PplWare Mobile

Instala apps (.apk) no Android? Prepare-se para o que aí vem..


Autor: Pedro Pinto


  1. Luís Henrique Silva says:

    Lá se vai a liberdade dos utilizadores Android.

  2. Nuno says:

    Se for assim eu compro um iPhone.

  3. Donadel says:

    Mas actualmente já não é assim??!! Penso que temos de autorizar a instalação de apps de terceiros já desde as primeiras versões do Android.

  4. none@none.com says:

    a finalidade é adblockers e etc… porque se realmente se preocupassem era em limpar a store de lixo que lá anda.

    Google não vai durar muito. A queda comecou no manifest 3

  5. Luis Guimarães says:

    Quando isso acontecer já haverá um app que passe por cima dessa segurança.
    Como poderá sempre instalar um Android unofficial.

  6. Ruben says:

    Se assim for acredito que muita gente vai mudar para o iphone, eu pessoalmente so mudei para o android por causa dessa “liberdade”.

  7. Mestre em direito says:

    Informação errada: o controlo de instalação de apk fora da loja vai ser cobrindo dentro desta e não no local habitual até agora. É a única alteração.

  8. Samuel MG says:

    A Google está a fechar completamente o Android.

  9. Vitor says:

    O primeiro passo ANTES de a Google bloquear a instalação de apps externas à “loja oficial”…teria de ser a GARANTIA de que as aplicações na store estavam isentas de “vermes”! Todas as semanas aparece uma lista de apps “infetadas” e por isso a Google não tem o direito de exigir nada a ninguém…

  10. César Boaventura says:

    boa medida sou contra a pirataria

  11. joao says:

    é claro que isto de certeza que da para colocar a off no modo programador. como é que vou testar as minhas apps se nao as posso instalar no meu aparelho? na apple é preciso tar ligado fisicamente colocar codigo serie do aparelho criar build com permissao para esse aparelho….e so depois consigo passar a app. ou isso ou o testflight que tenho que andar a mandar convites…android é copiar para a drive…abrir no aparelho e ja ta.

  12. Luis says:

    Eu uso Android (AOSP) sem nada do Google, logo, irrelevante.

  13. Miguel says:

    Finalmente! A Google está a começar a entender os seus erros e a aprender com a Apple.

    • Zé Duarte says:

      Aprender com a Apple? Em que aspecto? A loja da Apple está tão infectada como a da Google. A única diferença é que o spyware nas apps da Apple está bem mais escondido.

  14. Fulano says:

    O meu telefone já tem esta função, e obviamente foi desligada de imediato.

  15. falcaobranco says:

    Convem fazer o mesmo é na loja… bloquear centenas de apps que andam por lá sem necessidade nenhuma e com virus e afins…

  16. Alguem says:

    “Vai ser proibido instalar apps de terceiros”
    “a ativação da funcionalidade é opcional” lol, então não vai ser nada proibido…
    “Não se sabe ainda se no futuro a Google irá barrar, sem a possibilidade de alteração, a instalação de apps fora da loja de aplicações Android.” A tentar salvar o artigo com expeculações infundadas…

    E se dessem mais uns 5 minutinhos pelo menos aos redatores para pensarem bem no que estão a dizer?

  17. Joao Ptt says:

    https://landing.google.com/advancedprotection/
    O ” Advanced Protection Program ” é um programa utilizado por pessoas que normalmente são alvos de ataques personalizados (políticos, celebridades, jornalistas, activistas de direitos humanos, etc.). Implica utilizarem chaves físicas FIDO U2F/ FIDO2 para não serem alvos fáceis de phishing (“pescaria”) onde poderiam ceder os seus dados de acesso a terceiros.
    A Google já restringia o acesso aos serviços on-line da própria Google às suas aplicações sob as quais detêm controlo, impedindo o acesso à conta de de tudo quanto for de terceiros.

    O que a Google agora aparentemente quer fazer é estender essa protecção também aos dispositivos Google em si, onde podem assim proteger o utilizador de se infectar sem querer. O facto de permitirem aceder à loja e usar aplicações da mesma é facilmente explicável porque eles controlam o que é colocado na loja e podem mais facilmente prevenir e remediar problemas encontrados… e é de admitir que com a nova aliança entre várias empresas a situação melhore substancialmente.

    Se vocês forem alvos de tentativas constantes de serem atacados, certamente querem que o vosso dispositivo, na medida dos possíveis, esteja o mais protegido possível mas que ainda funcione como esperam… isto permite ambos dentro de determinados limites.

