Mediatek irá comprar divisão de processadores móveis da Intel?
A Mediatek é, a par com a Qualcomm, um dos principais fabricantes de processadores para dispositivos móveis. Não tendo uma fama muito elevada, está associada a modelos de baixo custo.
Mas este cenário pode estar prestes a mudar. Existe uma forte probabilidade da Mediatek comprar a divisão de processadores da Intel e assim ter uma nova presença neste mercado.
Esta é ainda uma informação por confirmar, mas os rumores estão a crescer e tudo parece indicar que esta aquisição venha a ser uma realidade.
Segundo a própria empresa, as suas acções na bolsa de Taiwan estão suspensas, o que poderá indicar mudanças na empresa. No passado recente uma acção similar foi realizada antes da Mediatek anunciar a compra de quatro empresas.
Depois da Intel ter anunciado que ia abandonar o mercado dos processadores para dispositivos móveis, este activo da empresa tornou-se interessante para a sua concorrência, que assim entraria em novas arquitecturas e em novos mercados.
Ainda que não seja uma empresa conhecida no ocidente, a MediaTek produz processadores para as três principais gamas do mercado (alta, média e baixa). O seu melhor processador é actualmente o Helio X25, com 10 núcleos. Este é um processador potente, formado por dois clusters de 4 núcleos (4 x Cortex-A53 a 2GHz + 4xCortex-A53 a 1.4 GHz) e um cluster de dois núcleos (2 x Cortex-A72 a 2.5GHz).
Os processadores da gama alta da MediaTek estão equiparados à série Snapdragon 800 da Qualcomm, mas mesmo assim a marca tem a fama de produzir apenas processadores de baixo preço.
Ainda não existe confirmação de que a MediaTek vá comprar a divisão de processadores móveis da Intel e tudo está ainda no campo da especulação. A MediaTek não revelou qualquer informação que permita saber quando será feito este anúncio, mas as movimentações que existem dão a entender que esta aquisição acontecerá muitos em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Quem diria! A intel falindo…
A intel não está a falir… está muito bem e é líder nos cpus x86 e x64… apenas desistiu dos cpus para dispositivos mobile e a concorrência vai aproveitar para apanhar esse nicho de mercado dos cpus x86 para mobile…
Nem um nem outro acertou. A intel apenas abandonou um tipo específico de processadores para smartphones.
Não foi toda a divisão mobile. Os Core M são para continuar. São a jóia da coroa.
Os Core M são pouco mais que i3 com uma velocidade relógio base muito baixa e com terapia para manterem o tdp baixo
Os teus conhecimentos de processadores é que parecem ser bastante limitados.
A Intel não está a falir, ela só abandonou o mercado dos processadores móveis.
Não sabes ler?
Da mesma forma que a MediaTek pensa nos seus clientes em não fornecer suporte nem libertar codigo para actualizações, eu nao penso em adquirir qualquer que seja o produto com o selo mediatek.
+1
+1
+1
Esta agora apanhou-me de surpresa !! Querem ver ?? Não me admirava nada que este negócio acontecesse. Off topic:(e perdoe-me por este aparte,Pedro Simões)—»foi disponibilizada para os “insiders” na passada Terça-feira,dia 10 de Maio,a Build 14342.rs1_release.160506-1708,do programa Windows Insider no canal fast ring referente ao Windows 10.Contudo esta nova Build/Cópia de avaliação nunca me chegou ao meu PC.Estou neste momento a teclar a uma Sexta-feira,dia 13 de Maio,e já passam das 3 e meia da manhã e nada.E podia esperar eu sei lá mais que tempo e ela não aparecia.Sabem o que eu fiz,pesquisei por ela no Google Search,e fui dar com um grupo no Google+,que já disponibilizava as ISO’s pelo Mega e até pelo Google Drive,de X86 bits e de X64 bits,em português brasileiro.E até a versão profissional eles tinham.Descarreguei,fiz o download e foi logo instalada.Já não me tenho que preocupar.Tudo correu bem.Quer dizer,pelo canal oficial(Windows Update),não chega nada e há tipos que passado 1 dia já a disponibilizam na net.Incrível. 🙂
Lá vem um Surface 4 RT com processador Mediatek… XD!
Não dês ideias…!
A Intel nao conseguiu foi ter um “cliente grande” no mercado dos smartphones de topo de gama. Os grandes apostaram noutros e como “os pequenos” não estão a dar um retorno desejado… paciência. A MediaTek comprar essa divisão não me admira mas não acho que vai melhorar a condição deles.
Steve Jobs pediu pessoalmente à Intel por um CPU bom para o iPhone…
Agora choram…
Acho que era pra ser a Microsoft, mas ainda não foi desta que unificaram o Windows…
A questão é que um SoC do nível dum SD 820 utiliza demasiados recursos da Intel para o dinheiro que ganham com ele. A tecnologia x86 é mais potente que a ARM mas a velocidades baixas e intermédias gasta mais energia.
Espero que a história não fique por aqui….
A Intel abandonar o segmento, parece-me no mínimo estúpido, quando o numero de dispositivos moveis aumenta dia após dia.
Já deviam ter entrado na guerra mais cedo e com material à altura… que isto de andar a meter processadores x86/x64 em dispositivos moveis não tem assunto.