Huawei sancionou funcionários que utilizaram iPhone no Twitter
Publicar informações de uma marca com equipamentos da concorrência não é propriamente novidade no mundo online. No início de dezembro de 2018, a Samsung destacou o Note9 no Twitter, sendo que a publicação foi feita com um iPhone da Apple.
No final do ano aconteceu algo idêntico, mas por parte de Huawei. Na conta oficial da rede social Twitter da empresa foi publicada uma mensagem de boas festas a partir de um iPhone! A Huawei vai sancionar dois funcionários.
A situação é caricato e no caso da Huawei já teve consequências. De acordo com uma nota interna da empresa, a Huawei informou que irá despromover um dos funcionários e reduzir o seu salário, enquanto o segundo não poderá ser promovido este ano.
De referir que a publicação que indicava ter sido enviada por um iPhone foi rapidamente removida da conta de Twitter da Huawei. No entanto, a imagem do tweet circulou imediatamente na internet, em especial nas redes sociais.
That was fast pic.twitter.com/y6k0FJF7Gq
— Marques Brownlee (@MKBHD) January 1, 2019
O erro, segundo é explicado na nota interna da empresa chinesa, deveu-se a membros da empresa subsidiária de marketing Sapient. Segundo o referido, a equipa desta empresa não se conseguiu ligar à VPN para realizar a publicação. Para contornar tal problema, os funcionários utilizaram os seus telemóveis com um cartão SIM de Hong Kong, que lhes permitiu assim aceder à rede social e fazer a respetiva publicação.
O vice-presidente da empresa e diretor do conselho de administração, Chen Lifang, terá referido inclusive que o incidente "causou danos à marca Huawei", uma vez que a empresa chinesa está em "competição com a Apple" ao nível das vendas.
Este artigo tem mais de um ano
Que desculpa mais esfarrapada…
Faz todo o sentido.
Estamos a falar de um canal oficial de uma marca, que usou a marca concorrente para comunicar.
O problema aqui não é usar produtos de outra marca, é deixar o registo que isso é feito num canal oficial.
Isto é o mesmo de uma empresa que venda MEO, no escritório até pode ter instalado NOS, mas não pode dizer isso aos clientes. Porque se o fizer vai perder credibilidade.
Continua a ser ridiculo o que fizeram aos funcionários.
Podem ter errado, mas só erra quem trabalha.
Estar a fazer o que fizeram aos trabalhadores não se faz.
Eles não perderam qualquer valor com isto.
Uma coisa é avisar e dizer para ter mais atenção, outra é despromover a pessoa e por a mesma a receber menos.
Só mostra que a companhia já só se preocupa com valores e nada mais!
Não concordo contigo, mesmo sendo uma empresa subsidiada, tem de haver profissionalismo, se no twitter fica registado a marca do telemóvel, não achas que fazer publicidade de uma marca com outra do mesmo ramo, não é falta de profissionalismo, sendo o trabalho deles de marketing?
Eu sei que o português funciona assim: “fiz me###a da grossa com consequências ou não, que se lixe, pode ser que a próxima não o faça, deixa andar, estou a lixar-me”….
Alguma coisa tem de mudar nem que seja a atitude, não achas?
Aposto contigo, para o ano quando estes dois trabalhadores forem outra vez promovidos, nunca mais vão repetir o feito. 🙂
+1
Discordo desta opinião. Pessoas cuja função é promover a marca não podem falhar de uma forma tão básica como esta. Não é uma questão de valores, é uma questão de falta de profissionalismo. Sou consultor de IT e se cometo erros graves que chegam aos clientes finais em produção aceito que me seja feito o mesmo.
Vamos imaginar que vao comprar um Mercedes e o vendedor conduz um BMW.
Vamos a uma loja Apple e os funcionário utilizam Android.
Vamos ao escritório Super Bock e o pessoal está a beber Sagres.
Penso que ficava um pouco mal.
Bem visto
Quem trabalhar na Huawei, terão que usar Huawei.
Claro,é evidente.
entre isto e as dificuldades em vender tlms, a apple está em queda
https://www.reuters.com/article/us-apple-iphone/citi-cuts-q1-iphone-production-estimates-on-weak-demand-idUSKCN1OR19L
https://twitter.com/gruber/status/1080584182344998912
Aí se vê a democracia da china, coitados metem pena, cada usa aquilo que mais gosta.
E usam… A huawei não é contra isso… É somente contra de se fazer um anuncio Huawei com um iphone e toda as pessoas poderem ver isso.
Na minha pequeninha opinião, é falta de profissionalismo… Quase igual á sua, que só se dá ao trabalho de ler o titulo e não o post todo… :p
O grande problema é a inveja, o telemovel mais desejado do mundo é sem duvida o iphone, so é pena ele ser tao caro, como todos os produtos da apple.
Samsung galaxy S10 sem dúvida.
E os trabalhadores da autoeuropa que andam de clio ou de fiat punto terão estas consequencias?
Se fizerem um anuncio do carro da marca (VW) e aparecerem de clio ou fiat no anuncio, como é este o caso, sim, deviam ter consequências… Leia o posto todo, se faz favor, antes de escrever… zzzz
É notório que a grande maioria das pessoas que comentou esta noticia só leu o título ou então não percebe português.
A Huawei não sancionou funcionários que usem a título pessoal smartphones de outras marcas. Apenas vai sancionar funcionários que no decorrer da sua atividade profissional usaram dispositivos não autorizados, de marcas concorrentes, para exercer ações de publicidade à própria marca.
+1
Que vergonha !! A Huawei fez muito bem.Que 2 parvalhões.