Huawei venceu Samsung em batalha de patentes na China
As batalhas legais entre as grandes empresas tecnológicas, que normalmente são sempre entre as mesmas entidades, começam agora a ter outros atores. A Huawei recebeu agora um parecer favorável de um tribunal chinês num caso que a colocava contra a Samsung.
A marca coreana foi considerada culpada e tem de pagar à Huawei a quantia de 80 milhões de yuans, cerca de 11 milhões de euros.
Este processo foi iniciado em maio do ano passado e levou a Huawei a acusar a Samsung de violar várias patentes suas, ligadas às tecnologias 4G.
Para além do processo que foi instaurado na China, também a Huawei colocou a Samsung no banco dos réus, mas desta vez nos Estados Unidos.
Para já a decisão apenas veio do tribunal chinês, que considerou as acusações da Huawei fundamentadas e que declarou que a Samsung teria de pagar perto de 11 milhões de euros à empresa chinesa.
Quando iniciou estes processos, a Huawei acusou a Samsung de violar mais de 10 patentes suas. Segundo a gigante chinesa, a Samsung terá usado essas patentes em mais de 20 dos seus smartphones e tablets sem a autorização da marca.
Em Julho, a Samsung reagiu e processou também a Huawei sob a violação de 6 das suas patentes, tendo alertado que tentou resolver de forma amigável o outro processo, não tendo tido sucesso.
A ideia inicial da Huawei não era receber qualquer valor monetário, mas sim ter acesso à vasta lista de patentes da Samsung. A decisão agora recebida acaba por deitar por terra estas intenções.
Este artigo tem mais de um ano
Se trabalhassem em conjunto para desenvolver novas patentes seria mais rápido o progresso da tecnologia. Guerra só atrasa. Mas ser humano sem guerra é utopia.
acho que é precisamente ao contrário.
É necessária a guerra e concorrência para a evolução… o melhor exemplo que agora me lembro foi a corrida à lua entre a união soviética e os estados unidos…
Curioso é constatar que as empresas chinesas copiam tudo e mais alguma coisa de empresas estrangeiras e estas é que têm de pagar indemnizações…