Quantcast
PplWare Mobile

Nem o Windows 10 Mobile vai salvar os telefones da Microsoft

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Ze do Boné says:

    Eu tenho WP e posso garantir que não vale a pena: a oferta de apps é reduzidíssima e as que existem (tipicamente de empresas manhosas em que ficas na dúvida se não servem apenas para te sacar passwords), estão a milhas de distância dados outros sistemas operativos.

    • dtv says:

      Completamente falso. Não só windows Phone tem neste momento muito mais apps que antigamente como algumas das mais conhecidas são melhores no WP (na minha opinião) e com menos (ou nenhuma publicidade) ao contrário de Android. Para quem quer um sistema operativo funcional, rápido e que não fica cheio de lag rapidamente, o WP é na minha opinião o melhor sistema.

    • José says:

      Meu caro, já o aqui disse várias vezes, tenho os três sistemas num ou outro equipamento, mas dificilmente nos telefones voltarei a usar outro que não seja WP! Tenho todas as apps e mais algumas que preciso, 200 e tal acha suficiente para si? Pois é o que tenho no meu! Chegam e sobram. Nunca entendi tanta necessidade de apps, como nunca entendi ver gente que manifestamente de informática ou sistemas pouco ou nada percebe, ser tão exigente com detalhes que jamais usarão! Mais outro dado, para duzervque são manhosas, não deve, certamente conhecer outros S.O.s, caso contrário ficava calado! Pode dizer sim que algumas são pouco actualizadas, culpa devquem as faz, mas manhosas é difícil aceitar, nem o que dizer de sistemas com mais de 1 milhão em que é tudo ao molho e fé em Deus!

      • Sérgio says:

        José, de facto já existem muitas apps mais comuns para uso genérico do WP.
        Mas maior parte das empresas quando fazem uma APP só fazem para iOS e Android.
        Por exemplo APP do continente, do BPI premio, jogo Hearthstone, até o hospital que frequente tem uma app mas não para WP, …

        A Miscrosoft tem um bom SO e bons telemóveis, mas apostou demasiado tarde nos smartphones, daí ter tão pouca quota de mercado.

        • Artur says:

          Por exemplo tens após o continente…informa te primeiro

        • Aybara says:

          Realmente disseste tudo.

          As apps oficiais (quando as há) ou são versões beta, ou versões com meses de atraso em relaçao às outras plataformas.

          Mas o mais comum é mesmo não haver.

          As vezes há apps não oficiais, mas para quem se orgulha de um SO Movel seguro e depois andar a depender de apps de terceiros, não me parece assim tão seguro.

          • David ferreira says:

            Epa se é assim, diz-me lá onde está o YouTube????

          • rui jorge silva says:

            tens o Tube PRO. Se na sabes experimenta. Depois comenta.

          • Zé João says:

            “As vezes há apps não oficiais, mas para quem se orgulha de um SO Movel seguro e depois andar a depender de apps de terceiros, não me parece assim tão seguro”

            Por acaso, uma das melhores aplicações para o Instagram é uma app não oficial e só por acaso o seu programador já recebeu ofertas de emprego da Google e Dropbox… de facto é capaz de não ser muito segura 🙂

      • tekMan says:

        Não se preocupem, a IDC é a mesma que previu exatamente o contrário, por ex. que Windows Phone iria ultrapassar o iOS in 2016… Previsões, portanto.
        Quanto ao resto, a Microsoft tem um excelente produto (falo por experiência própria) mas tem também um grande desafio pela frente, por ter chegado tarde ao mercado.
        O calcanhar de aquiles está identificado: as quase 500 mil apps da loja são 1/3 do que existe nas outras lojas. São mais do que suficientes para a esmagadora maioria dos utilizadores, mas a perceção é a de que “não há apps”, e a perceção é tudo.
        A MS sabe que precisa de reinventar o Windows Phone e por isso colocou o Panos Panay (responsável pelo Surface) à frente da divisão de equipamentos.
        Quanto ao resto, não deixa de ser curioso que Windows Phone ainda incomoda muita gente…

        • Alfredo says:

          Pura das realidades…se não desperta assim tanto interesse,se é assim tão mau,poque razão é assim tão falado…??? Incomoda muuuuita gente que só de inveja vive…enfim uns tristes! WP sem duvida grande SO…Já agora onde está o Continuum na concorrência…as apps universais ??

      • Rui says:

        José, há muitas apps que se usam no dia a dia e que não existem para windows phone. Não é uma questão de quantidade, é a questão de haver ou não a app, e se não há, escolhe-se o sistema que tem. Se para si não faz sentido ou não tem necessidade, não generalize a quem faz falta.

        A realidade é esta, no geral fazem-se as apps para iOS e/ou Android, e depois é que se faz para WP. É a vida…

        • Felipe says:

          Estou com o Windows Phone a pouco mais de 5 dias, e apesar da pouca habilidade não me arrependo em ter aposentado o meu Android. O que percebo é um certo boicote de empresas que, se quer, desenvolvem uma versão de seus apps para o Windows Phone, um exemplo, Google. É no mínimo curioso.

          • Rui says:

            A Google não será exemplo pela concorrência, mas por exemplo apps das transportadoras aéreas, ryanair, easyjet, etc, não tem app para WP, a do continente não havia, ctt, certos bancos, etc.

            Terá a ver com os custos de desenvolvimento ou recursos para o fazer… digo eu…

            Não digo que o WP não seja um bom SO, o problema é que não está a ser bem adoptado.

    • rui says:

      lol…a nível de segurança o WP é bem melhor que Android, não venhas para cá com tretas baratas..

    • leandro says:

      que comentário mais manhoso….
      tenho um e não quero outra coisa!

    • Nuno José Almeida says:

      Tive um durante dois meses e detestei. Tem pormenores interessantes mas no global as opções são erradas. Quem os adora que fique com eles. Quem os adora porque são mais rápido fique ainda mais depressa não vejo diferença nenhuma para o meu actual.

