Light L16: a câmara tipo smartphone que tem 16 objectivas
O segmento dos smartphones tem actualmente dispositivos que influenciam outros segmentos, um dos mais influenciados é mesmo o da fotografia. Hoje usa-se mais um smartphone para fazer fotografia do que uma câmara dedicada. Depois aparecem mesmo coisas estranhas, como esta que vamos ver.
Hoje vamos conhecer o Light L16, uma câmara tipo smartphone que tem 16 objectivas.
Com esta “artilharia” fotográfica é possível realizar fotos e vídeos de excelente qualidade podendo as fotos ter nada mais nada menos que 52 megapíxéis. As câmara oferecem um zoom efectivo de 35mm a 150mm e existe ainda a capacidade de capturar vídeos a 4k.
Algumas fotos de demonstração pode ser vistas aqui.
O Light L16 vem equipado com um SoC Snapdragon 820, quad-core a 2,2 Ghz. O tamanho é ligeiramente superior ao de um iPhone 6S plus.
Veja o Light L16 em acção
Esta super câmara tipo smartphone com 16 lentes estará em pré-reserva a partir de 6 de Novembro. Os preços rondam os 1.299 dólares.
Este artigo tem mais de um ano
SMARTPHONE? faz chamadas?
não há informação sobre o sistema operativo e parece-me que só tira mesmo fotos.
Não, é uma câmara com total inspiração nos smartphones.
Todas as comeras do telemóvel terão a mesma resolução ? Acho uma inutilidade.
Se colocassem, digamos umas 3,4 em pontos estratégicos para afim de utilizar em variadas ocasiões.
Aquilo tem um algoritmo inteligente, vê no vídeo a explicação, parece, repito, parece estar muito bem feito.
A CNN deu-lhe até um enfoque de smartphone, mas de facto, embora tenha Android, ainda não faz chamadas.
Não consegui perceber onde está o smartphone! Nem no site http://www.light.co/camera é mencionada qualquer característica técnica relacionada com telecomunicação. Um artigo em http://www.technologyreview.com/news/542121/a-high-end-camera-in-a-small-package/ menciona um sistema operativo Android (modificado) e capacidade de comunicação via WiFi para partilha das fotos. Aparentemente é apenas uma máquina fotográfica “inteligente”. Penso eu de que…
Como pode ser visto no vídeo, a inspiração no que toca à usabilidade veio dos smartphones. Claramente hoje é uma mais valia para os smartphones ter a componente fotografia. Na explicação de um dos fundadores do projecto, logo no início, ele refere que é mais fácil, mesmo ao nível profissional, ele usar nas fotos casuais um smartphone que uma câmara “tradicional” e se dúvida que o dispositivo tem essa vertente, levar a usabilidade de um smartphone a uma câmara muito mais “PRO” que o tradicional smartphone.
Uma camara que possivelmente faz chamadas…
Mais tarde ou mais cedo é isso, até porque actualmente temos smartphones que tiram fotografias, mas em breve teremos máquinas fotográficas que fazem chamadas.
É um pouco nesta onda. Esta câmara vai ao encontro do conceito, do ser fácil de ter no bolso e disparar, por isso é que os smartphones ganharam grande relevância no mundo da fotografia. Trazem facilidade de utilização e, acima de tudo, trazem qualidade crescente nesse segmento.
A ideia que fiou, dos criadores do produto, é aquela que vemos nos nossos conhecimentos: é mais fácil, mesmo para um profissional, fazer fotografia casual com um smartphone do que trazer um DSLR às costas.
Exactamente. Neste momento, e falando por mim… uso o meu smartphone muito mais para Internet, Fotografia, Video, etc do que em chamadas propriamente ditas.
Não sei de onde tiraram que isto é um smartphone… É só ver o site da empresa que diz lá que isto é uma câmara…
E está lá já, faltou só o smartphone like. Já está.
Com Android embutido, o caminho será ser mesmo uma câmara que faz chamadas. A Samsung jactem uma, está apenas começou ao inverso.
É um facto, ela traz o mais complexo, quem sabe a seguir não vira um smartphone puro e duro.
Pedro Pinto, esse “brinquedo” é uma câmara fotográfica. A pressa é tanta para publicar conteúdo novo que nem lês começas a ler a fonte desde o início, nem chegas ao fim.
Bem me parecia… Não tem o auscultador…
Rui,
Deixa-te de ser ingrato! Comigo não amigo.
Ingrato é apagarem comentários que vão contra o que dizem! 😛
dois ingratos 🙂 ahahah
Ninguem apagou comentários Carlos! Aprende uma coisa, o Pplware é um canal livre, onde toda a gente pode publicar com a devida educação e civismo. Se nos enganamos, claro que sim, a nossa exposição é elevada e muita das vezes o nosso trabalho é feito em circunstâncias difíceis.
No entanto não somos um canal sem moderação!Quando existem comentários xenófobos, racistas e de coisas parecidas, apaga-se”
Aqui discute-se tecnologia, o sexo dos anjos é em outros sites/blogs.
Cara que se farta… Será melhor que uma DSLR de igual preço?
Dificilmente.
Uma DSLR cropada de topo de gama custa esse preço (por exemplo a Canon 6D, as full frame são bem mais caras).
A grande vantagem deste equipamento é a portabilidade e ter mais funções extra-foto que a DSLR e acabam as vantagens. Tenho curiosidade em ver a distorção da máquina a fotografar linhas e colunas de betão!
