Microsoft quer vários sistemas operativos em dispositivos móveis
Um dos objectivos mais perseguidos no campos dos dispositivos móveis é a capacidade de ter a presença de vários sistemas operativos, podendo o utilizador escolher qual quer usar em qualquer situação.
Esta tem sido uma luta inglória e até agora não existem soluções capazes de serem usadas em situações do dia-a-dia e por qualquer utilizador.
Mas a Microsoft tem uma patente registada e que pode vir a solucionar o problema. Só precisa de ser implementada e colocada em funcionamento.
A patente que a Microsoft agora registou está pensada para dar aos dispositivos móveis ou aos utilizadores a capacidade de definir qual o sistema operativo que querem usar, garantindo que, mediante um conjunto de regas, que podem ou não ser aplicadas, é usado o sistema mais adequado a cada situação.
Com a criação de perfis para cada sistema operativo permite que, em momentos pré-determinados ou em situações muito específicas, possam ser usadas aplicações ou contextos já determinados e que facilitam ou satisfazem necessidades especiais dos utilizadores.
Um cenário onde este modelo pode ser usado é em situações em que o mesmo dispositivo é usado em ambientes empresariais e pessoais, conseguindo ser garantida a privacidade dos dados do utilizador e ao mesmo tempo a segurança dos dados da empresa.
Mas a patente vai mais longe e consegue garantir que para determinadas funções, muito específicas, os dispositivos sejam reiniciados e as aplicações certas sejam lançadas e usadas.
Sumários da patente
The innovation disclosed and claimed herein, in one aspect thereof, comprises a system that facilitates different levels of operating system (OS) boot so as to provide users with rapid access to certain functionalities, security, applications, etc. Accordingly, an OS can be loaded in phases or stages commensurate with policies, preferences, actions, context, etc. Similarly, a particular OS or group of OSs can be loaded to address a particular scenario or requirement.
Essentially, the innovation addresses the ever-increasing processing capabilities, storage, and functionality of portable computing devices by enabling logical OS selection. In other words, robust OSs can be installed to enable execution of sophisticated applications such as word processors, browsers, media players, network applications, etc. Additionally, if desired, a more limited OS could be installed to facilitate quick access to desired functionality (e.g., dialer in a smartphone) rather than waiting for a robust OS boot process to be implemented.
Moreover, different levels of authentication can be associated with the respective boot levels. These authentication levels can be employed to enhance security by limiting access to data and/or functionalities. For example, to place a simple call may require no or little authentication, while access to a VPN (virtual private network) portal to a secure network may require a long boot time and high level of authentication.
A variety of mechanisms (e.g., voice commands, quick buttons, drop down menus, etc.) can be employed to designate the desired boot level. If a quick boot is selected to make available certain functions, a full level boot may concurrently take place in the background to facilitate respective functionalities as various boot levels are achieved.
Yet another embodiment provides for a quick appliance mode. For instance, when the device is in full mode (e.g., robust OS), it can be handed off to someone (e.g., child or a stranger) and quickly put into a different mode (e.g., lesser robust OS) that only allows games, or local calls. In this example, the limited OS can enhance security by limiting (or prohibiting) access of confidential information or functionality.
In other aspects thereof, rules-based and machine learning & reasoning (MLR) logic is provided to automate functionality on behalf of a user. For instance, MLR logic can employ a probabilistic and/or statistical-based analysis to prognose or infer an action that a user desires to be automatically performed.
A ambiguidade da patente permite que os sistemas a serem usados possam ser completamente dispares e que no mesmo dispositivo possa conviver uma versão do Windows Phone ou Windows 10 com outra versão do Android.
Ao serem definidos vários estágios e pontos de controlo, é possível a qualquer momento o utilizador mudar de contexto, ainda que dentro do mesmo sistema operativo, e passar a usar outro perfil com permissões distintas ou com acesso a aplicações específicas.
O cenário ideal para a aplicação desta nova patente é sem qualquer dúvida as situações em que necessita de haver uma separação física dos dados dos utilizadores dentro dos sistemas, algo que hoje ainda não existe.