    • Luis says:

      diga lá quais são as apps que lhe fazem falta .Eu tenho um lumia 640 ,e actualmente não troco a um android de 500 euros seja ele qual for .Por mim podem pendurar os androids todos na arvore de natal ,o BQ aquaris 5 hd que tinha antigamente já lá está,de tão bom que era .O problema da microsoft é que anda sempre a correr atrás dos outros há muitos anos

    • Juliano says:

      Tenho um lumia 730 (com Windows 10) e um moto g. Então posso dar uma opinião legal. Sem duvida o lumia é disparadamente melhor!! O sistema com w10 mobile da um baile no android! Sem falar dos tel Nokia q são um arasso,as melhores cameras e por ai vai…

    • Shynkendo says:

      Boas, nem de propósito, a MS acaba de disponibilizar o windows 10 mobile.

    • Rodrigo Cesar says:

      Não consegui entender do motivo de a Microsoft mudar pouco esse sistema. Ele é leve, sem defeitos absurdos (mas tem uns sim), fluído e com maior capacidade de crescer. Só que ele já não é tão atraente, mesmo o W10 mobile, que ficou tão parecido, visual cansativo, seu uso é pouco intuitivo, mesmo sendo rápido não é produtivo e falta aplicativos.
      Eu mesmo me vejo órfão de aplicativos como, OLX, mercado livre e muito mais, os de terceiros são ruins, muitas vzs só ocupa espaço.
      Não adianta defender, os que defendem não percebem que contribuem pra manter o sistema estagnado, sem evolução, pois estes só elogiam.
      A Microsoft precisa receber críticas!

    • Miguel Nóbrega says:

      Sinceramente tb tenho e não preciso de mais Apps do que as que existem, Spotify, Facebook, alguma de notícias, Endomondo por aí.. Tenho as mesmas que usava no Android tirando a aplicação de notícias…
      Mas por outro lado sinto-me melhor com os mapas Here, a usabilidade e a estabilidade geral do sistema
      Falta uma ou outra coisa no Windows Phone, mas nada impeditivo, prefiro (para a minha utilização) o Windows Phone neste momento e o W10 vai melhorar ainda mais a situação.

      Espero que tenham sucesso, porque todos ficam a ganhar, concorrencia é bom para o povo.. haja escolha 🙂

  2. Luis Rocha says:

    Pura mentira, são falsas histórias, depois lido últimas notícias de sucesso, no site oficial Microsoft!…..
    Três vivas ao Microsoft 10 Mobile, jamais irei regressar aos Android’s, nem IOS, sendo muito pobres nos sistemas!

  3. Miguel2 says:

    lol e agora aqueles que costumam sempre dizer “desta é que vai ser vão ver” 😀

  4. NewJ says:

    O que a IDC quer sei eu..
    Em 2015 foi um em que a MS fez muito esperar pelo W10M, claro que quem não teve paciência para esperar saltou para outra plataforma (como eu), no entanto agora com o W10M praticamente ja em versão definitiva a história muda, tenho um 640 como segundo telemovel mas se fosse um 950xl voltava a telemóvel principal..

    • José says:

      Mas compra telemoveis todos os anos? Agora percebo, como anda este país! O dinheiro ê seu, facto, mas eu quando compro é para uns 5 e garanto após experimentar WP, dificilmente irei optar por outro, mais o meu telefone suporta WP10, para quê mudar? Ficatei sempre bem servido.

      • NewJ says:

        No início do ano comprei um 640, mas precisava de um topo de gama, a Microsoft tardou tanto com a saída definitiva do W10 e dos topos de gama que fui “obrigado” a ir para outro S.O. e apesar de estar muito satisfeito com este meu novo smartphone de outro s.o. pois o equipamento em si é uma grande máquina, continuo a apreciar e cada vez mais o W10 Mobile, tenho a ultima versão no 640 e aquilo está top, pena o telemóvel seja fraquito em algumas coisas..

    • MarioM says:

      Tambem estive a ver o 640 durante bastante tempo,e,acabei por comprar um Huawei foi mais caro mas a qualidade é outra,no 640 compro plastico e o software acabou por não me convencer,
      para mim está mais bem conseguido o que a MS tem feito para Android do que para os proprios Smartphones desles.

  5. spyaxman says:

    A ver vamos. A malta parece que fica contente com o fim do windows phone, quem nao gosta nao usa. Eu nao gosto de android nao uso, sera assim ta difícil? Para ja previsões o futuro dira.

  6. Ace says:

    Sou utilizador de WP, mas o tempo de espera já me anda a fazer fastio… Combinando com o facto de ainda não dizerem por definitivo quais os dispositivos suportados…
    Vejo muito paleio e no final de contas nada chega aos utilizadores….

  7. Nuno says:

    Apartir do momento em que o desenvolvimento do wp8.1 foi posto de parte notou se uma grande quebra na loja tambem, isto durante 2015. Muitos devem ter saltado do navio..OS sem novidades e updates e uma loja moribunda. Espero que o W10m venha dar um boost as vendas.

    • José says:

      Viu osso aonde?No jornal do Incrível? Nem esse existe mais! Ainda este mês que agora começou recebi actualizações e estou à espera do WP10, portanto tudo o que disse, para um utilizador WP, é completamente irrelevante, e prova desconhecer o S.O.

      • NewJ says:

        Você está muito nervoso e tendencioso.. a sua experiência não é obrigatoriamente a dos outros..
        Eu fui um dos que saltei de S.O. para o telefone principal em 2015.. Conto voltar aos topo de gama Microsoft no próximo ano.

      • Nuno says:

        Pelo contrario falo de experiencia propria. E’ muito facil mandar para o ar conversas quando se tem um Lumia com mais de 2 ou 3 anos ou um low end que ainda e’ suportado. Se e’ o seu caso parabens.
        Agora pergunte a quem comprou telemoveis de topo, Lumia 830/930, que gastou batante dinheiro, pergunte lhes como foi o ultimo ano, a atencao que receberam da MS.

  8. pedro says:

    O WP tem estado sempre a crescer e ainda não saiu o Windows 10 Mobile …. no entanto estes senhores já lhe estão a passar a certidão de óbito! A isto chama-se manipulação de mercado ….. e é precisamente porque os que dominam o

    • pedro says:

      mercado temem as consequências da melhoria qualitativa do WP …..

    • José says:

      Ora nem mais! Ainda andava eu a estudar que S O., iria adoptar no meu novo telefone e já lia precisamente estas notícias! Acabei por optar pelo WP, sem medos, desde o dia que primo me mostrou na prática como funcionava, já todos em sua casa o tinham adoptado. Fiquei maravilhado com a fluidez limpeza e organização, apesar de um interface muito cheia por causa dos mosaicos.Não me arrependo, nada em cada centimo que gastei. Nunca falo sobre telefones, mas não resisto a comentar quando leio tanto disparate sobre este sistema! Noto claramente, todos notamos, que muitos que o criticam, sabe-se lá porquê, nunca poseram a mão num telemóvel destes.

