PplWare Mobile

iPhone 13 é o smartphone mais vendido de abril! Quem será que se segue nesta tabela

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Counterpoint Research

Autor: Pedro Simões


  1. Tiago says:

    So se for mesmo pelo estatuto. O design e feio, ecra nao tem 120 Hz. O screen to body ratio e pequeno. O carregamento nao e rapido. Inexistencia de lente telefoto. Pq que compram um telemovel de 900 euros, quando um Android de 500 faz o mesmo?

    • Vítor M. says:

      Porque tudo o resto é mais atrativo para essas pessoas. A durabilidade, a qualidade do sistema operativo, os serviços mais refinados, a segurança, o designs mais apelativo, acesso ao Apple Pay, conectividade com o Apple Watch, um ecrã de excelente qualidade, aplicações e plataformas das melhores do mercado (algumas líderes de segmento) como é o caso da App Saúde, Carteira, Encontrar, CarPlay ou Apple Music… além de uma esperança média de vida do smartphone (sempre atualizado) de 6 ou 7 anos.

      Além disso a própria loja de aplicações que é atrativa e muito completa. Inclusive com as melhores apps Google disponíveis.

      Por estas e outras razões, mesmo sem carregamento super rápido (mas com carregamento eficaz), mesmo sem um ecrã nos modelos mais acessíveis com uma atualização de 120 Hz (que mesmo quem tem nos androids não sabe quando está a usar, porque apenas algumas vezes o sistema usa) as pessoas sabem que um iPhone é bom. Claro, um Samsung também, um Xiaomi também, um Oppo também, um Huawei também… mas iPhone… é ter um conjunto que como conjunto, as pessoas elegem como o melhor.

      • Tiago says:

        Entendo o teu ponto de visto. Mas prefiro trocar de telemovel a cada 2/3 anos, ao inves de pagar tanto por um Iphone de uma vez.

        • Vítor M. says:

          E fazes muito bem. Mas muita gente prefere ter um bom durante 5 ou 6 anos que, no final de contas, ganha a carteira sem perder usabilidade. Ultimamente tenho notado é um grande aumento do uso do Apple Watch, e isso também explica as pessoas apostarem num iPhone recente.

    • Keyboardcat says:

      Devem ser todos burros e tu um iluminado.

      Se calhar pelo facto que simplesmente funciona para a maioria das pessoas. Faz tudo o que elas necessitam sem grandes complicações. Não tens que escolher entre 50 modelos, e se algo não funcionar é simples obter suporte.

      Já para não falar que metade das razões que deste são subjectivas, como o design. E o carregamento a 18W é mais que suficiente para a maioria.

      Se fosse mau e as alternativas tão boas não vendia tanto digo eu.

    • artur dias says:

      Conversas destas em 2022? Acorda para a vida, miudo.

  2. Não percebem bolha disto! says:

    E depois ainda dizem que não vale nada. Deve de andar muita gente enganada então. =_=

  3. Saldanha says:

    O iphone é o tesla dos telemóveis. Anda bem e não precisa de meter mudanças. Isso é uma maçada! Para gente que gosta de exibir estatuto, que não tem interesses nem conhecimentos técnicos para explorar sistemas open-source, que preferem que tudo lhes seja apresentado e disponibilizado numa “bandeja de ouro”, sem ter de pensar muito sobre as causas e as coisas…enfim, sinais dos tempos…e não, não tenho inveja. Tenho pena.

  4. V.T. says:

    Agora expliquem-me como é que a Samsung continua a liderar o numero de vendas por marca. Das duas uma, ou não é a Samsung que lidera e passou a ser a Apple, ou então este estudo tem algo de errado e não passa de mais uma acção de marketing…

    • Castro says:

      O estudo é feito pela mesma empresa que deu à Samsung 23% de quota de mercado, e 18% à Apple no último trimestre.
      E não parece que faças ideia da quantidade de modelos diferentes que a Samsung tem à venda nesta altura. Vai à gsmarena e verificas que só desde o lançamento do Galaxy Flip3, em Agosto do ano passado, a Samsung já lançou 27 modelos diferentes, e a esses ainda se somam outros modelos anteriores ao Flip que ainda estão à venda. Com tantos novos modelos diferentes é fácil para as vendas de cada um serem relativamente baixas.
      Quanto à Apple, há apenas 8 modelos à venda neste momento, e foram lançados apenas 5 modelos novos desde Agosto do ano passado. Vês a diferença?