Em contextos diferentes é dado acesso a aplicações diferentes e impostas políticas de segurança também diferentes, garantindo que não é apenas a segurança a ser imposta, mas também o acesso a aplicações específicas para as funções a desempenhar.
Algo que esta patente parece garantir, e que ainda hoje não existe, é que o acesso diferentes sistemas não obriga a uma eliminação completa dos dados e à reposição dos sistemas.
Este artigo tem mais de um ano
Mas faz tudo para que os PCs não possam ter outro SO que não o Window$…
o securebot nos pcs demonstra bem o quanto a microsoft quer prender as pessoas ao windows. Felizmente ja me libertei e osx/IOS é o caminho dos especiais. gente comum contenta se com pouco (windows)
e dizes tu que te libertaste? és mesmo especial de corrida…
lol
LOL
Só podes estar a brincar comigo
Se no windows é dificil instalar um novo sistema operativo, mas possível, no osx/IOS a dificuldade é bem maior.
Não tires as palas não
Que dificuldade é que tem?
https://www.apple.com/support/bootcamp/
Até tens um assistente para instalares o Windows.
lol não há resposta possível a isso PSL..
Que comentário foi esse? nem ha nada a dizer pois so pessos passados da cabeca fazem comentarios desse genero
que tapado
não consigo perceber se essa afirmação é sarcasmo ou simplesmente estupidez…
és free, sem duvida
Oh rapaz.. Uso OSX, Windows e Ubuntu, e digo-te.. não existem sistemas perfeitos.
Onde uns falam outros triunfam.
Estar preso é usar apenas 1..
Pois eu digo o contrário, ios ou osx nunca mais, sistema completamente fechado totalmente incompativel com tudo e maus alguma coisa, para mim não da, não gosto de me sentir preso… Quero liberdade, isar as aplicações que quiser ouvir musica como quiser e não ser obrigado a usar apenas o que os senhores da apple querem… Abre os olhos e diz me se realmente es tu o esperto aqui.
OS X completamente fechado?
totalmente incompativel com tudo e maus alguma coisa?
não me parece que saibas o que é o OS X
“sistema completamente fechado totalmente incompativel com tudo e maus alguma coisa, para mim não da”
Mais um mentiroso.
Realmente o iOS e o OSx tem mais programas para facilitar os “especiais”… Eu neste site vejo cada um… As vezes parecem dois.
XDXDXDXDXD XDXDXDXDXD XDXDXDXDXDXDXDXDXDDXDXDXXD “Felizmente ja me libertei e osx/IOS é o caminho dos especiais.” Já tens como explicar aos teus pais porque é que os primos não fazem o amor gostoso.
Muito bom. Até chorei a rir XD
Não te libertaste. Mudaste apenas para umas algemas brancas, mais bonitas e todas brancas e cheias de bonecadas 🙂
*clap*
Uuuui… Bem jogado 🙂
Antecipaste-te…!! 🙂
Ia frisar isso mesmo.
Pensei exactamente no mesmo…
+1
Na realidade não complicam assim tanto, se compras com outros fabricantes. Por exemplo a Google com os seus Chromebooks tem politicas muito mais extrictas.
sim, mas a google não monopoliza o mercado dos ibm pc compatible devices…já a Microsoft monopoliza-o, e é por isso que se diz que a MS tenta impedir!
Ahhh okay, isto só funciona quando tens um nome como Microsoft ou Apple atrás. Okay, engano meu.
O grande problema é o UEFI, não totalmente culpa da MS, mas ao menos dá para contornar o problema.
Alem que acho que a Google proíbe dispositivos com dois sistemas operativos se querem usar Android e as GApps. Google tem o monopólio dos smartphones, já sabes por donde vou.
Não se pode ter um peso e duas medidas.
ia dizer o mesmo. lol
Mas porque???