  9. Marco says:

    eu vejo um crescimento de 4,5% a cinco anos. Mas isso sou eu, mais titulo daqueles….

  10. Claudio Pais says:

    Utilizadores do windows phone, falem-me da vossa experiência? Eu comprei para a minha mulher um Lumia 640. Comecei por instalar Whatsapp, facebook messenger, facebook, etc. Se há coisa importante nas aplicações como o whatsapp e FB messenger é que o telefone dê um alerta quando alguém me escreve mas isso não aconteceu com meu Lumia. Parecia que as apps não ficavam a correr em background. Só quando eu mexia no telefone é que ele fazia alertas. Alem disso, quando eu o poisava e logo a seguir recebia uma mensagem no FB ele fazia barulho mas não havia nada no telefone que visualmente me indicasse que tinha uma notificação (tipo uma luzita a piscar).

    O telefone anterior era um alcatel pop c7 que caiu no chão e partiu o ecrã e ter este Lumia pareceu-me um retrocesso. Pesquisei um pouco na net para ver se encontrava uma solução e não encontrei nada. Solução: fui á loja e troquei por um Hawei P8 Lite e a minha mulher está super contente com ele. É só mesmo para este tipo de utilização assim que alguém lhe manda um email ou qualquer coisa no whatsapp pode responder e não estar sempre a olhar para o telefone. E assim a Microsoft perdeu um potencial cliente.

    Mais alguém teve este tipo de problemas?

    • N900 says:

      Nunca tive esse tipo de problemas. Viste se tinhas essas apps com a opção de trabalhar em segundo plano activada? Eu no meu lumia 930, lumia 1020 e no iPhone 6 recebo as notificações ao mesmo tempo

      • Claudio Pais says:

        Sim, isso verifiquei mas em nenhumas das Apps em questão (FB messenger e whatsApp) tinha essa opção. Não percebi o porque disso acontecer e como estava nos 15 dias em que podia trocar, e não estava para perder tempo com isso, troquei.

        • Balearic Soul says:

          Meu caro, essa função não está em cada APP individualmente. Essa função encontra-se na APP ‘bateria’. É na gestão de bateria que tem de ativar/desativar tarefas em segundo plano. Despachou o Lumia sem aprender a trabalhar com ele… :/

        • Zaark says:

          Não admira que haja tanta gente a dizer que já usou WP e diz não ter conseguido fazer nada com ele…

          • antonio says:

            verdade sem exprimentar como podem dizer tais barbaridades, eu pelo contrario a primeira vez que peguei num android fiquei completamente decepcionado é uma confusao total, pior ainda é para mexer em defeniçoes etc mas continuo a utilizar e embora a cerca de meio ano e ainda nao percebo como funciona lol

    • Sérgio says:

      Olá Claudio, já usei o windows phone com o Lumia 800 e uso 920 e o telemovel sempre alertou com som e notificações, é necessario apenas configurar nas definiçoes das aplicações e ter em atenção se está em modo poupança de bateria. O aparecimento do icone no ecra bloqueado é possivel tal como aparece o numero de emails ou mensagens, basta ir às definiçoes e escolher a aplicação que deseja que apareça em alerta.

      • Claudio Pais says:

        Não tentei assim tanta coisa para meter aquilo a funcionar, eu não liga assim tanto a smartphones, apenas quero que funcionem sem problemas. Com os android até agora apenas foi adicionar conta google, ir á play, descarregar as apps e usar. Fácil e simples.

    • Gaspar says:

      O meu L640XL sempre apesentou notificações corretamente, é estranho o seu nao o fazer. Quanto ao LED de notificações, isso sim nao existe, mas ai é culpa do utilizador que se devia ter informado antes de comprar o dispositivo.

      • Claudio Pais says:

        Sim, admito que a culpa á minha em não verificar se tinha o LED, apenas dei isso como um dado adquirido, umas vez que todos os meus smartphones e telemóveis (que me lembre) até hoje tinham isso.

      • ACMSEBR says:

        Celular em modo de economia de bateria ou de dados.

        Quando um desses esta ativado acontece isso que esta sendo questionado aqui.

      • Andre Silva says:

        Segundo já vi em algum site ha uma certa possibilidade com o WP10 o led de notificações ficar ativo (visto que está incorporado mas desativo com o WP8.1). Até circulam fotos na net um 640xl com o led a funcionar com cor de rosa. Ainda nada oficial mas existe essa possibilidade.

    • Paulo Diniz says:

      Eu tenho um 640XL assim como a minha esposa usamos os todos os dias e recebos todas as notificações das apps supra citadas.
      Será que estava a utilizar constantemente a opção para poupar bateria? Activou o Glance Screen?
      Sou membro do Windows Insiders e com a ultima versão W10m (10586.29) posso dizer que estou muito contente pois muitas apps que anteriormente não havia a opção de poder correr em mode de poupar bateria já podem ser configuradas desta forma como por exemplo FB messenger.

      • Claudio Pais says:

        Não fiz qualquer tipo de alterações ás configurações de sistema. Achei que a melhor configuração para utilização nos dias correntes já vinha por deito… Fico contente que esteja contente com o W10m, provavelmente darei uma nova oportunidade futuramente ao windows phone e baseado no seu comentário e noutros nesta página.

    • José says:

      Leio com cada coisa! Tenho todas essas apps e recebo todas as notificações devidamente! Devia saber que o WP, permite um controlo sobre as notificações que queremos receber com aviso. É engraçado, desconrirem todas essas funções no Android e andarem sempre com dúvidas num sistema tão simples e intuitivo. Coisas.

      • Claudio Pais says:

        Caríssimo, não precisa de ficar ofendido. Penso que não fiz nenhum comentário depreciativo do WP. Apenas estava a expor a minha experiência com o WP para perceber se era alguma limitação ou apenas era problema meu ou do equipamento. Se podia ter perdido mais tempo a configurar o equipamento? Podia. Mas uma vez felizmente a lei europeia permite-me tocar o equipamento dentro de 15 dias após a compra, não me apeteceu gastar tempo e fui trocar por um que tinha um SO que eu já conhecia e sabia que não precisava de grandes configurações.