Outra coisa, um cartão SD de 128Gb com velocidade superior a 100Mb/segundo, custa mais de 100€! É que uma foto de 52megapíxels ocupa 200Mb em jpeg e se guardar também em Raw como faço, acresce mais 600 mega por foto!!!!!!!!
Sem dúvida. Mas, como referes e bem, a grande vantagem deste equipamento é mesmo a portabilidade e ter mais funções extra-foto que a DSLR, além de poder ter mais tarde (visto o sistema operativo usado) outras funcionalidades.
Mas acho um preço exagerado. Será que há tantas pessoas a pagar aquele preço só pela portabilidade?…. O tempo dirá!
Pois, mas já viste a tecnologia ali empregue? Aquilo deve ter ali muita hora de trabalho.
Não é um smartphone, é uma camera fotográfica que combina as fotos de cada camera (10 em conjunto e as outras 6 independentes) numa unica foto.
Cumps.
P.S.:
Vem com uma versão modificada de android M. Não se sabe, contudo se poderá fazer chamadas.
“As for the device itself, it will run Android and have Wi-Fi, meaning people will be able to share their images straight from the camera. It packs a five-inch touchscreen into a case that is larger than a smartphone. Thing about the size of a Nexus 6, but twice as thick. There are 16 unique lenses — five with the equivalent of a 35mm focal length, five at 70mm and six at 150 mm. That allows the camera to have high-quality zoom.”
http://recode.net/2015/10/07/photography-startup-light-takes-on-dslr-with-the-point-and-shoot-l16-camera/
http://www.engadget.com/2015/10/08/lights-l16-camera/?sr_share=googleplus
http://www.forbes.com/sites/aarontilley/2015/10/07/the-l16-is-a-dslr-quality-camera-that-fits-in-your-pocket-and-is-powered-by-qualcomms-snapdragon-820-chip/
Mais uma versão e vamos ver esse módulo aplicado, aposto o pescoço da merkel.
Certinho.
Muito interessante, mas o preço merece mesmo uma câmara de topo. Agora, concordo que é uma trapalhada andar com uma dslr as costas, prefiro o bom smartphone.
Agora uma pergunta para os 100 mil: será que este conceito vinga?
Muito simples, uma boa mochila, a DSLR e os acessórios lá dentro, sempre na mala do carro + o tripé. Quando tivermos oportunidade, utilizamos a DSLR, caso contrário, utilizamos o telemóvel 🙂
Interessante… gosto bastante da ideia de cada câmara poder trabalhar a exposição da luz, para que em conjunto com o software processe a melhor foto. Para fotografias nocturnas/pouca luz deverá ser um must!
Ja imaginaram isto a fazer de radar de velocidade?
Não tem velocidade para tal! Cada foto ocupa pelo menos 200 mega, e os cartões SD mais rápidos do mercado andam entre 100 e 160Mg/segundo….. como dizia o outro, é fazer as contas!
http://www.lexar.com/pro-2000x-sd
A LEXAR tem cartões de 300MB/s
http://www.lexar.com/products/lexar-professional-3400x-cfast-20-card
Ou os cfast….
Aqui à uns meses atrás, pesquisei sobre cartões e o que existia para utilizar na minha 5D eram cartões com um máximo de 160Mb/s. Os compactflash sempre foram superiores, por isso uso um CF e um SD ao mesmo tempo na 5D 🙂
Mas já viste que os compact flash custam de 500 dólares (128Gb) até aos 1000 dólares (256Gb). Por um bocado mais, compra-se uma objectiva de muito baixa luminosidade.
E não acredito muito que esta máquina utilize CF (devido ao tamanho), hoje em dia é raríssimo uma máquina utilizar compactflash, apesar de serem claramente superiores aos SD.
À administração do site: publiquei um comentário e nem sequer apareceu… será que faço parte da lista negra?
Não está nenhum teu por aprovar. Tens 97 comentários publicados, onde o colocaste?
Já agora, submete novamente, pois não apareceu foi este: http://bit.ly/1LoAdWk
Desisto! Publiquei DUAS VEZES o post e não apareceu… Veremos se este também não aparece…
Nop. O post que escrevi era relacionado com este artigo. Aliás, respondo SEMPRE ao assunto do post principal. Mas como não guardo os posts que escrevo, penso que era qualquer coisa como isto: «Hoje usa-se mais um smartphone para fazer fotografia do que uma câmara dedicada», escreveram vocês. Até pode ser para quem goste ou não tenha grandes exigências com imagens. Se disserem que se usa o smart para fazer um boneco instantâneo e de uma cena inesperada, até pode servir, mas quem utiliza a captação de imagem como hobby, nunca vai escolher esta via. E dou um exemplo: tenho uma Samshunga (entre Nikon’s, Fuji’s e Canon’s) com WiFi, NFC, zoom digital 24x, normal 12x, 16.2MP, distância de focagem (35mm filme equivalente : 24~288 mm), que transporto no bolso da camisa sem qualquer desconforto.
Mas sabes porque estavam os teus comentários no SPAM? Eu digo.te, porque submeteste 8 comentários todos iguais e o sistema achou por bem considerar que ou era loucura ou SPAM, foi na segunda e reteve-os numa área onde tem uns 2000 comentários de lixo, por isso não dávamos com ele.
“câmara TIPO smartphone”, onde está a dúvida? o pessoal insiste em dizer que não é smartphone e não sei quê, e que que no site não diz que é smartphone, porra, sabem ler????
Bom dia,
Alguém pode me dizer se está a ser comercializada em Portugal?
Há algum distribuidor?
Obrigado