      • V.T. says:

        Faço ideia pois! Conheço a marca melhor do que possas pensar.
        Agora é questão de fazer contas. Os 10 modelos mais vendidos do mercado segundo o estudo obtêm cerca de 21% de mercado, ficando 79% para os restantes modelos de todas as outras marcas, sendo que do 11º modelo mais vendido para baixo não podem ter mais do que 1,29% de quota, certo?
        Arredondando dão cerca de 70 modelos com uma quota de 1%… é uma quota de mercado ínfima para carradas de modelos que vendem bastante bem, desde os modelo da Xiaomi, Oppo, Oneplus, Redmi, Realme e já nem falo nos modelos da Samsung que têm bastante êxito!
        Continuo com a minha, se este estudo é focado no mercado global , não tem lógica alguma!

        • Castro says:

          Não parece que faças ideia, ou então não fazes ideia o que é quota de mercado, já que se existirem 30 modelos de smartphones Samsung à venda (provavelmente mais), e a Samsung tem 23% de quota de mercado, então a quota média por modelo seria cerca de 0,75%.
          Com 1% a representar cerca de 13 milhões de vendas anuais [o mercado é cerca de 1,3 mil milhões], achas que há assim tantos modelos no mundo a ter mais do que 1% de quota? Cá para mim pela tua tendência ainda acabas por vir dizer que se vendem mais telemóveis do que aqueles que existem.

          E se a Apple tem apenas 8 modelos à venda, e teve 18% de mercado, será assim tão complicado entender que haja modelos da Apple com quotas mais elevadas? A quota média seria 2,25%, sendo que se sabe que há modelos iPhone que vendem muito mais do que outros.

    • Keyboardcat says:

      O iPhone é o modelo mais vendido. Isso é um facto há vários anos.

      A Samsung vende mais unidades, mas somando todos os modelos distintos, sendo a maioria de média / baixa gama.

      https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_best-selling_mobile_phones

  5. Ceguinho do Metro says:

    Acho que uma das grandes vantagens é o UX e o UI, onde a Apple continua a dar cartas.

    Ainda há pouco tempo remodelei o meu android para um modelo topo de gama, embora do ano passado pk não há cá pressas em ficar com a última bolacha do pacote e fica bem mais barato, com todas as novidades mais recentes, sendo que os 120Hz eram um factor atractivo.

    Mesmo assim, a fluídez do SO / interface, aqueles “travanços” que o Android ainda dá aqui e ali, são coisas raríssimas no ecosistema Apple ou mesmo inexistentes.
    Estive quase a migrar nesta minha última iteração, não o fiz, mas muito provavelmente na próxima não voltarei a adoptar o Android.

  6. Gomez says:

    Eu gosto muito do IPhone, mas o meu ecossistema é todo baseado na Google. Drive, Gmail, Keep, Fotos, etc. Não faz sentido ter um equipamento que está otimizado à icloud.

  7. V.T. says:

    Volto a escrever, se tiveres o ecossistema todo da Apple, o iPhone ai vale a pena, se não, nem pensar num iPhone, optando por um Samsung Galaxy S22, muito mais versátil, intuitivo, completo e eficaz em quase todos os aspectos! Sem hipóteses!

  8. Celso R says:

    Esta tabela vale o que vale e não prevejo que vá mudar muito nos próximos anos.

    O iOS tem um share GLOBAL relativamente baixo face ao Android, mas número de modelos ÚNICOS muito baixo, pelo que a possibilidade de um modelo específico se encontrar no TOP 10 é maior.

    É como MacBook Air ser o portátil mais vendido do mundo. Acredito plenamente nesta afirmação (dita pela própria Apple), mas o Windows, em geral, tem um share muito maior, e até o ChromeOS já ultrapassa o macOS em alguns mercados.

    Claro que a Apple tem qualidade e ganhou o seu share a pulso durante vários anos, má há que colocar um contexto nos números.