        • Filipe says:

          Está visto que o problema é mesmo seu… nao tirou 2 minutos para ir as definições das apps/telemovel… tenho um lumia 925 e nunca tive esse problema. Você ja ia com a a ideia errada do WP e nada fez para aprender ou mexer no equipamento onde com 2/3 toques resolveria o “problema”.
          Finalmente boa sorte com as atualizações do Android… eu sei que tenho

        • JMMS says:

          Ele ja ia com intenções de trocar.
          Enfim, boa sorte com esse P8 Lite fantástico que nunca vai sair do Android Lollipop, enquanto que o Lumia 640 tem 3 ou 4 anos de suporte pela frente.

    • cra2sh says:

      Devia estar em poupança de energia lol, não era a primeira vez.

    • Alvaro Costa says:

      Não uso FB (alergia???) ou Messenger mas não tenho razões de queixas do Skype pessoal ou Business ou do Office365 Admin…
      Verifica se não tens as notificações desativadas nas definições.
      Em relação ao artigo, são previsões… 🙂

      • Claudio Pais says:

        Efectivamente o Skype funcionava que era uma maravilha. Só faltava o FB Messenger. E assim sendo, todos os restantes comentários em relação ao telemovel estar em poupança de energia não faz grande sentido.

    • marco f says:

      Provavelmente não tem ativado os dados em segundo plano. E tb tem que ativar as notificações das APPS. Cm se vê temos mts definições a configurar e alta capacidade de personalização. Gosto mm mt do SO. E tenho todos os outros. Um iPad e outro Tlm android.

    • Jorge says:

      Estava em poupança de energia, cada nabalhão.

      • Claudio Pais says:

        Claro, bateria a 100% antes de o ligar = telemóvel em poupança de energia. Se assim é, é um smartphone smart como um nabo e assim sendo fico contente por o ter trocado pelo Huawei

        • Paulo Diniz says:

          Sr Claudio penso haver um equivoco a popança de bateria tem que ser activada manualmante pois vem assim de fabrica, isto nas versões sem operador, confeço que desconheço as configuraçoes da MEO, Vodafone e NOS pois todos os meus tlm Windows tirando o mpx220 (optimus) e I780 (tmn) todos os restantes sempre foram livres de operador. Como desconheco a proveniencia do aparelho é dificil apontar que o seu problema era a poupança de bateria.
          Como muitas vezes digo não existem sistemas perfeitos o Android tem os seus defeitos assim como o IOS e o WP ou agora WM. O que posso dizer é que eu já tive tlm com Windows e com Android nunca IOS e continuo a preferir o Windows como OS do meu tlm assim como tive diversos Nokias e outros (htc, motorola, samsung, etc).
          Existem um grande numero de fatores para que possa ter tido uma experiencia menus boa com o seu aparelho. O mesmo aconteceu com a minha esposa com o antigo L520 que tinha antes de lhe oferecer o L640XL que ela diz ser muito melhor que o anterior. Mas pronto são coisas que acontecem.

  11. flavio says:

    A Microsoft esteve mais de meio ano sem lançar nenhum telemóvel. O problema do WP é a inconsistência de lançamentos, quer de novos lumias, quer do 10 mobile, que está complicado sair oficialmente.
    Por outro lado, a Microsoft já disse que se nenhum OEM lançar telemóveis, a curto-médio prazo eles vão continuar a lançar, por isso, independentemente do market share, irão continuar a existir lumias a venda

    • Paulo Diniz says:

      Discordo da sua opinião o problema do WP foi que a Nokia não estava satisfeita com o Windows e havia noticias de colaboradores da Nokia com Lumias a rodar Android, assim como diversas noticias vindas a publico VP da Microsoft que é responsavel OS dos PC e Smartphones que afirmour que por diversas vezes se a Nokia tivesse sido frontal e dissesse quais os seus planos para este ou aquele aparelho que eles podia ter feito mais e melhor. Está ai os 950 o hardware ainda é Nokia mas o OS é somente Microsoft e apenas em alguns meses.

  12. daiquiri2 says:

    Com headlines destrutivas assim os bloggers arruinam completamente a possibilidade de haver mais um jogador no mercado, coisa que TODOS iamos beneficiar… Crescimento 4.5% para o crescimento do maior, Android, de 7.7% não é assim tão destutivo, digo eu…

  13. ZarkBit says:

    ai ai estes estudos e estas previsões…….. então mas isto agora é o programa da maya? Acho que nem ela consegue prever o futuro do Windows 10 Mobile quanto mais a IDC (lol).

  14. Ricardo Raimundo says:

    Quando mostram aqui os Xiaomi que já correm W10m?

  15. censo says:

    Artigo sobre futurologia. Vale o que vale. Uma coisa é ter dados sobre as atuais plataformas. Outra coisa é opinar sobre as que ai vem, ou apenas estão agora a dar os primeiros passos. O Android sera sempre o rei. Nisso não ha duvida. O resto é conversa.

    • Renato Neves says:

      conversa foi aquilo que escreveste…rei? onde? só se for em vendas porque na altura só tinhas a Apple e os BlackBerry. Apple é lixo da LG/Samsung com preços exagerados feitos para pessoas burras, Blackberry=LIXO e dps temos o Android, desenhado por putos de 13…daí os bugs! Mas gostava de saber se o teu android, com todas as apps usuais instaladas e a correrem em simultaneo, se o teu android continua bem de saude… dia após dia…sem fazeres reset. olha o meu está ligado á mais de 2meses(altura em que fiz upgrade para o 930) com tudo a bombar E A BATERIA DURA MAIS DE 48HRS, se calhar o android já não é rei 😛

  16. Luis says:

    A IDC já se enganou várias vezes. Será esta mais uma falsa profecia? Aguardemos!
    Se as previsões saíres erradas, será que o PPLWARE vai publicar a notícia? Aguardemos e tiremos conclusões.

    • Vítor M. says:

      A IDC ou qualquer uma, fazem projecções e não são certezas, por isso diz lá. Se se enganarem, de bom grado mostramos os crescimentos, alias, mostramos sempre estas projecções sejam quais forem os resultados, são sempre um bom indicador para medirmos a evolução dos mercados ano após ano, isso faz uma espécie de “compêndio” de valor projectados. São empresas especializadas nesta área.

