OnePlus 7: será este o próximo smartphone com uma câmara frontal “pop-up”?
Chegamos ao terceiro mês de 2019 e desde o início do ano já ficamos a conhecer dispositivos incríveis. Em primeiro lugar com os Samsung Galaxy S10, seguindo-se os Xiaomi Mi 9, entre vários outros que já estão a conquistar o coração e a preferência dos consumidores. Contudo, há outro smartphone Android extremamente promissor e a caminho, o OnePlus 7.
Chegará durante o mês de maio, ou o mais tardar em junho de 2019, e agora temos mais novidades!
Em primeiro lugar, teremos uma versão standard do smartphone, bem como uma versão já preparada para as redes 5G. Ambos com a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm, mas com um diferente modem, o Snapdragon X24 LTE, ou o Snapdragon X50, respetivamente.
O que já sabemos sobre o OnePlus 7?
Primeiramente, o seu design pode já ter sido revelado pelo leakster Steve Hemmerstoffer, tal como aqui demos a conhecer em ocasião anterior no Pplware. Caso tal se verifique, teremos um aspeto extremamente similar ao atual smartphone Android de topo, o OnePlus 6T. A diferença, segundo consta, será a ausência do notch.
Algo que só será conseguido graças à remoção da câmara frontal de 16 MP da sua atual posição, o notch em forma de gota de água. Porém, como esta câmara continua a ser necessária, torna-se assim imperativo encontrar uma nova solução. Esta, de acordo com as fugas de informação, será a câmara "pop-up".
Assim sendo, teremos um pequeno motor elétrico, responsável por elevar e retrair a câmara fotográfica frontal, sempre que necessário. Por outras palavras, a menos que necessite desta câmara, provavelmente nem dará pela sua existência neste futuro smartphone Android.
Ecrã completo neste smartphone Android
Chegamos a 2019 e, finalmente, poderemos usufruir de um smartphone Android com ecrã completo. Sem interrupções ou ecrãs perfurados, apenas um grande ecrã AMOLED com 6,4 ou mais polegadas de diagonal e resolução Full-HD+. Assim sendo, teremos o maior painel alguma vez utilizado pela marca num terminal.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, as suas dimensões físicas não deverão aumentar. Contudo, ao remover o notch do topo do ecrã, este poderá assim aumentar. Por conseguinte, teremos margens extremamente finas, um "queixo" reduzido e uma possível ocupação de mais de 90% da área do painel frontal.
Algo que parece ter sido comprovado pela recente partilha desta imagem real. Ainda que a mesma possa ter sido alterada por algum software de edição de imagem, neste momento estamos inclinados a classificá-la como real e representativa do produto final.
A câmara "pop-up" no OnePlus 7
Esta mesma implementação já foi utilizada por várias fabricantes chinesas no decurso de 2018 como, por exemplo a Vivo ou a Oppo. Note-se que estas duas empresas são "irmãs" da OnePlus, pertencendo todas elas à multinacional BBK Eletronics. Assim sendo, é bastante provável que partilhem algum do know-how.
A grelha do seu auscultador, metálica, apresenta-se agora mais alongada para também minimizar o seu impacto no aspeto geral. Ainda assim, a implementação da câmara frontal pop-up levanta novos desafios e questões. Caso seja mesmo este o futuro da OnePlus, quão durável será esta câmara?
Sendo inquestionável o incremento do ecrã, ou da simplicidade do seu design. Algo perfeitamente ilustrado no vídeo acima e nestas representações digitais (renders). O vidro, bem como a estrutura metálica ajudarão a manter a integridade estrutural, ainda que seja evidente o novo ponto de desgaste no mecanismo da câmara.
Quais serão as suas especificações?
O sistema operativo Android Pie 9.0 com a interface OxygenOS é um dado adquirido. Tal como os 8 GB de memória RAM que, eventualmente, podem subir até aos 12 GB. Já ao nível do armazenamento interno podemos ser contemplados com 256 GB, ou um valor máximo de 512 GB de memória não expansível.
Contamos ainda com uma bateria de pelo menos 3700 mAh de capacidade. Além do mais, a tecnologia de carregamento rápido, Dash Charge estará presente, ao contrário do carregamento sem-fios, já rejeitado pela alta cúpula da OnePlus. O jack de 3,5 mm continuará ausente, mas teremos o leitor de impressões digitais já embutido no ecrã.
Além do mais, a sua câmara principal, traseira, poderá agora ser constituída por três sensores de alinhamento vertical. Infelizmente, para já não foram reveladas informações concretas sobre as especificações deste novo conjunto. Assim sendo, somos forçados a aguardar por mais novidades.
Numa última nota, Pete Lau, CEO, já se pronunciou sobre a foto presente neste artigo, classificando-a como "digitalmente alterada".
O OnePlus 7 chegará entre o mês de maio e junho de 2019. Até lá, não faltarão novidades sobre este smartphone Android.
Este artigo tem mais de um ano
Com 21:9 como os Sony é que era!! 🙂
Se inventassem era baterias que durassem para uma semana e finas, é que era assunto.