HMD Global conseguiu a marca PureView. Os Nokia vão ter câmaras melhores?
Depois de vários anos em que passaram por alguma confusão e por muita incerteza, os smartphones Nokia encontraram a sua casa debaixo da alçada da HMD Global.
Esta nova marca tem lançado de forma regular novos equipamentos e terá agora conseguido garantir uma das mais fortes marcas da Nokia, a PureView.
A PureView surgiu em 2012, quando a Nokia lançou o 808, que na altura trazia a maior lente fotográfica que se tinha visto num smartphone.
Esta linha continuou depois com o lançamento de outros smartphones icónicos, como o Lumia 920, 1020, 1520, e mais recentemente o Lumia 950, já surgido das mãos da Microsoft.
Esta referência parece ter agora sido passada para a HMD Global, com a marca a garantir que pode usar a PureView nos seus smartphones.
A transferência da marca foi realizada no passado dia 23 de agosto, tendo sido delegada da Microsoft para a HMD, segundo os registos do European Union Intellectual Property Office (EUIPO).
Com esta adição ao seu catálogo de referências da Nokia, a HMD fica assim com a possibilidade de criar novos smartphones associados à PureView, o que significa lentes fotográficas de elevado desempenho e de elevada qualidade.
Está assim aberta a porta à criação de novos smartphones Nokia, com as câmaras que a linha PureView nos habituou, sinónimo de elevada qualidade na fotografia.
O que faz a tecnologia PureView?
A tecnologia PureView tem impacto, sobretudo, no processamento da imagem por parte do sensor mas também no zoom digital. O galardoado Google Pixel 2 destaca-se pela positiva da concorrência pela sua qualidade fotográfica, mesmo tendo apenas um sensor fotográfico na sua traseira. Ora, isto deve-se ao processamento da imagem por parte do software e é neste âmbito que atua a tecnologia PureView.
No zoom digital de fotografias, a tecnologia PureView evita que seja necessário escalonar e interpolar a imagem. Ao invés disso, no processamento são criados "super píxeis" que são agrupamentos de píxeis do sensor. A forma como este agrupamento é efetuado revela ser o "segredo" da tecnologia PureView em conseguir pouca pixelização em zoom, para além de bons resultados em condições de baixa luminosidade.
Não obstante, os resultados memoráveis dos smartphones Nokia eram conseguidos devido ao excelente entrosamento entre sensor, lente (geralmente Zeiss) e software do processamento de imagem. Deste modo, será interessante constatar as hipotéticas melhorias que a HMD Global acrescentará aos smartphones da Nokia.
Este artigo tem mais de um ano
Eles que lancem um Nokia pureview com Sailfish OS 🙂
Pureview ainda entendo, agora Sailfish? Para? Os terminais são desenhados para as massas, não para um grupo muito pequeno de aficionados.
Então, as minorias também têm direito à vida. Poucos mas bons 🙂
O Android também começou como uma minoria.
Usava isso num Nexus 4 e só desisti porque não tinha suporte para aplicações porque de resto gostava daquilo
Infelizmente só vai mudar o nome, o pessoal que trabalhava nisso já saiu na sua maior parte para outras empresas, mas como estratégia de marketing é boa ideia
A maior parte das soluções de software e lentes já estão incluídas no software da Câmara e no módulo (os das Sony são excelentes e as lentes Zeiss sempre foram apenas puro marketing, só se safam nos microscópios e telescópios)
Já vi um Sony, modelo recente com uma lente de 21Mpx, que nada tem a ver com a lente 20Mpx dos Nokia/Microsoft.
“Maijomenos”…
Uma parte significativa da equipa de imagem ainda estava na Microsoft e transitou para a HMD.
Dequalquer forma, para se inovar e fazer melhor (ou “o melhor”) é preciso investimento e dedicação, o que parece estar presente. Todos os dias aparece alguém com ideias novas, o que se fazia na Nokia em 2013 era fantástico, mas em 5 anos muita coisa mudou e muitos cérebros frescos apareceram no mercado.
A julgar pela qualidade do meu Nokia 6, confirma-se que a HMD tem a equipa da Nokia de volta.
Ora aqui está uma excelente noticia. Sou amante da fotografia, daí manter o meu Lumia 1020 como principal equipamento. agora é questão de aguardar mais um pouco, sabe-se lá quanto….
Saudades do meu Nokia 1020. O melhor telemóvel que tive para tirar fotografias no dia a dia.
O meu Lumia 930 tira fotos excelentes.
Não é uma máquina fotográfica, mas a qualidade das fotos é melhor que muitas máquinas fotográficas que andam por aí.
De qualquer maneira além de boas fotos, é sempre um smartphone e para quem quer tirar BOAS fotografias terá sempre que comprar uma BOA máquina fotográfica.
Gostei de ver como a NOKIA com a HMD se reinventou..
Pouco depois de terem aparecido, surgiram com a parceria coma Zeiss e agora o PureView..
Pode ser a alternativa quando o meu Lumia 950 falhar.. o único contra mesmo é o S.O.!
Ora cá está alguém com o mesmo sentimento que eu. Tenho um 950XL com 15meses, e apesar de não estar à procura de substituto, interrogo-me quando a altura chegar qual a opção a tomar. O NOKIA 7Plus é uma opção muito aceitável face ao valor, peca apenas pelo SO, apesar de de ser o One e das actualizações regulares por parte da NOKIA. Pode ser que a MS lance (finalmente) o tal Surface. No meu caso, se for “high end”, não compro pois não dispendo esses valores absurdos com TM. Se tiverem alternativas na ordem dos 350€, sim senhor, mais do que isso não estou disposto a dispender.
A minha mulher tem um Nokia 7 plus e posso dizer que é uma boa máquina
Mudei de um Nokia com Windows Phone para um Nokia 6 com Android.
No que diz respeito à usabilidade e design do SO, continuo a achar que a Microsoft tinha algo melhor. Mas instalei a app SquareHome para ter um home screen à altura no Android.
Por outro lado, a nova Nokia está de parabéns e fornece um Android quase limpo, com atualizações OTA e um equipamento fiável.
Garantiram a marca ou as patentes? é que são coisas totalmente diferentes…
Garantiram a marca, as patentes já tinham desde o início e durante 10 anos.
Falta também o botão dedicado às fotos com sensibilidade dupla.. Focagem+Disparo!