      • Filipe says:

        Pois mas nao se sabe se existem empresas que dao dinheiro para dizer bem da empresa ou mal da outra… sabe-se la se a google nao anda a pagar a IDC para favorece-la

  17. Benchmark do Surface Book says:

    Windows Phone é o Linux dos desktops.

  18. Luís says:

    Iria jurar que já li este artigo em 2014, 2013 e em 2012…

  19. Rui LUX says:

    estando eu pouco me lixando para as previsões.. se a apple vai subir, se o android vai subir, se o w10 vai descer.. quero eu lá saber disso.. o que eu queria mesmo era um Sony xperia Z5 premium com W10.. porque com android não compro (já tenho android no tablet.. e a verdade é que não gosto muito). Alguém sabe se hùa rumores de sair algum xperia com W10 num futuro próximo?

    • Ricardo Raimundo says:

      Pelo andar das coisas algures em 2016 vão haver ROMs para Androids.

    • MAC says:

      Rui, podes esperar sentado. A Sony já se vê grega para despachar os androides, achas que se vai meter no WP?

      • Rui LUX says:

        Se a Sony se vê grega para vender androids ou não.. isso não é problema meu! Eu pessoalmente gosto muito da Sony em hardware e em design. Tenho um vaio pro 13 e um tablet xperia Z (android).. e recomendo bastante!! gostava era de trocar o meu Lumia 800 (que gosto bastante!).. mas ao fim de 4 anos de uso, a bateria já não é o que era.. e um Sony z5 premium (que acho que está brutal!) com W10 era mesmo o que me dava jeito! de resto, conversas de quem vende mais ou bla bla blas de fanboys.. isso a mim não me diz absolutamente nada! e a cena das app.. ai ai.. milhões de apps.. bla bla bla.. mas o que é que me interessam essas milhões de apps??!?

      • Rui LUX says:

        Interessante seria se (online) se pudesse escolher o tlm e o sistema.. tipo, quero o tlm X com o sistema Y. Encomandar, pagar e tá feito! isso é que era!

    • José says:

      Eis alguém que sabe bem o que quer! Nem mais, comigo acontece exactamente o mesmo! Escolho conforme as minhas necessidades. Quanto ao WP, já li aqui, pelo menos 3 artigos a anunciar o seu fim, um dos quais ainda antes de eu ter comprado o meu novo telemóvel! É estranho, tanto empenho. Em vez de falarem das diferenças e truques, so falam raramente de actualizações ou do W10 que é precisamente o futuro próximo deste S.O., paradoxos.

      • rui says:

        Do windows 10 falam sempre. Ou um artigo inútil a dizer que há mais uma actualização no windows update ou outro artigo inútil a falar mal do windows 10, tal como os rebanhos de outros blogs e sites de tecnologias por essa internet fora. Parece que andam a dar rebuçados a quem falar mal da microsoft ou das coisas que tem.

  20. MAC says:

    O WP é um sistema operativo muito vocacionado para utilizadores que buscam características e funcionalidades que pouco ou nada dizem à maioria das pessoas, que se assustam quando vêem o interface do telemóvel e as leva a rejeitar liminarmente o telemóvel, apesar de o vendedor lhes garantir que se trata de um excelente dispositivo com uma elevada relação qualidade/preço.

    • José says:

      ? Explique lá melhor isso? Gostava saber que raio de “fucionalidades”tenho no meu telefone que não fala noutro ou vice- versa! Interface? Quase igual à que têm no pc, é confusa? Boa. Os vendedores, pelo contrário oarecem que têm aversão a vender os telemóvel! Há lojas sem nenhum exemplar! Quando comprei para a minha família quase que tive de suplicar para arranjarem o modelo que pretendia, e mesmo assim o vendedir tratou-me como se fosse um ET, por querer comprar telefones WP! Nas poucas vezes que vi apresentarem o sistema a possíveis interessados, parecia que estavam a falar de sarna, nem sequer percebiam nada do SO, triste mas verdade! Como ê que convencem alguém que nada percebe de informática a comprar Android ou IOS, quando têm outro ao lado parecido com o que têm em cima da secretária é que me fax confusão! Não vejo tanta gente assim a adoptar roms ou a personalizar como deve ser o telemóvel, muitos limitam-se a fazer chamadas e tirar fotos, uns 90%, portanto alguma coisa está a falhar.

    • rui says:

      O teu comentário está todo cheio de ironia e sarcasmo. É que nunca ouvi nenhum vendedor dizer para comprar smartphone com windows mobile. Se for a uma loja e disser que tenho dúvidas em comprar android ou ios ou windows mobile ou mesmo ubuntu, a primeira coisa que me dizem é que windows mobile não presta, não tem apps, … blá blá blá, para ir para ios (aquelas coisas que ouvem toda a gente dizer porque também ouviram alguém a dizer).

      • Luis says:

        Passei há pouco tempo por uma situação dessas .O que me quer parecer é que a maior parte dos vendedores têm o intestino grosso ligado ao cerebro ,por esse motivo é que quando falam de android vs windows ,só sai me…a.

  21. tavares says:

    Acho que foi este mesmo IDC que em 2011/12 “previu” que a venda de desktops iria desaparecer até 2015 e em 2013 seria o começo da “extinção” dos notbooks a favor dos tablets…está a acontecer precisamente o contrário!! Quando as empresas que fazem estas “previsões” dependem economicamente de marcas diretamente interessadas no “assunto”…nada mais a acrescentar!!

    • NewJ says:

      Verdade, as pessoas estão novamente a comprar notbooks e a deixar arrumados os tablets.. quando muito compram híbridos, mas os tablet ja estão em queda livre em vendas..

  22. António says:

    Depende da aplicação que daremos ao telefone, uso o meu velhinho Lumia 630 com Windows 10 e trabalha de forma fluída. Já tive Iphone e Android mas para a minha vida profissional o Lumia é perfeito sem a confusão de ajuste ilimitados e mais aplicações que pouco servem que o Android e Iphone propõe. É apenas a minha experiência.

