Quais os smartphones mais vendidos de 2023? Esta é uma lista que o pode surpreender
O mercado dos smartphones está recheado de propostas, mas a maioria dos utilizadores tem apenas um padrão em mente. Falamos dos equipamentos topo de gama, que todos querem ter, seja um Android ou um iPhone. A provar isso está agora disponível a lista dos smartphones mais vendidos de 2023, que traz algumas surpresas e até deceções.
Apple domina nos smartphones mais vendidos em 2023
Os dados agora apresentados surgem da Canalys e pretendem mostrar quais os smartphones que mais foram vendidos durante o ano de 2023. Estes foram recolhidos ao longo do ano e mostram claramente como os utilizadores preferem os smartphones de topo.
A prova disse está bem patente no top 10 desta lista. Aqui temos uma situação que já vimos acontecer no passado, com 7 dos 10 principais smartphones a pertencerem à Apple, com o iPhone, e 3 a serem da sua concorrente Samsung. Esta é também a primeira vez que um iPhone Pro assume o topo desta tabela.
No topo da lista está presente e a dominar o iPhone 14 Pro Max e 15 Pro Max, vendendo 34 milhões e 33 milhões de unidades, respetivamente. A completar o topo desta lista, nos cinco primeiros lugares, estão o iPhone 14, iPhone 14 Pro e iPhone 13.
Top 10 shipped smartphone models worldwide in 2023 consisted of 7 Apple and 3 Samsung models. It marked the first year where a iPhone Pro model topped the annual ranking of most shipped smartphone models, reflecting the market's premium shift. pic.twitter.com/EWtUL7KHpX
— Canalys (@Canalys) February 6, 2024
Samsung deveria ter mais equipamentos neste top
É apenas no sexto lugar que temos a presença do primeiro smartphone Android, com o Galaxy A14 4G da Samsung a ter vendas de 21 milhões de unidades em 2023. Este é, curiosamente, o mesmo número unidades do iPhone 15 Pro que a Apple vendeu durante o ano passado.
O smartphone seguinte nesta lista é algo interessante. Falamos do Galaxy A54 5G, que conseguiu a oitava posição, com 20 milhões de unidades vendidas. Este custa mais do que o dobro do preço dos Galaxy A14 que se juntam ao A54 nesta lista dos 10 melhores smartphones em 2023.
Este é também o regresso de um smartphone Samsung mais caro nesta lista. A falta mais notada é mesmo dos Galaxy de topo da empresa coreana. Estes estiveram presentes durante o início do ano, mas acabaram por descer nas posições e ficar longe do topo e, em especial, do top 10.
Phones premium duram mais tempo e quem tem juizo compra um para 5-6 anos de uso.
O meu telemovel foi comprado em 2018 e ainda tá aqui para as curvas
Não é iphone, e custou 250€ na altura
E ainda tens updates? Lol
A questão é mais a longo prazo. Hoje em dia poucas pessoas têm possibilidade de adquirir im smartphone todos os anos ou de dois em dois anos. É natural que se escolha equipamentos com suporte mais longo. E a Apple sempre teve um excelente suporte até à data. Depois há ainda a questão do ecossistema e a privacidade. No entanto a Samsung este ano decidiu garantir 7 anos de atualizações. Talvez esta tendência mude a partir de agora com esta nova política por parte da Samsung
Apple e privacidade? lol
– iPhones have been exposing your unique MAC despite Apple’s promises otherwis
– Apple reaches quiet truce over iPhone privacy changes
– Apple admits to secretly giving governments push notification data
tudo este ano.
iPhones have been exposing your unique MAC despite Apple’s promises otherwise:
https://arstechnica.com/security/2023/10/iphone-privacy-feature-hiding-wi-fi-macs-has-failed-to-work-for-3-years/ – 2023
Apple reaches quiet truce over iPhone privacy changes: https://www.ft.com/content/69396795-f6e1-4624-95d8-121e4e5d7839 – 2021
Apple admits to secretly giving governments push notification data:
https://arstechnica.com/tech-policy/2023/12/apple-admits-to-secretly-giving-governments-push-notification-data/ – 2023
Nenhum este ano.
estou em 2023 ainda 😀
Chama-se “estar preso ao passado”.
O ódio cega os acionistas da Samsung…
é Mike, será que é? olha pensa bem
A ultima noticia nao tem dois meses…. Para a preocupaçao que a maioria demonstra em o governo chines (por acusação do governo americano, enquanto que aqui a propria marca admite) estar a obter dados do governo chines, um governo estrangeiro estar a obter dados do telemovel devia ser ainda mais preocupante, na minha humilde opiniao
Continuo sem perceber o porque de tanta preocupação com as atualizações.
Tive um xiaomi 8 durante 5 anos, só o troquei porque 64GB de memória já estava completamente ocupada com tanta atualização que recebeu. Mesmo assim estava fluido no manuseamento.
Relembro que custou cerca de 300 euros, o que aos valores praticados pela apple para um telefone semelhante na altura (iphone X) dava para adquirir 3 smartphones. Ou seja, para mim daria para 15 anos.
Neste momento mais uma vez optei pela xiaomi, nada de porcarias da Redmi. Espero ter um telefone para mais 5 anos e já conta com o Hyper OS. Optei por este porque com o desconto de lançamento era mais economica (quase 50%) face ao SMS S24 e ao Iphone 15.
Prefiro comprar um telefone bom que dure 3, 4, 5 anos do que comprar um iphone de 900 euros que ao fim de 2 anos estão a ser revendidos como novos a menos de 500 euros. A desvalorização em dois anos é superior ao custo de adquirir um telefone novo.
Já fui utilizador de iphone até ao Iphone 5, apartir daí acabou para mim. O unico ponto negativo que vejo é o não poder ter um applewatch que realmente adoro e que são muito bons.
Gabam-se de comprar um smartphone com atualizções para não sei quantos anos…. Todos os anos trocam de smartphone……
“Todos os anos trocam de smartphone……” Agora é que você disse tudo.
Fala por ti, cá em casa os telemóveis duram 4 anos mínimo…
Há algum tempo que os modelos da Samsung não trazem inovações que cativem. O iPhone continua a ser o equipamento que as pessoas querem e é considerado “trendy”.
Se a SMS nao tem novidades, com os telefones dobraveis, canetas inteligentes, AI, etc não sei o que a apple traz ao mundo desde o iphone 6…
Face ID?
Viu-se no covid que realmente funcionava quando se estava de mascara.
E agora que não estamos de máscara?
Antunes, eu não quero Aifones e não os acho trendy.
E agora?
Neste momento, um feliz possuidor de um Poco F3, espectacular máquina e a seguir vem um Huawei P70, espero…
Enquanto uns gastam dinheiro em “brinquedos” caros, outros ganham dinheiro comprando “papeis” dessas empresas que vendem brinquedos caros a aficionados. Mas é mesmo assim, o dinheiro deve fluir mas o bolso dos espertos.
Surpreende-me os pixel nao estarem
+1. Boas máquinas sem lixo instalado de fábrica.
Os pixeis vendem num ano o que a Apple ou a Samsung vende numa semana
De longe o melhor é o Pixel. Sistema puro e sem parvoíces instaladas.