O número de utilizadores do Facebook nas apps móveis está a cair a pique
O Facebook tem um estatuto muito grande junto dos utilizadores das apps móveis. Este deverá ser o acesso mais vezes realizado e uma das fontes mais importantes de tráfego desta rede social, que domina a Internet e várias áreas de serviço.
Estas apps do Facebook sempre foram das que dominaram o mercado dos dispositivos móveis, mas há uma mudança grande a caminho. Os dados mais recentes mostram uma quebra de 30% nas descargas desta app, algo que há anos não acontecia.
Facebook em queda nas apps móveis
A mudança que a Apple trouxe ao iOS 14.5 veio mudar a posição do Facebook em várias áreas. Ao perder o acesso aos dados dos utilizadores, tomou medidas que muitos utilizadores consideraram uma perda de confiança e uma imposição anormal.
Esta poderá ser parte da razão para um novo cenário que agora está a ser visto. A empresa de análise AppFigures revelou agora que a app do Facebook, tanto na Play Store como na App Store, teve uma quebra na ordem dos 30% de downloads ao ser comparada com o mesmo período de 2020.
iOS 14.5 pode ser uma das causas
Segundo a análise da AppFigures, os números de maio de 2020 revelavam um número de 15 milhões de downloads semanais. Em 2021, este número desce consideravelmente e atinge apenas os 11 milhões de downloads semanais, combinando as 2 lojas de apps do Android e do iOS.
Esta perda de presença nas lojas online parece ter sido iniciada em junho de 2020. Curiosamente, foi precisamente nesse momento em que a Apple anunciou as primeiras versões do iOS 14, com todas as limitações de acesso aos dados pelas apps e o aumento da privacidade esperado.
TikTok aproveita a quebra do Facebook
Não existe uma razão identificada para este movimento de quebra do Facebook nas suas apps móveis. O que é apontado dá como possível um impulso grande no número de downloads do TikTok e também as novas regras de privacidade da Apple para o iOS.
Esta não é a primeira vez que o Facebook tem quebras nas suas apps móveis, mas há agora uma diferença. Esta é a primeira vez que os números descem de forma considerável e que mantém este comportamento por 1 ano. Resta saber, como é lógico, como vai o Facebook reagir a esta mudança.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: AppFigures
Finalmente as pessoas começam a abrir os olhos.
Abram os olhos no facebook, mas no tik tok não….
Facebook, so uso a conta empresarial. Apaguei a pessoal a 3 anos e não me faz falta nenhuma.
Como é que o iOS 14.5 pode ser uma das causas se a queda nos downloads, segundo o gráfico, é anterior a Janeiro de 2021 e o iOS14.5 só apareceu a 26 de Abril de 2021, muitos meses depois!??
Aliás a queda parece que começou antes sequer do iOS14 ser apresentado.
Muita malta se calhar migrou para o Instagram (que também é do Facebook… logo continuam em “casa”), e eventualmente para o Twitter.
Também existe a possibilidade de a malta estar a ser “presenteada” com o pedido das fotocópias do cartão de cidadão/ passaporte e terem dito “basta”.
Ok, de 15 milhões de downloads semanais passou para 11 milhões … Tá certo ! Se calhar o confinamento de 2020 ajuda a explicar os números e não o iOS.
A app Android é péssima, especialmente no scroll entre páginas
Só se for no teu telemóvel. No meu zero problemas.
Então é porque não usas a app.
Cair a pique? Está em 2º, 3°, 4° e 8° no top 10. Achava que já ninguém usava Facebook, quanto mais dominar os tops de download em 2021. É obra…
Uma das razões foi o Facebook começar a trancar as bot factories.
Cá em Portugal desapareceram mais de 350 milhões de contas.
Um jovem de Santarém tinha 39 milhões de perfis quando foi descoberto por estar a prestar serviço ao Chega. Outro tinha 12 milhões quando o Rui Rio lhe tirou os 67000 euros mensais.
Eles voltarão com o aproximar das próximas eleições….
O facebook esta a cair por causa disso mesmo, dos Chalupas com as suas teorias da treta LOL
não largues a droga não…39 milhões e 12 milhões.
E provas, tens? Ou é só porque “óvistes” dizer?
Com esse tipo de discurso, mesmo que tenha provas vai mostrar-lhas já já a seguir.
Porque motivo as pessoas se tratam tão mal mutuamente em conversas corriqueiras? É cultural?
Quanto tempo é que demora a fazer 39 milhões de contas? e a criar 39 milhões de emails falsos.
Pare de falar fake news sabes ao menos o que e 39milhoes de contas?
As pessoas estão a utilizar mais o browser, que evita a monitorização de outras aplicações, pela app do Facebook.
Na realidade o Facebook é um verdadeiro tédio, 90% do tempo é publicidade da treta e os restantes 10% com sorte lá aparece alguma coisa com interesse. Se existir algum problema com a conta nem precisamos de pedir suporte técnico porque não existe, simplesmente uma app que consome grandes quantidades de recursos dos equipamentos sem grande utilidade. É natural que cada vez mais pessoas se cansem da grande porcaria em que transformaram o Facebook. Agora só falta que acabem de estragar os outros aplicativos que compraram o Instagram e o Whatsapp…. Não sei que tipo de indivíduos são escolhidos para trabalhar no Facebook ou se existe por lá alguém possivelmente está em auto gestão.
Num mundo onde o dinheiro é rei, espanta-me tantos milhões de pessoas acharem normal tantos almoços grátis por parte das grandes tecnológicas. Isto é tudo gente do voluntariado para acreditarem nestes filantropos.
Não julgo como surpresa! Organização e segurança estão em falta no Facebook; isto fica evidente quando utilizadores usam a rede (Facebook) para efeito menos sérios e não profissionais.