem o teste com o carregador de 12 W do iPad que também é suportado pelo iPhone e que o carrega bastante mais depressa?”
Isso tens que perguntar à Apple porque se pagas um verdadeiro Premium, vem um carregador de 5W em vez de 12W. Acho que a verdadeira resposta seria “ok suporta e carrega mais depressa, mas näo daí a ser saudável para a bateria é outra coisa…”.
Eu por norma só carrego os meus artigos de topo com o carregador fornecido ou com muito boa qualidade com menos potência. Posso dizer que por norma carrego quase tudo com um carregador de topo-de-gama de apenas 1A apesar da maioria dos meus aparelhos de topo-de-gama virem com carregadores de 2.0-2.1 A. Eu prefiro um bom e lento carregamento, e só faco um “rápido” se estiver meeeeeesmo a precisar urgentemente de carregar e sair.
Isso tem que se perguntar a quem fez este teste. Para o LG G4 que testaram não usaram o carregador que vinha com o aparelho e foram buscar outro que permitia carregamento rápido.
O tamanho do carregador de 12W, peso e custo também terão sido factores para não vir com o iPhone 6. A Apple assegura o funcionamento devido com o carregador de 12W, mas é claro que os riscos aumentam para que a bateria possa sofrer alguma degradação.
Vamos lá ver. O “fast charging” é apresentado como a tecnologia que permite carregar mais depressa. Para carregar mais depressa, com uma diferença significativa, o carregador é superior a 5W (5V x 1W).
Quando estás a comparar a velocidade de carregamento dos que têm a tal tecnologia “fast charger” – mas usando um carregador superior a 5W, com o iPhone 6 – usando um carregador de 5W, estás acomparar o quê?
– A tecnologia, que há em cada smartphone, que permite carregar mais depressa?
– Ou carregador que está a ser usado em cada um?
Então, para se fazer uma comparação efectiva sobre a tecnologia:
– Ou os carregadores têm todos a mesma potência, 5W (5V x 1A) digamos,
– Ou cada um usa o carregador suportado – definido pela marca – que permite carregar mais depressa. E aqui não tenhas dúvida que a Apple não aponta qualquer reserva a que se use os carregadores do iPad, de 10W e de 12W no iPhone – e que o carregam mais depressa.
Assim, a comparação do post, é que é uma trampolice sem jeiteira nenhuma.
P.S. Mais por carolice/desconfiança, esse tipo de coisas, também prefiro 1A – o que significa que dou preferência ao carregador de 5W para o iPhone, mas é só a “desconfiança natural da pessoa”. Em casa, tenho ao lado um do outro um carregador de 5W que uso habitualmente para iPhones e um de 10W para iPad. Se o de 5W estiver a ser usado no momento não tenho qualquer problema em usar o do iPad.
Bench, para isto ser mais correcto, o carregador deve ser sempre o fornecido pela marca com o aparelho. O meu Note 4 tem a opcäo de activar/desactivar o carregamento rápido, e tenho desligado. Já usei um par de vezes o carregamento rápido em emergência e é fantástico, a temperatura da bateria näo aumenta significativamente mas mesmo assim e enquanto näo surgir uma revolucäo nas baterias, para mim o carregamento rápido näo é mais que uma “injeccäo de adrenalina”, e que diminui a vida útil da bateria. Se é 3 ou 30% näo sei, mas acredito que sim diminui já que aumenta o stress no carregamento.
De resto acho que o importante näo é (tanto) o tempo de carregamento, mas a duracäo da bateria, e se puderes ter um smartphone que com o teu uso dura 2-3 dias completos em vez de 1 dia e mal…
Eu de aqui para a frente só troco de smartphone *se* alguma marca der um salto significativo na duracäo da bateria, e me dê uns 3 dias completos com um uso decente. Fora isso fico-me pelo Note 4.
É a descarregar, também vistes os testes?
É engraçado, dizem que o melhor, é aquele que há mais queixas, e o pior, aquele que há mais pessoas a dizer bem…
Ignoraram completamente a capacidade de cada bateria… Os ultimos 2 quadros não deveriam ser aplicados.
Existe forma fácil de receber um alerta de som no Galaxy S5 quando a bateria está completamente carregada?
Não há necessidade:
– As baterias dos smartphone trabalham melhor com a carga entre 40% e 80%.
– Se carregar completamente – a bateria é suficientemente “inteligente” para parar de carregar.
isto anda tudo tonto.
epa nao entendo a perda de tempo das pessoas com tempos de bateria,tempos de arranque etc.
tanta coisa importante para se pensar, e a malta perde tempo com cagadas destas,e analises de caca.
carrega?arranca?funciona bem? SIM…….entao ta bom .
ainda mais me deixa perplexo,e pessoas a gastarem rios de dinheiro a comprar o ultimo modelo,quando muitas vezes tem um praticamente novo, recente, e sem problemas.
enfim e a geraçao sem nada na tola que temos,e que nao da qualquer valor ao dinheiro.
ou tem paizinhos com dinheiro que apenas tem isso mesmo,dinheiro.
a quem nao encaixar a critica,parabens.
a quem se sente ofendido,temos pena,cresce.
Todos os telemíoveis que entraram no estudo foram descarregados completamente a 0? e foram carregados usando o mesmo carregador? Se não, o estudo vale zero porque carregadores diferentes carregam a diferentes amperagens logo isso faz variar o tempo de carga, a capacidade das baterias também faz variar o tempo de carga portanto….
O estudo parece-me um bocado esquesito, sendo que ganharia sempre o telemóvel com a bateria de menos amperagem se comparam com a % de bateria carregada ao invès da amperagem da bateria..