Huawei lançou o HarmonyOS Next para acabar de vez com a dependência do Android
A Huawei acaba de virar uma página na sua história com o lançamento oficial do HarmonyOS Next. Isto marca o primeiro sistema operativo da Huawei construído independentemente do Android, uma vez que pretende fazer a transição dos seus dispositivos para um sistema operativo totalmente interno.
O HarmonyOS Next foi criado para ser a base das gerações atuais e futuras de dispositivos Huawei na China, por enquanto, embora um lançamento global tenha sido confirmado. Funcionará numa vasta gama de dispositivos, desde smartphones a wearables, dispositivos domésticos inteligentes e sistemas de automóveis.
Este sistema é um microkernel auto-desenvolvido baseado no núcleo de código aberto OpenHarmony. Suporta aplicações através do compilador Huawei Ark com Huawei Mobile Services (HMS) e promete uma arquitetura unificada perfeita entre dispositivos HarmonyOS Next, a cloud, bem como interconectividade em vários formatos de dispositivos.
Richard Yu anunciou que 15.000 aplicações e serviços fazem agora parte do ecossistema HarmonyOS Next, com mais a caminho. Foi também revelado que as versões anteriores do HarmonyOS estão atualmente em mais de mil milhões de dispositivos em todo o mundo. Este número inclui smartphones, tablets, wearables inteligentes, sistemas de entretenimento para casa e carros inteligentes.
O HarmonyOS Next vem com uma identidade visual atualizada. Isso traz novas opções de personalização do ecrã de bloqueio e ecrã inicial, centro de controlo redesenhado, animações mais rápidas e velocidades de arranque das aplicações. Existem recursos de IA impressionantes que são alimentados por um sistema com base no modelo de linguagem grande Pangu.
A Huawei conseguiu também um aumento de 30% na fluência do dispositivo e uma redução de 20% no consumo de energia na comunicação entre módulos de software. O Huawei Share 2.0 promete uma ligação perfeita e a partilha de ficheiros entre dispositivos. A marca diz que pode transferir um ficheiro de 1,2 GB entre dois dispositivos HarmonyOS Next em apenas 8 segundos.
Para segurança, o HarmonyOS Next traz uma arquitetura Star Shield desenvolvida internamente com proteção ao nível do sistema. A Huawei está a lançar uma versão beta pública do HarmonyOS Next para utilizadores na China. A lista de dispositivos suportados inclui a série Pura 70, Huawei Pocket 2 e MatePad Pro 11 (2024).
Agora falta o próximo passo que é deixar ARM e passar para RISC-V que também é Open source.
Huawei mais uma vez a mostrar que a América é cada vez menos irrelevante!
Depois só tem que conseguir fabricar os CPU’s mas vai demorar algum tempo visto estar com 30 anos de atraso… Dificilmente um sistema totalitário irá conseguir recuperar…
A Huawei tem os seus chips da Hisilicon chinesa tem usado da SMIC e ultimamente deles próprios nas suas fábricas.
Com a China não existe isso dos 30 anos de atraso, tem avançado e muito e até passando a América e UE em patentes de novas tecnologias, por isso acredita que em meia dúzia de anos já não precisam de ninguém e estão mais avançados neste tipo de chip.
Como não precisam de ninguém, alimentem-se do mercado interno. Da minha parte podem esquecer, pelo menos de marcas locais. Já das ocidentais fabricadas por lá, também faço selecção sempre que possível.
*relevante
Vou migrar para este sistema e testar.
Será que esse sistema Harmony será lançado a nível global?
Quando comprar o Pura 70 gostaria de usar esse sistema.
Não preciso da Google para nada.
+1
Não é preciso a Chuloid num telemovel
Ao te privarem de algo tu tentas arranjar maneira de ou voltar a teres ou fazeres por ti próprio, a Huawei vez.
E viva a livre concorrência totalitária!
Livre concorrência?? Vejam a ASLM a única empresa a criar máquinas de litografia, mais nenhuma no mundo está autorizada a fazer, isso é concorrência? Não vejo onde, por isso os chineses seguiram em frente farto das restrições dos americanos, e a Europa devia fazer o mesmo, os americanos que se dizem “amigos” só pensam em si próprios “Make America great again” por isso os chineses onde podem andam em frente vejam os carros elétricos, ja meteram a Europa, os Americanos e o Japão em sentido tanto que estão a impor taxas aduaneiras. Os chineses podem fazer o mesmo cada iPhone fabricado naqueles lados 5000% de taxa a Apple que baixe as cuecas para pagar para fabricarem nos States. Por isso ponham se a pau com os chineses há muitos e não tem medo do que aí vem
O pessoal fala de que não se deve confiar e depender dos EUA, mas já quanto aos chineses não têm problema nenhum em relação a confiança. Isto sabendo que o governo autocratico respeita todos os direitos humanos, não esconde nada, aliás tem o maior sistema de cctv a nível global que assegura que todos andem na linha, as leis que o XimLimpinho apresenta são votadas a favor com unanimidade, é deveras o melhor país do mundo para se viver… Se empresas gigantes como a Google, Meta, Intel, Microsoft ocultam informações sobre privacidade e rastreio, deixo no ar a pergunta sobre o que farão empresas que não se regem pelas leis e que na prática são empresas do CCP, como é o caso da Huawei. Falavam da Microsoft e Intel terem backdoors de acesso aos sistemas para a NSA, porém os chineses são anjinhos papudos, não fazem nada disso…
O português é o máximo do ignóbil