Porque milhares de pessoas dizem que gostavam de escolher o SO do smartphone…
Uso WP e percebo o intuito desta patente… possibilitar a utilização de Apps de outros OSs…
apps de outros OSs? explica ai isso
A Blackberry faz isso.
http://www.cnet.com/how-to/the-easiest-way-to-install-android-apps-on-bb10/
não, o propósito desta patente e a Microsoft meter o bedelho onde reina o Android, como Samsung Galaxy Sx /Note x, LG Gx, e por ai fora. A Microsoft não tem qualquer interesse em possibilitar um novo OS para usar uma determinada App, tem interesse em que tenhas o WP no teu Smartphone.
Creio que a Microsoft estará a utilizar a mesma estratégica com os smartphones, que a Apple faz com os MACs. Sendo “fabricante” do software e hardware permite o bootcamp e assim mantém os seus produtos optimizados e para os mais reticentes possibilita a utilização de outro SO. Desta forma, compatibilizando outro SO, permite o acesso à loja das apps desse SO.
Eles que lancem uma versão para o s2
“Se não os podes vencer, junta-te a eles”
Estratégia simples, para vender hardware sem se preocuparem com software.
o propósito disto e simples: nos pc’s a Microsoft prende ao windows porque tem a maior parte do mercado, não lhes convém ter o pessoal a utilizar Linux. já nos smartphones não, e assim permitiria colar-se ao Android e ao iOS como uma tentativa de levar as pessoas a experimentarem e a usarem mais ate se renderem. a estratégia é algo óbvia.
isto da mais jeito para developers
Quando conseguirem, obrigam a que tenha secureboot, com possibilidade de desactivar, para poderem usar o windows. Depois de uns tempos deixam ao critério dos fabricantes se deixam ou não desactivar o secureboot, e depois pagam por baixo da mesa para que não seja possível desactivar.
😉
+2
Ora aqui está uma solução inteligente para um dispositivo correr as aplicações do mundo Open Source. Como o linux e o Android são de utilização gratuita, a Microsoft pode, em teoria, fazer um telefone WP, com versões “strip down” de Android e Linux, fazendo com que possamos instalar todas as Apps para Android, Linux, UbuntuPhone, etc. Quando clicamos na App, ela vai demorar mais um bocadinho a arrancar, mas vai correr nativamente e não emulada. Economicamente, fere a concorrência, pois com este hipotético telefone, não precisamos de outros SOs excepção feita aos proprietários, por ex. iOS.
Como é que isto pode ter sido patenteado? Isto não é novo e por conceito não deveria ser patenteável. Na Europa esta patente não tem procedência felizmente.
também reparei nisso..estes tipos patenteiam um flowchart…credo.. 😀
Microsoft só quer e ter mais vantagens.. eu não quero nada disso no meu telemovel, caso vier automaticamente irei dar uma limpeza e por um sistema dos XDA.. e pronto acaba-se não gosto nada de ter isso no telemovel.. se comprei android é porque quero android.. se querem windows phone, comprem windows phone olha me esta lol. não aceito nem aceitarei nada disso..
Se a patente é aquele fluxograma, então eu quero registar patentes nos EUA.
Tenho sede –> sim –> dirige-te a uma máquina de água –> arranja um copo –> carrega no botão –> bebe água
Tenho sede –> não –> vai trabalhar 😀
sim também fiquei perplexo…no País dos filmes de cinema a ilusão reina.. 😀
Ahahah, verdade, mas existem milhares de exemplos destes vindos das empresas tecnológicas americanas.
São de outro mundo eheheh!
Não é à toa que a Xiaomi alegadamente anda a testar hipotéticas roms cozinhadas pela Microsoft. Na minha perspectiva era impecável podermos comprar um smartphone sem sistema operativo e podermos instalar o que quiséssemos. Pode ser utópico mas era engraçado.
Na minha opinião tanto faz que os modelos mais famosos Android ganhem uma rom oficial da Microsoft com o Windows Phone para poder trocar de sistema operativo, o que não quero ver é Lumias com Android… Nasce Windows Phone, morre Windows Phone. 🙂
Este moço “roubou” a patente à Microsoft em 2012:
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2011403