  23. luluu says:

    o Windows 10 e o futuro e ninguém quer viver no passado

  24. António says:

    Depende da aplicação que daremos ao telefone, uso o meu velhinho Lumia 630 com Windows 10 preview e trabalha de forma fluída. Já tive Iphone e Android mas para a minha vida profissional o Lumia é perfeito sem a confusão de ajuste ilimitados e aplicações que pouco servem que o Android e Iphone propõe.

  25. Inquisidor says:

    Tenho iPad e um Windows Phone. Cada um tem vantagens e desvantagens. Eu tenho a minha opinião e vocês a vossa.
    O que eu não concordo é com estas notícias que servem para condicionar o mercado. Se uma destas “entidades” disse-se: “o iPad Pro é o pior de todos, fraco software, material fraco, etc…” tudo de mal, ia descer nas vendas porque compradores evitam desperdiçar dinheiro. Utilizei a Apple, mas também funciona para MS, para Android, ASUS, e outras tantas. Esta manipulação psicológica é tipo do que vemos nos anúncios do skip e outros, onde só os deles fica mais branco… e repete-se a história para cada marca.
    Resumindo, isto é futurologia… quem não se lembra de quando saiu o primeiro iPhone e as “sondagens” diziam que era uma novidade de alguns meses… e do Apple Newton (esse sim, inovador para a época) que nem aqueceu pela mesma razão.

    Bem, fanboys não me matem por partilhar a minha opinião. Pensem em situações semelhantes e depois arriscaram em gastar o vosso tusto.

  26. Sergio J says:

    Acho assustador como é que alguém pode fazer previsões a tão longo prazo, num mercado tão volátil como é o da tecnologia.

    Fazer futurologia sobre tecnologia ou outra coisa qualquer é uma coisa, agora previsões de mercado de tecnologia? Quem sabe se daqui a 2 anos não aparece aí alguem e revoluciona mais uma vez o mercado, seja sw ou hw?

  27. Robson Morais says:

    Parece que o GOOGLE está pagando muito bem a midia brasileira para rebaixar o windows phone já possui um android e digo a vcs não me satisfez muito ruim pois travava demais, estou com WP Lumia 535, e olha não quero deixar nunca o WP.

  28. B@rão Vermelho says:

    E quem fica a perder, somos nós os consumidores, falta de concorrência faz as pessoas/empresas preguiçosas.
    Eu já à alguns anos que não tenho grande contacto com o Windows mobaile, desde os tempos do velhinhos HTC, mas acho que a Microsoft deixou-se dormir, ou então lá está, não havia concorrência.

  29. joaquim pereira says:

    Quanto a mim desde abril sou utilizador de wp e quando os telemóveis Android se iam avariando aqui em casa foram substituídos por wp.
    Agora em casa somos 4 wp, e estamos agradados com a troca, para mim apesar de de não ter algumas apps, compensa e muito com a segurança que dá, foi a primeira vez que utilizo o telemóvel para a banca online, no resto existem muitas após de joguinhos como em Android e é incomparavelmente um telemóvel super rápido, esse tal bicho estranho do LAG que conhecia tão bem em android ficou à porta com wp.

  30. Pirata says:

    Desde que troquei o android, por um 640XL que estou muito contente.
    A única app que não tenho que usava é o snapchat, e vivo bem sem aquilo.

    Sinceramente, os 200€ que paguei por ele, valeram a pena. Agora só tenho que fazer o update para o W10.

    • rui says:

      Sempre podes usar o Bluestacks ou outro emulador para android e teres lá uma ou duas aplicações que precises e que ainda não existam para windows mobile tal como eu irei fazer, mas como tu dizes, também eu vivo bem sem elas.

  31. Tony says:

    Previsões ridículas. Exemplo pessoal, possuía um Android até ha 2 meses, estava obviamente lento, cheio de potencias apps que não conseguia correr. Bui bem encaminhado para o WP, de uma vez que ha pouca publicidade, é através de outras pessoas que nos dão a conhecer, e fiquei como é possível estavas features e a um preço razoável? Bem neste momento estou a adorar, e não penso mudar de SO.
    Basicamente ha 3 meses PREVIA comprar um Android, depois comprei um WP.
    Concordo que o WP 7 era insosso, mas o WP 8.1 é muito bom, e o W10M genial.

  32. rui says:

    A Microsoft também não deu grande importância ao Windows Phone, ou acham que é nos telemóveis que a Microsoft faz dinheiro ?

    Deixem os telemóveis para a Apple e Android, que a Microsoft fica com o mercado dos PC’s.

    • JMMS says:

      Deixo o que eu quiser, compro aquilo que quero com o MEU dinheiro. Usa tu Android, ora.
      Não gostas não comes. Ainda bem que há oportunidade de escolha.

  33. Miguel says:

    Apps e mais Apps. deixem-se de tretas, o iphone vende montes é caro e 80% dos possuidores apenas o usam para falar, sms, facebook… A questão é que o iphone é dos poucos que preenche o requisito da vaidade e pseudo status sendo o iphone também um acessório de moda tal como beats, que curiosamente foram comprados pela apple. A relação preço/qualidade do iphone é péssima e vende lindamente, já a mesma relação no lumia é excelente e vende pouco. Estas coisas são complicadas de se prever!

  34. Morgan says:

    Meu rico iphone

    • Monica says:

      Que é que o iphone tem a ver com isto?
      Eu possuo dois telemóveis.
      Um para entretenimento e outro pessoal, isto porque para mim nao ha um telemóvel capaz de fazer estas duas coisas na perfeição.
      Portanto uso um lumia 1520 que tem uma gigante autonomia para jogos, visualização e filmes(vários num dia) e fotografias com imensa qualidade.
      E depois uso o meu BlackBerry passport para tudo o resto.
      Todas as minhas notificações presentes no hub, tudo organizado. Emails, redes sociais, documentos, chamadas, brownsing… Consigo ter o melhor de tudo com estes dois.
      Pena nao haver um telemóvel que faça isto tudo em conjunto e que me ofereça esta qualidade.
      Considero me uma pessoa normal, nao com necessidades especificas, identifico me com 80% da população mundial, e nao me queixo da falta de aplicações em nenhum sistema…
      Neste momento é só manter este perfeito entendimento.

  35. Full says:

    O windows 10 phone ainda nem saiu e já anda tudo com as pulgas lol Os únicos que saíram já com o wind10 foram os novos lumias, aos quais andam sempre outstock. So agora para os meados de Dezembro sairá o Wind10 phone oficial.
    Será que já anda a fazer cocegas a alguém mesmo em fase beta?

