MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal
É verdade que hoje em dia as diferenças entre os serviços das operadoras já não é propriamente significativo. No entanto, as avaliações continuam a ser feitas e há sempre operadoras que se destacam em determinadas variáveis.
De acordo com um estudo recente, a MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal e a Vodafone a maior cobertura.
A edição 2021 do relatório anual sobre o Estado da Experiência Móvel em Portugal revela que a operadora MEO oferece aos seus utilizadores a mais elevada Qualidade de Consistência Excelente, com a sua rede a responder em 79,6% das vezes às exigências dos clientes, e estatisticamente empatada com a Vodafone relativamente à melhor pontuação de Experiência de Vídeo, uma nova métrica acrescentada a este relatório.
A Vodafone tem atualmente a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G. Para chegar a tais conclusões, a Tutela (empresa responsável pelo estudo) avaliou mais de 248.000 testes de velocidade e latência, realizados em smartphones de utilizadores dos operadores móveis nacionais em Áreas de Cobertura Comum, entre abril e setembro de 2021.
Principais conclusões do relatório sobre a MEO, Vodafone e NOS
MEO proporcionou a melhor experiência móvel global
Os utilizadores de redes móveis estão a usufruir da melhor experiência na rede MEO, com um desempenho de Qualidade de Consistência Excelente em Áreas de Cobertura Comum em 79,6% dos testes. A marca da Altice tem a segunda maior cobertura 4G/5G e cobertura total em Portugal.
MEO e Vodafone empatadas ao nível da qualidade de Experiência de Vídeo
MEO e Vodafone partilharam o 1º lugar na classificação Experiência de Vídeo com um empate estatístico de 3,93 pontos. A NOS obteve uma pontuação muito próxima de 3,90.
Vodafone oferece maior cobertura
A Vodafone apresenta a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total. O operador obteve a segunda melhor qualificação em termos de Qualidade Consistente Excelente com 78,1%, apenas 1,5% atrás da MEO. A Vodafone alcançou também a mais alta Qualidade de Consistência Standard com 91,3%.
NOS, um forte concorrente em todas as métricas
Embora a NOS tenha ficado em terceiro lugar em cada parâmetro, o operador um forte concorrente. Apenas 3,9% separou a NOS do primeiro lugar da MEO no indicador Qualidade de Consistência Excelente, e 2,2% na Qualidade Consistente Standard. As pontuações de cobertura dos operadores são também muito próximas, com apenas 55 pontos a afastar a MEO da mais alta pontuação de cobertura total em Portugal.
O relatório completo encontra-se disponível aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Já percebi que parte das notícias neste site consiste em picar o pessoal para criar discussões nos comentários.
Nunca é tarde, nunca é tarde.
É verdade.
É o que se resume hoje a internet.
De facto!! Bem”dito”
Pelo menos nos locais onde já vivi e no actual local a rede da Meo é má a Vodafone está melhor.
Mas isso foi a experiência que tive, cada local do pais há uma operadora ou outra que tem melhor rede que outra.
onde moro a Nos é bastante boa em 4G tenho velocidade acima dos 100 megas ja em matosinhos e porto ha zonas que é péssima
MEO onde resido, deixa muito a desejar tanto em rede movel como em casa. Vodafone bem melhor.
Depende dos locais.
Há pouco mais de 1 semana passei por 7 cidades portuguesas. Como tinha 2 telemóveis comigo, deu para tirar conclusões:
Lisboa – ambos cumpriram e com boas velocidades;
Porto – ambos cumpriram e com boas velocidades;
Braga – Vodafone tinha falhas, locais disseram que é habitual entre as 18 e 19 horas.
Guarda – Vodafone e Meo iguais no centro da cidade, mais para os lados do Sabugal, Vodafone perde o serviço móvel e fica com 1 traço ou sem serviço, Meo anda pelos 2 a 3 traços e com serviço móvel de 8mbs.
Castelo Branco- Vodafone sem falhas, Meo teve falhas até na rede fixa.
Setúbal – Ambas estivem bem.
Castanheira de Pêra- Vodafone não funcionou desde que saí da cidade, a caminho do Lousã. Meo tinha falhas mas, o 4G funcionou sem problemas.
Por colegas, depende dos locais onde se passa e fica. Uma das vantagens, dentro das cidades, é que a MEO disponibiliza o MEo Wifi e poupa muito dinheiro em dados. A Vodafone não tem esse serviço.
quando fui de comboio de espinho ate tunes é só falhas de rede de Coimbra ate vila fanca de xira falhas da meo é a internet da CP e nos do meu telemóvel e do pinhal novo e ate tunes nem rede tenho para chamadas de emergência em certas zonas do Alentejo em direção a tunes
No Porto com a meo, tenho 300 mbps em 4G sem espinhas.
Já na zona centro e numa grande autoestrada…. Bem nem 1 mbps.
Uii 4G a bombar a 300?? Estou impressionado! Tens algum link do speedtest disso??
Eu 300 nunca apanhei, mas já ouvi outros testemunhos com nrs parecidos.
Particularmente já apanhei várias x’s acima dos 200 e frequentemente é acima dos 150.
Fica um desses exemplos acima dos 200:
https://www.speedtest.net/my-result/a/7231126889
Quanto custou esta conclusão à Meo?
Conclusão, para quem viaja e quer ter net em qualquer ponto, e mesmo nas aldeolas do interior é melhor Vodafone, até porque a Vodafone Espanhola junto à fronteira é boa,
para cidades, talvez Meo, mas não tenho queixas da Vodafone também.
Aqui na “aldeia” a Vodafone e a MEO não têm rede como deve ser e estou apenas a 3km da cidade portanto ou se tem fibra ou então usas NOS.
Para quem tem cobertura
Não sei em que “portugal” é que vive quem postou tal afirmação.
Em Almada a rede da Meo é do pior, em casa tenho um traço de 4 G e por vezes fico sem rede, como tenho um Iphone e a opção de escolher a rede 3G que era a unica que tinha com sinal no máximo deixou de existir agora passo o dia ou com o telefone sem rede, ou rede insuficiente.
Passei por estas 3 operadoras nos últimos anos e de facto a MEO é a que menos desilude. Apenas o UpLoad me deixa apreensivo em certos locais.
NOS uma vergonha ao ponto de me fazer mudar e era cliente desde o tempo dos pioneiros da Optimus, ddados ilimitados que não serviam para nada. Vodafone muito bem no 1⁰ ano de contrato e muito má no 2⁰ ano. MEO sempre bem até ver. Já lá vão 3 anos. A continuar assim é para renovar novamente
Incrível,…
Hoje ofereceu-me a pior experiência possível, contactar serviços da MEO transmitindo que estou sem acesso a Net
e serviço Meo Fibra, ou seja igualmente sem televisão, confirmarem me que é verdade e que se trata de um problema que terá de ser tratado por tecnico mas que não pode garantir quando será tratado.
Aguarde que vai ser contactado…..
Surreal!!!!
Grandes empresas onde as necessidades dos cliente são tão relevantes que nem se mede a forma como são dadas as respostas e resoluções.
É o monopólio a funcionar…..