Nokia 8.3 5G quer ser único gadget de que vai precisar
A Nokia colocou no mercado 3 novos equipamentos. Assim, a empresa apresenta o Nokia 5310, o Nokia 1.3, o Nokia 5.3 e o Nokia 8.3 5G. Este último vem equipado com tecnologia que o vai surpreender. A HMD Global está de facto a entrar na guerra do 5G com toda a força.
A informação dada a conhecer traz uma frase interessante. A empresa refere que o Nokia 8.3 5G é o primeiro smartphone Nokia 5G verdadeiramente global e à prova de futuro. Mas o que quer isso dizer?
Nokia 8.3 5G quer ser o rei do 5G?
Conforme podemos perceber, o Nokia 8.3 5G foi projetado para oferecer suporte a várias instalações de rede 5G, com execução para combinações 5G autónomas e não autónomas, que os operadores estão a implementar em todo o mundo.
Assim, sendo este o primeiro smartphone a usar a solução Qualcomm 5G RF Front End, como parte da sua plataforma modular Qualcomm®, o Nokia 8.3 5G condensa mais de 40 componentes RF diferentes num único módulo, tornando-o não apenas num dispositivo global, mas também num smartphone preparado para o futuro, pronto para o próximo passo no 5G.
O Nokia 8.3 5G também apresenta uma poderosa câmara quad PureView com lentes ZEISS, que permitem captar tudo sem limites. Como tal, ao estrear o sistema ZEISS Cinema para captação e edição e ao trazer uma extraordinária gravação de vídeo com pouca luz através de áudio OZO, o Nokia 8.3 5G torna-se num smartphone muito interessante para quem pretende criar conteúdos para variados fins.
O Nokia 8.3 5G promete conectividade rápida e segura para streaming e jogos onde quer que sejam solicitados. Assim, e falando do seu aspeto, este equipamento, inspirado nas raízes finlandesas, está disponível na cor Polar Night - como céu ártico.
O que a HMD Global colocou no coração deste Nokia?
Dependendo do orçamento do utilizador, o telefone vem com um Snapdragon 765G, 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento ou 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Ambas as configurações terão um slot microSD que também suporta cartões de até 400 GB.
No centro das atenções está o ecrã PureDisplay de 6,81 polegadas - um termo de marketing que promete maior contraste e clareza, além de suporte para HDR10 - com uma proporção de 20:9 e um entalhe no canto superior esquerdo.
Assim, tanto quanto foi dado a conhecer, não é um ecrã de alta taxa de atualização como a linha Samsung Galaxy S20 ou o recém-anunciado Find X2 Pro da Oppo. O dispositivo também possui o design de queixo agora padrão da HMD, que inclui um pequeno, mas notável, logótipo da Nokia.
A HMD, como a linha Pixel, orgulha-se de oferecer uma experiência Android limpa. Como os dispositivos antigos da marca Nokia, não haverá aqueles packs de apps cheias de bloatware irritante. Além disso, como de costume, a HMD também prometeu pelo menos dois anos de atualizações do Android. Portanto, definitivamente este equipamento irá receber o Android 11, que agora está disponível como uma versão de developer.
A empresa promete ainda três anos de atualizações mensais de segurança. O telefone também possui um botão dedicado do Google Assistant, um botão ligar / desligar montado na lateral com sensor de impressão digital integrado e desbloqueio biométrico da face.
E as câmaras?
Conforme já foi ligeiramente referido em cima, a fabricante de smartphones também está interessada em divulgar o sistema de câmaras do Nokia 8.3 5G. Visualmente, este conjunto é mais discreto que o do que o Nokia 9 PureView que era semelhante a insetos, com sete buracos enormes gravados na parte traseira.
O 8.3 5G possui uma pequena saliência circular que contém uma câmara primária de 64 megapixels com ótica Zeiss, uma lente macro de 2 megapixels e uma câmara com sensor de profundidade de 2 megapixels. Além disso, é oferecido uma câmara ultra largura de 12 megapixels que usa pixels maiores - super pixels de 2,8 μm, para ser mais preciso - que pode captar vídeo 4K em condições de pouca luz.
A app da câmara terá um modo Action Cam especial que combina imagens de 60 frames por segundo com "estabilização de imagem do tipo gimbal". A HMD refere que vai trazer algo chamado Zeiss Cinematic Capture. Segundo a marca, este software permite gravar e editar num formato 21: 9 no estilo Hollywood com "verdadeiro estilo de cor cinematográfica".