    • Keyboardcat says:

      Mas ninguém está a comparar iOS vs Android neste caso. Apenas os modelos de smartphones mais vendidos.

      Neste caso o iPhone é um modelo produzido por uma unica marca, e situa-se num patamar de alta gama. Do ponto de vista financeiro não interessa à Apple competir na quota do mercado, visto as margens serem muito mais pequenas.

      • V.T. says:

        Mas essas margens só são possíveis porque há quem pague esses valores absurdos que a Apple pede…

        • Vítor M. says:

          Até porque as marcas, como temos visto, quando oferecem equipamentos do mesmo nível dos da Apple em hardware, são mais caras. Basta ver a Samsung. E não têm investimento no desenvolvimento do sistema operativo (no grosso investimento, claro está), porque, como não sabem fazer (nunca deram saída ao Tizen), usam o da Google.

          Portanto, por tudo isto e muito mais, a Apple vende muito e as pessoas sabem que ficam muito bem servidas, apesar de pagarem um preço mais alto por algo que, no final de contas, até fica mais em conta.

          • Celso R says:

            O atual ecossistema Samsung está muito bom, na minha opinião, com várias opções e funcionalidades que funcionam exclusivamente entre os equipamentos da marca.

            Isto apesar de pessoalmente continuar a preferir um ecossistema baseado em software, tipo Google e Microsoft, uma vez que não me prende a nenhuma marca em particular.

          • Vítor M. says:

            Está, gosto por acaso, apenas tem o problema de o próprio sistema da Samsung concorrer contra o sistema da Google. Além de baralhar, não ajuda a haver um sistema simples e eficaz. Por exemplo, o caso do Samsung Pay e Google Pay. Além disso, o facto da Samsung ter uma loja de apps, vai colidir em vários aspetos com a loja de apps da Google. Assim como as apps Samsung que se sobrepõe às do Android. É isso que baralha tudo e não traz um sistema “polido”. Essa concorrência dentro do mesmo sistema causa fragmentação e isso não é salutar para o desenvolvimento de plataformas, como é o caso do Galaxy Find My Mobile e do Google Find My Device. Cada um tem as suas exigências, o que acaba por confundir e tirar o interesse no utilizador.

            Além disso, há aquela indefinição da Samsung “será que uso Tizen nos smartwatches ou uso Wear OS?”

            Atenção que quem diz estes diz outros, como, por exemplo, a escolha dos utilizadores Android pelo Spotify, claramente por falta de opções válidas nativas nas ofertas das marcas. Por outro lado, é verdade que há uma luta que traz algumas vantagens ao utilizador, mais oferta, mas poucos são os que se dão bem com tanta oferta dentro de um dispositivo de forma nativa.

          • Celso R says:

            @Vitor M.

            Concordo até certo ponto, às vezes é bom haver alguma concorrência “interna”.

            Tenho um tablet Samsung, por exemplo, e utilizo os serviços Google para quase tudo, no entanto utilizo muitas vezes a app Galeria para algumas edições em fotos, uma vez que existem algumas opções que o Google Fotos não tem.

            O browser da Samsung também está muito bom e app de Notas é excelente, especialmente para quem usa a S-Pen.

            Na loja de Apps também há às vezes algumas promoções interessantes e “perks” para os utilizadores Samsung.

            Quanto ao serviço de música, julgo que cada vez mais o default é o Youtube Music.

            Tem sido o serviço com crescimento mais rápido, mas o Spotify ainda é o líder destacado, claro.

        • Castro says:

          assim como há quem pague valores semelhantes por smartphones de outras marcas, sendo que ninguém obriga a comprar os modelos mais caros.

      • Celso R says:

        Sim, eu sei. Estava apenas a oferecer um pouco de contexto.

        iPhone é iOS, que é Apple, que apenas lança topos de gama e 4 ou 5 modelos distintos por ano.

        Android é Google e diversos OEMS, sendo que CADA UM um lança uns 4 ou 5 topos de gama por ano, e mais montes de modelos de gama média e baixa.

        Gostava que houvesse uma verdadeira terceira alternativa. Julgo que a Huawei é quem está mais perto, mas as coisas ainda não estão fáceis para aqueles lados…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.