Google coloca as atualizações de sistema na Play Store com o Android Q
A Google está à procura de uma nova implementação para as atualizações do sistema Android. Nesse sentido vimos recentemente um relato convincente, mas agora temos novos indicadores. Com efeito, estes grandes updates passarão, com o Android Q, pela loja de conteúdos bem conhecida, a Google Play Store.
Até ao momento, as atualizações de sistema estão "escondidas" dentro das Definições do seu dispositivo móvel.
Embora só possamos confirmar esta tese quando o sistema operativo for apresentado, vemos já alguns utilizadores a apontar esta novidade. Mais concretamente, através do Reddit, em duas threads, vemos o testemunho disso mesmo. Uma atualização do sistema Android, acessível via Google Play Store.
Sensibilizar via Google Play Store
Ainda que esta nova implementação não venha resolver o problema da fragmentação, poderá ser um bom começo. Assim, com o intuito de sensibilizar o utilizador para a existência de uma atualização de sistema, este poderá instalar mais facilmente as novidades. Porém, continuará dependente das fabricantes Android.
Ao passo que até agora era fácil perder ou descartar uma atualização, típico alerta de nova atualização disponível, com a Play Store a Google acredita que o utilizador terá mais chances de se deparar com o supracitado update de sistema. Como tal, poderá carregar neste (botão) de forma mais natural e prática.
Assim, contornando a necessidade de "mergulhar" nas definições, as atualizações estarão muito mais visíveis para o utilizador. Aliás, de acordo com o relato de vários utilizadores, a existência de uma atualização do sistema Android aparecerá na barra de notificações. Sim, no topo do smartphone e dentro da Play Store.
A medida pode ser implementada no Android Q
Pressionando a notificação de atualização de sistema, pelos vistos, não desencadeia nenhum comportamento no dispositivo. Porém, assim que a atualização está completa, o equipamento reinicia, e, por fim, apresenta uma mensagem de instalação concluída. Em síntese, um processo similar ao do sistema Windows 10.
A imagem acima retrata essa mesma realidade. Foi submetida por um utilizador da 2.ª versão Beta do sistema operativo Android Q na plataforma Reddit. Aí vemos, claramente, a "Google System Update", bem como uma atualização em curso do sistema Samsung Pay, neste caso o plug-in para um wearable da marca.
Ainda assim, o ponto a reter é simples. A Google quer que o utilizador esteja mais ciente da existência de atualizações de sistema. Como tal, poderá notificá-lo, e colocar uma opção de atualização junto com as demais apps dentro da Google Play Store.
Algo que não o isentará da proficiência das fabricantes, mas que não deixa de ser um incremento bem-vindo, além de não sabermos se esta função será exclusiva dos Google Pixel, ou se tão pouco chegará à versão final do sistema Android Q.
Participe!
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Android Police
Neste artigo: Android, Android Q, Google, google play store, play store
Portanto, forçar os utilizadores a instalar o serviço supremo de tracking da Google, a Play Store.
Eu gostava de ver as pessoas mais preocupadas com outras coisas do que propriamente a Google ou outros.
Eu dou dados, se quiser, tenho opção de não partilhar nada com a Google! Depois são tudo algoritmos automáticos e dados guardados de milhões de pessoas (melhor, biliões) onde a equipa da google tem mais que fazer do que espiar o conteúdo de cada um.
Já a autoridade tributária, além do saque de pagarmos cada vez mais impostos como nunca (e o buraco continua), sabem o que ganhámos, o que temos no banco… e alguém confia na segurança desses dados? Conheço casos que basta ter um amigo para saber a vida de alguém! Mais, aqui somos obrigados a dar os dados e ai ai se não damos.
Concordo.
Se não querem dar os vossos dados à Google não usem os seus serviços.
Simples, certo?
@ Ze
Se achas que o serviços supremo de tracking é a play store o que dizes do Gmail, Google Photos, Google Maps, Google Assistant e Chrome?
Exato, o @Ze não quer ter o tracking da google nao utiliza o sistema operativo da google, há mais alternativas no mercado
“Eu dou dados, se quiser, tenho opção de não partilhar nada com a Google!”
https://youtu.be/pR6O9yzPqRk?t=7
Vamos ver quando passares a “Beta”…
Desde quando é que a AT sabe o que tens no banco??? Não digam disparates porque perdem a razão toda…
Portanto um governo saber tudo sobre ti está mal (concordo) mas uma empresa privada saber tudo sobre ti já está bem…
Se você acha que isto é só “não usar serviços da Google” então está muito bem enganado. Tente navegar qualquer site da internet moderna hoje em dia e diga-me quantos scripts de tracking (analytics e ads) da Google é que eles têm?
A Google já domina no seu sistema de pesquisas impondo as regras que lhe convier (como o AMP sobre prejuízo de não ter ranking SEO suficiente para aparecer nos resultados de pesquisa, entre outros).
Enfim, isto dava pano para mangas, mas se você acha que um governo não deve saber sobre si, deveria aplicar a ideia a entidades privadas.
Ah, a Google sabe quanto você ganha e nem precisa de lhe ver a conta bancária 😉
Não sabes o que dizes, explica-me isso da AT, pelo que sei no tempo do Passos, os dados na AT ficaram indisponíveis para todos os funcionários, para acederes a algo tens que justificar o porque de tal acesso, isso já não é bem assim e está publicado no DR.
E o prémio de comentário mais inteligente, mais pertinente e mais interessante do ano vai…. Para…………
Já vem tarde, pode ser que assim pressione os fabricantes a actualizar o hardware.
De qualquer forma para muitos equipamentos não vão tirar total partido das futuras atualizações por não ter hardware compatível com as novidades
Simples não querem que saibam oque fazem não usem celular não tenham rede social não navegue na internet e por fim se mudem para uma ilha deserta e pronto e se queres usar o Produto daquela determinada empresas vai ter que aceitar os termos se não faz vc mesmo.
Ainda New recebi o Android p no meu moto g5s imagine um Android Q mais vou esperar ✌
O meu celular o xiaomi mi A2 está com a versão do Android 9
Acho melhor que ter q fica mto ligado para não perder a apresentação da atualização mas pq vcs não qrem optar pelo Google se ele é o mentor do sistema Android? Não acho um problema!
Ótimo ferramenta de uso para aqueles que precisa usar no dia a dia?