Qual a app dos smartphones mais odiada? Provavelmente não esperava que fosse esta
As apps são o centro dos sistemas operativos móveis, com as suas lojas a procurarem cativar os utilizadores para as usarem de forma constante. Estas trazem funcionalidades extra, que nem sempre são o que os utilizadores procuram.
Uma análise recente veio mostrar quais as apps que são mais odiadas pelos utilizadores, quer por áreas, quer por países. A vencedora está longe de ser a mais esperada e mesmo em Portugal não era esta a que estaria na cabeça da maioria dos utilizadores.
Afinal qual é a app mais odiada?
Ao analisar milhares de tweets sobre um lote de 87 apps, a Electronics Hub conseguiu perceber quais as apps que menos agradam aos utilizadores. Esta lista permitiu avaliar o desempenho em categorias como redes sociais, namoro, jogos, entretenimento, criptomoedas e transferência de dinheiro.
Este estudo validou esta informação e reuniu as principais informações, divididas por categorias. Cada país parece ter a sua escolha neste campo, mas havendo uma vencedora que se destaca. Eis as principais conclusões desta análise.
- Enquanto os jogos para smartphones tendem a receber menos críticas negativas, o Roblox é a app mais odiada em 21 países, mais do que qualquer app.
- Hinge é a app mais odiada em todo o mundo, com 34,4% de todos os tweets sobre a apps de namoro a terem uma tendência negativa.
- As categorias de apps mais odiadas são as de namoro, transferência de dinheiro e redes sociais.
- Em média, as apps de namoro são a categoria mais odiada, com 17,8% de todos os tweets sobre estas com uma inclinação negativa.
Razões para os utilizadores não gostarem
O que não foi relatado, e que seria interessante perceber são as razões para o descontentamento sobre as apps. Ainda assim, foram apontados problemas como falhas na interface, excesso de publicidade, bugs e falhas aleatórias, e funcionalidades prometidas e não cumpridas.
Há ainda um comportamento aleatório no que toca às apps mais odiadas. Existem exemplos em que determinadas apps são odiadas em algums países, sendo depois aceites e bem contadas em regiões vizinhas, com uma opinião positiva.
E em Portugal? Como é nos smartphones?
No caso de Portugal, mais uma vez app mais odiada está longe de ser a esperada ou a estimada. Aqui temos o Roblox como a que menos agrada aos utilizadores, mas a lista segue depois para as restantes áreas das apps. Eis a lista que a Electronics Hub tem para o nosso país:
- Cripto: Cash App
- Namoro: Bumble
- Entretenimento: Hulu
- Jogos: Roblox
- Redes Sociais: Reddit
Com 250 milhões de apps a serem descarregadas e instaladas por dia, em média, é natural que as opiniões dos utilizadores sejam muito diferentes e alargadas as muitas áreas. Este estudo focou-se numa das formas dos utilizadores mostrarem o seu descontentamento, criado assim uma lista detalhada e bem pormenorizada do que está a deixar os utilizadores descontentes.
Este artigo tem mais de um ano
A app que mais odeio é a do banco, demora muito a abrir e quando abre, mostra sempre o saldo a zeros 🙂
😀
Ora aqui está realmente a app que mais se odeia hehe
+1 😛
Interrogo-me se, para além das deficiências técnicas objectivas que possam existir nessas odiadas aplicações de namoro e de redes sociais ( serão ? ), por exemplo “bugs” “ads” e quejandos, não existirão razões subjacentes e mais profundas que emergem da profundidade existencial e condição humana desconfortáveis perante a uma modernidade em que as relações humanas são moldadas por uma ética hedonista falsamente libertadora na qual as relações com o outro se reduzem a uma colecção de experiências capturada por um sociedade consumista promovida pelos media que mercantiliza o humano passando este a um mero produto de uma qualquer Cambridge Analitics, característica dos tempos actuais, eivados pelo ruído, falta de tempo para si e stress, em que nada é sólido, tudo se estende e contrai sem forma, consistência ou direcção tal como a água que cai da chuva e escorre adquirindo formas aleatórias.
Neste contexto, não há lugar para o amor pelo que se tem, mas um desejo compulsivo pelo que não se tem sob a forma de objectos mercantilizados numa busca insaciável de prazer e de uma utópica perfeição.
É que a relação com o outro passa muito por negociar as imperfeições de cada um e a construção de uma relação sólida entrelaçada com a nossa própria construção, coisas que tais aplicações jamais podem oferecer, antes se pautam por um mirabolante “fake” como as fotografias “degradadas” pelo Photoshop, perfis que parecem descrições de deuses da mitologia grega, o narcisismo em doses fatais. Ora, isto não é afeição, é um produto vendável de uma sedução efémera.
Há pois um “BUG” muito maior nestas aplicações para além do “bug” informático : o programador apenas programa, mas o ser humano aspira a uma afeição sólida ditada pelo inconsciente e profundidade do seu ser, coisa que os algoritmos e a a inteligência artificial não lhe oferece, apenas ilude com artificialidades dum efémero líquido facilmente evaporável.
Eu não uso o reddit mas questionei um bocadinho desse estudo, visto que o reddit é uma plataforma relativamente simplesmente para ser problemática…
Mais de 100 milhões de downloads , 2 milhões de reviews e uma nota de 4.5…
Esse estuda vale o que vale…