Poupar bateria nos smartphones? Portugueses tentam descobrir
Como é que podemos contribuir para, no futuro, ter dispositivos móveis com baterias de maior duração? É esta a principal questão que uma equipa de investigadores das Universidades de Coimbra (UC), Beira Interior (UBI) e Federal de Pernambuco (UFPE, Brasil), quer tentar responder nos próximos tempos.
Para isso foi criada a app BatteryHub, onde cada um de nós pode contribuir e assim ajudar nesta iniciativa.
De acordo com as informações enviadas ao Pplware, quando instalada a app BatteryHub, esta recolhe periodicamente informação relacionada com a utilização de bateria, como, por exemplo, percentagem de carga, aplicações em execução ou utilização de sensores, e envia-a para uma infraestrutura na cloud.
Segundo João Paulo Fernandes, coordenador do estudo...
...como nos desenhos animados, se colocarmos em sequência várias imagens estáticas, observamos a perspetiva dinâmica que elas asseguram. No nosso caso, a perspetiva dinâmica que procuramos reflete, para cada utilizador e cada dispositivo, o modo como a sua bateria é consumida.
Mas qual o objetivo desta investigação?
O objetivo principal passa por criar um repositório de dados o mais alargado possível e representativo do consumo de energia em baterias de diferentes dispositivos móveis, sistemas operativos, aplicações e utilizadores. Pretende-se que, no futuro, seja possível utilizar os dados recolhidos para traçar o perfil de consumo dos dispositivos, e assim identificar oportunidades de poupança de energia. Esta é a inovação do projeto.
Os dados recolhidos serão objeto de estudo da própria equipa, ao mesmo tempo que estarão à disposição das comunidades científica e industrial, através de tecnologia também já desenvolvida.
E a privacidade dos dados?
João Paulo Fernandes assegura que a privacidade dos utilizadores está totalmente garantida porque não é recolhida nenhuma informação que permita a sua identificação. Não existe a necessidade de identificar os utilizadores, mas apenas de os distinguir, o que é conseguido associando um código alfanumérico aleatório a cada um dos utilizadores. O investigador reforça que não são recolhidos quaisquer números telefónicos, números de série, IMEI ou quaisquer outros.
Por enquanto, a aplicação BatteryHub está apenas disponível para Android. Mais informação sobre o projeto de investigação, iniciado há dois anos, disponível aqui.
Este artigo tem mais de um ano
“Mais informação sobre o projeto de investigação, iniciado há dois anos, disponível aqui.”
Aqui onde? Aqui no Blog?
http://greenhub.hmatalonga.com/
De qualquer maneira já tens o link no artigo.
Desativei o Facebook no telemóvel, e não imaginam o quanto aumentou a capacidade da bateria …..
Testem e vão ver a diferença
Andamos a avisar para isso há bastante tempo…
https://pplware.sapo.pt/gadgets/iphone/nao-adianta-o-facebook-esgota-mesmo-as-baterias-dos-telefones/
Ou seja mais uma app para ajudar a bateria a ir mais cedo….
Queres fazer omeletes sem ovos?
Isso manda la os teus dados a kem nao conheces que os donos da app agradecem…provavelmente vao ganhar dinheiro com a tua info e tu ganhas uma bateria de me menor duracao pelo caminho…existem outros processos para recolher esta info. Ate tr explicava mas depois vias ke afinal nao era omolete wue se estava a fazer…
Os fabricantes já recolhem esses dados..é o chamado reinventar a roda…e não a dita omelete.
https://www.androidcentral.com/oneplus-responds-data-collection-concerns
Pena não ter para ios, senão utilizava.
Boa iniciativa!
Por falar neste tema, alguém conhece uma alternativa credível ao Asus Mobile Manager? (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.asus.mobilemanager)
É uma das coisas de que sinto mais falta desde a mudança para o LineageOS no meu ZF2 (ze551ml).
eu uso o htc boost que vem com o htc u11, ve se consegues instalar…algumas apps dao para instalar em devices de outros fabricantes. o que curto mais do htc boost é a deteccao de apps a fazer pedidos a net sem a minha autorizacao…e bloqueias….
É simples.
1º Desliguem as comunicações Wireless, Dados móveis e Bluetooth.
2º Em seguida, reiniciem o smartphone.