  36. FunBoi says:

    Ao menos os telemóveis antes de desaparecerem apareceram, ao contrario das apps para eles que nunca chegaram LOL

  37. Alex says:

    Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber alguns comentário. 🙂
    Não é uma coisa positiva haver vários SO’s, varias marcas? Não é bom termos um leque alargado de escolhas? Quanto maior diversidade, maior os jobs em IT malta 🙂
    Já tive vários android e gostei, actualmente adquiri o lumia 640 por 120eur… e confesso que gosto bastante da fluidez e de não ter a limitação que tinha de espaço ou memoria que tinha no tlm anterior. Não tenho nenhuma APP que usasse no android que não uso com este. Na minha opinião se tivermos um android de gama media baixa ou mesmo baixa… é preferível ter um WM, pelo mesmo budget. agora se tivermos possibilidades de ter algo acima de 250-300… ai sim… android é claramente uma boa escolha, quanto ao IPHONEs gosto… nunca tive um… mas são muito pesados no preço eh eh… aguardo o euromilhões para adquirir um lol

  38. Tony says:

    O facto do McDonalds ser o franchise mais repandido no mundo faz dele comida de melhor qualidade? E o mesmo se pode dizer dos que gostam mais de comida gourmet?
    Porquê está preocupação com os números? É a preocupação em o seu smartphone em não ser um outsider? Acho isso muito pouco smart, quando se aceita pelo que as trends dizem sem ter argumentos (mais do que o da quantidade de apps que nem se quer tem lógica)
    Dito isto vou ali comer um BigMac acompanhado de um sumo natural.

  39. Alisson says:

    Windowsphone é ruim demais, fora a chatice que vira e mexe alguns amigos loucos meus tem, o problema mais recente é do erro de sincronia com o servidor da MICOsoft, so fazendo reset que volta. Outra coisa é de ATUALIZACAO pendente, que chatice!

    Windows phone deveria desaparecer e faria um otimo favor!

  40. Pedro Nunes says:

    O que pode salvar o WP são os DEVs… A falta de apps eco-sistema da M$ é o que a está a matar. Existem sim muitas apps de terceiros que fazem coisas parecidas às apps originais mas isso não é suficiente para saltar o WP… Não existe app dedicada do youtube, instagram nao sai do beta, app do facebook é uma anedota entre os infinitos ecrans de loading…
    Ou a M$ convence os DEVs a começar a fazer coisas decentes para WP ou então adeus.

  41. Mike S. says:

    A qualidade e segurança do Windows Phone está a anos luz muito à frente dos outros sistemas, pelos menos por agora. Acredito que com a chegada do W10 ficará ainda melhor. O crescimento negativo em 2015 tem uma explicação óbvia: com a anunciada chegada de dispositivos com W10, muitos consumidores têm adiado as aquisições, o que eu próprio fiz até ao limite. As cotas de mercado não seriam de esperar outra realidade diferente daquela que temos. Android e IOS têm a vantagem de estar há muitos anos no mercado. Na minha opinião o IOS terá todas as condições para manter a sua cota devido ao tipo de consumidor a que se destina. Já o android, vai ser uma queda brutal na próxima década.

  42. rudua says:

    Off topic
    National Geografic grava video sobre a barreira de corais com os novos lumia
    https://m.youtube.com/watch?v=wWtU-2oSN5M

  43. Flávio Ferreira says:

    O problema aqui é a Microsoft prometer tudo e não mandar nada cá para fora, vejo que há uns meses as pessoas compravam lumias a espera de novidades boas por parte da Microsoft tais como o Windows 10 mobile que já foi adiado para este mês, e que ainda nem vê-lo. As apps do Android e agora nem vê – las até está parado. Isso desanima as pessoas que apostaram. O que se diz deve ser feito e eles isso não fazem.

  44. Rui.S says:

    Usei durante anos Android, troquei à cerca de um ano por um WP até a data e com W10 insider nunca tive sequer um problema, aguenta o uso intensivo sem problemas, atenção que uso para email, para correr aplicações office aceder a drive, etc… uso bastantes vezes tb como hotspot, no carro uso ligado via BT quer como telefone e leitor de media. Cada carga com este tipo de uso dura cerca de 48h fazendo alguma gestão da bateria consegue-se 3 dias sem carregar… é verdade que a loja da Microsoft ainda não está ao nível Google ou da Aplle mas para responde pelo menos com as app normais ou mais utlizadas pelos utilizadores.
    Por fim o W10 quer na versão PC ou Mobile ainda não é 100% estável mas começa a ter argumentos de peso.
    Uma coisa para mim é inegável ter o PC ou o móvel com o mesmo tipo de configuração para efeitos de trabalho ou lazer para mim é fantástico, e é nesse ponto que todos os dispositivos Microsoft irão chegar.
    Um único ambiente e as mesmas funcionalidades independente da plataforma que estás a utilizar.

  45. Nuno says:

    Já tive muitos smartphones, tanto como Android ou iOS, parcialmente, usei um LG Leon durante uns meses (nunca fui muito fã de Android). Tudo o que veja que compensa num Android é relativamente as apps que são oferecidas de resto é tudo muito comum, não vejo qualquer desempenho além de gastar muita bateria e estar sempre a correr apps em 2º plano. Em relação aos iOS tive um 4S achei um SO com bastante desempenho que no qual é bastante idêntico ao SO do WP, e o único problema do iPhone é mesmo a bateria com um consumo tremendo. E ao WP já tive muitos aparelhos (520, 720, 630. 735 e agora o 535) e que no qual é um dos meus favoritos, pela sua rapidez e pela sua segurança e pelo seu design, por mim a um ou outra app que me faria fazia falta mas não é por isso que vou mudar de sistema, tenho os que uso mais e não tenho assim tanta falta, é um sistema que ainda está em crescimento e que no qual a MS aceita opiniões dos seus utilizadores o que é bom!! Por isso para quem nunca testou ou utilizou um que faça, porque falar de borla todos falam!

  46. Miguel says:

    Sabem de uma coisa já tive ios, android e agora tenho windows 10′ na ultima build, so falo uma coisa amo esse sistema.

  47. Luís Cruz says:

    A supercell não disponibiliza os seus jogos para os smartphones com windows. E só aqui perdem muitos clientes.