Também será possível gravar tudo no formato Log, se preferir corrigir tudo em cores no seu editor de imagem do seu computador.
Preço e disponibilidade
Conforme iremos perceber, é neste capítulo que a empresa lança o seu trunfo. O Nokia 8.3 5G está disponível a partir do verão de 2020 e chega na cor Polar Night, como também já foi abordado. O preço recomendado é de 599 euros para a versão 6GB / 64GB RAM / ROM e 649 euros para opções de armazenamento de 8GB / 128GB.
Este artigo tem mais de um ano
5G
Não,não e não.
longe, longe, longe
5G = a Microondas
debilita o sistema imunitário entre outros.
Inglaterra em 2020 foi ligado as torres 5G a partir dessa altura as populações começaram a ter problemas de saúde e com doenças parecidas a constipações.
… e leste isso aonde?
em Manchester mas se não acreditas investiga.
Eu não ganho com o 5G ou com o 4G ou com outro G mas como duvidas procura se só acreditas em ti , boa sorte.
ahahahaah , há mesmo gente que emprenha pelos olhos e pelos ouvidos
em Manchester mas se não acreditas investiga.
Eu não ganho com o 5G ou com o 4G ou com outro G mas como duvidas procura se só acreditas em ti , boa sorte.
Tire as palas meu amigo.
na belgica a technologia 5g ja devia ter sido aceite a muito tempo, o problema é que nao queriam arriscar instaurar a 5g porque houve estudos indicando possiveis problemas de saude…. logo ate agora recusam a technologia 5g, mas acredito que as grandes empresas teem um peso tao grande nas decisoes governamentais que vai passar à mesma…
Va procurar informaçao e faz uma seleçao logica dessa informaçao recolhida, e logo evita-se de dizer gente isto e aquilo… se nao concordas explica o porque inves de mandar bitaites ah e tal coiso…gente…
Sim, a terra é plana, tudo é um grande estúdio de hollywood!
em Manchester mas se não acreditas investiga.
Eu não ganho com o 5G ou com o 4G ou com outro G mas como duvidas procura se só acreditas em ti , boa sorte.
Tens de por mais tabaco nisso oh Mendez!
Compreendo que a malta esteja escaldada, mas calma…. isto não está para facilitar nem no 5G 😉
Há e tal… e audiojack, têm ou é um telefone flop?
Gostava de ver a qualidade das câmaras. O meu Lumia 930 tira boas fotos para um telefone de 2013 com apenas 20mp.
Ou seja a HMD aja (Nokia) quer impingir um equipamento com um design 0 inovador, com uma câmara de um realme x2 pro a fingir que é Zeiss, um display sem taxa de actualização superior a 60hz e disponível em duas versões uma de 64Gb e outra 128GB com preços a começarem nos 600€ para cima ?
Enfim , por isso e que vendem 0. E atencao a treta do suporte , as pessoas que tem estes equipamentos, dizem que o suporte muitas vezes vem mal testado as atualizações cheias de bugs e mal testadas ..
E uma pena ver o enorme legado que nos deixou a Nokia nas mãos de uma empresa amadora …..
“Camera de um realme x2 pro”
Duvido que o sistema de processamento de imagem deixe as pessoas com cores de pele palidos como os realme façam.
Das 4 cameras , 2 delas sao de 2mp, ou seja nao servem pra nada e ainda tem ecrã LCD…
Wow.
Wow! Estou impressionado…
E tambem traz um processador?! Já agora, qual é?
Um excelente smartphone,mas 600 euros é muito guito.Prefiro esperar pelo lançamento do Xiaomi Redmi Note 10,lá para o mês de Setembro,mas só o comprar entre Fevereiro e Março do próximo ano.Vejam bem,estou a pensar comprar pelo preço mais barato um smartphone que só vai ver a luz do dia daqui a 6 meses,daqui a meio ano,vejam lá !! Ainda nem sequer existe !! E eu a ponderar comprá-lo daqui a 1 ano exacto !! Tem que ser,a crise é grande. 🙁
Se esperares 10 anos já consegues comprar um com 100000000000000 mpx e bateria de hidrogénio por + – 150 euros.
Não duvido disso,meu caro. 🙂
“A crise é grande”
Pena nenhuma para racistas atrasados como tu.
Não quero ser critico. Já tive o nokia 7.1, nokia 8 sirocco e nokia 9. Todos eles foram uma grande decepção. Muito dinheiro pelo o que o smartphone dá. Vai ser mais um barrete da nokia. Infelizmente