3º Não abram as seguintes aplicações: Facebook, Facebook Messenger, Instagram, Whatsapp e Twitter. (Se o fizerem, voltem ao 1º passo)
4º A bateria do smartphone, passa a durar 5 dias, em vez de 1.
pela tua perspectiva, então ninguém precisa de um smartphone, um dumb phone chega e sobra…
o problema reside é nas baterias não são suficientes para o o tipo de utilização que os smartphones exigem, dai haver alguns modelos como o meu que dá para meter baterias de maior capacidade resolvendo esse problema, ou comprar smartphones com baterias de grande capacidade e ai ninguém tem problemas de bateria, podem usar e abusar, o problema é que com isso a espessura fica comprometida, logo para ter uma coisa tem de se perde outra…
hoje em dia existe powerbanks , enfim os programas de gestão de bateria nas ultimas versões de android não servem para nada, e andar a desligar as comunicações como tu referes e desactivar programas não são alternativa, eu por exemplo tenho de estar contactável 24\7 logo preciso de tudo o que tu referes sempre online 24\7 como eu muita gente…
tenho um galaxy s4 com uma bateria de 7500mah lineage os 14.1(android 7.1.2) e dados sempre ligados 24\7, app on facebook , mensenger,instagram, mail a bateria dura sem problemas nenhums 8 dias, a bateria de origem com 2600mah durava quase 2 dias no mesmo uso…
para quem tem root existe uma app boa chamada “Govtunner” que instalada nas entranhas do android consegue ter bastante impacto na gestão da bateria quando activada no modo de poupança de bateria…
Teu problema é que ainda vives no passado…hoje em dia com carregamentosaaaa rapidos e processadores como o sd835 nao precisas de baterias maiores de 3000. O teu deve pesar pouco com uma de 7500. Deves ir para alguma zona rural uma semana para nao podes carregar todos os dias ou dia sim dia nao. Eu uso e abuso e tenho tudo ligado…a noite acabo com a bateria a 40% no dia a seguir enwuanto tomo banho carrega o suficiente para acabar o dia outra vez a 40% ao mesmo…repeat until…tu precisas da noite toda para carregar o bixo…eu nem dou por ela ke carreguei…
vivo no passado, pelo contrario vivo bem na actualidade, e não preciso de uma noite para carregar a bateria, numa 1 e 30m está carregada, e deves mesmo chegar ao fim do dia com 40% de carga, ahaha, a maioria do pessoal com telefone de ponta em uso extremo não chega e tu chegas, nem mentir ao menos sabes…
e sim ando muito em zonas remotas e não posso dar ao luxo de andar com o telefone agarrado ao carregador…
1hora e meia bateria de 7500…lol diz muito do treteiro que es….e sim continua com o teu processador de a 5 anos que é bem bom….deves conhecer muita gente tu com processadores SD 835..principalmente la nas zonas remotas..tu e as cabras…as baterias actuais chegam e sobram para 99% dos users…é claro que há semrpe um pastor que passa uma semana no campo…mas para esses ha power banks…nao vamos obrigar andar todos de tijolos no bolso so porque o menino precisa…newsflash..o mundo nao anda a tua volta sabias?
nunca vi tanta asneira junta, um smartphone não é só cpu, e nunca deves ter ouvido falar em carregadores de carga rápida e lenta, pois isso é que ele consegue carregar 7500mah em 1:30m não precisa de uma noite, como tu pensas, simplesmente mais vale dizeres que não percebes nada do assunto, do que vir para aqui fazer figuras, se chegas ao final do dia com 40% de carga só significa que mal usas o smartphone no seu auge, pois nem eu com um S8 chego ao final do dia com bluettoth e wifi,4G, chamadas e sms, facebook, mail,instagram, e mais outras aplicações de trabalho, a meio da tarde já tenho de o meter á carga, ao contrario do user com o S4 que ainda é um execlente telefone permite meter baterias maiores o S8 já não tenho de me socorrer de um powebank que de pratico não tem nada, e não ando ao pé de tomadas a toda a hora…
no entanto tens de ver que o calcanhar de aquiles continua a ser a bateria nos smartphones, por mais optmizados que sejam, simplesmente num uso extremo ou ultra extremo a bateria vai-se num instante e contra factos não há argumentos, existe smartphones de todos os tipos para cada tipo de utilizadores, mas toga gente tem o mesmo problema autonomia, se não nem este topico tinha sido apresentado aqui no blog, pois esses 90% dos utilizadores que dizes que chega e sobra a autonomia, andas muito enganado basicamente andam sempre com mais que uma bateria, a meter o telefone á carga ou um powebank, ou então tem de andar com metade das funcionalidades desativadas para conseguir que a bateria aguente um dia…
se eu podesse fazia o mesmo que o user do s4 metia uma bateria de maior capacidade, e não tem nada haver com o ser do passado é algo bem do presente, evita andarmos sempre o dito á carga…
portanto aprende alguma coisa, não penses que sabes tudo, cada caso é um caso, o teu em especifico não se aplica ao resto do mundo, por isso não generalizes…
ao fim do dia acabas com 40%? A isso chamo de bullshit
Outro que nunca viu um sd835 a trabalhar. Botalhada.