Mais privacidade! Usernames chegam ao Signal para manter o seu número de telefone privado
O Signal sempre se focou em garantir aos utilizadores uma privacidade grande, mantendo-os protegidos. Têm sido muitas as novidades e melhorias nesta área chave e agora uma nova foi revelada. Muito em breve, os utilizadores vão poder usar usernames no Signal para manter o seu número de telefone privado.
O cuidado que o Signal tem na privacidade e segurança tornam-no a escolha mais usada por muitos para a troca de mensagens. Esta é uma preocupação constante e que está presente em todas as novidades. O mais recente lote de melhorias anunciadas mostra isso mesmo.
O seu número de telefone não estará visível
A primeira novidade vem garantir que os utilizadores podem manter o anonimato e não revelar o seu número de telefone de forma natural. A opção padrão que passa a estar ativa é que o número de telefone estará escondido e não acessível a todos.
Se usar o Signal, o seu número de telefone não estará mais visível para todas as pessoas com quem conversa normalmente. As pessoas que têm o seu número guardado nos contactos do telefone ainda verão o seu número de telefone, pois já o conhecem.
Usernames para mais privacidade no Signal
A segunda novidade vem elevar ainda mais a privacidade. Falamos dos usernames, que passam a estar disponíveis para todos. Estes permitem identificar o utilizador, abandonando-se assim o número de telefone, que deixa de circular visível.
Se não quiser fornecer o seu número de telefone para uma nova conversa no Signal, agora pode criar um username exclusivo. Este não é um identificador permanente e não é visível para as pessoas com quem já conversa. É simplesmente uma forma de iniciar uma conversa no Signal sem partilhar o seu número de telefone.
Por agora, estas opções estão em testes na versão beta e serão disponibilizadas para todos nas próximas semanas. Importa destacar que mesmo quando esses recursos chegarem a todos, é necessário ter a versão mais atual do Signal para os poder aproveitar em pleno.
Se estávamos a falar de privacidade então nem deveriam pedir o número para registo.
O Session não obriga a dar número nem email, por isso é melhor alternativa no foco de privacidade e anonimato.
Vendo esta informação ao preço de custo – ou seja, ficam a saber e não vos custa nada.
– o WhatsApp, nas mensagens empresariais, usa o protocolo de encriptação da SIgnal, antes da mensagem sair do smartphone (o que significa que usa o mesmo protocolo é usado no smartphone que recebe a mensagem, para a desencriptar)
– o WhatsApp foi classificado na UE como “gatekeeper” (o que controla o acesso, neste caso, dos serviços de mensagens instantâneas) e mais o Facebook Messenger (visto que verdadeiramente foi a Meta que foi considerada “gatekeeper” na área das mensagens instantâneas e tem duas apps)
– o WhtsApp já publicou como é que “a coisa” podia funcionar – designadamente, outras apps de mensagens instantâneas que quisessem que as suas mensagens aparecessem no WhatsAppo devem utilizar o protocolo de encriptação da Signal.
Outra informação adicional gratuita:
– a Google, no Android, na app Mensagens, acrescenta encriptação própria ao protocolo RCS
– a Apple afirmou que a iria adotar o protocolo RCS, ao lado do iMessage e do SMS/MMS – mas sem encriptação adicional
– isto quer dizer que – mesmo tendo por base o protocolo RCS (alternativoi ao SMS/MMS) – a app Mensagens do Android e a app Mensagens do iOS continuarão sem se entender – e que a solução é usar a app WhatsApp, multiplataforma, como, de resto, já reconhecer a Apple relativamente á UE.
–
O Signal continua no caminho de uma das melhores alternativas ao WhatsApp.
Qual iMessage qual Whatsapp.
Signal é o caminho!
E o Telegram
Esta opção ainda está em Beta
O aplicativo «Signal» foi criado pela Agência Central de Inteligência («CIA»):
– How CIA Created Signal Messenger App
https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/
Diz mais uma central de de manipulação de informação do FSB, a da Índia
Coitado(a), você vê Russos em toda a parte, e pior, não tem argumentos.
Uma das “notícias” dessa agência do FSB:
“Piloto Russo Maxim Kuzminov que desertou para a Ucrânia morto a tiro em Espanha”
Kuzmninov desertou de facto da Rússia com um helicóptero. Na altura, o FSB/agências russas disser que ia ser abatido como um cão. Por isso não admira que, antes de de Espanha ter anunciado que tinha sido assassinado, já as agências russas citavam – tal como, nesse link:
“Autoridades russas não divulgaram uma declaração oficial, mas na terça-feira, Sergei Naryshkin, diretor de inteligência do país, declarou: “Aquele traidor e criminoso era um cadáver moral”.
O pessoal de extrema-direita pró-russo é do mais reles que há. Acham é que os outros são parvos.
Espero que o Signal tenha sucesso. Falta um click qualquer para massificação…. Sem dúvida o melhor messenger.