Nokia X71: eis o novo smartphone com câmara tripla e ecrã perfurado
A HMD Global anunciou um novo smartphone Android de cariz peculiar. Chama-se Nokia X71 e brinda-nos com uma construção metálica, toques de requinte, uma câmara traseira tripla, bem como uma câmara frontal que ousa perfurar o ecrã. Inegavelmente elegante, há muito mais a ser dito sobre este novo dispositivo móvel.
Embora tenha sido apresentado em Taiwan, o smartphone Android pode chegar a novos mercados e traz bons argumentos. Ao passo que o metal acrescenta um toque de cor, temos também painéis de vidro escurecido.
Ainda que este lançamento seja uma surpresa, de acordo com a marca tornou-se necessário reforçar o segmento de gama média. De facto, temos aqui desde logo uma plataforma móvel Snapdragon 660 da Qualcomm que já provou ser capaz de garantir um bom desempenho, mas há mais a descobrir neste Nokia.
Chegou o novo smartphone Nokia X71
Ao mesmo tempo, é impossível ficar indiferente perante a sua câmara frontal que perfura o ecrã, muito à semelhança do Honor View 20, ou do Huawei Nova 4, bem como toda a geração de Galaxy S10 da sul-coreana Samsung. O resultado é um smartphone que cumpre todos os padrões de design no mercado em 2019.
O ecrã do novo Nokia X71 tem um total de 6,39 polegadas de diagonal, utilizando um painel IPS LCD. Já a sua resolução atinge o padrão Full-HD+, portanto, 1080 x 2316 píxeis, para nos dar um total de 400 ppp. Em seguida, temos a câmara de 16. MP com abertura focal de f/2,0 que perfura este seu painel frontal.
No topo, já na estrutura metálica temos o seu altifalante. Já ao nível das dimensões, o Nokia X71 apresenta 157,2 mm de altura, 76,5 mm de largura e, por fim, 8 mm de espessura, ao passo que o seu peso é de 180 gramas. Numa outra nota, temos aqui cantos perfeitamente arredondados, na estrutura e no ecrã em si, além do formato 19.3:9 que lhe dá um aspeto bastante panorâmico. Sem esquecer o botão On/Off iluminado.
A mais recente aposta da HMD Global com Android One
Tal como a grande maioria dos novos dispositivos móveis da HMD Global, também este Nokia X71 se socorre da iniciativa Android One que lhe concede uma versão do sistema operativo da Google - neste caso o Android Pie 9.0 - totalmente pura ou "stock". Algo que gradualmente se tornou numa imagem de marca para a Nokia.
De igual modo, a aposta na fotografia também tem vindo a caraterizar a empresa finlandesa. Dessa forma, cumpre salientar a câmara traseira tripla, composta por três módulos fotográficos. Assim, temos um primeiro com 48 MP de resolução e abertura focal de f/1,8, ao passo que o segundo tem 8 MP e lente grande angular.
Por fim, temos o terceiro módulo fotográfico, aqui com 5 MP de resolução e uma abertura focal de f/2,4, ficando sobretudo encarregue de desfocar o fundo das fotografias. Ao mesmo tempo, encontramos na sua traseira o leitor de impressões digitais. Está perfeitamente localizado, logo abaixo da câmara tripla, ao centro.
Numa última nota relativamente à sua câmara principal, temos aqui lentes (óticas) certificadas pela ZEISS.
O novo smartphone Android pode custar 345 €
O novo Nokia X71 conta com 6 GB de memória RAM além de 128 GB de armazenamento interno. Mais ainda, caso o utilizador assim o deseje, poderá utilizar um cartão de memória até 256 GB. Configurações que trabalharão em conjunto com o processador supracitado, o Snapdragon 660 da Qualcomm.
Destacamos ainda a sua bateria com 3500 mAh de capacidade e o carregamento rápido a 18 W. Algo que merece destaque é o seu único esquema de cor, em preto e com realces em cobre. Por fim, destacamos ainda a gravação de vídeo em 1080p (Full-HD) a 30 fps em ambas as câmaras.
Em síntese, temos aqui um peculiar smartphone Android para o segmento de gama média. Com um preço que, para os mercados asiáticos, será competitivo, temos uma forte aposta não só no design, bem como na fotografia. Aliás, até mesmo novo botão On/Off com retroiluminação LED lhe dá um toque de requinte.
O smartphone Android conta ainda com a porta áudio P2, USB do Tipo C e Bluetooth 5.0.
Gostaria de adquirir este Nokia X71 em Portugal?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nokia
As especificações parecem interessantes, até o design e atrativo
Se gostaria? Claro que sim!!! Que venha ele antes do dia 11 de Junho que a mulher já tem prenda de anos 😀 Simplesmente PErfeito! A Nokia que venha com força que nós queremos muito a qualidade de outros tempos!
[…] em Taiwan […] –> […] no Reino da Tailândia […] não?
Quase:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taiwan
Desconhecia este estado insular. my bad.
Pelo teu nick achei uma boa piada visto que a China não reconhece Taiwan como estado idependente mas sim, como parte da China
alguém percebeu a piada xDDD
não alimentem o troll… já chega por hoje xDD
@Pplware / @Rui Bacelar
Nokia X71 é a designação do smartphone no mercado asiático. Aqui na europa chama-se Nokia 8.1 Plus. O Nokia 8.1 (não Plus) é o Nokia X7 no mercado asiático.
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/nokia-8-1-plus-adotar-tendencias-2019/
8.1 Plus , Este me parece ter somente 2 câmeras enquanto o que está descrito neste post
X71 tem 3 câmeras (traseiras/frontais como quiserem chamar)…
Me escapou alguma coisa?
No link referido supra temos imagens do produto antes de ser lançado. Como tal, é provável que o X71 seja a materialização dos rumores e estimativas agregadas no início do ano.
Obrigado meu caro, nesta peça cingimo-nos ao produto tal e qual foi apresentado em Taiwan, daí a nomenclatura e conversão do preço lá praticado. Aguardamos agora pela confirmação da Nokia relativamente à disponibilidade do produto para a Europa.
“O novo smartphone Android pode custar 345 €”. 345 euros ?? Ui,é muito guito.Não compensa dar tanto dinheiro por este smartphone.O Pocophone F1 da Xiaomi rebenta com este e não custa tanto hoje em dia.
Para quem só vê o processador num smartphone até percebo. Estou a ficar um bocado cansado dos cromos da xiaomi que só sabem ver o processador num telemóvel. Bla bla bla Pocophone bla bla bla Snapdragon 845. Haja paciência
Tanta dor de cotovelo!
Nokia sempre em grande, até nos preços. . .
Nokia muito bom. Quando chegar vou comprá -lo . Digam o que disserem Nokia será sempre Nokia .
Este Nokia é incrivel !
Mal Chegue Nao Hesito
Nokia é Nokia o resto é história.