  48. Enfim! says:

    Gostaria de entender um dia o porquê de certas pessoas não quererem concorrência entre marcas… Isso apenas nos prejudica a nós consumidores, porque quanto mais concorrência houver mais as marcas se têm que tentar destacar e inovar, para poder surpreender o público alvo, ou seja mais produtos inovadores a melhores preços para “nós”!
    Eu pessoalmente uso Windows porque me agrada, mas não quer dizer que queira morte á Apple nem a outra marca, aliás quero que todas as marcas tentem superar-se umas as outras para o “nosso” bem, para o bem do consumidor…

    PS: A não ser que vocês trabalhem para alguma destas empresas, nesse caso entendo a raiva e sede por matar a concorrência.

  49. Júlio says:

    Fui o primeiro a comprar Windows phone na minha família, depois pouco a pouco os outros membros também foram comprando, agora é tudo WINDOWS PHONE, é pena o Windows phone 10 estar a demorar a sair, vai ser para arrasar.

  50. Ruben says:

    Ainda me lembro do primeiro android lancado. Eu nao tive o primeiro mas sim o segundo e se alguem se lembra era mesmo basico. Apps muito poucas. Promessas muitas. De facto com o tempo foi uma plataforma que surpreendeu pela positiva toda a gente. No entanto foi preciso tempo e varias apostas para o android ser o que e hoje. Nao se pode esperar que o WP fique igual ao android ou que apresente as mesmas apps que um sistema com muitos e muitos anos de desenvolvimento de um dia para o outro. No entanto e tendo tanto android e windows phone e de louvar o desenvolvimento que estao a ter. O windows phone ta em muito bom caminho, de lembrar o continuum!!! Podemos esperar muito deste sistema operativo.

  51. Miguel Luis says:

    Eu tenho um há cerca de 3 anos, e é simplesmente brutal… tenho um Samsung Ativ S com Windows Phone 8.1, e estou a aguardar que chegue o Windows 10 para este modelo, estou 100% satisfeito com ele… e sim, já usei Android com um HTC e já usei iOS com um iPhone 4S, portanto tive a minha experiência com os 3, e devo dizer que superou as minhas expectativas e muito mesmo… para não falar da bateria que me dura para 4 dias. 🙂

  52. Bruno Gouveia says:

    Também havia um estudo que dizia que dentro de poucos anos, (n sei se o mesmo que deste estudo, mas acho que anda lá a volta) que os smartphones íam acabar…daqui a uns anos se vê o que acontece

  53. Manuel Azul says:

    Game over

  54. nuno mendonça says:

    O pessoal android ainda nao percebeu que windows phone é extremamente rápido, funcional, e intuitivos. Bem eles acham normal a lentidão de consultar fotos, as memorias cheias somente com o sistema operativo e tao simples função atender ou desligar a chamada ” nao há PROBLEMA ESPERAR..TENHO TEMPO.. LOLILOL”.
    Este android acha normal pagar 800euros para que um telefone funcione medíocre.
    O futuro dirá quem vencerá

  55. Hugo says:

    A Microsoft primeiro precisa é de publicidade da forte! E a explicar as vantagens em relação aos outros SO, e uns videos de como se configura as cenas pois as pessoas são Burras, fazem resistencia à mudança!
    Vimos isso no iniciar do Windows 8!

    E querem apps officiais?, inundem as empresas de coments e/ou mails para as fazerem! Não é só mamarem com apps de ios/android…

  56. Jorge says:

    Quando é que o @pplware faz um tutorial para noobs de como utilizar o WP8.1, instalar xaps sem ser da store, controlar as permissoes, alternativas as apps da microsoft que foram discontinuadas (fitness e receitas principalmente, a de fitness estava brutal, nao percebo porque fecharam aquilo), como transferir ficheiros entre o pc e o WP por bluetooth (no windows 7 nao contigo receber ficheiros do tlm, tenho de transferir por wifi), controlo das apps que iniciam com o tlm e debug ás BSODs.

  57. João Prata says:

    se a microsoft lançasse uma forma de instalar o windows 10 mobile sobre o android (substituição completa de rom) para os smartphones actualmente já existentes, acredito que muita gente iria instalar nem que fosse só para testar…

    eu só não troco para o w10m porque o meu lg g2 ainda está em muito boas condições… e se saísse uma versão para instalar no g2 eu seria dos primeiros a instalar, ando farto de android…

  58. Rui C. says:

    Efectivamente faltam apps no Wphone, é um facto não se pode discutir. A Google ou tem medo o unão vê lucro no wphone e não lança nada para esta plataforma. Os restantes, como vêm pouca cota de mercado, acredito que percam também o interesse no wphone, mas apps não é tudo, e na minha opinião , nem é de todo o mais importante, mas claro isso depende de cada 1.
    A grande maior parte das pessoas, quando compra um móvel, nem sabe o que compra, é um telemovel qualquer que gostem, e aí vai pela oferta, que é muito maior no Android, logo é o que tem mais cota de mercado, não é por ser o melhor ou o que tem mais apps.Se vais à fnac ver um tlm e tens 3 ou 4 Lumias lá misturados no meio de 20mil droids é normal que passe ao lado.
    Todos os 3 sistemas são bons e cada um tem features que os outros não têm, é uma questão de gosto e uso pessoal.Eu já vou no 3º wphone e fico triste cada vez que oiço noticias a anunciar um possível fim do wphone, porque sinceramente não me apetece nada entrar na confusão dos droids, nem tenho €€€ para entrar no Iphone. Há pouco deixei o meu wphone, para usar durante 1 mês um LG G2. Tem mais apps de facto, muitas que instalei e nunca mais abri 🙂 mas no geral a experiencia de utilização é bem melhor no wp, sem contar que não precisas de um topo de gama para teres uma boa performance.
    Enfim, será pena se este sistema vier a desaparecer, pois aliado ao windows 10, Cortana, Universal apps e Comntinuum é um grande sistema.
    Vamos ver como isto vai correr, esta previsão não quer dizer nada !

  59. netdroid says:

    Utilizem o GPS no WP e depois façam o mesmo no Android.
    Vão imediatamente ficar a saber qual o melhor sistema.
    GPS no Android é para rir.

  60. Júlio says:

    Porque será que o Windows Phone incomoda muito os utilizadores de Android?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.