  18. Bruno S. says:

    Ou seja, para exemplificar apps como a Epic Games Store no Android vão deixar de funcionar??
    Se primeiro resolvessem a situação que criaram na Play Store, da situação do YouTube e outras coisas, com certeza seriam uma empresa melhor, mas enfim é o que é.

  19. Digo Eu says:

    Onde se poe essa opção a “OFF”? É das definições da play store no android?

  20. Rodrigo says:

    Nada que não seja possível ultrapassar com roms de customizadas port terceiros. Nada de assustador ou preocupantes. Deixem-se de dramas. Parecem meninas de 15 anos a criticarem. “Aí. assim vou mudar para o iPhone. Agora vou mudar de vez. Vou comprar já um iPhone”. Que comentários mais ridículos. Putos.

  21. Luís says:

    Isso não pode ser assim tão radical!
    Eu que sou programador para Android e em que a maioria dos clientes NÃO QUER que a sua app esteja disponível na loja, como é que vou fazer para instalar o APK nos clientes?! Tem que haver a possibilidade…

  22. Emanuel Vitorino says:

    Se for assim, o Android deixa totalmente de ter interesse para mim. Sinceramente…

  23. Ganza says:

    Se vocês tomassem a devida atenção verificariam que vai existir uma opção que permite o desbloqueio dessa protecção.

    Mas o Android sempre teve essa opção. A opção chamada Fontes desconhecidas.

  24. sefhyro says:

    Lá se vai os Adblock e popblock, youtubeblock e outros mais, lá vem a m#€%da da publicidade em massa da Google

  25. Polo says:

    No e tá to vão continuar as apps de malware/aware na store

  26. Guedesnet1969 says:

    Não digo que vai acabar, pois é sempre mais acessível comprar um Android, a variedade de modelos, preços e marcas é maior. Mas na hora de comprar um novo smartphone de alta gama as pessoas vão pensar duas vezes!

    • Balmer says:

      Sem contar que é um feature opcional, acho que isto é o tipo de Idiot-Proofing que o Android precisa para algumas pessoas. Funciona muito bem com a Apple, não vejo porque não com ‘droid.

  27. Hugo says:

    Aqui está a prova de que 90% não lê a notícia até ao fim. XURROS.

  28. Xnelox says:

    Lá se vai a possibilidade de instalar a app do euro milhões?

    • Spoky says:

      Convem ler a noticia por inteiro, é pessoas como tu que se nota que nem lêem a noticia por inteiro: ” a ativação funcionalidade é opcional. Isto quer dizer que, nesta fase, o utilizador decidirá se a opção deve estar ativa ou não para a sua segurança.”

      Depois da nestas perguntas parvas.

  29. Dani says:

    A android anda a ficar um lixo

  30. Luís F. says:

    Nada que um bom módulo de magisk não resolva…

  31. ervilhoid says:

    O texto diz que não sabemos se irá ser assim, mas temos opção de outras lojas, mas caso isto avance também não se pode instalar outras lojas..

    Não me admira que 1 dia seja bloqueado e la se vai a tanga que Android dá liberdade..

    Ah e tal há sempre forma de contornar.. digam isso aos biliões que não vai saber fazer isso

  32. Daniel says:

    A menos que tenham encontrado mais alguma coisa para além daquelas linhas de código, não vejo a razão da dedução para que o Android vá deixar de instalar APKs fora da loja do Google Play. Essas mesmas linhas de código já deveriam existir na proteção atual em que, como já alguns referiram, há a possibilidade do Android só instalar apps da loja.
    Até poderá ser essa a ideia deles, mas não vejo a “descoberta” deste site como uma dedução lógica para isto…

  33. Wetto says:

    Seja opcional ou não, acho uma estupidez, porque se o sistema é Open Source, nao faz sentido ter essa funcionalidade.
    Se no futuro isso acontecer, eu na minha opinão volto a comprar os telemoveis antigos, pois Apple dispenso de todo, acho que enriquecer empresas que se acham inovadoras copiando e que limitam os clientes a fazerem o que eles querem, isso é tecnologia baseada em mentalidades retrógradas, tecnologia tem ser livre e nao mundo fechado só porque acham que a segurança é melhor que nao é. A Apple tem montes de problemas com segurança mesmo sendo um sistema fechado. A internet é um mundo aberto logo quem se liga nao pode querer segurança……

  34. Nuno says:

    Portanto, a Google vai barrar a instalação de apps de fora da play store… De forma opcional… Tal como faz há anos…
    Então o que muda?
    E ainda dizem que há sempre a possibilidade de instalar a partir de outras lojas de apps…
    Honestamente não percebi!
    O que muda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.